AutoVip reinaugura sua primeira sede em Caruaru com presença de Luan Estilizado

Está marcada para esta quarta-feira, 09 de março, a reinauguração da primeira sede da AutoVip Associação, no bairro Divinópolis, em Caruaru. O espaço está localizado na rua Bancário Marcílio Fernandes, nº 15, e vai contar com a presença do forrozeiro Luan Estilizado para a ocasião.

Com sete anos de mercado, a AutoVip é uma associação de proteção veicular e oferece o que há de mais completo em assistência e proteção para carros, motos, bikes, vans e caminhões.

“Reestruturamos a nossa primeira sede para melhor atender os associados daquela localidade. A ideia é que a gente tenha uma sede da AutoVip nos bairros-chave de Caruaru”, explicou o presidente da associação Amarildo Batista.

Além da unidade do Divinópolis, a associação possui também sua sede administrativa, localizada no bairro Maurício de Nassau e outras seis sedes espalhadas pelo interior de Pernambuco e Paraíba, com cerca de dez mil associados distribuídos entre elas.

A AutoVip proporciona uma experiência única de economia colaborativa assegurada por ser uma das mais conceituadas associações de proteção veicular do Nordeste, reconhecida por sua excelência no atendimento e credibilidade no ressarcimento de prejuízos.

*Como funciona uma associação de proteção veicular?*

O interessado adere à associação e paga a sua taxa de adesão e mensalidade, tornando-se um associado. Assim, caso ocorra um sinistro com ele ou com algum outro membro naquele mês, o valor será coberto pela associação, sendo aquela despesa dividida integralmente entre todos os associados.

O atendimento e os serviços oferecidos pelas associações ficam disponíveis 24 horas para os associados, que podem contar também com tecnologias como: rastreamento e monitoramento para situações de furto ou roubo de veículos. Para os casos de reparos de veículos, as associações disponibilizam uma ampla rede de oficinas credenciadas com profissionais competentes e garantia em seus serviços.

É preciso, antes de mais nada, certificar-se da qualidade do serviço prestado pela associação a ser escolhida. Colher dados sobre a satisfação dos associados (a internet pode ajudar nessa tarefa) e buscar o máximo de informações e depoimentos possíveis sobre os serviços prestados.

As associações não têm fins lucrativos. Em razão disso, a proteção veicular é bem mais em conta se comparada aos seguros tradicionais, e os motoristas terão nela uma boa alternativa para a diminuição dos custos nesse sentido.

Nas associações, todos são tratados como iguais, podendo utilizar os serviços de proteção veicular sob os mesmos termos, resultando assim em um menor preço final.

Papo com especialista: Entenda melhor sobre o Imposto de Renda em 2022

Mesmo com a pandemia e muitas festas de carnaval canceladas, há quem diga que o ano só começou para valer agora, depois do carnaval. E se o ano começou, com ele vem também uma das obrigações de mais de 31 milhões de brasileiros: a declaração anual do Imposto de Renda. A declaração é obrigatória para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2021, ou seja, em média R$2.379 mensais. Por meio dela, pessoas físicas e empresas realizam a “quitação” com a Receita Federal. Dessa vez, o prazo é de 7 de março a 29 de abril, mas além de não perder o prazo, é preciso conhecer as novas regras no Imposto de Renda 2022.

As principais modificações foram realizadas pela Reforma Tributária e parte delas continuava em discussão antes do final de 2021. Ainda assim, vale saber desde já quais são os pontos de atenção para se preparar adequadamente. Além disso, de nada adianta entregar cedo e errar nos dados informados, ou seja, é preciso declarar de forma correta para não ser obrigado a retificar depois.

Para ajudar a sanar as dúvidas, a coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da EAD Unicesumar, Juliana Moraes, dá algumas orientações:

1. Obrigatoriedade na declaração:

O contribuinte obrigatório mais frequente que precisa prestar contas ao governo, através da declaração de Imposto de Renda, corresponde àqueles

que tiveram rendimento anual superior ao teto estabelecido pela Receita

Federal. Neste ano, ele corresponde a uma remuneração de R$ 28.559,70, o que dá uma renda média de R $2.379,98 por mês.

2. O que é o Imposto de Renda?

O IR é uma forma de tributação sobre a renda, ou seja, sobre o que você recebe. Grande parte deste tributo já é retido na fonte pelo empregador. Também é necessário declarar aqueles que possuem mais de uma fonte de renda, como investimentos, rendimentos, aluguéis, ganho na venda de imóveis, entre outros. A declaração de imposto de renda é a forma com que a Receita Federal (governo) tem para acompanhar as transações financeiras dos brasileiros.

3. Como é feito?

A prestação de contas pode ser de três maneiras:

1) Se tiver ganhos que altere a faixa do que o imposto retido, pode gerar

tributo a ser pago; 2) Caso pague a mais, pode receber de volta o imposto

retido na fonte, por meio de restituição; e 3) Pode ficar quite, ou seja, não

receber, nem pagar imposto. Portanto, a declaração não é realizada

apenas para pagar imposto, mas para prestar contas ao governo.

4. Quem precisa declarar?

a. Todos os assalariados e prestadores de serviço com remuneração acima de R$ 28. 559,70;

b. Caso exerça alguma atividade rural com ganhos acima de R$ 142.798,50;

c. Quem tenha bens e propriedade avaliados acima de R$ 300 mil;

d. Quem recebeu Auxílio Emergencial e lucraram acima de R$ 22 mil;

e. Quem possui ações em bolsa de valores, e outras obrigatoriedades especificadas em lei.

5. Devo contratar um profissional para fazer a minha

declaração?

É possível o próprio contribuinte realizar a declaração. Para isso, basta baixar o programa do site da Receita Federal, disponível desde o dia 7 de março, ou acionar um contador profissional para fazer a declaração de forma satisfatória.

6. Devo declarar tudo?

Sim, todas as informações pessoais deverão ser colocadas na declaração e não podem ter achismos, pois será necessário comprovar.

7. E a declaração do ano anterior?

No caso de ter feito a declaração do ano anterior, é importante estar com ela em mãos para garantir que todos os valores do ano anterior estejam corretos. Importante ressaltar que a diferença de R$ 0,01 nas informações entre um ano e outro já é suficiente para cair na malha fina.

8. Quais são os documentos exigidos?

Os documentos necessários para registrar todas as movimentações e operações financeiras em relação aos ganhos durante o ano de 2021 são:

a. CPF

b. Nome que consta no CPF (Certificar-se, caso tenha

mudado o nome de casado)

c. Endereço

d. Telefone

e. Informes de rendimentos do titular e dos dependentes

(Bancos | Convênio | NF Prestação de Serviço |Pessoa Jurídica)

f. Recibos de Dentistas | Médicos (Pagos a parte do

convênio)

g. Gastos com educação (Pessoal | Dependentes)

h. Valor dos bens que comprou ou

vendeu durante o ano (automóvel| imóvel)

9.Como se dá a restituição?

A restituição acontece em 5 lotes, durante 5 períodos, de acordo com os critérios e ordem de entrega. Sendo assim, quanto antes entregar a declaração, mais rápido será restituído.

10. E se cair na malha fina?

Caso caia na malha fina e não apresente os documentos comprovatórios solicitados pela Receita Federal no prazo, o contribuinte pode ter restrição no seu CPF e ainda terá que pagar o imposto devido com juros e multa. A punição também vale para quem entregar a declaração com atraso.

Investidores

Com o recente aumento de investidores na B3 – Bolsa, Brasil e Balcão, surgem muitas dúvidas de como esse perfil de contribuinte deve declarar o IR. “É importante que os investidores, de qualquer ordem de grandeza, registrem todas as transações comerciais que realizaram ao longo do ano, pois elas serão exigidas no momento da declaração. Sugiro criar uma planilha para não perder nenhum dado relevante”, completa Juliana. Se ainda tiver dúvidas, procure um profissional ou a própria Receita Federal do Brasil.

Viana e Moura desenvolve projeto que cria rede de apoio à colaboradoras grávidas

O dia da mulher é marcado por uma luta histórica de mulheres que reivindicavam por melhores condições de trabalho e de vida, direitos iguais e equidade salarial. Ao longo dos anos, as mulheres foram conquistando direitos e um espaço merecido dentro do mercado de trabalho, conseguindo se profissionalizar e viver independentemente. Hoje, apesar de ainda encontrar uma sociedade marcada por práticas machistas dentro de todos os ambientes sociais, é possível encontrar também empresas que adotam medidas que contribuem para um mercado de trabalho mais justo e igualitário.

Uma dessas empresas é a Viana e Moura que em mais de uma década de existência, construiu uma série de iniciativas dentro da empresa para ajudar e apoiar suas colaboradoras. O Projeto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) foi idealizado para orientar as mães que são colaboradoras V&M, bem como as esposas de colaboradores, prestando orientações sobre os aspectos do desenvolvimento infantil, oferecendo cursos, treinamentos, atendimentos online nas áreas de Nutrição, Saúde e Sócio emocional, além de consultoria de amamentação pro retorno ao trabalho.

“O PIPA é um benefício aos funcionários da V&M com filhos na primeiríssima infância (0-3 anos). A gente faz parte do Pacto Global da ONU e tem uma atenção especial ao ODS 5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), de Igualdade de Gênero. A gente sabe que esse é o momento mais importante da vida, a maior janela de oportunidade de desenvolvimento. Assim como numa construção de uma casa, é a base, e uma base forte, permite uma construção mais sólida”, explica Rogério Moraes, diretor executivo do projeto PIPA.

Whilma Lacerda trabalha na Viana e Moura há mais de 15 anos e foi uma das colaboradoras da empresa que se beneficiou do PIPA, quando engravidou do primeiro filho em 2019. Após o nascimento do filho, Whilma explica que a equipe PIPA entrou em contato para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Segundo a colaboradora, estar munida de informações neste período tão especial e desafiante em minha vida foi muito importante. Conhecer cada fase e os aprendizados que elas nos permitem viver apoia em uma criação gentil e compassiva”.

“Tem um ditado que diz que para educar uma criança é necessário uma aldeia, eu acho muito importante a Viana & Moura incentivar o cuidado parental e ter um projeto voltado a apoiar nossas famílias no cuidado com nossos filhos na infância, pois é uma fase muito promissora. O PIPA traz conteúdos muito legais produzidos por uma equipe qualificada na Primeira Infância, tem trilha, material de apoio, profissionais que acompanham e orientam a família”, conclui a colaboradora.

Além de cumprir um papel na vida de milhões de pessoas que conquistam sua casa própria, a Viana e Moura, também tem um compromisso com seus funcionários que faz com que a empresa cresça e continue seguindo em frente. É a partir de práticas como essas que é possível transformar o mundo em um lugar mais justo e igualitário para todos, apoiando a mulher que também faz o mercado de trabalho girar.

Podemos confirma desfiliação de Arthur do Val

Após pressão da Executiva Nacional e de lideranças políticas do Podemos, o partido confirmou, nesta terça-feira (8), a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP) a pedido do próprio parlamentar. Em uma infeliz coincidência, dadas as circunstâncias, a decisão foi tomada no Dia Internacional da Mulher.

O Podemos reafirma que não tolera sexismo ou qualquer tipo de comportamento preconceituoso de seus filiados. A presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), classificou as declarações de Arthur do Val como “gravíssimas e inaceitáveis”.

“Esperamos que este triste episódio mostre à sociedade que também é tempo de oportunidade para mudança e de pôr fim no machismo estrutural e no preconceito de qualquer tipo, seja de raça, cor, religião ou condição social”, disse Renata Abreu.

Ontem, o Podemos já havia oficializado a abertura de processo disciplinar contra Arthur do Val. O parlamentar estava filiado há apenas 30 dias no partido. Agora, o processo perde seu objeto e é encerrado.

“No dia da Mulher (08 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em expulsão do parlamentar”, diz o comunicado da Executiva Nacional.

Caruaru: vereadora, ex-marido e ex-assessor são ouvidos na sede da DRACO nesta quarta (09)

A vereadora de Caruaru, Kátia das Rendeiras (Republicanos) será ouvida na manhã desta quarta-feira (09), na sede da Draco- Departamento de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil de Pernambuco. O responsável pelo caso é o delegado Jeová. As ouvidas estão marcadas para iniciar às 9h30.

