Opinião: Desonestidade coletiva

Por Tiê Felix

As crises manifestam o verdadeiro funcionamento de uma sociedade. Victor Hugo, o gênio romântico francês, dizia que existe uma cumplicidade vergonhosa entre o governo que faz o mal e o povo que consente, ou seja, um governo corrupto que se mantém tem uma intima relação cultural com o seu povo. O olhar cientifico não quer ver que somos realmente um povo embusteiro. Em quase tudo o que se faz no Brasil está incluído um dedinho de má vontade, ou de vontade de transformar o certo em duvidoso. Isso não é algo exclusivo das classes mais pobres que vivem do imprevisível e no imprevisto com um salário de 780,00 R$ numa inflação que o consome quase todo.

Estes fazem as coisas de forma atada, ou seja, trabalha com o que tem porque é o que tem. O pior são os magnatas, os doutores, os sabichões que só sabem se aproveitam de um analfabetismo crônico que não condiz com democracia.Estes recebem salarios da ordem de 10,000 para cima e são aqueles que escrevem sobre a realidade nacional e explicam o que é o Brasil.O que será que eles tem a dizer?

Como é possível em plena crise de representação os representantes do povo votarem para que seus partidos recebam mais dinheiro? Talvez estejam já prevendo eles a inclusão de limites em investimentos partidários na reforma politica? Não se sabe o que se passa numa mente ignorante cheia de excrementos.

Definitivamente a politica nacional é uma piada de mal gosto, o que todo mundo sabe. Num país como o nosso critica politica é falar do funcionamento natural da sociedade. Os maiores críticos sociais são as pessoas no meio da rua falando aquilo que nenhuma teoria dá conta porque teorias são fundamentos de mentes ociosas e ricas. Somente aqueles que estão satisfeitos com o status quo é que acham lindo debater quem é direita ou esquerda, quem é golpista ou não.

Quero vos lembrar que golpe também é o nome dado a assaltos e coisas do gênero. Portanto estamos dentro de um golpe: o da espoliação de tudo aquilo que é composto por uma carga tributária de 45% em alimentos, por exemplo.

E ai brasileiro?

Tiê Felix é professor

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *