Número de leilões realizados pelo DETRAN-PE cresce 25% em 2015

A Secretaria Estadual das Cidades – SECID, vêm contribuindo para ampliar a reciclagem automotiva. Isso se dá por meio dos leilões de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito, DETRAN-PE. Houve crescimento de 25% do número de veículos leiloados, que passaram de 3729, em 2014, para 4683 em 2015. Os leilões permitem que os veículos em condição de continuar a circular tenham seu tempo útil de vida otimizado e aumentam a chance de reaproveitamento das peças dos veículos irrecuperáveis.

O 2º leilão da temporada de 2016 acontecerá, no próximo dia 26, a partir das 9h, na empresa Coliseum, localizada em Vitoria de Santo Antão, às margens da BR 232. Serão disponibilizados para lances 403 veículos, entre carros e motos. Os dias 24 e 25 estão reservados à visitação prévia das peças a serem arrematadas: sempre das 9 às 16h, também no pátio da Coliseum. O objetivo é permitir que os interessados inspecionem os veículos e atestem seu estado de conservação.

De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN:www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum. Pode também ser retirado gratuitamente no escritório do Coliseum Leilões em Vitória de Santo Antão.

Os leilões são realizados após 90 dias de apreensão dos veículos , caso estes não sejam reclamados por seus proprietários. Tal medida cumpre a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo”, pontua Ribeiro

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *