Para 2022, Leston Júnior prega cautela na montagem de elenco do Santa Cruz

Após o rebaixamento para a Série D, que sacramentou uma das piores temporadas da história do clube, a relação do Santa Cruz com a sua torcida jpa viu dias melhores. Apesar de ter uma das maiores folhas da Série C, o time não correspondeu as espectativas dentro de campo. Para 2022, o Tricolor do Arruda busca um maior acerto contratações que irão compor o elenco.

“O futebol é algo multifatorial. O sucesso ou insucesso de uma temporada é resultado de muita coisa e para dar certo precisamos ter cuidado com alguns pilares como a montagem de elenco. É impossível ter assertividade 100%, mas é preciso ter um índice alto para que exista uma base sólida para ser aprimorada, e não modificada a cada revés sofrido”, declarou o técnico Leston Jr.

Com o fim do calendário nacional, o elenco tricolor vem sofrendo um desmanche. Dos 66 jogadores utilizados na temporada, apenas 23 ainda vestem a camisa da Cobra Coral e das 41 contratações em 2021, apenas 11 se reapresentaram na última quinta-feira (30) e jogarão a pré-Copa do Nordeste. Além do plantel,, a diretoria de futebol também está em transformação, na espera de um novo executivo para 2022.

“Eu tenho falado com os dirigentes do clube desde o primeiro contato. É difícil, qualquer clube no Brasil do tamanho do Santa Cruz vai ter muito problema, é algo que pertence a nossa vida, o que difere é a forma que você vai encarar eles. Solucionar aquilo que é possível, e minimizar o que for impossível de se resolver”, comentou o treinador coral.

Apesar de estar com os salários em dia durante a maior parte de 2021, a queda na verba para o próximo ano será uma das maiores pedras no sapato do Santa Cruz. “Teremos muitas dificuldades, mas acreditamos que temos a capacidade de conduzir de uma forma onde apesar dos problemas, atingiremos nossos objetivos”, finalizou Leston.

Folhape

Fundador da OAB Caruaru lança livro contando a história da Subseccional

O ex-presidente e fundador da Subseção da OAB Caruaru, Darley Ferreira, proferiu palestra na sexta-feira, 1° de outubro, no auditório da OAB Caruaru, e na ocasião lançou o livro de sua autoria “História da Subseção de Caruaru da OAB-PE”.

O livro traz a história da origem da subseção, fundada em 1960, a primeira do Norte e Nordeste, e conta com prefácios dos ex-presidentes Saulo Amazonas e João Alfredo, e do atual presidente Fernando Santos Júnior.

Durante seu discurso, Dr. Darley ressaltou a importância da profissão e destacou os principais pontos que foram abordados na obra que surgiu de uma conversa com o presidente Fernando Santos Jr., que destacou a necessidade de um obra com a história da subseção, valorizando, assim, toda a advocacia e a sociedade.

“Quando nós escrevemos essa obra tivemos uma preocupação de dar a Caruaru um livro que fosse diferente, e para isso, contamos com a consultoria da editora do jornal Correio Braziliense e professora, Dad Squarisi, que ao ver o livro disse que ele era interessante porque além de trazer matéria específica do direito, trazia também assuntos de caráter social”, destacou Ferreira.

O evento contou com a participação do presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Júnior, e sua diretoria, o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, os ex-presidentes da Subseção Caruaru, Margarida Cardoso, Saulo Amazonas e Felipe Sampaio, os conselheiros da OAB Caruaru, o prefeito em exercício de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lambreta, o representante do Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP, Bruno Bacelar, a presidente da ACIC, Ivânia Porto, o diretor da Rádio Liberdade, Ivan Feitosa, o historiador Walmiré Dimeron, o reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz, e da professora Raíssa Braga, representando o reitor do UniFavip.

Após a palestra, o escritor autografou os exemplares que foram adquiridos pelos participantes.

Para quem tiver interesse em adquirir o livro, ele está à venda na sede da OAB Caruaru e no Ponto CAAPE do Fórum Estadual, ao custo de R$ 50,00.

Prefeitura de Caruaru reforça recadastramento 2021

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), continua convocando os seus servidores efetivos ativos, comissionados, cedidos e temporários a atualizarem os respectivos dados cadastrais através do site http://recadastramento.caruaru.pe.gov.br:82/caruaru/login De acordo com os dados da SAD, até a manhã desta quinta-feira (30), 58,60% do total de servidores registrados já havia feito o procedimento.

Em contrapartida, ainda restam 41,60% não recadastrados. Segundo a Portaria nº 174/2021, que foi publicada no último dia 25 de agosto, no Diário Oficial do Município, o processo do Recadastramento 2021 se estenderá até o próximo dia 20 de novembro.

A SAD alerta que, se os servidores não realizarem o procedimento no período estipulado, eles terão os seus vencimentos ou salários bloqueados. Neste caso, terão os pagamentos restabelecidos somente após a regularização do recadastramento. A portaria publicada ainda estabelece punições penais e administrativas para os servidores que prestarem informações falsas ou incorretas.

Ao acessarem o site, eles terão de digitar os números do CPF e da matrícula. A Secretaria de Administração disponibiliza o WhatsApp (081) 98384-5922 e o e-mail rhpmc@caruaru.pe.gov.br para a retirada de dúvidas em relação ao número da matrícula. A pasta também reforça que ele pode ser solicitado acionando a chefia direta.

Durante o processo, caso os servidores verifiquem a necessidade de atualizar dados, eles terão de anexar os documentos comprobatórios de forma digitalizada e no local indicado no sistema do site. Exemplos: alterações de estado civil, de endereço, bem como inclusão de certidão de nascimento de filho.

Idoso de 87 anos morre em acidente de carro na BR-407

Um acidente envolvendo dois carros deixou uma pessoa morta, na manhã de ontem (02), na BR-407, em Petrolina, no Sertão do Estado. De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, um Corsa estava prestes a deixar a rodovia, quando teria sido atingido por Ford KA, no quilômetro 115,5.

Com o impacto, o motorista do Corsa, um idoso de 87 anos, morreu no local já o condutor do Ford KA não foi encontrado pela PRF. O Boletim de Ocorrência será encaminhado à Polícia Civil para investigar o acidente.

Homem é assassinado a tiros durante show do cantor Tayrone

A Polícia Civil de Pernambuco registrou mais um crime de morte em Belo Jardim, no Agreste do Estado. Desta vez, quem levou a pior foi um homem identificado como Adriano Lima, de 41 anos. Ele foi assassinado durante evento realizado na madrugada deste domingo (03), em um clube e com show do cantor Tayrone.

Durante a investida criminosa, um homem e uma mulher, que estavam próximos ao Adriano, também foram atingidos e acabaram sendo encaminhados para o Hospital Júlio Alves de Lira.

O corpo de Adriano foi encaminhado ao IML de Caruaru, na mesma região.

Filho mata o próprio pai por causa de R$50

Um filho matou o próprio pai por causa da quantia irrisória de R$50. As informações são da Polícia Militar. O homicídio ocorreu, na noite da última sexta-feira (1º), no município de Brejão, no Agreste do Estado. O suspeito teria ficado furioso, porque a vítima havia pegado o valor e suspostamente prometido a ele que iria pagá-lo posteriormente.

Sem pestanejar, o filho aplicou um golpe de faca durante corporal com o pai, que acabou conseguindo desarmá-lo, porém não resistiu ao ferimento. O suspeito foi identificado como Tiago Reginaldo, de 18 anos. Ele foi preso, encaminhado para Delegacia de Brejão e poderá responder pelo crime de homicídio doloso.

Adolescente de 16 anos é morta a tiros no Agreste

A Polícia Civil de Pernambuco computou mais um crime de morte em Garanhuns, no Agreste do Estado. A adolescente Camily Euridice da Silva Ferreira, de 16 anos, foi morta a tiros, na tarde de ontem (02), na Rua Arraial do Bom Jesus, no Bairro Heliópolis.

De acordo com as primeiras informações levantadas sobre o caso, a vítima teria sido por dois criminosos até o local, onde foi executada com vários disparos de arma de fogo.

Após o levantamento cadavérico do Instituto de Criminalística, o corpo da menor foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Governo publica regras para retorno ao trabalho presencial de servidor

Uma instrução normativa do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º), traz regras para o retorno “seguro e gradual” de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial. Pelo documento, a volta deve ocorrer com a observação das medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde como uso de equipamentos de proteção individual e de medidas em relação aos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

A mesma instrução normativa traz uma lista de casos nos quais os servidores e empregados deverão permanecer em trabalho remoto. Na lista estão, por exemplo, os que apresentem condições ou fatores de risco como idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; obesidade; insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica entre outras. Também figuram na lista de risco quem tem hipertensão arterial; doença cerebrovascular; pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave), imunodepressão e imunossupressão; doenças renais crônicas em estágio avançado, diabetes melito, além de doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; neoplasia maligna, cirrose hepática, doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e gestação.

Além de casos de saúde, também ficam liberados do trabalho presencialmente pais e/ou responsáveis legais de crianças em idade escolar e inferior, em locais onde aulas presenciais e serviços de creche ainda não tenham sido retomados.

Em todos esses casos a dispensa deverá ser solicitada pelo próprio servidor ou empregado público mediante uma autodeclaração enviada por e-mail à chefia imediata. A instrução normativa ressalta no entanto que quem fornecer informações falsas poderá sofrer sanções penais e administrativas. A chefia imediata do servidor deverá avaliar se o regime de trabalho remoto é compatível com a função desempenhada por cada um dos seus subordinados.

“Entende-se por trabalho remoto a execução das atividades fora das dependências físicas do órgão ou entidade pelos servidores e empregados públicos impossibilitados de comparecimento presencial ao trabalho, não se confundindo com o teletrabalho decorrente do programa de gestão a que se refere a Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020”,ressalta a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia no documento.

Vedações
Servidores e empregados públicos que continuarem em trabalho remoto ou que estejam afastados de suas atividades presenciais não poderão receber auxílio-transporte, nem adicional noturno. Nesse último caso a exceção é para atividades que tenham necessidade de ser prestadas em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 05 horas da manhã do dia seguinte, desde que autorizada pela chefia imediata. Fica vedado ainda o pagamento de adicionais ocupacionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por atividades com Raios X ou substâncias radioativas, previstos na Lei nº 8.112, de 1990.

Armando escreve sobre comércio exterior e a longa espera pelo acordo Mercosul-União Europeia

O ex-senador e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, fala em novo artigo sobre avanços realizados pelo Brasil na área de Comércio Exterior, e que são fruto de medidas iniciadas no período em que esteve à frente do ministério. Ele alerta ainda para a necessidade de ratificação do acordo Mercosul-União Europeia “que além dos benefícios diretos de crescimento no comércio representará um marco para a internacionalização da economia brasileira e de dinamização do bloco”.

Leia a íntegra!

Acordo Mercosul-União Europeia

Uma maior inserção internacional do Brasil é fator decisivo para o crescimento econômico do País. Afinal, 98% do mercado consumidor global está fora de nossas fronteiras. Para reverter esta situação é que observamos, desde 2015, um reposicionamento de nossa política comercial. À época como Ministro, conseguimos lançar um Plano Nacional de Exportações que teve como um dos principais pilares o acesso a mercados através do aumento da participação do País na rede internacional de acordos.

Constatamos que o Brasil era um dos únicos países do mundo que não possuía acordos internacionais vigentes na área de investimentos. Dessa forma, priorizamos novos modelos de acordos nessa área (ACFI). Concluímos 06 (México, Colômbia, Chile, Angola, Moçambique e Malauí), conquistando um ambiente mais seguro para a internacionalização de nossas empresas e a atração de investimentos estrangeiros. Outra agenda inaugurada em 2015, e que teve continuidade nos demais governos, é a de convergência regulatória e facilitação de comércio para ampliação das nossas exportações com os EUA.

Também avançamos em inéditas negociações de acordos de nova geração, ampliando o acesso ao mercado internacional de compras públicas, e no primeiro acordo bilateral na área de serviços, ambos com o Peru, ao qual seguiram-se protocolos da mesma espécie na América do Sul.

Finalmente, consideramos de crucial importância a ratificação do tratado birregional Mercosul e União Europeia, que além dos benefícios diretos de crescimento no comércio representará um marco para a internacionalização da economia brasileira e de dinamização do bloco.

Ressalto que o processo de construção desse acordo perpassou vários governos, com início em 1999. Em 2015, priorizamos o avanço das negociações e, após um intenso trabalho de harmonização dentro do Mercosul conseguimos realizar a troca de ofertas, com expressiva cobertura de linhas tarifárias, em maio de 2016. A partir desse momento, a dinâmica de rodadas de negociações foi retomada e foram finalmente concluídas em 2019.

Infelizmente, em função da má condução da política ambiental pelo atual governo, o processo de ratificação está travado no Parlamento Europeu. Nesse sentido, o Brasil precisará reafirmar seus compromissos com a sustentabilidade ambiental e recuperar nossa credibilidade nessa área, de modo a abreviar essa longa espera.

Armando Monteiro Neto

Ex-senador e ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Caruaru será palco de eventos voltados para Previdência Social

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Caruaruprev, está apoiando a realização de eventos voltados para área da Previdência Social. Desta segunda (04) até a próxima quarta-feira (06), o Maria José Recepções I, será palco do IV Encontro Nordestino de Previdência Pública da Associação Nordestina de Entidades de Previdência Pública (ANEPP) e do XIV Encontro Estadual da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (APEPP).

Serão abordados durante os eventos: temas importantes da área como a previdência complementar, a nova taxa administrativa, E-social, e o novo Sistema de Compensação Previdenciária (Comprev). Palestras sobre investimentos e demais assuntos relacionados aos regimes próprios da Previdência Social também fazem parte da programação. Os encontros ainda contarão com stand de atendimento da Secretaria de Previdência de Brasília, com orientações e resoluções de problemas dos RPPS’s.

“Nosso objetivo com a realização dos dois encontros é o de justamente promover qualificação para as pessoas que trabalham com previdências públicas. Neles, os participantes receberão orientações, por exemplo, sobre o atendimento à população e a legislação. Desta forma, os municípios ficarão ainda mais adequados em relação aos procedimentos relacionados à Previdência Social”, destacou o presidente da APEPP, Adilson Carlos.

Além da Prefeitura de Caruaru, os encontros ainda contam com os apoios da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdências Municipais) e da ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais).

Horários dos eventos:

Dia 4 – das 14 até as 18 horas

Dia 5 – das 09 até as 18 horas;

Dia 6 – das 09 até as 13 horas.