Raquel: “Precisamos encarar o turismo de forma estratégica e não como uma atividade secundária”

A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), esteve, nesta terça (27), reunida com representantes do trade turístico de Pernambuco. O objetivo foi ouvir as demandas do setor e colher colaborações para o seu Plano de Governo.

Raquel também apresentou propostas para expandir as fronteiras do turismo criativo em Pernambuco. “O turismo pode reconstruir a economia e gerar a economia do futuro, mas o fomento também passa pelo saneamento básico, pelo acesso à água, infraestrutura adequada e planejamento. Precisamos identificar o turismo de forma estratégica e não como uma atividade secundária. O governo tem de ser parceiro e ajudar a gerar emprego e renda. A lógica do calendário turístico e cultural não deve ser um calendário de eventos”, ressaltou a pré-candidata.

Segundo o conselheiro da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Fred Loyo, o setor turístico abrange outras 52 atividades econômicas. “Estamos muito motivados pela importância que Raquel dá ao turismo, que tem uma capacidade de geração de emprego e renda em diversos níveis sociais. É um setor que, infelizmente, não é valorizado em Pernambuco com a falta de planejamento e de estratégias de médio e longo prazos”, destacou Fred.

Também participaram do encontro o presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela e coordenador do Plano de Governo de Raquel Lyra, Fernando Holanda, e diversos representantes do trade turístico.

A população e as organizações da sociedade civil podem enviar sugestões e contribuir com o Plano de Governo de Raquel Lyra por meio da plataforma raquellyra.com.br/planodegoverno .

PRESENÇA – A pré-candidata também marcou presença em um evento de cooperativa de seguros, no Centro de Convenções, em Olinda, ao lado da deputada estadual e pré-candidata a vice-governadora, Priscila Krause; do deputado federal Daniel Coelho e do pré-candidato a deputado estadual, Ramos.

“Precisamos construir, junto com as pessoas e as empresas. Em Caruaru, eu sempre busquei fomentar as associações porque acredito que o poder público deve ser parceiro dessas organizações”, destacou Raquel.

Fotos: Janaína Pepeu

Universidade: espaço de construção de agentes transformadores

O papel das universidades vai muito além de formar jovens para o mercado de trabalho, incluindo em seus planos de ensino e suas metodologias a tarefa de prepará-los para uma sociedade em mudança e efervescência, uma sociedade cada vez mais competitiva. Outro fator fundamental é inovar pela pesquisa, e aliá-la ao empreendedorismo como forma de tornar úteis essas tais inovações. 

Na Grécia antiga, passando pelo Império Romano, Idade Média e Idade Contemporânea, a universidade ganhou diversas formas de acessibilidade, estrutura organizacional e funções. As salas de aula tradicionais, nas quais o aluno precisa sentar-se e aguardar a explicação do professor ficaram no passado. O aprendizado não se resume em ouvir apenas.  

“Esta revolução também chegou à sala de aula, aproximando a academia e o mundo do trabalho. Trazemos, em nosso modelo de aprendizagem, o conceito de cultura maker para dentro do campus universitário em nossos núcleos de extensão e isto torna o “aprender em sala” significativo para os alunos. Eles sabem o motivo pelo qual estudam determinados temas, afinal, é este conhecimento que lhe permitirá atuar nos núcleos extensionistas – espaços colaborativos que promovem o fortalecimento das competências sociais, técnicas e comportamentais exigidas no mercado em uma perspectiva interdisciplinar. O aluno aprende fazendo, exercitando o que discute em sala com o seu professor e transformando a sociedade e a comunidade na qual está inserido. É muito mais Empregabilidade para nossos alunos, garantindo-lhes a possibilidade de conexão entre a teoria e a prática, formação técnica e cidadã, ao mesmo tempo em que reafirmamos e materializamos os compromissos éticos e solidários da WYDEN e a participação efetiva da comunidade em nossas instituições de ensino”, destaca a Gerente de Ensino da Wyden, Sabrina Petrola. 
Nesse processo, a interação do aluno conta muito. Segundo Sabrina, o aluno precisa interagir com a comunidade na qual está inserido, daí a necessidade de promoção de programas de extensão comunitária. “Aqui na Wyden, em todas as nossas IES, os alunos participam de atividades internas e externas que atendem à comunidade, com a supervisão dos docentes. Eles devem ter consciência que podem mudar a sociedade”. 

O dinamismo dos currículos programáticos e a atenção às necessidades emergentes da própria sociedade exigem que o aluno, desde o início, seja produtivo. 

“Na Wyden, criamos um espaço para que as pessoas possam, em conjunto, encontrar respostas para a construção do conhecimento que auxilia a sociedade, numa visão macro e particular, na postura ética de organização das relações humanas, que deve ser o objetivo máximo de toda a sociedade”.  

E para quem quer encontrar o seu lugar na sociedade por meio da profissão que tanto deseja atuar, a Wyden dará uma oportunidade, com o Vestibular Presencial no UniFavip, dia 30 de julho – com bolsas que podem chegar até 100%. Para consultar as informações basta acessar o link: https://inscricoes.unifavip.com.br/ .

Especialista em direito trabalhista explica os desafios que marcam o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Reconhecida como um marco trabalhista e que representa a luta por um ambiente mais seguro e com melhores condições, o dia 27 de julho é um marco. É que em 1972 foi regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, e a data é reconhecida como o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho e lança luz sobre as condições vividas por trabalhadores.

Segundo dados coletados pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), o Brasil registrou, em 2021, um aumento de 30% em mortes causadas por acidentes de trabalho em comparação ao ano anterior. Também, desde 2012, foram mais de 24 mil óbitos e cerca de 6,5 milhões de trabalhadores que já sofreram algum tipo de acidente.

Nesse mesmo ano, também foram publicadas as portarias nº 3236 e nº 3237 que incluem, respectivamente, o Plano Nacional de valorização do Trabalhador, além de tornar obrigatório os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho. Mesmo levando em consideração essa conquista, os números também mostram um cenário diferente do que muitos estão habituados.

“Tivemos muitas mudanças na legislação trabalhista e o aumento significativo da obrigação de uma alta produtividade. Isso sem falar no medo de reclamar das condições de trabalho em razão do risco do desemprego”, comenta Ana Flávia Dantas, advogada em Direito Previdenciário e do Trabalho e professora da Faculdade Nova Roma.

Além dos prejuízos direto ao trabalhador, por executar suas funções com algum tipo de risco, e para a empresa, que tem sua organização comprometida com as incidências, o acidente de trabalho tem o aspecto social fundamental na estrutura do país. “Isso tem um impacto significativo para a própria previdência social do nosso país, sendo um gasto tanto para as empresas que perdem consumidores e trabalhadores, além de ser um gasto a mais para o Estado também no que conta com o pagamento de aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária”, pontua. Só neste ano, no primeiro quadrimestre, de acordo com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o valor concebido a auxílio-acidente foi de R$ 1,7 bilhão.

O que é – De acordo com a Lei nº8.213/091, são considerados acidentes de trabalho aquilo que acontece dentro do ambiente ou em função da atividade, que cause morte ou comprometimento, temporário ou não, da capacidade do profissional. Além disso, são considerados também doenças profissionais e ocupacionais listadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

AMTTC inicia Campanha Volta às Aulas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) realizou, nesta quarta-feira (27), a Campanha Volta às Aulas, do segundo semestre, das escolas da rede pública de ensino. As ações ocorreram em parceria com a Secretaria de Educação e reúnem orientações para estudantes e pais.

As ações de Volta às Aulas foram realizadas, por equipes compostas de arte educadores, agentes de trânsito e servidores da Autarquia. Foram distribuídos materiais com tema relacionado ao trânsito, a fim de incentivar os estudantes e pais a absorverem a temática de forma divertida.

