IFPE abre 4.631 vagas para cursos superiores e técnicos; inscrições começam nesta terça (19)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (18), o edital do Processo de Ingresso 2022.1 com 4.631 vagas distribuídas nos 16 campi da instituição.

As inscrições iniciam nesta terça-feira (19) e devem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site ingresso.ifpe.edu.br. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Em virtude da continuidade da pandemia de Covid-19, não ocorrerá prova.

Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição. Candidatos terão um canal exclusivo para atendimento através do endereço: atendimentoingresso.ifpe.edu.br

Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – voltada para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional.

Desse total, serão reservadas 60% de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, o ingresso se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. No caso do Integrado ou Proeja, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas de Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

INSERÇÃO DAS NOTAS – Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Quem optar por concorrer às vagas de cursos superiores com notas do Enem deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do Enem, número de inscrição, CPF e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Já quem escolher histórico escolar ou certificação equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do 1º e 2º ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola. Além de anexar a documentação, os candidatos também terão que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do Ensino Fundamental, se Integrado ou Proeja; e do Ensino Médio, se for para curso Subsequente. Nessa etapa, os candidatos devem ficar atentos às exigências do edital, que estabelece regras distintas em relação às diferenças curriculares.

Avaliação Específica em Música (AEM) – Para candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros), haverá ainda uma etapa adicional de performance, que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo. No dia 20 de outubro, serão disponibilizadas as peças referentes à Performance Instrumental/Vocal (PIV). Os candidatos terão que enviar a gravação do material no período de 10 a 12 de novembro, que pode ser feita on-line ou de forma presencial. Todos os procedimentos e detalhes técnicos para a gravação do material estão descritos no edital. O resultado preliminar da AEM será divulgado no dia 24 de novembro.

RETIFICAÇÃO DE INSCRIÇÕES – Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 24 de novembro. Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento e, nos dias 25 e 26 de novembro, ter a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 7 de dezembro.

RESULTADOS – No dia 7 de dezembro, será divulgado o resultado preliminar do processo, juntamente com a publicação da lista final de inscritos, sendo o período de 9 a 10 de dezembro reservado para interposição de recursos. A publicação da lista de aprovados e o resultado final do processo estão previstos para o dia 17 de dezembro, após a análise de recursos. Quem for aprovado deverá realizar matrícula na data estabelecida pelo campus escolhido, conforme edital de matrícula a ser publicado em breve.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS – Para esclarecer dúvidas, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.1 disponibiliza o canal virtual, que ficará ativo durante todo o período do processo. Também serão realizados atendimentos presenciais em todos os campi da instituição, em dias e horários específicos, bem como por e-mail e por telefone.

Programa de estágio da Vivo abre 750 vagas

A Vivo está com um programa de estágio aberto com 750 vagas disponíveis para diversos locais no Brasil. Pensando na diversidade, a companhia reservou 50% dessas vagas para estudantes negros. Para o Recife, há 12 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser feitas pelo site da 99 Jobs.

Os interessados em participar do programa precisam estar cursando o penúltimo ou último ano de formação, com graduação entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. O programa de estágio da Vivo tem duração de 12 a 24 meses, a depender do semestre cursado na faculdade, e os selecionados são admitidos entre fevereiro e abril de 2022.

Segundo a Vivo, características como curiosidade, atitude digital, abertura e fazer acontecer com responsabilidade são essenciais.

Para ser ainda mais inclusivo, não é exigido inglês. Também não há limite de idade, nem restrição de curso ou universidade.

“Para se ter uma ideia, tivemos 77% de efetivação em diversas áreas são dos estagiários que entraram na edição anterior. Trabalhamos para aumentar ainda mais esse número”, afirma Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.

Todos os inscritos participam de uma trilha de desenvolvimento profissional e pessoal. São ofertados 20 cursos de temas variados, como habilidades do futuro, matriz de prioridades, Learning Agility, Pitch Pessoal (apresentação direta e curta), entre outros. Os conteúdos são trabalhados em diferentes formatos, como texto, vídeo, podcast e lives.

Sobre o Programa
O processo seletivo é 100% digital e conta com teste de fit cultural, vídeo desafio, painéis com dinâmicas e entrevistas individuais.

A bolsa auxílio, segundo a Vivo, é compatível com o mercado, e os selecionados contam com o Vibe, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada estagiário, como vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico; seguro de vida e Gym Pass para academias.

A empresa também oferece outros diferenciais como programa de idiomas; day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados; oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos; e todos os estagiários também podem trabalhar remotamente duas vezes por semana.

Folhape

PIX tem 99% das transações liquidadas em 0,6 segundos, aponta relatório do BC

Desde que o Pix entrou em atividade, em novembro de 2020, o sistema de pagamentos vem se consolidando como uma forte ferramenta de transação. Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do 1º semestre de 2021 do Banco Central (BC), 99% das transações foram liquidadas em até 0,6 segundo.

Entre janeiro e junho deste ano, a movimentação de Pix interbancário ultrapassou a marca de R$ 1,5 trilhão, segundo o Relatório do BC.

Em junho de 2021, a quantidade de Pix realizados chegou a 626 milhões somente naquele mês.

“Sobre o Pix, cabe mencionar que a consolidação do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro certamente possibilitará o desenvolvimento de modelos de negócio cada vez mais inovadores, influenciando positivamente a oferta de novos serviços para os cidadãos”, aponta o relatório.

Em agosto deste ano, o Pix ultrapassou as operações por Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Crédito (DOC), que foram 99 milhões e 743 milhões, respectivamente

Veja abaixo a quantidade de transações interbancárias por Pix:
Janeiro 2021 – 170 milhões
Fevereiro 2021 – 229 milhões
Março 2021 – 328 milhões
Abril 2021 – 411 milhões
Maio 2021 – 543 milhões
Junho 2021 – 626 milhões

Folhape

Coleta de lixo eletrônico acontece entre 18 e 20 de outubro na Asces-Unita

É sempre desafiador imaginar onde descartar aparelhos eletrônicos que não funcionam mais, desde celulares, notebooks e computadores até aparelhos de maior porte como fogões e geladeira, nesse sentido a Asces-Unita através do projeto de extensão Asces Sustentável realizará nos próximo dias 18, 19 e 20 de outubro o recebimento desse tipo de material, em seguida será encaminhada para a ONG Trapeiros de Emaús para que possa ser reutilizada em oficinas de capacitação realizada no bairro de Dois Irmãos em Recife.
Nesta campanha não será coletado lixo tóxico como, baterias, pilhas e lâmpadas. Os parceiros da ação são as ONGs: Trapeiros de Emaús e Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco.

Laura Gomes participa de lançamentos junto ao governador Paulo Câmara

Na manhã, desta segunda-feira (18), a deputada estadual Laura Gomes, líder do PSB na Assembleia Legislativa, participou de agendas no Palácio do Campo das Princesas, ao lado do governador Paulo Câmara, do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guede, além de outros gestores estaduais e nomes importantes de Pernambuco. No começo da manhã, Laura acompanhou a reativação do Programa PE Conduz, que garante transporte gratuito e com acessibilidade para pessoas com deficiência em suas rotinas de fisioterapia, saúde e lazer.

A parlamentar ficou muito emocionada ao acompanhar esse momento. “É gratificante ver um trabalho que iniciei há 10 anos, na época do saudoso Eduardo Campos, ganhar ainda mais força e excelência”, declarou Gomes, enquanto inspecionava os veículos adaptados e cumprimentava condutores e profissionais de apoio da equipe.

Quem estava presente na solenidade era Maria da Paz, mãe do jovem Elielton que é pessoa com deficiência física e intelectual e que participa do PE Conduz desde o início. Ela lembrou que a atuação de Laura foi fundamental para a criação do Programa, e conta com seu apoio para que esta ação nunca acabe. “Eduardo foi o pai do PE Conduz e Laura a mãe. São muitos preconceitos e dificuldades que enfrentamos. O suporte que temos melhora nossa qualidade de vida”.

Outra pauta importante, que aconteceu também na manhã desta segunda, foi o lançamento do Programa Opera Mais, que irá acelerar a retomada de cirurgias eletivas em Pernambuco. Esse tipo de procedimento estavam sendo adiadas, devido à pandemia de Covid-19. “ Vemos na prática o compromisso com o fortalecimento da saúde pública, beneficiando a nossa população”, complementou Laura.

