Operadoras passam a suspender internet

Pedro Augusto

Nos tempos de hoje, em que os aparelhos celulares funcionam como uma ferramenta imprescindível nas vidas das pessoas, todas as informações referentes a eles devem ser compartilhadas com certo destaque. Quem observou suspensão no serviço de internet móvel, mas ainda não descobriu o motivo, certamente não se atentou para as mudanças adotadas nas últimas semanas pelas operadoras com atuação no país. Desde o mês passado que a Oi e a Claro passaram a cortar o serviço de navegação dos clientes pré-pago e controle sempre quando a franquia contratada acabar. Antigamente, estes últimos tinham a velocidade da internet reduzida, mas não suspensa após atingirem os seus limites.

A primeira a adotar o procedimento foi a Vivo, ainda no fim de novembro, enquanto a Oi, poucos dias depois. Desde o dia 9 dezembro que os clientes desta última operadora – incluindo os dois sistemas – estão sendo obrigados a recontratar um pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso, caso queiram continuar utilizando o serviço.

O fim da velocidade reduzida, de acordo com a análise da Oi, é uma tendência mundial por garantir melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel.

Com pensamento semelhante ao das concorrentes, a Claro começou a cortar o serviço dos seus clientes que ultrapassarem o pacote contratado no último dia 28. Para continuar navegando, eles poderão adquirir pacotes adicionais de franquia. Segundo a operadora, os usuários já estão sendo informados das novas medidas, que permitirão que eles adotem seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem reduzi-la após o consumo de sua franquia.

Já a Tim publicou no seu site que, a partir do próximo dia 15, a conexão será interrompida ao limite da franquia diária para planos Infinity Web 10, Web 30, Web 100, Web 10+Torpedo, Web30+Torpedo e Turbo 7. A implementação iniciará nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo (na área de DDD 19, no Interior). Em paralelo, os planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express também serão afetados pela medida.

De acordo com o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, as operadoras deveriam avisar os usuários sobre as alterações nos planos de serviços e ofertas com 30 dias de antecedência. O corte da conexão ao fim da franquia já vem acontecendo em outros países.

ALTA DEMANDA
Por coincidência ou não, atualmente os aparelhos celulares são os produtos mais procurados e comprados pela internet. Segundo levantamento, só em novembro foram vendidos mais de 1,2 milhão de celulares e smartphones no Brasil. Isso representa 40% a mais do que no ano passado e ainda representa 10% das vendas totais feitas pela internet nesse mesmo período.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *