Oposição prevê PSB com Uchoa

A indefinição do PSB quanto a um nome próprio para disputar a presidência da Assembleia Legislativa tem levado parte da bancada de oposição a crer que os governistas estão apostando na reeleição do atual presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT). Na última terça-feira, os deputados eleitos do PSB se reuniram para discutir sobre a eleição para a Mesa Diretora, mas o único entendimento foi na defesa de que a proporcionalidade deve ser respeitada.

Para o deputado estadual eleito Edilson Silva (PSOL), o interesse dos aliados do governador Paulo Câmara (PSB) é manter a correlação de forças na Assembleia inalterada, de modo que seria provável que o PSB apoiasse a quinta eleição de Uchoa. O psolista receia que as declarações de membros do PSB sobre o desejo de ter a presidência da Alepe seja apenas uma forma de esconder da opinião pública a intenção de manter o pedetista no cargo.

“Acho que Guilherme vai ser reeleito. Existe a possibilidade do Palácio estabelecer um acordo com os mesmos atores que deram sustentação ao Governo de Eduardo Campos. É o mesmo filme e os mesmos atores. Espero que não estejamos diante de um teatro, onde o Governo se move querendo aparentar que tem a intenção de controlar a Assembleia, mas, na verdade, aposta na unidade de forças. Isso desfavorece a autonomia da Casa”, comentou.

Já o deputado Odacy Amorim (PT), que saiu do PSB em 2012, afirmou acreditar que o PSB trabalha para manter o controle sobre a primeira secretaria da Casa. “Não temos certeza sobre a posição do PSB. Pelo que vejo de longe, acredito que eles vão querer continuar com a primeira secretaria e tentar firmar um acordo com Uchoa. Acho que a tendência é de uma composição. Entretanto, o quadro ainda é muito inconstante. Não é claro”, declarou.

De acordo com Odacy, os parlamentares petistas se reunirão, na próxima semana, para tratar da eleição da Mesa Diretora. A ideia é que o encontro ocorra antes da reunião da bancada de oposição, no dia 14. Em reserva, uma fonte da oposição avaliou que o governador Paulo Câmara sairia perdendo junto à opinião pública caso o PSB demonstre “não ter coragem” de enfrentar Uchoa.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *