Padre Airton volta para a UTI de hospital

No último domingo (20), o padre Airton Freire, de 67 anos, teve uma complicação devido ao bloqueio cardíaco total (bloqueio atrioventricular total), uma complicação após cirurgia para substituição da válvula aórtica. O religioso encontra-se sob cuidados intensivos do Real Hospital Português (RHP). A volta à UTI acontece uma semana depois de ter feito a cirurgia.

O religioso está na unidade de saúde sob custódia judicial, vigiados por policiais. Padre Airton, criador da Fundação Terra, um das ONG mais famosa do estado, é acusado de crimes sexuais, tendo se tornado réu para Justiça, ao lado Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos, que exercia a função de motorista do padre, e Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos, responsável pela filmagem e gravação das missas e dos eventos.

INQUÉRITOS
Padre Airton Freire está preso preventivamente desde 14 de julho, após denúncias de estupro. Há cinco inquéritos contra ele, correndo em segredo de Justiça. O único conhecido envolve a personal stylist, Silvia Tavares de Souza, que o acusou de participar de um estupro, quando participou de um retiro religioso organizado pela Fundação Terra, em agosto de 2022.

Antes de ir para o Hospital Português, o sacerdote, afastado da Igreja Católica, estava preso numa cela individual do Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde, no Sertão. Ele teve uma crise de hipertensão e foi tranferido ao Recife.

Diario de Pernambuco

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.