De acordo com informações que chegaram à nossa equipe de reportagem, a Polícia Civil investiga possível desvio de salário de um assessor que também será ouvido hoje. “Também ouviremos o ex-marido da vereadora, Jackson Rian”, informou um dos policiais que pediu reserva em relação ao seu nome.

Eleita em seu primeiro mandato pelo Republicanos, a vereadora Kátia das Rendeiras, está sendo investigada pelo possível crime da ‘rachadinha’, quando um político fica com parte de do dinheiro de assessores.

CUSTO DO VEREADOR- Em Caruaru, um vereador recebe salário de R$ 15 mil e tem direito a um vale refeição de R$500,00. Este ano, a Câmara aprovou mais R$ 2 mil de ajuda de custo para cada vereador, sendo R$ 1.000,00 para combustível e mais R$ 1.000,00 para alimentação. Quando esse aumento for sancionado, o vereador passará a ter R$ 1.500,00 mil para alimentação e R$ 1.000,00 mil para combustível. Esse aumento vai custar mais de R$ 500 mil por ano no bolso do contribuinte.

Vale lembrar que cada vereador tem ainda direito a dois telefones celular sem conta. Um fica com o edil e outro a disposição do gabinete. Os edis tem ainda um notebook onde pode acompanhar as sessões da própria casa legislativa.

Quando o vereador faz parte da Mesa Diretora (presidente, vices, secretários, etc) ganha uma ou duas assessoria a mais.

Aline Nascimento preside sessão solene da Câmara de Vereadores nesta terça (08)

Em seu primeiro mandato e com apenas 30 anos, a vereadora caruaruense Aline Nascimento assumiu a vice-presidência da Câmara de Vereadores de Caruaru ainda no início do ano passado. Por algumas vezes, esteve à frente da Casa na ausência do presidente Bruno Lambreta.

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, Aline preside a tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. O gesto foi concedido pelo presidente.

Desta vez, a vereadora conduz a sessão solene em homenagem à data que lembra e reforça a luta das mulheres por igualdade de direitos. “É muito simbólico eu estar à frente da sessão numa data tão importante para nós, mulheres. Data que reforçamos a luta feminina pelo direito de viver em igualdade e que podemos reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser”, pontua.

Além da apresentação de requerimentos dos vereadores, comum em todas as sessões, a solenidade de hoje faz uma homenagem à data. Pela primeira vez, Caruaru conta com quatro vereadoras e, após 30 anos, a Câmara foi presidida por uma mulher. “Que isso sirva de inspiração para que mais mulheres se interessem pela política. Precisamos de mais mulheres trabalhando por mais políticas públicas para nós mesmas. Esse é o caminho para acabar com as desigualdades de gênero que ainda enfrentamos”, salienta.

Prefeitura de Caruaru garante piso salarial e reajuste para professores

A Prefeitura de Caruaru informa que tem dialogado com professores e representantes da classe, promovendo encontros, a fim de apresentar, com total transparência, os estudos feitos para que o reajuste salarial seja realizado.

Em uma das reuniões, a secretária de Administração, Ana Maraísa, dialogou com o presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Confundeb), Augusto César (foto), bem como com o Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (Sinduprom).

A Prefeitura também reforça que todos os profissionais de educação terão o piso salarial garantido com o reajuste proposto de 33,24%, além de um acréscimo de 10,16% aos professores que já recebem acima do piso.

IEL seleciona estudantes para vaga de estágio em Administração em Caruaru

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está selecionando estudantes de nível técnico em Administração para oportunidade de estágio em Caruaru. Para concorrer à vaga, é preciso ter disponibilidade de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e estar cursando a partir do primeiro módulo/semestre do curso. A remuneração é de R$ 500+ R$ 100 de auxílio transporte. Os interessados devem enviar seus currículos constando o nome do curso, o período e o turno para caruaru@ielpe.org.br com o assunto: Técnico em Administração/96017.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação.

MEC e FNDE lançam reality show Merendeiras do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançaram, nesta terça-feira, dia 8, em Brasília, o reality show Merendeiras do Brasil. O certame vai reunir 15 merendeiras de todo o país, três de cada região, selecionadas a partir de critérios técnicos de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No final dos episódios, o programa apontará a melhor merendeira do Brasil.

