“O meu gabinete é na rua”, afirma o vereador Jorge Quintino

O menino que se criou e estudou em Caruaru. O professor de mais de 10 mil alunos. O vereador que levou o gabinete para as ruas. Essa é a trajetória de Jorge Antônio Quintino de Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de junho de 1972, e chegou a Caruaru com cinco meses de
vida.

“Vim morar no Sítio Lajes, zona rural de Caruaru, no caminho de Toritama. Me criei, estudei, ensinei e tudo que aprendi de importante na minha vida foi em Caruaru”, afirma.

Jorge Quintino foi adotado pelo casal José Eusébio de Moura e Carmem Quintino de Moura. Seu pai era taxista
em Toritama e veio morar em Caruaru. Estudou no Colégio Diocesano. No Diocesano, praticou esportes, destacando-se no handebol. “O meu gabinete é na rua”, afirma o vereador Jorge Quintino.

É formado em História pela Fafica (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) e em Direito pela Asces (Centro Universitário Tabosa de Almeida). Também fez mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foi professor nos colégios Diocesano, Montessori, Geo, Tiradentes, Fafica, Seminário Diocesano e Atual. Ensinou no Recife, Aracaju e em João Pessoa, além de Caruaru. “Ao longo de minhas atividades como professor, já tive mais de 10 mil alunos”, revela.

Foi diretor de Meio Ambiente e diretor de Feiras e Mercados da Prefeitura de Caruaru, na terceira e quarta gestões do prefeito José Queiroz. “Sempre gostei da política. Minha atuação na gestão pública me fez disputar um mandato parlamentar.”

Em 2014, foi candidato a vereador e não se elegeu. Em 2020, foi eleito vereador com 1.131 votos. “Meu mandato é focado em três pautas prioritárias: Educação, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. Na área da Educação, lutamos por concurso público para professores, reconhecimento salarial e aperfeiçoamento da formação profissional. Com relação ao Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, tenho apresentado propostas para otimização da Via Parque e das áreas verdes do município.”

Em sua atuação parlamentar, Jorge Quintino é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, e presidente da Comissão do Meio Ambiente. Um dos diferenciais do seu mandato tem sido o “Radar JQ”, um trabalho que começa pela coleta de reivindicações, queixas e sugestões dos seus eleitores e simpatizantes, através das redes sociais, e que se complementa com uma visita presencial que se desdobra em encontros com autoridades do poder público municipal para execução de providências que são retornadas aos demandantes. Tudo é documentado com fotografias do local, com o antes e o depois.

“Muitas questões foram resolvidas de imediato. Quando o problema não tem pronta solução, pois precisa de projeto ou licitação, voltamos ao local e explicamos os obstáculos que ainda vamos enfrentar. O nosso foco é atender diretamente a população. Costumo repetir sempre: meu gabinete é na rua”, concluiu Jorge Quintino.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *