Os cuidados higiênico-sanitários necessários para a Ceia Natalina

Muitas famílias já estão no preparo da ceia natalina, que tradicionalmente é uma forma de reunir os parentes e amigos para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Mas é necessário cuidado por parte de quem faz estas ceias, para que as comemorações não deixem um saldo negativo na saúde.

O professor do curso de Gastronomia da Faculdade UNINASSAU Caruaru e nutricionista, Antônio Ramos, alerta quanto à importância de se conservar bem os alimentos antes e depois da ingestão deles, principalmente neste período do ano. “As pessoas devem ter um cuidado especial na hora de guardar essas comidas e na hora de consumir frutas sem lavar as mãos, já que a maioria das pessoas, muitas vezes, não lavam as mãos antes de pegar as frutas como melancia, uvas, e com isso pode haver a contaminação”, ressalta.

Ainda segundo o especialista, outro cuidado para evitar contaminações alimentares é no armazenamento das sobras da ceia de Natal. “Os alimentos devem ser guardados em recipientes de vidro, para facilitar a limpeza. Além disso, o Peru, que é um de item especial da ceia, deve ser conservado separado da farofa do recheio, em pequenas porções, para que todas as partes possam ser refrigeradas na geladeira”, indica o nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *