Operação Pipa segue até o próximo dia 18, em Águas Belas

Teve início no dia 05 de outubro mais uma Operação Pipa em Águas Belas. A iniciativa é realizada pelo Governo Federal e conta com a parceria da Secretaria de Saúde local e do Exército Brasileiro para garantir que os caminhões prestadores de serviço estejam devidamente qualificados para a distribuição de água na zona rural do município. Até o próximo dia 18 de outubro, os proprietários devem ir até a Vigilância Sanitária de Águas Belas para realizar a inspeção nos reservatórios de água e, caso aprovados, levar a licença sanitária até o 71º Batalhão de Infantaria Motorizada Duarte Coelho (BIMtz), em Garanhuns. Lá, outra verificação é realizada, desta vez incluindo o funcionamento mecânico do caminhão. Posteriormente, há um sorteio para definir quais os veículos habilitados a trabalhar na Operação pelos próximos três meses.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária em Águas Belas, Petrúcio Florentino, existem 172 caminhões-pipa no município e todos os interessados devem levar o veículo para passar pela avaliação. “Inspecionamos as condições higiênicas e sanitárias do reservatório, os magotes e as torneiras que precisam estar vedadas para não haver contaminação manual”, explica Petrúcio.
O coordenador explica ainda que a água é proveniente de Inajá e recebe tratamento através de uma pastilha. Em Águas Belas, ao final da seleção e do sorteio cerca de 40 caminhões ficam responsáveis pelo abastecimento da zona rural e da Aldeia Fulni-ô. Daqui a três meses, o processo de inspeção e sorteio recomeça.
A Secretaria de Saúde de Águas Belas funciona na Avenida Luiz de Lira Luciano, s/n, no Centro. O horário de funcionamento da Vigilância Sanitária é das 7h às 13h.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *