Operação Pipa alcança mais de 7.000 pessoas na zona rural

São exatas 7.333 pessoas, de 1.780 famílias, a contar com o fornecimento d’água, por meio de cisternas comunitárias espalhadas pelos quatro distritos da Zona Rural de Caruaru, conforme dados da Operação Pipa, fechados em dezembro de 2015. O trabalho conta com a participação do Exército Brasileiro e da Defesa Civil do Município em atuação definida em convênio celebrado em 2015 e deverá prosseguir até o fim da estiagem, ainda sem previsão.

As maiores demandas estão no Segundo Distrito, com 646 famílias, e no Quarto, com 530. Embora essas sejam áreas tradicionalmente mais secas da zona rural, as demais também apresentaram solicitações de atendimento, totalizando 213 famílias no Primeiro e 530 no Quarto Distrito.

A Operação Pipa complementa o serviço de fornecimento d’água que a Prefeitura oferece à população do campo. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, por exemplo, entrega mais de 600 caminhões-pipa por mês a pequenos proprietários e famílias isoladas, carentes de água. O serviço conta com o suporte da COMPESA, fornecedora do líquido que a Prefeitura distribui gratuitamente.

O controle do fornecimento é feito por GPS e monitorado pelo Exército. A Defesa Civil, sob o comando de Keldari Quintino, dá suporte operacional, incluindo o mapeamento e cadastramento das pessoas que solicitam atendimento pela Operação Pipa.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *