Covid-19 e Influenza A: boletins diários da Secretaria de Saúde – 03.02.22

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (3), foram registrados 40.388 casos de Covid-19, sendo 38.375 leves, 344 novos casos e 725 óbitos. Já de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram registrados 2.013 casos. 2 novos óbitos foram registrados hoje.

Foram confirmados também 653 casos para a Influenzavírus A, subtipo H3N2, sendo 595 casos leves e 58 casos graves. Nenhum novo caso foi confirmado hoje. Não há registro de óbito pela doença no município, até o momento.

Fontes:

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 02/02/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 02/02/2022).

Vídeo documentário que conta dez anos da cantora Maéve será lançado dia nove

As gravações foram realizadas na comunidade quilombola Barro Branco, onde foi montado um palco para o show comemorativo

Um clima de descontração e alegria marcou o gravação do vídeo documentário “Negra Tinta”, projeto desenvolvido pela musicista Maéve, 28 anos, que conta os dez anos da sua carreira artística, desde 2012, quando aos 18 anos veio fazer graduação em Música no IFPE de Belo Jardim. O vídeo documentário, com entrevista e show, foi gravado no dia 23 de janeiro, na Comunidade Remanescente Quilombo Barro Branco, zona rural de Belo Jardim, e será exibido no próximo dia nove, às 20h, no canal de Maéve no YouTube (https://youtube.com/channel/UCQ79SeHMev3DrlK2cnPvW6w). Além de personagem, a cantora também é produtora do projeto “Negra Tinta”, desenvolvido através da Lei Aldir Blanc estadual de incentivo à cultura.

A estrutura para o show e para as filmagens foi montada no Quilombo Barro Branco, local onde Maéve, natural de Jaboatão dos Guararapes, já firmou uma relação de intimidade. “Escolhi o Quilombo porque aqui encontro raízes da minha ancestralidade, aqui me sinto muito bem como mulher negra e encontro amigos de lutas”, diz.

Foi embaixo de cajueiros da comunidade que Maéve deu uma entrevista ao cinegrafista Heleno Florentino, produtor do vídeo documentário. Depois, foi a hora de gravar o show que contou com dez músicas, algumas delas cantadas com músicos que fizeram parte da história musical da artista. Os convidados foram Pierre Tenório, Jurandex, e David Henrique, mais conhecido como Birigui. O projeto contou ainda com a participação de Elaine Lima, liderança da comunidade quilombola, na produção do evento e como artista convidada.

A banda que participou do show também é formada por artistas que participam da carreira de Maéve, os músicos: Edu Albuquerque (guitarra), George Luiz (contrabaixo), Heligeison Feitosa (bateria), e André Luiz (Clarinete). Para garantir inclusão social, o vídeo documentário terá intérprete de libras, além de legendas. Conheça mais em @maeve

Alexandre Frota protocola projeto para exigir comprovante de vacinação nas eleições

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB/SP) pretende que apenas pessoas vacinadas contra Covid-19 possam votar nas eleições presidenciais deste ano.

Logo no primeiro dia do ano legislativo, o parlamentar ex-bolsonarista protocolou um projeto de lei para exigir que os eleitores apresentem o comprovante vacinal antes de votar.

Segundo a justificativa do deputado, não faz mais sentido que ainda existam pessoas que não se vacinaram no Brasil.

“Os imunizantes foram adquiridos em número suficiente para todas as pessoas. O ato de não se vacinar é extremamente prejudicial a toda a população, pois como sabemos a contaminação deste vírus é extremamente rápida”, diz o texto do projeto.

O deputado ainda cita o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na justificativa do projeto. “O negacionismo da eficácia da vacina não tem qualquer comprovação científica e vamos mais longe, o atual presidente afirmou que a vacina causaria AIDS, isso é um absurdo sem precedentes na história do nosso país.

Precisamos de todos os cidadãos vacinados, seja o que for necessário fazer, o Poder Legislativo tem a obrigação de tornar lei, precisamos salvar a vida e inclusive nosso sistema de saúde”.

Correio Braziliense

PSDB e MDB abrem debate para formar federação: projeto pode afetar eleição em Pernambuco

MDB e PSDB iniciaram conversas para formar uma federação partidária. A informação foi confirmada pelos dirigentes dos dois partidos.

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, confirmou que o PSDB o procurou para abrir o debate sobre a formação de uma federação partidária. Segundo o dirigente, a conversa foi incial e ainda será aberta uma escuta dos diretórios estaduais.

“Tive hoje uma conversa inicial sobre formar uma Federação com o PSDB. Preciso ouvir as bancadas e os diretórios estaduais. No MDB, todas as decisões precisam ser tomadas de forma amplamente democrática”, afirmou o dirigente.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, também confirmou as conversas. “Iniciamos conversas com o MDB sobre a possibilidade de formamos em Federação uma poderosa força política entre Partidos que tem relevante história na vida pública do País. Nesse momento vou me dedicar a ouvir internamente o conjunto de nossas lideranças”, disse.

Em Pernambuco, uma possível federação pode ter um impacto em Pernambuco. Isso porque o MDB é aliado de Paulo Câmara e o PSDB tem o projeto da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco. O presidente estadual do MDB, Raul Henry, chegou a induzir a saída do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do partido em nome da aliança com a Frente Popular.

Com projetos conflitantes, caso a federação seja confirmada, alguém terá que ceder nas eleições em Pernambuco.

Folhape

Governo federal publica portaria com regras para prova de vida do INSS

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3), portaria que disciplina os procedimentos a serem adotados para a comprovação de vida anual dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Portaria nº 1.408 apresenta algumas situações (atos, meios, informações ou bases de dados) que passarão a ser consideras válidas como prova de vida.

Uma delas é a realização de empréstimo consignado, desde que seja efetuado por reconhecimento biométrico. Considera também, para o mesmo efeito, o acesso ao aplicativo Meu INSS “com o selo outro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acessos”, tanto no Brasil como no exterior.

Também serão consideradas prova de vida atendimentos feitos de forma presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras. Perícias médicas, por telemedicina ou presencial, bem como vacinação ou atendimentos no sistema público de saúde ou em rede conveniada também servirão como prova de vida.

Outras situações que passam a se enquadrar como prova de vida são cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública; recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; atualizações no CadÚnico (quando efetuada pelo responsável pelo grupo; votação nas eleições; e emissões ou renovações de passaporte, carteira de motorista, de identidade ou de trabalho; alistamento militar; declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente; ou “outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico”.

De acordo com a portaria, caberá ao INSS notificar o beneficiário quando não for possível a comprovação de vida por esses meios. Nas situações em que o beneficiário não for identificado em nenhuma dessas bases, o INSS “proverá meios para realização da prova de vida sem deslocamentos dos beneficiários de suas residências”, acrescenta a portaria.

Cerca de 36 milhões de beneficiários fazem a prova de vida todos os anos. Desses, cerca de 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.

A prova de vida serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos. As mudanças valem para os beneficiários que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria. O Instituto tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as novidades. Até lá, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso.

Agência Brasil

Luciel Emerson tem encontro com Drayton Nejaim, presidente do LIDE Pernambuco

Em encontro no Recife, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município de João Alfredo, Luciel Emerson, esteve reunido com o presidente do LIDE Pernambuco, Drayton Nejaim.

Buscando estreitar os laços com a entidade, Luciel apresentou a potencialidade do município, mostrando a força do comércio e das indústrias da capital do Polo Moveleiro.

“Estive reunido com o Drayton Nejaim para mostrar o potencial da nossa João Alfredo. Fui muito bem recebido pelo amigo que conhece muito bem o nosso estado, tendo uma trajetória empresarial fortalecida através do LIDE”, afirmou Luciel.

“O resgate da Feira do Polo Moveleiro é uma das prioridades do prefeito Zé Martins e a colaboração do LIDE Pernambuco será de uma grande valia para a volta da nossa feira”, disse Emerson.

Drayton ficou entusiasmado com o projeto e irá em breve à Joao Alfredo conhecer a estrutura das indústrias do município do Agreste Central de Pernambuco.

Drayton é natural de Caruaru e filho do ex-prefeito da Capital do Agreste, Drayton Nejaim, que comandou a prefeitura por dois mandatos, nas décadas de 60 e 70, e teve cinco mandatos de deputado estadual.

Sobre o LIDE Pernambuco

O Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco foi fundado em 05 de dezembro de 2011, no Recife, pelo administrador de empresas e jornalista Drayton Nejaim, que desde então ocupa a presidência do Sistema no Estado. O Sistema LIDE em Pernambuco tem como vice-presidente o publicitário Daniel Asfora, cofundador. Somos uma unidade vinculada ao LIDE Global, que iniciou sua trajetória em 2003 em São Paulo, uma iniciativa do jornalista João Doria, atual governador daquele estado. Desde 2015, o LIDE Global tem como Chairman o ex-ministro do desenvolvimento econômico do Brasil, o empresário Luiz Fernando Furlan.

Aglutinamos, entre nossos filiados, companhias de atuação regional, nacional e internacional, de origem privada, pública e mista, da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado. Filiamos também entidades empresariais, além de organizações relevantes de Estados vizinhos em que ainda não existe uma representação do Grupo.

O LIDE Pernambuco concentra líderes com influência relevante no PIB do Estado. São acionistas de grandes companhias, presidentes e diretores regionais, empreendedores reconhecidos na comunidade, gestores públicos do primeiro escalão e líderes associativos com grande capacidade de mobilização.

Somos a segunda maior unidade do Sistema no Mundo. O LIDE Pernambuco aglutina 300 lideranças empresariais filiadas. Nosso LIDE Futuro concentra 165 jovens líderes com protagonismo até 42 anos. E o LIDE Mulher, 70 lideranças femininas seniores. Estamos desenvolvendo ainda o LIDE Empreendedor, um novo ambiente proposto que já soma 20 empresários.

Caruaru obtém melhor desempenho de empregos formais criados dos últimos 20 anos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), comemora o excelente resultado obtido pela Capital do Agreste, no que se refere à geração de empregos formais em 2021. De acordo com os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foram divulgados neste mês de janeiro, a cidade fechou o ano passado com o saldo positivo de 5.246 postos de trabalho criados.

O número representou recorde em Caruaru na criação de empregos, sendo o melhor desempenho do município nos últimos 20 anos. Em 2021, a Capital do Agreste também ocupou a terceira posição no ranking das cidades que mais criaram oportunidades de trabalho formais em Pernambuco, no intervalo de outubro a dezembro, com 1.490 vagas preenchidas.

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, comemorou os excelentes resultados obtidos pela cidade. “Os desafios econômicos têm sido enormes nos últimos anos. Temos uma população bastante trabalhadora e de uma visão empreendedora diferenciada. Destacamos também os diversos investimentos que foram realizados ao longo do último ano, pela iniciativa privada e pela nossa gestão. Caruaru prossegue no caminho certo e muita coisa boa ainda está por vir”, disse.

Outro dado interessante do Caged em relação ao quantitativo de empregos gerados diz respeito ao acumulado de trabalhadores com carteira assinada, totalizando 69.374. Esta soma representou crescimento no mesmo quesito no comparativo com os últimos anos.

Vacinação infantil em Caruaru ganha horário extra

Pensando em facilitar o dia a dia dos papais, mamães e responsáveis, que trabalham durante o dia e não têm a possibilidade de acompanhar os pequenos durante a imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou, para o turno da noite, o horário da vacinação das criança entre 5 e 11 anos.

A partir desta quinta-feira (3), o espaço de vacinação infantil, que fica localizado na Via Parque, em frente ao INSS, terá um novo horário. Agora, funcionará, também, das 17h às 20h.

O local contará com duas equipes para atender nos três turnos. O início da vacinação permanece às 8h, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos e feriados, o horário se mantém das 8h às 18h.

Para vacinar a criançada, é preciso ter realizado o pré-cadastro no site Vacina Caruaru e comparecer no dia e horário agendados. As crianças que ainda não possuem o pré-cadastro, é necessário fazê-lo. Os que já fizeram devem consultar sua guia de agendamento no mesmo local onde fez o pré-cadastro.

“Acreditamos que, ampliando esse horário de vacinação e ofertando mais um turno para a população, vamos conseguir alcançar ainda mais crianças”, explicou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

SENAI-PE oferece 370 bolsas de estudos gratuitas para cursos técnicos

Com o objetivo de atender às demandas do setor industrial por mão de obra qualificada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (SENAI-PE) irá ofertar 370 bolsas de estudos integrais para os cursos técnicos oferecidos pela instituição. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Ao todo, há oportunidades abertas para 18 cursos diferentes, com opções presenciais e à distância. As aulas terão início ainda neste mês de fevereiro. O edital completo e o formulário para inscrição estão disponíveis no www.pe.senai.br.

Poderão concorrer às bolsas de estudos pessoas de baixa renda que já concluíram o Ensino Médio e que obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizadas nos anos de 2018, 2019, 2020 ou 2021. O preenchimento das vagas será feito a partir das notas dos candidatos, observando-se a quantidade de vagas disponíveis para cada curso. No momento da inscrição, será necessário indicar curso, turno e escola de interesse. As vagas estão disponíveis para as unidades localizadas no Recife (Areias e Santo Amaro); Paulista; Cabo; Ipojuca; Goiana; Caruaru; Belo Jardim; e Petrolina.

Além dos cursos mais procurados na instituição – Eletrotécnica, Refrigeração e Climatização e Manutenção Automotiva –, também há oportunidades para cursos que estão sendo oferecidos pela primeira vez, com foco na indústria do futuro, como Cibersistemas para Automação e Internet das Coisas – IOT. “Estamos atentos às necessidades do setor produtivo e queremos formar profissionais capazes de atender a essas demandas, sempre garantindo a formação prática que é a marca registrada do SENAI-PE”, ressalta a diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail.

O resultado do processo seletivo será divulgado no próximo dia 9 de fevereiro. Os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas presencialmente na escola técnica indicada no ato de sua inscrição, nos dias 10 e 11 de fevereiro. Nesse momento, o estudante deverá apresentar uma autodeclaração da condição de baixa renda e comprovante com as notas do ENEM, além das cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar ou declaração emitida pela escola; documento de identificação pessoal (RG, CNH, Passaporte ou CTPS); CPF; e comprovante de residência.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Cursos por escolas

SENAI Areias
Técnico em Cibersistemas para Automação (EAD)
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (EAD)
Técnico em Redes de Computadores (EAD)
Técnico em Automação Industrial (Presencial/EAD)
Técnico em Eletrotécnica (EAD)
Técnico em Qualidade (EAD)

SENAI Belo Jardim
Técnico em Mecânica (Presencial)

SENAI Cabo
Técnico em Eletromecânica (EAD)
Técnico em Eletrotécnica (EAD)
Técnico em Mecânica (Presencial)

SENAI Caruaru
Técnico em Manutenção Automotiva (Presencial)

SENAI Goiana
Técnico em Mecatrônica (Presencial)

SENAI Ipojuca
Técnico em Plástico (Presencial)

SENAI Paulista
Técnico em Administração (Presencial)
Técnico em Química (Presencial)
Técnico em Vestuário (Presencial)
Técnico em Meio Ambiente (EAD)

SENAI Petrolina
Técnico em Eletromecânica (EAD)
Técnico em Segurança do Trabalho (EAD)

SENAI Santo Amaro
Técnico em Internet das Coisas – IOT (EAD)
Técnico em Manutenção Automotiva (Presencial/EAD)
Técnico em Refrigeração e Climatização (Presencial)