“Nossa ação teve como objetivo a conscientização do trânsito para os alunos no ambiente escolar. Foi um momento muito importante para eles, de forma lúdica as crianças receberam os materiais para repassarem a mensagem em casa e aos amigos, a atenção no trânsito!”,pontuou a gerente de Educação de Trânsito da AMTTC, Carol Melo.

Mais R$ 300 milhões para infraestrutura em Pernambuco

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco está investindo mais de R$ 300 milhões para executar ações que melhorem a infraestrutura do Estado. Além desse aporte, que tem origem do Plano Retomada do governo estadual, a pasta comandada por Tomé Franca, anteriormente chamada de Secretaria das Cidades, conseguiu destravar R$ 40 milhões de investimentos do Governo Federal para executar obras de mobilidade urbana.

“Assumimos para estabelecer uma relação mais próxima com os municípios e para destravar projetos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que totalizavam R$ 40 milhões. Buscamos em parceria dar continuidade aos contratos e conseguimos obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife, com os corredores Norte/Sul, Leste/Oeste, e obras complementares”, disse Tomé.

Obras iniciadas
Do total de recursos destravados, algumas obras no Estado já foram iniciadas, como a ampliação de dois quilômetros da Pan Nordestina na RMR, que recebeu R$ 16 milhões para realização, um giro de quadra no final da Avenida Caxangá, que terá ordem de serviço divulgada em agosto.

“Conseguimos destravar os recursos e continuar os contratos. Existe ainda o agenciamento da estação de BRT do Centro de Convenções e uma em Paulista. Já demos a ordem de serviço para que seja reparado o entorno da estação, o acesso a ela, construindo as estações que estavam fechadas”, contou o secretário.

Tomé declarou ainda que, no que diz respeito ao transporte público, existem aportes para que todas as estações de BRT estejam em funcionamento até o final do ano.

“São 44 estações e estamos dando nosso compromisso de colocá-las em atividades todas até dezembro deste ano, nos dois corredores, onde estamos requalificando algumas com ar condicionado, além de outros reparos. A gente fez ainda no início de fevereiro uma PPP, na área de transporte, e a concessionária que venceu foi a Nova Mobi Pernambuco, onde já estamos percebendo melhorias na administração de 24 terminais de passageiros”, completou o secretário.

Terminais rodoviários
“Ainda no transporte intermunicipal, fizemos investimentos em terminais rodoviários, entregando Gravatá, Panelas, Chã Grande, Cachoeirinha e Calumbi. Estamos finalizando Salgueiro e iremos entregar Goiana, Passira, Pedra e Chã de Alegria, no sistema intermunicipal”, disse Tomé.

A pasta firmou R$ 150 milhões em convênios para pavimentação de ruas em todo o Estado, além de outros R$ 150 milhões para requalificação de praças, construção de parques e equipamentos públicos que trazem mais qualidade de vida.

Folhape

34ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana deve gerar 20 milhões em vendas

Consolidando-se cada vez mais como um evento impulsor do setor têxtil e de confecções do Estado, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP) chega a sua 34ª edição. A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae estão nos últimos ajustes para o evento, que vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de agosto, no Polo Caruaru. Na última edição, a RNMP superou em 95% a edição anterior, o que faz crescer a expectativa para a 34ª Rodada, em que se espera gerar 20 milhões em vendas. O evento se destaca pelo suporte de ações que favorecem o ambiente de negócios compradores e vendedores de todo o país.

A iniciativa tem um papel fundamental no contexto de retomada econômica, principalmente neste cenário em que a inflação tem afetado os setores de roupas e calçados. Tendo em vista essa circunstância, a RNMP atua diretamente na movimentação do mercado, realizando, anualmente, dois eventos presenciais. A 34ª RNMP vai contar com 130 expositores e um total de 500 compradores vindos de todas as regiões do País. “A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana é a principal vitrine da moda pernambucana, com a participação de mais de 120 marcas, que expõem suas coleções para o varejo de moda nacional. Evento consolidado no calendário de moda nacional, a RNMP tem sido o principal indutor para as empresas pernambucanas de acesso a novos e estruturados mercados”, explica o coordenador do evento, Wamberto Barbosa.

