Setor de serviços recua 4% de fevereiro para março

A manicure Maria Divina Dias Martins recebe seu kit

O volume de serviços caiu 4% na passagem de fevereiro para março deste ano, depois de duas altas consecutivas do indicador. As informações da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgadas hoje (12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o segmento voltou a ficar abaixo do patamar antes da pandemia de covid-19. “O setor mostrava um movimento de recuperação desde junho do ano passado e chegou a superar o patamar pré-pandemia. Mas, com a queda em março, encontra-se 2,8% abaixo do volume de fevereiro do ano passado”, disse Rodrigo Lobo, pesquisador do IBGE.

Os serviços tiveram quedas no acumulado do ano (-0,8%) e no acumulado de 12 meses (-8%). Na comparação com março do ano passado, houve crescimento de 4,5%.

Na passagem de fevereiro para março, três das cinco atividades de serviços tiveram queda em seu volume: serviços prestados às famílias (-27%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,9%) e profissionais, administrativos e complementares (-1,4%). Dois segmentos tiveram aumento no volume de serviços: informação e comunicação (1,9%) e outros serviços (3,7%).

A receita nominal dos serviços teve quedas de 0,4% na comparação com fevereiro deste ano, de 0,2% no acumulado do ano e de 7,7% no acumulado de 12 meses. Na comparação com março do ano passado, a receita cresceu 6,1%.

PF investiga desvios de recursos da merenda escolar no Tocantins

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Micalea, para investigar a participação de empresários e servidores públicos municipais suspeitos de desviarem recursos da merenda escolar no município tocantinense de Formoso do Araguaia.

De acordo com a PF, os indícios dos desvios surgiram após a identificação de problemas na qualidade da merenda fornecida aos alunos da rede pública de educação do município.

Os policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Formoso do Araguaia. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal no município de Gurupi.

O nome da operação, Micalea, é uma palavra que deriva do latim e significa migalhas, em referência à quantidade e a baixa qualidade da merenda servida aos alunos.

Mortes em protestos aumentam e Colômbia espera nova onda de covid-19

Protesto contra o governo em Bogotá

O número de mortes registrado na Colômbia, após quase duas semanas de protestos contra o governo, subiu para mais de 40 nessa terça-feira (11), um dia antes da greve nacional convocada para esta quarta-feira. Autoridades de grandes cidades alertam sobre um pico prolongado de casos de covid-19 por causa das manifestações.

Os protestos violentos contra a proposta de reforma tributária do governo, que agora já foi retirado de pauta, começaram no dia 28 de abril. As reivindicações dos manifestantes se expandiram para incluir renda básica, fim da violência policial e retirada de um projeto de reforma da saúde que é discutido há muito tempo.

Protestos menores e bloqueios de estradas continuam diariamente por todo o país. Sindicatos e grupos estudantis convocaram greve nacional hoje, após uma reunião com o presidente Ivan Duque, que acabou sem consenso.

O ouvidor de direitos humanos da Colômbia afirmou que recebeu relatos de mortes de 41 civis e de um policial e que está verificando se os casos são diretamente ligados aos protestos.

A polícia e o esquadrão de choque Esmad são os supostos responsáveis por 11 assassinatos, segundo o ouvidor, que considerou sete mortes como não relacionadas às manifestações.

“Pedimos que medidas sejam tomadas para encerrar a violência que está fazendo a Colômbia sangrar”, disse o gabinete do ouvidor pelo Twitter.

O grupo local de direitos humanos Temblores afirmou que 40 manifestantes teriam sido mortos pela polícia, enquanto a organização não governamental Human Rights Watch disse que recebeu 46 relatos de mortes nos protestos e verificou 13.

Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização

Vacinação em El Paso, no Texas

Cidade do México e Lima – Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções para que mexicanos viajem aos Estados Unidos (EUA) a fim de receber a vacina contra a covid-19. “Quer a vacina contra a covid-19? Tem um visto para entrar nos Estados Unidos? Entre em contato com a gente”, diz o anúncio.

Do México até a Argentina, milhares de latino-americanos estão reservando voos para os Estados Unidos a fim de se beneficiar de uma das mais bem-sucedidas campanhas de vacinação do mundo, enquanto o andamento da vacinação em seus países caminha lentamente.

A América Latina é uma das regiões mais afetadas pela pandemia de covid-19, com o número de mortos próximo de superar 1 milhão neste mês, e muitos não querem esperar tanto por sua vez na fila da vacina.

Algumas pessoas estão fazendo os trâmites sozinhas, enquanto outras utilizam agências de viagem, que responderam oferecendo pacotes que disponibilizam um compromisso para a vacinação, voos, estadia em hotel e até alguns extras como passeios pela cidade e tours de compras.

Glória Sánchez, de 66 anos, e seu marido, Angel Menendez, de 69, viajaram no final de abril para Las Vegas, com o objetivo de tomar a dose única da vacina da Johnson & Johnson’s.

“Nós não confiamos nos serviços de saúde pública neste país”, disse Sánchez, agora de volta ao México. “Se não tivéssemos viajado para os Estados Unidos, onde eu me senti um pouco mais confortável, eu não teria me vacinado aqui”.

Um agente de viagens na Cidade do México organizou a viagem e um associado em Las Vegas conduziu o processo no lado norte-americano, disse Sánchez.

O associado nos Estados Unidos arranjou um horário para que eles fossem vacinados, e então os conduziu a um centro de convenções em Las Vegas, onde apresentaram seus passaportes mexicanos e receberam as doses.

“Decidimos transformar a viagem em um passeio de férias e ficamos por uma semana, andamos como loucos, comemos uma comida muito cara, porém boa, e também fizemos compras”, disse.

Enquanto a demanda dispara, os preços de voos do México para os Estados Unidos cresceram em média de 30% a 40% desde meados de março, disse Rey Sanchez, que dirige a agência de viagens RSC Travel World.

“Há milhares de mexicanos e milhares de latino-americanos que foram para os Estados Unidos se vacinar”, disse o agente de viagens, acrescentando que os principais destinos têm sido Houston, Dallas, Miami e Las Vegas.

A Reuters não conseguiu encontrar dados oficiais sobre o número de latino-americanos que estão viajando aos EUA em busca de vacina. Os viajantes normalmente não declaram “vacinação” como motivo para a viagem.

A Embaixada dos Estados Unidos no Peru informou recentemente no Twitter que as pessoas podem visitar os EUA para tratamento médico, incluindo vacinas.

Na Argentina, um anúncio em Buenos Aires detalha o custo estimado para se vacinar em Miami: passagem aérea US$ 2 mil, hotel por uma semana US$ 550, comida US$ 350, aluguel de carro US$ 500, vacina US$ 0, totalizando cerca US$ 3.400.

Os latino-americanos que viajaram com visto de turista aos EUA, com quem a Reuters falou, disseram que conseguiram ser vacinados com documentos de identidade de seus países de origem.

ONGs de Caruaru receberão apoio da LBV com kits pedagógicos

Em meio à maior crise sanitária das últimas décadas, a Legião da Boa Vontade (LBV) não mede esforços e mantém o seu compromisso em ajudar a quem mais precisa, a Covid-19 gerou enormes impactos na área da Educação e afetou fortemente estudantes, especialmente os de famílias mais vulneráveis, e instituições de ensino.

Sempre preocupada com a educação, a LBV atua há décadas, por meio de diversas ações, para ajudar a garantir esse direito tão importante e necessário às crianças e aos adolescentes, a exemplo é a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, realizada anualmente pela Instituição.

A tradicional campanha tem feito a entrega de kits de material escolar para milhares de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social no país. O material escolar é um incentivo para que meninas e meninos possam continuar os estudos, seja de forma presencial ou remotamente, por causa da pandemia.

Em todo o Brasil, a LBV, faz a entrega de 25 mil kits de material escolar, compostos de mochila, cadernos, lápis, borrachas, régua, canetas esferográfica e hidrocor, estojo, cola.

