Novas pesquisas sobre a disputa nacional saem nesta quarta-feira

Do Diario de Pernambuco

Mais duas rodadas de pesquisas sobre a disputa presidencial, uma do Ibope e outra do Datafolha, devem ser divulgadas nesta quarta-feira (3). A expectativa é sobre o desempenho da candidata Marina Silva (PSB), se ela mantém a tendência de crescimento. Há apostas, nos bastidores, de que a ex-senadora tenha ultrapassado a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição, nas intenções de voto. Já o senador Aécio Neves (PSDB) tem caído na preferência dos eleitores e permanece em terceiro lugar.

A última pesquisa nacional divulgada foi do Datafolha, no dia 29 agosto. Dilma e Marina apareciam empatadas com 34% das intenções de voto. Aécio tinha 15%. Três dias antes, o Ibope lançou um levantamento. Naquela ocasião, Dilma aparecia com 34% das intenções de voto, contra 29% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves. A margem de erro, nas duas pesquisas, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ibope, nesta terça-feira (2), divulgou dados sobre a disputa presidencial nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em ambos, Marina Silva lidera as intenções de voto. No primeiro estado, o maior colégio eleitoral do país, a ex-senadora está com 39%. Na pesquisa anterior, feita entre 23 e 25 de agosto, Marina aparecia com 35% das intenções de voto. A presidente se manteve em 23% das intenções de voto e Aécio Neves oscilou de 19% para 17% das intenções de voto no estado.

No Rio de Janeiro, Marina Silva tem 38% das intenções de voto, enquanto Dilma registra 32% e Aécio Neves (PSDB), 11%. No levantamento anterior, divulgado há uma semana, a candidata do PSB aparecia com 30% das intenções de voto, atrás de Dilma, que tinha 38%. Aécio somava os mesmos 11% de agora.

O levantamento ouviu 1.806 eleitores em 87 municípios de São Paulo entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o nível estimado de confiança, de 95%. E foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-0492/2014. Já no Rio de Janeiro, o Ibope realizou a pesquisa entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistados 1.610 eleitores de 44 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Reional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número 00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00491/2014.

Pernambuco
À medida que as eleições se aproximam, os institutos de pesquisa devem divulgar sondagens semanais tanto nacionais como estaduais. No último levantamento do Ibope em Pernambuco, divulgado no dia 26 de agosto, o candidato Armando Monteiro (PTB) liderava as intenções de voto com 38%, seguido de Paulo Câmara (PSB) com 29%. O que chamou atenção nesse levantamento foi o crescimento de 18 pontos percentuais do candidato socialista em relação ao resultado anterior, do dia 30 de julho.

Nesta quarta-feira (3), o Datafolha também apresentará os dados da disputa estadual.

Com a Agência Estado

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *