Já está em processo licitatório a construção do Hospital Municipal de Águas Belas. O projeto apresentado é de uma unidade de pequeno porte, que atenderá as necessidades da comunidade local com prestação de atendimento imediato de assistência à saúde nos casos de urgência e emergência de baixa complexidade. O local foi viabilizado com recursos de uma emenda parlamentar conquistada pelo deputado Pedro Eugênio, no valor de R$ 1,3 milhão. O processo de licitação segue até novembro e a obra deverá ser iniciada ainda este ano.
No que diz respeito à estrutura, o Hospital Municipal Deputado Pedro Eugênio terá área externa para embarque e desembarque de ambulâncias, dois consultórios, salas para triagem, medicação, curativo, nebulização, estabilização, exames indiferenciados, higienização, utilidades, serviço social, setor administrativo e posto de enfermagem com serviço. Também estão previstas no projeto uma sala de observação para seis leitos, farmácia e central de material e esterilização.
As mães serão beneficiadas diretamente através da instalação de um lactário e um centro de Preparação Pré-Parto (PPP) totalmente estruturados para acolher as mulheres e os bebês. Já a internação disponibilizará 11 apartamentos de internação, com banheiros próprios, três enfermarias coletivas, todas com banheiros independentes e um posto de enfermagem com serviço.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Flávio Nobre, a base conceitual foi oferecer uma concepção de fácil resolução e linhas arquitetônicas simples. “Priorizamos diferenciais arquitetônicos que traduzissem uma imagem contemporânea e ao mesmo tempo dessem identidade própria ao projeto”, explica. Segundo Nobre, para melhor funcionamento do estabelecimento, os serviços de cozinha e de processamento de roupas serão terceirizados, tendo apenas na unidade centrais de armazenamento e distribuição.
O prédio será erguido em uma área de 3,3 mil m², na Avenida Padre Nelson, ao lado da Creche Municipal, no bairro Comunaty, área em pleno crescimento populacional e que já recebeu outras intervenções a exemplo de pavimentações, sede do INSS e ampliações de unidades de ensino. A obra deverá ser finalizada em 24 meses a partir do início.
A rede de saúde de Águas Belas tem, atualmente, o Hospital Municipal João Secundino de Souza, que atende urgências, emergências e obstetrícia. Sendo um hospital de pequeno porte, a unidade encaminha os casos de média e alta complexidade para unidades de referência em Garanhuns, Caruaru e Recife, através da Central de Leitos. Atualmente, são 40 leitos divididos entre clínica médica, obstétrica, pediátrica, cirúrgica e leitos integrais. A equipe atual possui plantonistas e diaristas, com mais de três enfermeiros ao dia, sendo um deles especialista em obstetrícia.