Com o objetivo de incentivar o acesso ao mercado nacional de forma organizada e fortalecer a competitividade, a 34ª RNMP vai acontecer em uma estrutura de mais de seis mil metros quadrados no Polo Caruaru. Além da divisão por segmento, os stands também estarão divididos por 3 perfis, sendo eles: Stand Tradicional, PE que Cresce e Ala InoveTEX. Cada perfil vai atender um público específico voltado para sua área de atuação. A Ala InoveTEX é destinada aos fornecedores da cadeia têxtil, levando novidades em tecidos, tecnologia, energia solar, embalagens e outros. Já o perfil PE que Cresce, é voltado para micro e pequenas empresas, em que os expositores podem exibir os produtos em uma versão compacta dos stands tradicionais, adquiridos por um valor equivalente ao porte do negócio.

A presidente da Acic, Ivania Porto, explica que o setor têxtil está vivendo um momento delicado e a RNMP é uma oportunidade de fortalecer e impulsionar as empresas. “São iniciativas como essas que ajudam a estimular o segmento para que os empresários possam continuar ativos no mercado. O evento se torna ainda mais fortalecido a partir das capacitações proporcionadas pelo Sebrae, que elevam os conhecimentos de empresários e empresárias do setor, podendo, assim, trazer atualizações e estratégias modernas que agregam aos negócios. Estamos muito ansiosos para a realização de mais uma edição que promete trazer muitas novidades para a moda”, ressalta.

Para o Sebrae, correalizador do evento, a Rodada de Negócios é muito mais do que um canal de comercialização de produtos. “A RNMP é, além de um dos principais canais de comercialização do setor têxtil, uma apresentação do produto pernambucano para o Brasil. Um dos nossos objetivos, enquanto correalizadores do evento, é desmistificar a qualidade do nosso produto, apresentando nossas produções. Algumas empresas se preocupam em desenvolver novas coleções e produtos para apresentar a estes compradores vindos de várias regiões do Brasil. Posso dizer que a RNMP é um evento único, que tem diversas facetas, um evento rico e completo que integra diversas estratégias”, enfatiza o gestor de projetos da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Gilson Gonçalves.

Desde a 33ª RNMP, o evento conta com um formato especial do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, que leva empresas que já participaram do evento. Nesta edição, o projeto vai levar dez empresas que passaram por uma capacitação especializada. “Nessa edição nós vamos levar dez empresas que passam dez meses numa capacitação de produto, produção entre várias outras consultorias profissionais e empresariais. Essas empresas, então, participam na Rodada com maturidade e uma estrutura muito mais robusta. Através da parceria da Prefeitura Municipal de Caruaru, Sebrae, com a Acic e Armazém da Criatividade, temos o objetivo de auxiliar várias empresas para que elas consigam vender mais, e também gerar mais emprego e renda para o município de Caruaru”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho.

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – É um evento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e correalizado pelo Sebrae. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru (PMC) e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). A RNMP tem como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE).

Lessa busca melhorias para feira de ovelhas de Caruaru

Atento aos mais diversos segmentos econômicos do Agreste, o deputado estadual Erick Lessa esteve na feira de ovelhas de Caruaru nesta terça-feira (26). Ele conversou com feirantes e compradores sobre as necessidades do local e destacou a importância da agropecuária na economia da região.

As principais demandas apresentadas foram referentes a segurança e infraestrutura, inclusive energia elétrica e manutenção da coberta dos bancos. O deputado sinalizou que fará a articulação necessária com o intuito de solucionar as dificuldades.