“O reality show Merendeiras do Brasil pretende mostrar o impacto que uma alimentação saudável tem no aprendizado dos nossos estudantes e como isso pode refletir decisivamente no futuro dos nossos cidadãos”, afirmou o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, na abertura da solenidade.

No mesmo sentido, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, enalteceu a relevância do programa televisivo. “Esse reality show é uma forma de agradecer e de mostrar a importância que essas merendeiras têm na formação dos nossos estudantes”, ressaltou Ribeiro.

Já a coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, pontuou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar trabalha em dois eixos principais. Além de ofertar alimentação escolar adequada e de qualidade, o programa também investe firme na educação alimentar, para melhorar os hábitos alimentares dos estudantes. E reforçou o papel das merendeiras para o sucesso do PNAE. “Queremos que a merendeira seja vista e seu trabalho valorizado. O reality dará visibilidade a cada uma delas, ao lugar de onde vem, ao seu jeito especial e único de preparar as refeições, e também à cultura alimentar regional.”

Também presente na solenidade, o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque do Nascimento Albuquerque, destacou o carinho que as merendeiras colocam na produção das refeições escolares. “É tanto amor que vem das merendeiras que vale a pena encontrar a satisfação nesses sorrisos, que é a marca de vocês”, destacou o reitor da Unilab, instituição responsável pela execução do reality show.

O programa será veiculado aos domingos, na Rede TV, das 12h às 13h. No total, são oito episódios nos quais as participantes serão testadas em provas definidas pela equipe técnica do FNDE.

Agricultura familiar – Além de dar visibilidade às ações do PNAE, que atende diariamente mais de 40 milhões de estudantes em cerca de 150 mil escolas em todo o Brasil, o reality show também vai apresentar a relação próxima entre o PNAE e a agricultura familiar. Os normativos do programa determinam que 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar devem ser investidos na compra direta de gêneros produzidos pelos agricultores familiares, o que impacta diretamente na renda dessa parcela da população e na própria economia dos municípios.

Projeto de Marília criará Programa de Atenção à Mulheres na Menopausa e Climatério

A deputada federal Marília Arraes (PT) propôs a criação do Programa de Atenção à Mulheres na Menopausa e Climatério. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados. O objetivo central da ação é garantir a ampliação dos serviços já existentes e criar uma política universal de atenção, informação, acolhimento e tratamento multidisciplinar, para os casos nos quais houver necessidade, incluindo a distribuição de medicamentos e adoção de terapias específicas. O projeto segue os princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Sistema Único de Saúde.

O projeto pretende, ainda, qualificar a atenção às mulheres nesse período da vida, considerando as diversidades e especificidades das brasileiras de cada região do país. “Com o programa, será possível ampliar as ações de divulgação de informações para as mulheres na menopausa e realizar uma série de exames diagnósticos e terapias complementares. Também será possível a disponibilização de reposição hormonal e outras medicações necessárias, além de atendimento psicológico e acompanhamento por equipe multiprofissional de saúde. E tudo isso de forma coordenada, com um padrão similar em todo o Brasil”, explicou Marília.

Apesar da já existência de serviços de atendimento com foco no climatério e menopausa no SUS, a criação do programa proposto pela deputada pernambucana irá agilizar o atendimento de problemas que necessitam de mais atenção, além de atuar como uma medida preventiva. “Essas ações irão facilitar o acesso das mulheres com menopausa a serviços que podem estar sendo omitidos ou não priorizados”, finaliza.

Dignidade Menstrual – Também é de autoria da deputada Marília Arraes o Projeto de Lei (PL 4968/19), transformando em Lei (14.214/21), que criou o Programa Nacional de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. No Congresso, Marília encabeça a luta pela derrubada do veto do presidente Bolsonaro que retirou do texto do projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos, em todo o Brasil, para estudantes carentes da rede pública de ensino e mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo apenadas, reeducandas e em situação de rua.

A Lei da Dignidade Menstrual, como ficou conhecida, é um marco na criação de uma política pública permanente para garantir a saúde e dignidade para mais de 6,5 milhões de brasileiras que não têm acesso a itens de higiene menstrual.

O projeto, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro ainda no ano passado e aguarda sessão do Congresso Nacional para ser derrubado.