Em comemoração ao Dia do Ouvidor, a Ouvidoria Geral de Caruaru participou do 3º Seminário da Rede Ouvir PE: Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas, em Jaboatão dos Guararapes. A instituição foi representada pela ouvidora-geral, Ana Carolina Barros e pelo secretário executivo da Controladoria Geral, Pedro Henrique Silva.
No primeiro dia, as palestras abordaram sobre Ouvidoria e Comunicação, com a ouvidora geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, mediada por Érika Lacet, secretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco; Diagnóstico do atendimento à Resolução TCE 159/2021, pelo Ouvidor do TCE/PE, Carlos Neves; Boas Práticas em Ouvidoria, pelas Ouvidorias de Jaboatão dos Guararapes, Itapissuma, Ibirajuba e do HEMOPE e sobre o Fortalecimento da atuação das Ouvidorias Municipais, pelos palestrantes Abelardo Lopes (CGU) e Elisa Andrade (OGE), mediada por Douglas Moreno, ouvidor da ALEPE.
Já no segundo dia, foram facilitadas oficinas com temas relacionados às atividades em Ouvidoria, como Comunicação e linguagem simples, por Janaína Negreiros (MPPE); Boas práticas na elaboração da carta de serviços e avaliação de serviços, com Abelardo Lopes (CGU), Airton Chaves (OGE) e Myrtes Bezerra (Serra Talhada), entre outras. Também foi realizada uma palestra sobre os novos desafios dos Ouvidores, comandada por Paulo Guimarães (CGU) e moderada por Elisa Andrade (OGE), bem como a apresentação dos resultados da Ouvidoria do Seminário.
“Eventos como este são muito enriquecedores e, apesar dos muitos desafios a serem enfrentados, é possível perceber como a Ouvidoria Geral de Caruaru, nesses cinco anos, já adquiriu uma maturidade nas suas atividades, mediante os excelentes resultados das boas práticas aplicadas, a exemplo do 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, as Caravanas da Ouvidoria Itinerante na zona rural e urbana, a realização de cursos de aperfeiçoamento e workshops para os interlocutores de ouvidoria e o certificado ouro entre os municípios acima de 300 mil habitantes com avaliação certificável em transparência pública pela ATRICON”, comentou a ouvidora geral de Caruaru, Carolina Barros.
A Ouvidoria é um instrumento fundamental para o controle social e democracia participativa, pois a partir de seus indicadores é possível aperfeiçoar os serviços que são oferecidos pela administração, de acordo com as necessidades trazidas pelos usuários dos serviços públicos, que são o foco da gestão na transformação social.