Núcleo de Cidadania de Adolescentes promove ação de reflorestamento em Serra dos Cavalos

_A iniciativa visa concientizar sobre os impactos das mudanças climáticas e as possibilidades de reversão_

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), promoveu, manhã desta quarta-feira (26), uma ação de conscientização ambiental.
Foram plantadas 60 mudas de árvores de espécies nativas, no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Serra dos Cavalos, com a ajuda de 25 adolescentes do núcleo, sendo uma iniciativa do projeto “Entre no Clima” do selo UNICEF.

A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida. O Núcleo de Cidadania de Adolescentes pode reunir adolescentes de diversas localidades do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos.

*Sobre o projeto:*
O #EntreNoClimaUNICEF é um movimento criado para engajar adolescentes no enfrentamento às mudanças climáticas, começando pelos integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) e do #tmjUNICEF.

Para manter o movimento em ação, a cada mês, o UNICEF lança um tema relacionado à crise climática e convida adolescentes a soltar a criatividade e realizar atividades práticas de acordo com as realidades locais. Materiais de apoio e aprofundamento também são disponibilizados.

“A participação cidadã dos adolescentes é um dos pilares do Selo UNICEF e o NUCA é voz ativa em nosso município na busca por, cada vez mais, garantia de direitos para crianças e adolescentes. Esta ação em alusão ao Dia da Terra oportunizou o desenvolvimento das habilidades dos jovens, e de se reconhecerem como agentes de transformação na mudança comportamental para mitigar os riscos e impactos das mudanças climáticas em seus territórios”, pontuou a articuladora do selo UNICEF, Francinny Soares.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *