O Legado de Oscar Laranjeira: Um Piloto Dedicado à Aviação de Caruaru

Neste 01 de março de 2024, a governadora Raquel Lyra, junto com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciam investimentos para o Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru. Precisamos reverenciar a memória dos que vieram antes, dos que pensaram, falaram e fizeram nascer o aeroporto de Caruaru. Muitas foram as mãos, e muitos foram os homens e mulheres, mas não podemos esquecer a presença que hoje deve estar muito feliz, Dr. Oscar Laranjeira.

No coração de Caruaru, a paixão pela aviação ecoa através das histórias de entusiastas e pilotos dedicados e de amantes da aviação. Entre eles, destacou-se um nome que se tornou sinônimo de comprometimento e amor pela aviação: Dr. Oscar Laranjeira, comerciante de peças automotivas e membro ativo e de destaque da sociedade, integrante da Maçonaria. Era piloto de aviação recreativa. Sua trajetória como piloto amador e seu papel na Diretoria do Aeroclube de Caruaru deixaram uma marca indelével na comunidade aeronáutica local.

Oscar Laranjeira não era apenas um comerciante, um piloto amador, mas um verdadeiro entusiasta do voo, exercendo as suas atividades do Aeroclube de Caruaru, sendo um dos nomes mais relevantes da aviação em Caruaru.

Como membro da Diretoria do Aeroclube, Dr. Oscar desempenhou um papel fundamental na promoção da aviação recreativa na região. Sua vida contribuiu significativamente para o crescimento e para a vitalidade da comunidade aeronáutica em Caruaru, onde fazia o seu tradicional voo aos domingos

No entanto, o destino muitas vezes nos reserva surpresas indesejadas. Em um trágico acidente aéreo, Oscar Laranjeira e sua esposa Maria das Dores Valença Laranjeira partiram deste mundo, deixando para trás um legado de paixão, dedicação e serviço à comunidade aeronáutica de Caruaru. Sua partida deixou um vazio nos corações daqueles que o conheciam, gerando uma grande comoção, mas seu espírito continua a inspirar pilotos e entusiastas da aviação em toda parte.

Em homenagem à sua memória e contribuição para a aviação local, o Aeroporto de Caruaru, inaugurado em 1944, antes aeroporto do Cajá, foi rebatizado em sua honra Aeroporto de Caruaru – Oscar Laranjeira. Agora, toda vez que os aviadores e viajantes decolam ou aterrissam em Caruaru, eles são lembrados do legado de Oscar Laranjeira e da importância de seguir seus passos como defensores e amantes da aviação.

Embora Oscar Laranjeira tenha partido, sua presença perdura. Sua história é um lembrete poderoso do poder transformador da paixão e do comprometimento na comunidade aeronáutica. Sua dedicação à aviação e ao Aeroclube de Caruaru continuará a inspirar gerações futuras de pilotos e amantes da aviação, mantendo viva a chama da aventura e da admiração pelos céus de Caruaru e além.

Pós-escrito – Ps.: poucas são as fontes acerca de Dr. Oscar Laranjeira, mas esse singelo artigo foi escrito com a ajuda decisiva do Presidente da Câmara de Vereadores Bruno Lambreta, o Articulista Digital Paulo Nailson e o Historiador Walmiré Dimeron.

João Américo Rodrigues de Freitas

Advogado

Professor.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.