Para ampliar o tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelos caruaruenses, a Secretaria de Gestão e Serviços Públicos, por meio o Departamento de Limpeza entregou nesta semana, a quarta célula que compreende uma área de 5 mil m². Segundo o engenheiro ambiental Emerson Willian, a extensão atenderá o município por mais um ano. “A área que está sendo entregue tem capacidade para receber os resíduos da população caruaruense por mais um ano. Só pra se ter uma idéia o aterro receber todos os dias cerca de 350 toneladas de lixo”, ressaltou.
Para a realização da nova célula, inicialmente foi efetuada a regularização do solo; terraplanagem da área; impermeabilização com geomembranas em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), para evitar a contaminação do solo; além de uma camada de 60 cm de proteção mecânica; e instalação do drenos de chorume e gases. “As equipes trabalharam bastante nos últimos dois meses para realizar toda a preparação e entrega da nova célula, nesta semana conseguimos finalizar todo o processo. A partir de agora o espaço já pode receber os resíduos”, explicou o diretor de limpeza urbana, Maurício Silva.
A estrutura do aterro sanitário municipal inaugurado em 2001 tem sido exemplo para o estado e para os protocolos de preservação ambiental. Os avanços técnicos realizados no espaço comprovam que Caruaru atende todos os requisitos legais, ambientais e tecnológicos estabelecidos pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).