O Diário de Justiça do Estado de Pernambuco publicou hoje o afastamento dos cinco vereadores envolvidos na Operação Ponto Final 2. São eles: Neto (PMN), Val de Cachoeira Seca (DEM), Evandro Silva (PMDB), Pastor Jadiel e Val das Rendeiras (ambos do Pros).
O afastamento foi decidido pelo TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) no dia 25 de agosto, mas só agora foi divulgado e publicado. O blog entrou, há pouco, em contato com o setor jurídico da Câmara de Vereadores, que informou estar aguardando a presença do presidente Leonardo Chaves (PSD) para cumprimento da determinação.
Os parlamentares são acusados de corrupção ativa (Neto, Val de Cachoeira Seca e Evandro Silva) e passiva (Val das Rendeiras e Pastor Jadiel). Segundo a Polícia Civil, Val das Rendeiras e o Pastor Jadiel teriam recebido R$ 30 mil para votar pela aprovação da CPI da CGU, que tinha como foco investigar a administração de José Queiroz (PDT) em relação à aplicação de verbas do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).
Na época, a CGU (Controladoria-Geral da União) havia detectado possíveis irregularidades na ordem de R$ 17 milhões.