“Um Brasil que se alimenta e outro que não”

Famílias que nada tem e sofrem para sobreviver em meio à pandemia com o desemprego e a alta nos preços dos alimentos

A fome no Brasil aumentou mais ainda com o agravamento da pandemia do novo coronavírus. São 116,8 milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar no país, número equivalente a duas vezes a população da Argentina.

O percentual de lares em insegurança alimentar grave (fome) nas regiões brasileiras corresponde a 18,01% no Norte; 13,8%, no Nordeste; 6,9% no Centro-Oeste; e 6% no Sul e no Sudeste; além disso, 11,1% dos lares chefiados por mulheres enfrentam a fome. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

A pandemia também contribuiu para o aumento dos índices de desemprego, atingindo a marca de 14,1 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em dezembro de 2020. Outra preocupação que tem tirado o sono das famílias brasileiras, principalmente as mais vulneráveis, é a alta nos preços dos alimentos.

Milhares de pessoas não têm o que comer: falta-lhes o alimento básico. Por isso, além de todo o trabalho que realiza ao longo do ano, a Legião da Boa Vontade também promove a sua tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, com o objetivo de fortalecer esse espírito de Solidariedade e angariar doações em prol de quem mais precisa.

Sob o lema “um Brasil que se alimenta e outro que não”, a campanha da LBV está mobilizando doações para entregar, no mês de dezembro, 50 mil cestas de alimentos não perecíveis em 226 cidades brasileiras, as quais vão beneficiar famílias em vulnerabilidade social e em risco alimentar atendidas nos serviços e programas socioeducacionais da Instituição e também famílias assistidas por organizações que são assessoradas e atuam em parceria com a Legião da Boa Vontade. O objetivo é proporcionar a elas um Natal digno e sem fome.

Celebrar o Natal é também ajudar quem mais precisa
Doe itens que compõem a cesta: arroz, feijão, óleo, açúcar, café, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, fubá, farinha de milho, mistura para mingau, extrato de tomate, biscoito de maisena, canjiquinha, sardinha enlatada e sal.

Doe o valor da cesta e a quantidade que puder: acesse o site www.lbv.org.br.
Faça doações via transferência bancária pelo PIX: e-mail: pix@lbv.org.br.

Leve sua doação na LBV: consulte www.lbv.org/enderecos.
Informe-se pelo telefone: 0800 055 50 99.

Acompanhe as ações realizadas pela Legião da Boa Vontade nas redes sociais, pelo endereço @LBVBrasil no Facebook e no Instagram.

Paulo Câmara relança o PE Conduz com versão reformulada

O governador Paulo Câmara lançou, na manhã desta segunda-feira (18.10), a versão reformulada do PE Conduz, programa que prevê o transporte de pessoas com deficiência motora para atendimentos médicos e de lazer em vans adaptadas. O serviço retoma suas atividades em novo formato de atuação e com vagas abertas para inclusão de novos usuários. Com 35 veículos adaptados, a frota teve sua capacidade ampliada, garantindo agora espaço para quatro usuários de cadeira de rodas e seus acompanhantes em cada van.

“A gente fica feliz de poder retomar esse programa tão importante, que completou dez anos. Vamos seguir disponibilizando o serviço para quem precisa, tanto aqui na Região Metropolitana como no interior do Estado. São 35 equipamentos novos e, aos poucos, vamos vendo a demanda para seguir avançando com o programa”, afirmou Paulo Câmara.

A equipe da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD) realizou visitas sociais às mais de 600 pessoas atendidas pelo serviço para atualizar as informações cadastrais. A partir de novembro, o programa abrirá novas vagas. O processo será realizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), através do link www.sdscj.pe.gov.br. A equipe conta com nove teleatendentes, que estarão disponíveis para que os usuários possam agendar, reagendar ou cancelar as consultas e solucionar outros tipos de demandas. É possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800.281.0312, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, ou através do WhatsApp, pelo número (81) 998167-1850.

O programa foi criado durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, em 2011, e segue funcionando gratuitamente no Grande Recife e nos polos do Agreste Central, nas Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco. Nos fins de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual, como a Fenearte, e projetos de inclusão, como o Praia sem Barreiras, Camarote da Acessibilidade e Bike sem Barreiras. Nessa nova versão, a rota de lazer será aberta também ao público que não é usuário cadastrado do programa.

O secretário de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Sileno Guedes, destacou que a nova versão do PE Conduz foi pensada para seguir facilitando a locomoção dos usuários e assegurar aos pernambucanos com deficiência a possibilidade de acesso a todos os espaços e serviços. “Graças à sensibilidade do governador, conseguimos renovar essa frota para dar mais tranquilidade a quem utiliza o serviço diariamente. São veículos novos e adaptados, o que permitiu que se ampliasse o número de vagas. Dessa forma, vamos garantir o serviço que era prestado, mas ampliando a capacidade e beneficiando mais pessoas”, explicou.

“Quando soube que ia voltar, achei uma beleza. Sem o serviço, a gente sai de casa, mas não é a mesma coisa. É uma oportunidade de fazer o que precisamos, fazer a rota de lazer e conhecer gente nova. E com isso a gente sabe que vai e volta com todo conforto e segurança, isso é muito importante”, comemorou João Carlos Tobias Pereira, 35 anos, usuário do programa.

Programa de Estágio da Vivo abre 750 vagas e 50% delas são exclusivas para negros

A Vivo está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2022, o maior já realizado pela companhia. Ao todo, são 750 vagas em 17 cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campinas (SP), Caxias (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Osasco (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Vitória (ES). E, reforçando seu compromisso com a diversidade, 50% das oportunidades são exclusivas para pessoas negras.

Os interessados precisam estar cursando o penúltimo ou último ano de formação, com graduação entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Características como curiosidade, atitude digital, abertura e fazer acontecer com responsabilidade são essenciais. Para ser ainda mais inclusivo, não será exigido inglês. Também não há limite de idade, nem restrição de curso ou universidade.

“Queremos conectar propósitos e construir o caminho para novos talentos na companhia, sendo referência para quem quer iniciar uma carreira profissional. Para se ter uma ideia, tivemos 77% de efetivação em diversas áreas dos estagiários que entraram na edição anterior. Trabalhamos para aumentar ainda mais esse número”, afirma Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo. A executiva destaca também a importância em acelerar a inclusão de pessoas negras no time da companhia e no mercado de trabalho, gerando novas oportunidades de desenvolvimento para esse grupo. “Temos um sólido programa de diversidade. Acreditamos que ações intencionais como essas, em que destinamos 375 vagas para negros, podem atrair e incluir mais candidatos com experiências de vida e pontos de vista diversos, o que vai impulsionar, ainda mais, a colaboração e a inovação da nossa empresa. Estamos também preparando nossos gestores porque entendemos a importância do acolhimento e da liderança próxima e atenta para a evolução e retenção desses talentos ao longo do programa”, ressalta.

Todos os inscritos participarão de uma trilha de desenvolvimento profissional e pessoal. Serão ofertados 20 cursos de temas variados, como habilidades do futuro, matriz de prioridades, Learning Agility, Pitch Pessoal (apresentação direta e curta), entre outros. Os conteúdos serão trabalhados em diferentes formatos, como texto, vídeo, podcast e lives.

Sobre o Programa

O processo seletivo será 100% digital e contará com teste de fit cultural, vídeo desafio, painéis com dinâmicas e entrevistas individuais. A bolsa auxílio é compatível com o mercado e os selecionados contarão com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada estagiário, como vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico; seguro de vida e Gym Pass para academias. Além disso, a empresa oferece outros diferenciais como programa de idiomas; day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados; oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos; e todos os estagiários também poderão trabalhar remotamente duas vezes por semana.

Os estagiários de São Paulo poderão aproveitar ainda o espaço de bem-estar na sede da Vivo, no edifício Eco Berrini, quase 600 m² dedicados integralmente à saúde, com equipe multidisciplinar de acupunturistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, sala para meditação, yoga, incluindo a clínica Albert Einstein. Os atendimentos estarão disponíveis também de forma online, para quem ficar alocado fora da capital paulista, exceto o de acupuntura.