Em Caruaru, nesta quinta-feira, 13 de maio, às 15h, na Sede do Lions Clube do município, a LBV faz a entrega de 172 kits de materiais pedagógicos, para os alunos dos projetos “Reeducar; Viver; Centro de Educação Popular Assunção – CEPA e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE”, toda a ação solidária educacional tem a parceria do Transforma Caruaru.

A entrega será com todos os cuidados para a não aglomeração, obedecendo todas as orientações sanitárias.

A LBV convida a Sociedade Caruaruense, a colaborar com a iniciativa solidária para que mais pernambucanos possam ser assistidos pela ação humanitária em prol da educação.

SAIBA COMO AJUDAR:
Acesse www.lbv.org.br e doe qualquer valor. Se preferir, faça uma transferência bancária pelo PIX oficial da LBV: pix@lbv.org.br.

Confira essas e outras ações realizadas pela Instituição no endereço @lbvbrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Serviço:
LBV faz entrega de kits pedagógicos em Caruaru
Dia: 13 de maio – Quinta-feira – 15h
Local: Lions Clube de Caruaru/Transforma Caruaru
Rua Suíça, 100 – Bairro Universitário

Evento debate a enfermagem brasileira e estimula solidariedade

A Faculdade UNINASSAU Caruaru, por meio do curso de Enfermagem, realiza a sexta edição da “Semana de Enfermagem”. A atividade acontece entre os dias 14 e 21 deste mês e terá como tema a “História, ciência, trabalho e resistência: a gigante enfermagem brasileira”. A programação conta com palestras, minicursos, desafio virtual e apresentação de trabalhos.

O evento é voltado aos estudantes do curso, mas também a profissionais da área e estudantes de outras instituições. Devido à pandemia, as palestras e minicursos serão transmitidos pela plataforma Microsoft Teams.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Caruaru, Kelly Pessoa, o intuito da atividade é promover o aprimoramento técnico dos alunos, além da integração, contribuição e participação em ações de responsabilidade social. “O grande objetivo do evento é promover o aprimoramento técnico-científico dos estudantes, por meio das atividades que serão realizadas”, destaca.

As inscrições são gratuitas, podendo ser feita pelo site https://extensao.uninassau.edu.br/- . Os interessados devem selecionar o estado de PE e depois a cidade de Caruaru.

Desafio Virtual e solidariedade

A Semana de Enfermagem ainda conta com desafios virtuais, que reúnem solidariedade e homenagem aos profissionais da área que atuam na pandemia. Ainda haverá uma promoção da carreira do enfermeiro, com a elaboração de um vídeo sobre uma especialidade dentro da formação em Enfermagem.

A responsabilidade social também está presente na programação e no desafio, com o incentivo e pontuação para as doações de sangue e de cestas básicas realizadas.

Confira a programação completa:

14/05/2021

18h20- Abertura- História, ciência. Trabalho. Resistência: A gigante Enfermagem brasileira.

15/04/2021

18h- Minicurso Feridas – debridamento

18/05/2021

18h- Liderança na enfermagem uma forma de ser resistência sem perder a ciência

19/05/2021

15h- Minicurso: Desafios e perspectivas para o desenvolvimento de novos fármacos na Doenças de 18:00 Manejo de vias aéreas no Atendimento Pré-Hospitalar

17h- Assistência da enfermagem na intubação de sequência rápida

19h- A enfermagem e a biossegurança

Assaí lança serviço para que clientes recebam as ofertas por aplicativos de mensagens

Para os clientes do Assaí Atacadista, garantir mais economia vai ser tão fácil quanto mandar um “oi” por aplicativo de mensagem. Desde a segunda-feira (10) que a empresa lançou um serviço fácil, rápido e sem nenhum custo para que os clientes recebam as ofertas de suas lojas favoritas por meio de um dos aplicativos mais utilizados no país – o WhatsApp.

Com a novidade, os clientes ganham um novo canal para acessarem os tabloides e promoções de cada loja e se manterem sempre atualizados com os melhores preços do dia a dia. Além disso, a ferramenta também contribui com o meio ambiente ao permitir uma redução na quantidade dos folhetos impressos que são disponibilizados nas entradas das unidades e com a expansão da versão digital dos materiais.

Para fazer o cadastro e começar a usar, é muito simples: basta enviar um “oi” para o número-tronco do Assaí no WhatsApp, 0800-608-0168, válido para todas as regiões do país. Na sequência, uma ferramenta de inteligência artificial disponibilizará as opções de região e de qual loja se deseja receber as ofertas semanalmente. Após confirmar e autorizar a inscrição, o cliente recebe o número de telefone da unidade selecionada e, ao adicioná-lo na agenda do celular, basta enviar a palavra “Promo” para finalizar e os tabloides de ofertas passam a ser recebidos pelo Whats sempre que disponibilizados pelas lojas. No caso de não desejar mais receber as ofertas, basta enviar “Sair” para cancelar automaticamente a inscrição.

A iniciativa está em linha com o objetivo do Assaí de trazer cada vez mais facilidades e praticidade aos seus clientes. A rede conta também com um aplicativo próprio, o Assaí Clientes, gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play, em que é possível, entre outras vantagens, consultar horários de funcionamento das unidades e, ainda, o fluxo de pessoas em tempo real de cada loja para que seja possível programar o melhor horário de ida ao ponto de venda e evitar aglomerações.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, é a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil e está presente nas cinco regiões do País com 185 lojas distribuídas em 23 estados (incluindo Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

UFPE e Sudene lançam formação em saúde digital para agentes comunitários e de combate às endemias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Núcleo de Telessaúde (Nutes), e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) lançam, nesta quarta (12), às 10h, o Agente Virtual. O projeto inclui um curso teórico-prático de saúde digital, ministrado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Também engloba a supervisão dos agentes, por telessaúde, para formação em Saúde Digital no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Agente Virtual é coordenado pelo Nutes e financiado pela Sudene. Um total de 2 mil vagas são oferecidas, destinadas a municípios dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo.

O Nutes é a unidade de Saúde Digital do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O núcleo mantém atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações para aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área de saúde. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Sudene no YouTube, conta com a presença do reitor Alfredo Gomes e do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, dentre outras autoridades.

Prorrogação das inscrições do 25º Cine PE

Cine-PE 2021 prorroga inscrições para as Mostras Competitivas de Filmes até 25 de Maio
25ª edição do festival deve ser realizada no segundo semestre, em formato híbrido, presencial e virtual

Os realizadores de cinema de todo país, que ainda não se inscreveram para a programação da 25ª edição do Cine PE | Festival Audiovisual terão o prazo estendido até terça-feira, 25 de maio para inscrever suas produções na mostra competitiva pelo link festivalcinepe.com.br/inscricao2021.

Os filmes podem participar das Mostras de Curta-Metragem Pernambucano, Curta-Metragem Nacional e Longa Metragem, nas categorias ficção, animação ou documentário.

Para se inscrever nas mostras competitivas de curtas-metragens, os filmes devem ter até 22 minutos de duração (conteúdo e créditos), em formato 35 mm ou digital HD. Já os longas-metragens precisam ser brasileiros, podendo haver coprodução internacional, com duração acima de 70 minutos. É necessário garantir oficialmente as exibições dos longas na grade em formato 35 mm ou digital HD. Tendo em vista a acessibilidade, os filmes selecionados, tanto curtas quando longas, deverão entregar duas cópias, sendo uma delas legendada.

Ano passado, 941 filmes foram inscritos para as mostras competitivas, 5,37% a mais do que em 2019. Entendendo que o mercado do audiovisual sofreu com as restrições impostas pela Covid-19, a direção do festival decidiu que a curadoria também reconsiderará as inscrições realizadas nas edições de 2019 e 2020 para compor a grade de exibição de 2021.

