Mais um trecho das obras de duplicação da BR-101, em Pernambuco, será liberado para tráfego. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, ao lado do governador do estado, Paulo Câmara, entregará a conclusão do trecho duplicado entre os municípios de Palmares e Xexéu. São mais 10,4 quilômetros concluídos, que marcam a término de mais de 90% de duplicação no estado de Pernambuco.
Com a liberação do tráfego entre estes dois municípios, restará apenas um último trecho de 14,2 quilômetros entre Xexéu e a divisa com Alagoas a ser duplicado, completando os 213,9 quilômetros da BR-101 duplicados em todo o estado de Pernambuco. “As obras estão em pleno vapor e têm previsão de término para junho deste ano. Será quando o governo federal terá concluído a duplicação total da BR-101 em três estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”, observou o ministro Maurício Quintella.
Com investimento de R$ 205 milhões nestes últimos 24,6 quilômetros, que completam um investimento total de R$ 1,1 bilhão em todo o território pernambucano (213,9 quilômetros), a duplicação da BR-101 vai beneficiar, diretamente, mais de 700 mil pessoas na região da Mata Sul, que contempla 24 municípios do Estado, permitindo melhores condições de trafegabilidade, redução de acidentes e o fortalecimento do turismo.
No trecho entre Palmares e a divisa com Alagoas também estão previstas a conclusão de oito obras de arte especiais (pontes e viadutos). A estimativa é finalizá-las em 2017. “Estes resultados reforçam a decisão do presidente Michel Temer em priorizar a região Nordeste, buscando finalizar obras em estágio avançado, otimizando os gastos do setor de infraestrutura de transportes e logística, a partir de uma gestão estratégica destes projetos”, explicou o ministro.
A RODOVIA – A BR-101 é a principal via de interligação do nordeste brasileiro, que se estende até o sul do país, representando um fluxo superior a 7,5 mil veículos/dia no estado e com grande importância para o escoamento da produção industrial e agropecuária na região.
A rodovia representa ainda uma importante via de interligação dos centros econômicos com o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – em Suape.