O Programa de Estágio da Vivo terá a duração de 12 a 24 meses, a depender do semestre cursado na faculdade, e os selecionados serão admitidos entre fevereiro e abril de 2022. As inscrições vão até o dia 03 de janeiro e os interessados devem acessar o link.

Caixa reduz juros do crédito imobiliário ligado à poupança

Boas notícias para quem deseja realizar o sonho da casa própria: A Caixa reduziu de 3,35% para 2,95% ao ano a taxa de juros para o crédito imobiliário na modalidade Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Vale lembrar que o prazo para o pagamento das prestações é de 35 anos.

Além disso, outra novidade é que os compradores também terão a opção de carência de seis meses para começar a pagar a parcela dos juros e a amortização do valor. No entanto, neste caso o valor acumulado durante o período de pauta será somado ao saldo devedor. Essas mudanças chegam para dar uma alavancada no mercado imobiliário, setor que promete ajudar o Brasil a superar a crise econômica, define o CEO do Grupo Escodelar, Rafael Scodelario: “Residencial, comercial, corporativos, hotelaria, terreno, galpão e etc. Enfim, o momento é bom para qualquer tipo de investimento, pois o crédito está mais em conta e acessível, e com isso temos este resultado que todos estão vendo. Temos observado inclusive recorde de vendas, de liberação de financiamento e de projetos aprovados”.

Com essas iniciativas divulgadas pela Caixa, o especialista acredita que mesmo com a alta da taxa básica de juros será possível superar o déficit habitacional no Brasil: “Ainda assim o mercado imobiliário vai poder estar mais acessível à população. Então podemos dizer que este tem sido um belo momento para o Brasil aquecer novamente a economia e superar a crise que se encontra”.

Scodelario também acredita que esta redução nessa linha de juros vai ser algo positivo até para quem deseja construir a casa própria: “Essa redução vai permitir que muitas famílias possam financiar a compra de lotes para fazer sua casa própria”, destaca.

Mas, antes de partir para a compra, o especialista em mercado imobiliário é cauteloso: “Recomendo muita atenção e pesquisa. Afinal, a taxa Selic registrou aumento recentemente, e se esta posição do Banco Central continuar em crescimento, os valores das parcelas podem aumentar. Então o momento é bom, mas prudência e estudar o orçamento familiar é fundamental”, completa Rafael.

Responsável por 67,1% de participação no mercado imobiliário, a Caixa anunciou que as mudanças passarão a valer a partir do próximo dia 18 de outubro.

Sobre Rafael Scodelario

Dono da Escodelar Inteligência Imobiliária, com sede em São Paulo e na Flórida, tem quase 50 corretores associados e uma carteira com mais de 6 mil imóveis à venda e locação. 6 dos 10 aptos mais caros à venda em São Paulo estão em sua imobiliária. Rafael também viabiliza empreendimentos (comerciais e residências) através de fundos de investimentos a preço de custo.

Hoje, com pouco mais de 9 anos de profissão, tornou-se referência no setor imobiliário e de corretagem e já vendeu até imóveis de alguns famosos, por exemplo Roberto Carlos, Val Marchiori e Athina Onassis.

Secretaria de Educação e Esportes promove Encontro de Líderes e live para comemorar o Dia do Professor

A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc) promoveu, no último dia 14, o I Encontro de Líderes, reunindo gestores das escolas municipais, e uma live para comemorar o Dia do Professor, festejado em 15 de outubro.

O Encontro de Líderes aconteceu na parte da tarde, no auditório da Seduc, e teve como objetivo, além de celebrar o Dia do Professor, fazer um balanço do retorno às aulas presenciais na rede, discutir os focos estratégicos para o final do ano letivo de 2021 e promover um momento formativo sobre a gestão e os processos de liderança nas escolas.

“Esse encontro foi de fundamental importância para falarmos sobre os próximos passos da educação municipal, bem como aproximar ainda mais a Secretaria de Educação das escolas”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, João Paulo Derocy Cêpa.

O evento contou ainda com uma palestra sobre “Ética e Gestão de Pessoas, proferida por Andreza Amorim, bem como atração musical e coffee break.

À noite houve a transmissão da live, pelo canal do YouTube Aula em Casa, que abordou também o tema “Ética e Gestão de Pessoas”. Apresentação musical e declamação de cordel também fizeram parte da programação.