Operação Tapa-buracos será iniciada no dia 20

Wagner Gil

Com a grande quantidade de chuvas que vem caindo em Caruaru nos últimos meses, muitas ruas e avenidas começaram a apresentar diversos tipos de problemas, com destaque para os buracos. Em alguns locais, verdadeiras crateras são abertas, devido a uma série de fatores, entre eles, excesso de água, grande fluxo de veículos e, em muitos casos, vias sem drenagem. A Operação Tapa-buracos deve começar só a partir do dia 20 de agosto.

Durante entrevista ao programa Jornal VANGUARDA, que vai ao ar pela Rádio Caruaru FM (ver matéria página 3), a prefeita Raquel Lyra destacou o grande problema da falta de drenagem. “Quando assumimos a prefeitura, encontramos um problemão. Muitas estradas estavam feitas sem drenagem, inclusive algumas na zona rural. Tinha contrato em andamento e nós paralisamos, fizemos novo projeto, aplicamos mais recursos e tocamos a obra. Entre elas, podemos destacar as estradas do Juá e de Malhada de Pedras”, exemplificou Raquel.

Indagada sobre as péssimas condições da Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso à Capital do Agreste, a prefeita foi direta: “Lá não tem drenagem, por isso tudo o que é feito de melhoramento na via, com a chegada do período chuvoso, volta a ser o que era antes. Nós vamos fazer uma operação na Avenida Brasil porque ninguém merece circular por ela naquelas condições. Agora, nosso foco é refazer toda a área. Inclusive já pedi uma prioridade ao secretário Rodrigo Miranda nesse sentido”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Obras, já foi feito um mapeamento das áreas mais críticas e as vias de acesso aos bairros e centro da cidade terão prioridade. Segundo o secretário da pasta, Rodrigo Miranda, a prefeitura já vem fazendo um trabalho para amenizar a situação, mas o período de chuvas deixa a recuperação das ruas mais lenta.

“Nosso foco está na melhoria da qualidade de vida da população e o ir e vir das pessoas com qualidade é nossa meta. Esse inverno foi muito generoso com nossa região, mas traz um problema enorme, que é a quantidade de buracos. Caruaru tem muitas ruas e avenidas sem drenagem e isso contribui também para potencializar esse problema”, justificou.

Ele lembrou que atualmente já foram calçadas mais de 150 ruas e todas elas com drenagem. “As estradas na zona rural que estavam com projetos concluídos não tinham drenagem. Algumas dessas obras foram paralisadas para que esse problema fosse sanado, do contrário, o dinheiro do contribuinte iria embora junto com a água das chuvas”, disse o secretário de Obras.

Segundo relatório entregue à reportagem VANGUARDA, mais de 50 ruas já sofreram pequenas intervenções, mas a Operação Tapa-buracos deve começar só a partir do dia 20 de agosto. “Não adianta gastar o dinheiro da população em vão. No caso de calçamento, por exemplo, existe o tempo de cura e, nesse período, fazer esse tipo de reparo compromete a qualidade do trabalho. É praticamente jogar dinheiro fora”, argumentou Rodrigo.

MELHORIAS

O secretário destacou ainda as intervenções que estão ocorrendo no centro da cidade e no Parque 18 de Maio. As obras de requalificação da primeira etapa da Rua 15 de Novembro ficam concluídas nos próximos dias. “Estamos acelerando o passo e a meta é entregar essa primeira etapa já na próxima semana. No dia 15 de agosto deve estar concluída”, finalizou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *