Pedro Augusto
Durante a temporada junina, um dado interessante chamou a atenção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru. De acordo com o gerente operacional Zezinho Borba, no intervalo do dia 1º até o último dia 24, o quantitativo de consultas realizadas junto ao SPC Brasil foi superior em 19,2% ao volume registrado no mesmo período do ano passado. Em números reais, o sistema contabilizou no comércio do município 25.117 consultas contra 21.068 computadas em 2014. Em entrevista ao Blog do Wagner Gil, na manhã da terça-feira (30), na sede da CDL, no Centro, o representante da entidade apontou alguns fatores que possivelmente influenciaram no avanço do procedimento.
“De início é preciso deixar claro que esse crescimento no número de consultas de nada tem a ver com o índice de vendas do comércio local. Ou seja, os dois dados não possuem qualquer relação. O que podemos afirmar com convicção e isso ficou evidenciado nos quantitativos apresentados é que houve sim um acréscimo na demanda pelo procedimento em relação ao mesmo período do ano passado. Isso provavelmente por conta do acréscimo da inadimplência ou até mesmo pelo maior interesse de compra do consumidor em relação a 2014. Se após a consulta ao sistema, a venda acabou sendo realizada ou não, não podemos precisar”, explicou Zezinho.
De acordo ainda com ele, o dado divulgado recentemente correspondeu apenas ao número de procedimentos feitos no varejo, ou seja, não fizeram parte deste montante as consultas promovidas na sede da CDL. “Elas foram computadas exatamente no momento em que os consumidores se deslocaram até as lojas e tentaram realizar as suas compras através do crediário. O interessante é que aos repassarmos esses números comparativos para o SPC Brasil verificamos que outras cidades do país também registraram aumento em relação ao mesmo período do ano passado”, acrescentou Borba.
Para o gerente, a Copa do Mundo de Futebol teria influenciado negativamente o volume de consultas de 2014. “Na verdade, o mundial foi um verdadeiro tiro no pé não só para o comércio de Caruaru, mas de todo o país. Já que, a população encontrava-se apenas com as atenções voltadas para os jogos, o movimento nas lojas diminuiu bastante e conseqüentemente a procura pelo procedimento caiu. O detalhe é que no comparativo com 2013, onde observamos um desempenho superior do comércio, o quantitativo de consultas acabou sendo menor em relação a 2015. Este ano a demanda foi surpreendente”, ressaltou Zezinho Borba.
Apesar de não contar com uma estimativa oficial, o gerente da CDL não deixou de avaliar o desempenho do comércio durante o São João de Caruaru. “Tivemos oportunidade de conversar com diversos lojistas. Alguns apontaram queda no movimento já outros conseguiram atingir as suas expectativas. O certo mesmo é que verificamos vários consumidores de outros municípios o que, com certeza, dinamizou a nossa atividade. Quanto à projeção de vendas para o segundo semestre, não podemos ser tão otimistas, já que essa crise vem atrapalhando todos os setores econômicos do país. Não deveremos ter prejuízos maiores, porém não será nada fácil”, finalizou Zezinho Borba.