O parlamentar salientou que é preciso investir na área de comercialização. “Esta feira não pode ser esquecida. Deve receber a atenção propícia para crescer ainda mais, contemplando a dignidade dos vendedores, compradores e dos animais que são comercializados. Vamos seguir valorizando o trabalho da nossa gente, entendendo que cabe ao poder público oferecer um ambiente adequado para isso”, declarou Lessa.

Caruaru Shopping implanta Sistema de Segurança de última geração

Considerado o maior shopping center do interior do Norte e Nordeste, com mais de 300 operações, o Caruaru Shopping também se destaca quando o assunto é segurança.

O empreendimento acaba de adquirir um software considerado o que existe de mais moderno no setor de segurança e de reconhecimento facial, com capacidade de integrar praticamente todos os sistemas do centro de compras e convivência.

De acordo com o superintendente do Caruaru Shopping, Marcus Belarmino, o sistema traz mais capacidade de gerenciamento da segurança, integrando mais de 200 câmeras.

Segundo o gerente de segurança do shopping, Antonio Madeira, “este moderno Sistema de Segurança consegue fazer o reconhecimento facial mesmo com a utilização de máscaras, além de trazer informações em relação ao fluxo de pessoas em tempo real, reconhecimento das placas dos veículos e monitorar também algumas outras diversas situações relacionadas à segurança das pessoas e do empreendimento”.

Antonio Madeira lembrou ainda que o sistema consegue fazer busca forense, com disponibilização de dados em tempo real para autoridades da segurança pública. Tudo isso respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados. “Isso representa mais uma garantia de segurança para quem frequenta o centro de compras e convivência. Bem-vindo ao futuro. Bem-vindo ao Caruaru Shopping”, destacou.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

SDR realiza serviços na Zona Rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) programou, para esta semana, ações nos distritos de Caruaru. Entre os serviços estão: aração, silagem, recuperação de estradas e limpeza.

Na programação estão a conclusão das estradas de Olho d’água da Cana, Serra Velha e Serra dos Pintos, além da continuidade do serviço na estrada do Rafael. Foi iniciado um paliativo nas estradas do Murici, Serra dos Cavalos e de Araçá. Está programada uma verificação em localidades do Segundo Distrito.

Os serviços de limpeza e capinação estão sendo realizados no Murici, Campo Novo, Serrote dos Bois e Pé de Pedra. Já a silagem está sendo realizada no Sítio Capim, Serrote dos Bois, Cacimba Cercada, Xicuru e Riacho Doce.

Diretor-geral do BA’RA Hotel recebe reconhecimento inédito e internacional

Com mais de 25 anos de atuação no setor da hotelaria, o baiano radicado na Paraíba, Gefferson Alves, celebra um feito inédito e internacional. Hoje, o diretor-geral do BA’RA Hotel, em João Pessoa (PB), e ex- asset manager do hotel Aquaria Natal, em Natal (RN), conquistou o reconhecimento da ReviewPro, que representa mais de 160 mil hotéis em 150 países e realiza a gestão de costumer experience (CX) e employee experience (EX) em todas as redes sociais e no Trip Advisor, o maior site de avaliações do planeta. O reconhecimento foi o case de Gefferson junto ao Aquaria, como exemplos de hospitalidade e retenção de talentos.

Entusiasta da hospitalidade, Gefferson implementou uma série de procedimentos internos no Aquaria a fim de melhorar tanto a experiência da sua equipe e hóspedes. O Aquaria Natal foi escolhido para ser publicado globalmente nas ferramentas do sistema e na Shiji Group, sua detentora.

Já bastante conhecido e reconhecido no mercado hoteleiro de luxo global, Gefferson tem na bagagem profunda trajetória de estudos em renomadas instituições como a PUC São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Ecole hôtelière de Lausanne, Cornell University, Harvard Bussines School, entre outras. O executivo fez carreira na hotelaria no Brasil, Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes, em empresas referências globais no segmento incluindo a Accor, na marca Sofitel, Grupo Pestana, Meliá Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts. O BA’RA Hotel é sua nona implantação hoteleira.

