Nos últimos oito anos, Caruaru passou a contar com seis novas creches, totalizando 15 unidades de ensino infantil, atendendo a crianças entre 0 e 5 anos de idade, totalizando 2.008 vagas na rede municipal de ensino.
Para aumentar a oferta, seis novos Centros Municipais de Educação Infantil – Cmeis estão em construção nos bairros do Salgado e São João José; na Vila Peladas e no Murici, zona rural; além dos residenciais Luiz Bezerra Torres e Alto do Moura. Após a conclusão das obras, mais de 700 novas oportunidades estarão disponíveis para os estudantes. Os equipamentos seguirão os padrões das últimas creches inauguradas, a Prefeito Anastácio Rodrigues e a Professora Lourdinha Pontes, e contará com berçário, refeitório, lactário, anfiteatro, brinquedoteca, playground, além de salas totalmente preparadas para receber os pequenos, que terão acesso também a atividades pedagógicas, acompanhamento nutricional, dentre outras benfeitorias.
Além dos centros infantis, a Prefeitura de Caruaru disponibiliza educação infantil para crianças entre 3 a 5 anos em 118 escolas, tanto na zona urbana quanto na zona rural, o que corresponde a cerca de 3.500 vagas. Somando as creches e as escolas, mais de 5.500 crianças, entre 0 e 5 anos, são atendidas, o que representa mais de 12% do total geral de alunos da rede municipal, que chega a cerca de 40.000.
Para o prefeito José Queiroz, o investimento na educação infantil sempre foi prioridade em suas gestões. “A implantação das creches começou comigo e com Carminha Queiroz. Das 15 unidades em funcionamento, 12 foram construídas durante as nossas gestões. Os Cmeis ajudam a mudar a realidade de muitas famílias, pois possibilita que as mães trabalham e passem a ter uma melhor qualidade de vida”, explicou.