Escola de Negócios Acic promove evento gratuito sobre 4ª fase do eSocial

A partir de 10 de janeiro de 2022, todas as empresas privadas e pessoas físicas (empregadores e contribuintes) estão obrigadas a enviar, por meio do eSocial, os eventos relativos à Fase 4, que trata da “Segurança e Saúde no Trabalho”(SST). O envio das informações de maneira incorreta pode acarretar prejuízos para as empresas, inclusive financeiros, com aplicação de multas. Pensando na necessidade de adequação, a Escola de Negócios da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) realizará, no próximo dia 08 de fevereiro, o evento gratuito “ESocial 4ª Fase – Eventos de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Sua empresa está preparada?”, às 19h, no auditório da Associação.

O evento tem como objetivo evitar que as empresas de Caruaru não comuniquem ao Governo, de forma unificada e correta, as obrigações da 4ª fase. “Tratar dos eventos da 4ª fase, através da Escola de Negócios Acic, é muito importante para que a gente consiga desmistificar informações que não são verdadeiras sobre o eSocial. O empregador vai poder tirar todas as dúvidas e saber as multas que estão envolvidas no ato do não envio das informações, irá entender se houve adiamento e o que realmente foi adiado e sanar todos os questionamento diante das especulações criadas envolta do tema”, explica a técnica em Segurança do Trabalho e diretora da Evolutio Consultoria em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Elis Amélia, uma das palestrantes do evento.

Para a contadora e diretora da Acic, Aline Portela, que também irá participar como palestrante do evento, além de evitar prejuízos financeiros para os negócios, os conhecimentos adquiridos farão a diferença no andamento dos diversos tipos de relações trabalhistas em vigor no Brasil. “É de suma importância a participação dos empresários e profissionais da área para conhecimento sobre as últimas mudanças e aplicabilidade do SST (Segurança e Saúde do Trabalho) nas empresas, como forma de transmissão para o eSocial, a fim de evitar possíveis passivos trabalhistas e garantir eficácia na relação de trabalho”, defende.

Embora seja uma adaptação que ainda causa incertezas e erros no ambiente corporativo, a palestrante Elis Amélia ressalta que é preciso investir em capacitação para se incorporar ao processo com êxito. “O eSocial é uma mudança definitiva na maneira de informar ao Governo Federal os eventos das empresas, porém, é algo que é possível ser feito com sucesso e maestria, desde que o empregador entenda do que se trata e tenha segurança para contratar um serviço de qualidade e assim proteger as suas empresas, cumprindo as obrigações fiscais, trabalhistas e de todos os âmbitos que são abrangidos pelo eSocial”, disse.

Para a presidente da Acic, Ivania Porto, a formação para o eSocial é uma das ações imprescindíveis para que as empresas possam evitar retrocessos na retomada econômica, que vem enfrentando novos desafios com o aumento da infecções da Covid-19 e da Influenza H3N2. “É preciso ter em vista que esse é o momento dos cuidados em todos os aspectos que dizem respeito à manutenção e ao crescimento de uma empresa. Com o cenário de instabilidade, ter prejuízos financeiros que podem ser evitados com a devida adequação ao eSocial é um erro que pode ser evitado com capacitações com profissionais credenciados a abordagem do tema, como são as contadoras especialistas Elis Amélia e Aline Portela”, finalizou.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo link: https://bit.ly/4fase_esocial e as vagas são limitadas em razão do cumprimento das medidas sanitárias de combate à Covid-19 e à Influenza H3N2. Para a realização do primeiro evento da Escola de Negócios, a Acic conta com o apoio da Evolutio SST.

Serviço:
ESocial 4ª Fase – Eventos de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Sua empresa está preparada?
Data: 08 de fevereiro
Local: Auditório da Acic – Rua Armando da Fonte, nº 15, Maurício de Nassau
Horário: 19h
Inscrições: https://bit.ly/4fase_esocial