Pensando na melhoria da mobilidade da cidade, e no favorecimento da população do bairro, a Prefeitura de Caruaru elaborou o Complexo Viário do Centenário. Com as complicações do trânsito e a necessidade eminente de reestruturação da área, o projeto contempla não somente o sistema binário das ruas Maria Emília e Antônio Menino, mas também uma nova iluminação, canteiros, paisagismo, uma praça e a revitalização do muro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Complexo Viário será inaugurado hoje, a partir das 17h. A partir de agora, as condutores devem utilizar a rua Maria Emília no sentido subúrbio/centro, já a rua Antônio Menino terá o sentido centro/subúrbio. Para garantir a fluidez e bom funcionamento do binário a rua Bahia terá o trânsito invertido. A via que antes era utilizada no sentido subúrbio/centro, passa a funcionar no sentido centro/subúrbio. O binário ganhou um canteiro entre as duas ruas, que enche os olhos de quem passa pelo local. A Destra efetuou ainda toda a sinalização horizontal e vertical da área. “Com este binário vamos garantir para a população a melhoria do trânsito da área que liga os bairros Centenário, João Mota, Divinópolis e Centro. Trazendo mais mobilidade para a cidade e segurança para condutores e pedestres”, afirma o Cel. Jaílson Pacheco, diretor-presidente da Destra.
Por sua vez, a Secretaria de Infraestrutura contemplou o bairro com uma nova praça. O local com quase 785 m² era depósito de lixo e sucata, mas agora conta com iluminação, calçadas e um toque diferenciado de paisagismo. Para melhorar a trafegabilidade no bairro, a rua Topázio recebeu um banho de asfalto.
Além das alterações de trânsito, o complexo conta com um belíssimo recanto que receberá o nome de Nivaldo Freitas Vidal, uma justa homenagem feita pelo prefeito José Queiroz. A Superintendência de Meio Ambiente trabalhou cerca de dois meses no local, para que 30 árvores fossem plantadas ao redor do binário. “A nossa preocupação é que a compensação ambiental seja feita de forma segura para a população, uma vez que nossa cidade está crescendo e às vezes é necessária a remoção de árvores para melhoria de fluxo no trânsito, quando isso ocorre, fazemos o plantio de duas novas árvores nas proximidades. Estudamos bem esse espaço e vimos que comportaria trinta novas espécies de pata de vaca, Ipê e acácia”, destacou Evandro Santiago, engenheiro agrônomo.
O sistema binário estará em fase de teste durante 15 dias. A população pode acionar a Destra pelos telefones (81) 3701-1173/1174 ou pela ouvidoria no WhatsApp (81) 98207-5514.