Operação Ponto Final: Louro Juá depõe agora no Fórum de Caruaru

Wagner Gil
Esta semana continuam as ouvidas dos vereadores envolvidos na Operação Ponto Final, que foi deflagrada em 18 de dezembro do ano passado, culminando com o afastamento e prisão de dez edis. Hoje, o depoimento é do vereador Louro do Juá (SDD). Ele abre a semana que terá ainda ouvidas de Neto (PMN), amanhã; Val de Cachoeira Seca(DEM), na quinta e Val das Rendeiras (Pros), na sexta-feira (14).

Na semana passada dois vereadores foram ouvidos, Eduardo Cantarelli (SDD) e Evandro Silva (PMDB). O depoimento de jajá (sem partido) estava marcado também para ocorrer na semana passada, mas foi adiado devido a problemas de saúde do edil. Na próxima semana, segundo advogado Émerson Leônidas, os depoimentos serão encerrados com as ouvidas de Sivaldo Oliveira (PP), na segunda (17) e Cecílio Pedro (PTB), na terça (18). “Ainda vamos marcar a data do depoimento de jaílson Soares (Jajá), que deve ocorrer na quinta ou sexta, da próxima semana”, disse Leônidas.

O processo que corre na IV Vara Criminal, apura o envolvimento de vereadores na cobrança de propina para aprovar o projeto do BRT, onde a prefeitura de Caruaru tentava contrair empréstimo na ordem de R$ 250 milhões, junto ao banco do Brasil. Para conseguir a verba, a PMC precisava de autorização da Câmara e, mesmo com o projeto sendo aprovado em 17 de dezembro, de 2013, a Operação foi deflagrada, inclusive prendendo e afastando vereador que votou de acordo com o interesse do Palácio Jaime Nejaim.

Os dez edis foram acusados pela Polícia Civil de corrupção passiva, corrupção ativa e integrar organização criminosa. Apesar dos fatos terem ocorrido há menos de um ao, o processo encontra-se em fase bastante adiantada. Praticamente todas as testemunhas já foram ouvidas, incluindo o prefeito José Queiroz e o então secretário de Relações Institucionais, Marcos Casé (PTB).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *