A menos de um mês da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes intensificam a preparação para as provas, marcadas para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. A Folha de Pernambuco conversou com professores das três grandes áreas de conhecimento – exatas, humanas e saúde -, que deram dicas para os feras realizarem boas provas no próximo mês.
Professor de história dos colégios Motivo e Núcleo, Ian Chaves orienta que os alunos aproveitem esse tempo para praticar exercícios, treinando especialmente com questões de edições passadas do Enem. “Especificamente nessa reta final, o mais interessante é o aluno tentar revisitar provas de anos passados, buscar fazer mais questões para entender como é que os temas são abordados na prova”, disse. Alguns assuntos costumam ser mais abordados no exame: “Existem alguns temas que caem com mais frequência. Como por exemplo, no caso de História do Brasil, cai bastante Era Vargas, Segundo Reinado, Escravidão. E, no caso de História Geral, cai muito Idade Média, Século XX”.
Para Chaves, o foco deste momento deve ser a revisão. “O Enem não tem abordagem tão conteudista na prova de humanas, mas tem sim a forma como aborda as discussões. Então, vale mais a pena pegar esses exercícios e provas anteriores do que estar preocupado em correr atrás de assuntos não vivenciados”, analisou. O professor de matemática Gustavo Duarte, do colégio GGE, concorda que nessa reta final a prioridade deve ser revisar, e não buscar novos assuntos. “É melhor que o aluno reparta e revise o que já sabe, do que ficar com dúvida faltando algumas semanas e se aperrear. Na reta final, ele deve consolidar os assuntos que mais domina para não perder ponto nesse assunto e para reforçar esse conhecimento”, frisou. Entre os temas mais abordados na disciplina, apontou o professor, estão estatística, função, geometria plana, porcentagem, aritmética, análise combinatória e probabilidade.
Professor de redação do Motivo, Mário Sérgio indica diferentes meios para os estudantes ampliarem conhecimentos culturais e sociais. “Próximo à prova, é importante revisitar discussões por meio de mecanismos diversos de letramento: filmes, documentários, livros. Essas leituras devem ser de cunho transversal, pois o seu teor pode ser aplicado a diversas temáticas de caráter mais restrito. Os assuntos relacionados a temas como educação, economia, saúde, globalização, ética, ciência, cultura, liberdade são excelentes, porque sua natureza ampla poderá ser um subterfúgio para a sustentação de qualquer proposta de redação”, destacou.
Segundo o educador de Biologia Tiago Lira, do GGE, vale a pena os estudantes revisar as últimas edições da prova do Enem. Segundo o professor, alguns temas acabam sendo repetitivos. “Considerando os últimos anos, alguns conteúdos são recorrentes. Desde assuntos que envolvam a preservação ambiental, a biotecnologia, têm sempre aparecido. Então, para ficarem afiados e por dentro do que pode cair na prova, eles podem buscar as provas dos anos anteriores para revisar”, reforçou.
Para a psicóloga orientadora educacional do ensino médio do Motivo, Isabele Miranda, é importante que a saúde mental dos alunos também seja observada, incluindo na rotina momentos de relaxamento. “É muito importante neste processo a gente ficar atentos à questão da ansiedade, que apesar de ser um sentimento normal, ela pode atrapalhar no rendimento desse aluno ao realizar a prova do Enem. Então, é importante ter rotinas mais equilibradas, de forma mais leve, estabelecer os objetivos. Organização é a chave. Importante investir no cuidado com a saúde mental, estar também em conexão com as pessoas que você gosta, trabalhar a confiança. Neste período, eu acho que a tranquilidade e o equilíbrio faz toda a diferença”, ressaltou.
Folhape