Foi inaugurada, no último dia 17, a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Caruaru, contando com dez leitos equipados com tecnologia de ponta, aumentando a capacidade para atender casos mais complexos. Outro grande diferencial foi a humanização do espaço, permitindo a presença de acompanhantes, além de outras intervenções. De acordo com estudos, uma UTI humanizada reduz de 23% para 13% a taxa de mortalidade.
O evento contou com a presença do presidente da Unimed do Brasil, dr. Eudes Aquino; do superintendente de Recursos Próprios da Unimed do Brasil, dr. Rodolfo Araújo; do assessor especial do governador do Estado de Pernambuco e ex-vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes; da deputada Laura Gomes, e da secretária executiva de Saúde de Caruaru, Wednei Almeida.
Desde a sua fundação, em 2002, foram vários os projetos de expansão realizados dentro do Hospital Unimed Caruaru. Em 2003, ocorreu o primeiro, com a construção de 28 novos leitos de internação. Com a procura crescente dos clientes pelos serviços médicos da unidade, não era possível pensar em uma alternativa que não fosse o crescimento da sua estrutura física, além da contratação e capacitação de novos profissionais. Foi então que, em 2007, o hospital ganha uma nova ala de internação com 28 leitos.
Quando a nova gestão assumiu o comando da cooperativa, o hospital passou a ser visto com outros olhos. Começaram a sonhar mais alto e a vontade de transformar o seu principal serviço próprio no maior hospital privado do Interior do Estado começou, aos poucos, a se tornar realidade.
Em 2010, o hospital ganha 26 novos leitos. No mesmo ano foi inaugurada a nova pediatria, dando a possibilidade de separar a urgência em adulto e pediátrico. Um ano depois, o HUC inaugura a sua UTI adulto, permitindo a realização de procedimentos de alta complexidade.
A UTI neonatal inicia os seus serviços no primeiro semestre de 2014, tendo condições de atender gestantes com gravidez de alto risco e bebês prematuros, possuindo todos os recursos necessários para um tratamento eficaz.
“A construção da unidade deu-se devido às limitações para atendimento de bebês com menos de 37 semanas em nossa cidade, precisando, em alguns casos, serem transferidos para Recife, ou até mesmo para outras capitais, como Maceió e João Pessoa”, afirmou dr. Pedro Melo.
Atualmente o Hospital Unimed Caruaru possui 3.718m² de área construída. Após o término das obras, a unidade passará a ter 9.274m², com 6 leitos de UTI Coronariana; 10 leitos de UTI Adulto; 1 sala de Hemodinâmica; 6 salas cirúrgicas; 61 leitos de internamento cirúrgico; 28 leitos de internamento pediátrico; 20 leitos de clínica médica; Cozinha e Refeitório; Estar Médico; Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); Centro de imagem; Necrotério; Capela (Espaço Vida) e Estar dos Colaboradores.
“Há quem diga que o melhor caminho para o desenvolvimento é a crise. O Hospital Unimed Caruaru mostra na prática o que dizem os teóricos. Creio que o investimento em recursos próprios tem se transformado a cada dia numa das maiores estratégias para a sobrevivência no mercado das operadoras dos planos de saúde. Em 2012 iniciamos uma arrancada de desenvolvimento que transformou o HUC, de um simples pronto atendimento, no maior complexo hospitalar do Interior de Pernambuco, com uma estrutura voltada para atendimento de todos os níveis de complexidade. Esse grande investimento também traz para os nossos médicos cooperados mais opções de trabalho, além de agregar valor aos plantões já existentes”, finalizou o diretor-presidente da Unimed Caruaru.