A Oncologia de Suporte tem transformado a forma como o câncer é tratado. Quem destaca essa revolução é a oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), com base no artigo científico “The Rise of Supportive Oncology: A Revolution in Cancer Care” (publicado na revista Clinical Oncology, em abril de 2023). O estudo enfatiza a importância da integração entre diferentes especialidades médicas para promover não apenas mais anos de vida, mas também melhor qualidade de vida para pacientes oncológicos, estejam eles em tratamento ou já em fase de acompanhamento.
De maneira prática, a médica explica que a Oncologia de Suporte é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais da Saúde que acompanham o paciente ao longo de toda a jornada oncológica. “Esses profissionais atuam com foco na manutenção da qualidade de vida durante o tratamento. Por isso, não se trata de um cuidado que possa ser oferecido por uma única especialidade. O trabalho integrado e multidisciplinar é essencial para garantir uma abordagem mais eficaz e humanizada”, ressalta.
Para que esse modelo de cuidado seja efetivo, é fundamental investir em estrutura adequada, capacitação das equipes e em estratégias integradas. “No NOA, temos atuado dessa forma e aprimorado nossas práticas continuamente, sempre com base em evidências científicas atualizadas, o que tem nos proporcionado resultados positivos”, conclui a diretora médica.
NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.