Na entrevista que segue, ele comenta sobre as ações implementadas no Aquaria Natal e a escolha do estudo de caso do hotel para publicação global. Além disso, traz a importância de se priorizar o cuidado com a sua equipe, e também faz uma visão geral da rede hoteleira sob os conceitos de Costumer Experience e Employee Experience. Confira:

Qual foi o reconhecimento recebido pela sua gestão no Aquaria Natal?

Existe uma plataforma de Costumer Experience que é a ReviewPro. Hoje ela representa mais de 160 mil hotéis em 150 países e faz a gestão de CX em todas as redes sociais e no Trip Advisor – o maior site de avaliações do planeta. Eu fui Asset Manager do Aquaria Natal. Fui contratado em setembro de 2019 e, quando cheguei, não existia nada de gestão. Nós implantamos uma série de procedimentos internos, e uma das primeiras coisas que fiz foi instalar esse software ReviewPro para realizar as aferições de avaliações dos hóspedes. Com a pandemia, a ReviewPro queria entender o que os hotéis estavam fazendo para reter os funcionários, pela indústria da hospitalidade ter sido dizimada no período. Ela convidou seus hotéis para apresentar um estudo de caso do que foi feito, e escolheram cinco deles no universo de 60 mil, incluindo o nosso. Inclusive, isso já tem me rendido convites para falar sobre CX e EX em empresas grandes, nos mais diversos setores.

Quais ações foram implantadas no Aquaria Natal durante a pandemia que chamaram a atenção do mercado?

Durante a pandemia, foram feitas diversas ações, principalmente de EX (Employee Experience). Mesmo com a empresa fechada e sem receita, a gente fez a implementação de alguns programas de auxílio para a equipe: auxílio alimentação, treinamentos, reformamos o hotel, concedemos suporte psicológico e hospitalar para quem precisasse… Fizemos uma série de ações para elevar a autoestima das nossas pessoas e mostrar para elas que, mesmo em um momento tão difícil, a gente estava ao lado e dando ainda mais suporte do que quando o hotel estava funcionando normalmente. Em paralelo a isso, quando o hotel reabriu, fizemos ações direcionadas para os hóspedes. Um exemplo foi a responsabilidade atribuída a cada colaborador de conversar com pelo menos dois hóspedes. O objetivo era dar encorajamento para as equipes, trazendo autoestima, e fazendo elas entenderem que estão no mesmo nível de quem chega ao hotel. Nós fomos além da equipe e expandimos as ações para a vila de Ponta Negra, que é um local humilde e precisa de muito olhar. Nossa presença saiu do hotel, que antes não existia, para além dele: a comunidade em nosso entorno. Isso gerou um impacto extremamente positivo em geral, mas o principal reflexo disso foi no hóspede.

Quais foram os resultados mais concretos dessas ações?

O hotel que ocupava a 59a posição no TripAdvisor em Natal, foi para o primeiro lugar em experiência. Além disso, subimos a diária média em quase 55%, quando reabrimos em meados de 2020. O índice de pertencimento da equipe à empresa ultrapassou os 95%, e o índice de rotatividade praticamente zerou.

Na sua avaliação, houve mudança na mentalidade da rede hoteleira é uma tendência ou é algo muito pontual?

Infelizmente, ainda é muito pontual. No cenário de hotéis do Brasil hoje, tem um percentual gigante de hotéis independentes, que são geridos por donos de hotéis e não hoteleiros: essa é a grande diferença. Em sua grande maioria, são investidores de sucesso, que possuem muitos outros negócios, e que acham que a hotelaria é uma indústria “de brincar”. A hotelaria é uma indústria extremamente profissional, extremamente rentável. É por isso que é importante que qualquer negócio que você se dispõe a fazer, entregue para quem sabe fazer. Não adianta ter só o dinheiro, porque a grande maioria tem esse dinheiro, mas não sabe fazer esse dinheiro rentabilizar, não entregam para quem sabe fazer. A visão ainda é muito focada no retorno do investimento, tentando encurtar ao máximo esse payback. Quem quer investir na indústria da hotelaria de luxo por exemplo, e que quer o payback curto, tem que mudar de área, porque payback curto na hotelaria de luxo é praticamente impossível.

