Operação Pipa segue até 1° de abril em Garanhuns

A Operação Pipa do Agreste Meridional e parte do Sertão pernambucano será realizada até o dia 1° de abril, em Garanhuns. A ação consiste no recadastramento dos proprietários de caminhões-pipa interessados em participar da seleção e contratação para o fornecimento de água potável nos municípios atingidos pela estiagem. A vistoria é realizada em uma parceria entre o 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. A ação teve início na última segunda (21).

A vistoria, que é realizada a cada três meses, consiste na verificação das condições gerais dos veículos que transportam água e, também, no credenciamento dos motoristas, após a verificação da documentação exigida. A situação dos pneus, as condições de limpeza do tanque e a parte mecânica e estrutural dos caminhões são algumas das condições vistoriadas. Após ter o seu veículo analisado, os motoristas passam por uma etapa de credenciamento. Para esta etapa, são necessários documentos como CPF ou CNPJ, declaração dos carros-pipa na empresa, comprovante de residência, documentação do veículo, declaração da fonte, entre outros.

A vistoria está sendo realizada no 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), localizado à margem da BR 423, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para ter o seu veículo vistoriado é necessário o agendamento prévio, que está sendo realizado no prédio do batalhão ou pelo telefone (87) 3762-2000. Após a vistoria e credenciamento, será realizado o sorteio para anunciar os veículos que estarão aptos a transportar água potável e os que ficarão na lista de espera, enquanto normalizam irregularidades encontradas, se houver necessidade.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *