Núcleo da Mulher oferece “Chá Revelação Humanizado” para gestantes riachenses

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas em parceria com o médico especialista em medicina fetal Marcel Caldas estão oferecendo mais uma prática inovadora na saúde pública de Riacho das Almas. Nesta semana aconteceu no Núcleo de Atendimento à Saúde da Mulher o primeiro “Chá Revelação Humanizado”, realizado pelo SUS no município.

A iniciativa foi ideia do dr. Marcel Caldas, que também já havia feito uma grande inovação nos exames de ultrassonografia no município quando, no ano passado, implantou um sistema de projeção em alta resolução para que as mães pudessem acompanhar os exames como se fosse um cinema. “Eu sempre via as pessoas com mais recursos financeiros fazendo esses chás de revelação, e resolvi trazer essa iniciativa para o SUS. Entendo que saúde pública pode ser feita com qualidade, e que os direitos devem ser iguais para todos”, pontuou Marcel.

Para o chá Revelação, são sorteadas gestantes que estão com mais de quatro meses de gravidez. Após a realização do exame, elas e todas as outras mamães que estão aguardando para fazer a ultrassonografia dão um palpite em relação ao sexo do bebê, segurando plaquinhas. Então, as mamães sorteadas estouram um balão com papel picado: rosa para as meninas e azul para os meninos. Maria dos Anjos foi uma das ganhadoras da surpresa: “Ao ouvir o coração do bebê, nosso coração também bate de felicidade. Eu já tinha ouvido falar nesse chá revelação, mas nunca tinha visto, e é muito bom ter a oportunidade de fazer isso aqui”, disse ela, que descobriu que será mãe de uma menina. Além da brincadeira, Maria ganhou um porta retrato com a foto do rostinho de sua bebê, tirada durante o exame

“Esta é uma iniciativa maravilhosa, é uma forma alegre e bem humorada de dizer às mães o sexo de seus filhos”, comentou a secretária de Saúde Scheyla Gonçalves.
Os exames de ultrassonografia no Núcleo de Assistência à Saúde da Mulher de Riacho das Almas são realizados quinzenalmente sempre nas terças-feiras à tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *