Na véspera do feriado natalino e após nove meses de serviço e muito engarrafamento, a primeira etapa da obra de triplicação da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, foi entregue à população na manhã desta sexta-feira (23), pelo governador Paulo Câmara.
Foram liberadas ao tráfego três faixas da pista principal da rodovia no sentido Interior/Capital, no trecho de mais de três quilômetros – que vai do Jardim Botânico ao viaduto sobre a BR-101 – e mais outras duas faixas no sentido contrário.
A abertura do trecho compreende 70% do total da obra prevista para dar fluidez à principal entrada e saída do Recife para quem vai ou vem do Interior do Estado. A nova etapa da obra vai compreender do Jardim Botânico até perto do Atacado dos Presentes. A previsão, segundo o governo, é de que as obras terminem até maio do próximo ano.
“Dos sete quilômetros da via que serão triplicados, já temos quase quatro prontos, proporcionando um alívio muito grande para quem chega e quem sai do Recife”, afirmou Paulo Câmara. O serviço é realizado em etapas, “gradativamente para minimizar os impactos no trânsito durante a execução dos serviços”.
Pelo trecho entregue, passam diariamente mais de 67 mil veículos. “Uma viagem que antes poderia durar uma hora nesse trecho, hoje passa a ser de 20 minutos, trazendo ganhos econômicos e sociais”, comemorou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.
A triplicação dos 6,8 quilômetros da BR-232 começou em março deste ano, com investimentos de R$ 100 milhões e geração de quase mil vagas de empregos diretos e indiretos.
O governo calcula que, quando concluídas, serão beneficiadas diretamente mais de quatro milhões de pessoas. Além do governador e vários secretários, estiveram presentes à entrega da obra, cinco prefeitos de cidades do interior.
De acordo com o governo, a iniciativa abrange a recuperação do pavimento; o alargamento da plataforma; novo sistema de drenagem; instalação das placas de concreto na pista principal e asfalto nas vias marginais; implantação de retornos; realocação e redimensionamento das paradas de ônibus existentes; implantação de ciclovia e calçadas em concreto; e sinalização viária horizontal e vertical.
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