Qual sua avaliação no CX e o EX nos hotéis que já trabalhou? Tem notado alguma inovação em relação a essas duas áreas?

Quando a gente fala de CX, este é um tema trabalhado na indústria há muito tempo. Eu fiz 25 anos de hotelaria agora e, desde que eu comecei, a gente fala de excepcionalidade em serviços. Então, CX sempre existiu. Hoje é um tema que está muito na moda, mas não vejo muita novidade. Quando a gente fala no mercado em geral, quando o assunto é cuidado com o cliente, a indústria da hospitalidade desde sempre entregou experiência excepcional e personalizada para as pessoas. As demais indústrias não olhavam para o cliente com o cuidado e responsabilidade que é entender o seu cliente. A personalização para outras indústrias nunca foi tão importante ou tão evidenciada como agora. Por outro lado, quando se fala de EX, são muito poucas as empresas que valorizam de fato as equipes, as pessoas. Existe muito o sair na foto e nas redes sociais, que é fazer uma pequena ação pontual para aparecer para o mercado. Na verdade, as ações precisam nascer de dentro para fora e estar na cultura da empresa, para que a equipe entenda que aquilo é a empresa e não uma ação pontual. Na minha opinião, o que deve ser feito é cuidar da nossa equipe como nós cuidamos do cliente, pois a equipe vem em primeiro lugar e o cliente em segundo lugar nesse aspecto. O cliente recebe o reflexo do que a gente entrega pra nossa equipe. Não adianta você tratar o cliente se você não trata a sua equipe. Ela só vai entregar o que ela recebe. Então se ela não recebe acompanhamento, reconhecimento e feedbacks verdadeiros, ela não vai repassar isso. Nós temos uma responsabilidade muito grande na transformação cultural, no aspecto do reconhecimento das pessoas que fazem parte do time.

O cliente está mais refinado e sensível para observar essas questões?

Existem dois momentos em que o cliente se manifesta: ou ele está extremamente feliz ou está muito furioso. E normalmente, a gente vê quando ele está furioso. Quando fazemos um trabalho muito forte com a equipe, é óbvio que o cliente percebe que o atendimento é genuíno, e que o funcionário está muito feliz ali. E esse é um papel muito importante do gestor.

Como deve ser o cuidado e o tratamento de o gestor ao seu colaborador?

Tem um paradigma que a gente aprendeu desde criança, que é achar que as pessoas precisam deixar os problemas dela da porta para fora da empresa, porque para dentro elas são robôs. Eu nunca acreditei nisso e já discuti amplamente nos oito MBAs que já fiz. Quando o colaborador tem algum problema, inevitavelmente afeta a vida dele. Então se eu tenho uma pessoa que faz atendimento direto ao cliente, e ela está com um problema sério, ela não pode ocupar essa função no momento porque não vai entregar o seu melhor. Precisamos ter o cuidado e sensibilidade de acolher essa pessoa, e entender se é o momento para ela atuar no papel dela ou não. Quando a gente perceber que as pessoas são pessoas, a gente vai conseguir extrair o melhor delas. As pessoas se apaixonam muito pelo líder que elas têm. É por isso que a literatura diz massivamente que as pessoas pedem demissão do gestor e não da empresa que atuam. Isso são relações humanas, e elas estão cada vez mais rasas, e não só nas relações trabalhador-empresa, é de uma forma geral. É fundamental que o nosso olhar humano seja revisto, e é óbvio que o cliente recebe bem a experiência de um colaborador que está muito feliz, que ama o que faz e a empresa que trabalha. As pessoas vão querer aquele ambiente porque querem estar ali, de forma natural.