A Ouvidoria Geral do Município realizou um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2022. O levantamento foi realizado para a elaboração do Relatório de Gestão de Ouvidoria, publicado no Portal da Transparência, conforme dispõe o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos. De acordo com o panorama consolidado, foram realizados 4.350 atendimentos, sendo 4.199 manifestações de ouvidoria e 151 pedidos de acesso à informação.
Em relação às manifestações, até o presente momento, verifica-se um índice de 86,36% de resolutividade. Já em relação à satisfação do usuário, em 2022, tem-se o índice de 73,07%, de acordo com as avaliações realizadas pelos usuários no sistema de ouvidoria.
Sobre as Caravanas da Ouvidoria Itinerante, em 2022, foram realizadas 29 ações nos mais diversos espaços públicos e eventos promovidos pela prefeitura, com um total de mais de 10 mil abordagens educativas aos usuários, de modo a divulgar os canais de atendimento e as funções da Ouvidoria, além de conscientizar os cidadãos a participarem da gestão, fomentando a participação social, para que o caruaruense faça parte, de fato, das políticas públicas executadas pelo município.
Com o objetivo de fortalecer a ferramenta de transparência pública, ouvidoria e controle social, Caruaru passou a integrar a Rede Ouvir PE e sediou o 2º Seminário da Rede, com a participação de 45 municípios e outros órgãos da estrutura do Governo do Estado, como TCE, OGE, ARPE, TJPE, MPPE, além da CGU, ABO, OAB e Câmara Municipal. O evento buscou fortalecer as atividades de Ouvidoria no Estado de Pernambuco, com palestras e oficinas para o compartilhamento de experiências e boas práticas em Ouvidoria, além da interação entre os participantes.
Ainda sobre os resultados relacionados à transparência pública, em avaliação realizada pela ATRICON (Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil), Caruaru está em 1º lugar entre os municípios pernambucanos acima de 300 mil habitantes com avaliação certificável. No que compete à Ouvidoria Geral, os critérios refletem o cumprimento das exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e da Lei das Ouvidorias (Lei 13.460/2017).
“Em 2022, a Ouvidoria Geral de Caruaru completou cinco anos de atividades, evoluindo, a cada ano, com a missão de atuar como mediadora entre os cidadãos e a gestão do Município de Caruaru, fomentando o controle social e a democracia participativa, bem como no intuito de proporcionar o aprimoramento contínuo de suas atividades e a melhoria na qualidade da prestação dos serviços públicos”, comentou a ouvidora geral, Ana Carolina Barros.
A Ouvidoria Geral de Caruaru está disponível pelos seguintes canais de atendimento:
– Plataforma Caruaru Digital, no link: caruaru.pe.gov.br/ouvidoria;
– Telefone, no número 156, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;
– WhatsApp, com mensagens enviadas para o número (81) 98384-4009, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;
– Atendimento presencial, na sala da Ouvidoria, que está localizada no Centro Administrativo I, na rua Professor Lourival Vilanova, n.º 118, Bairro Universitário, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;
– E-mail: ouvidoria@caruaru.pe.gov.br