Além disso, as produções realizadas neste período de pandemia também serão acolhidas pelo festival. “Filmes com uma produção mais enxuta, caseira, que mostram a realidade do mercado, do momento que estamos passando. Apesar das dificuldades, essas produções reforçam a capacidade criativa dos realizadores brasileiros”, explica Sandra Bertini, diretora do Cine PE. Podem se inscrever no festival produções finalizadas em 2018, 2019, 2020 e 2021.

Para a curadoria dos filmes, o sentimento é de observar a experiência conquistada na edição anterior e de, ao mesmo tempo, ficar sintonizado com o que surgirá de produções na era da pandemia. “Acredito que, desta vez, o processo de curadoria se beneficia da experiência que adquirimos na edição passada do Cine PE e da observação de como todo o circuito de festivais de cinema tem se adaptado a esse período de isolamento social, não só pensando em suas limitações, mas também aproveitando as oportunidades que são ampliadas”, diz Nayara Reynaud, jornalista e crítica de cinema. Para Edu Fernandes, roteirista e também crítico de cinema, “O festival em formato virtual foi uma experiência nova para todos. Em 2021, temos a esperança de que as sessões aconteçam presencialmente, enquanto vivemos um momento mais positivo, além de uma curiosidade sobre qual produção foi possível nesse ano tão difícil.

A 25ª edição do Cine PE | Festival Audiovisual deve acontecer no segundo semestre deste ano, entre os meses de setembro e outubro. Diante da crise sanitária provocada pela Covid-19, a direção do Cine PE ainda não decidiu o formato do festival, mas a expectativa é que o maior e mais tradicional evento competitivo do cinema nacional em Pernambuco seja realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais. “Toda a equipe do festival está muito empenhada na sua realização. Ao longo desses 25 anos, o Cine PE assumiu um protagonismo no mercado do audiovisual brasileiro. Precisamos honrar essa trajetória com mais uma edição significativa”, conclui Sandra Bertini.

Em 2020, o festival aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, em formato inédito, ocupando multiplataformas. Os filmes foram exibidos na televisão, no Canal Brasil e na TV Pernambuco e, na internet, por meio da plataforma de streaming Canais Globo.

“O festival em formato virtual foi uma experiência nova para todos. Em 2021, temos a esperança de que as sessões aconteçam enquanto vivemos um momento mais positivo, além de uma curiosidade sobre qual produção foi possível nesse ano tão difícil”, avalia o curador Edu Fernandes.

As fichas de inscrições e o regulamento da 25ª edição do Cine PE estão disponíveis pelo link festivalcinepe.com.br/inscricao2021.

Serviço:
Inscrições para a mostra competitiva do 25º Cine PE | Festival Audiovisual
Quando: de 07 de abril prorrogado até 25 de maio Onde: festivalcinepe.com.br/inscricao2021

Maio é o mês de conscientizar as mulheres sobre o Câncer de Ovário

O Dia Mundial do Câncer de Ovário, definido como o dia 08 de maio por organizações de todo o mundo que trabalham com a propagação de informações sobre a doença, unidos em prol desta causa em 2013, é considerado a data mais importante para as mulheres acometidas pela doença, pois é o momento em que as ações solidárias para conscientizar a população sobre as formas de prevenção e tratamento acontecem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 250 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de ovário todos os anos no mundo e 140 mil morrem por causa da doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum no Brasil e estimativa de casos novos é de mais de 6 mil por ano.

Em geral, os tumores de câncer de ovário são identificados em fases mais avançadas e os sintomas são muito inespecíficos, como aponta o oncologista Alexandre Sales, diretor do NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste: “a mulher pode notar um desconforto na digestão, como se estivesse empachada, pode ter prisão de ventre, aumento no volume da barriga, sintomas que, muitas vezes a mulher não dá importância e, quando vai procurar atenção médica, em geral, já são tumores diagnosticados em estado bem avançado”.

Este é um tipo de câncer que não tem rastreamento, diferente do câncer de mama e do de cólon uterino, por exemplo, que são doenças rastreáveis com mamografia, com colpocitologia oncótica ou exame de lâmina. “Porém, quando a mulher tem o hábito de ir ao ginecologista frequentemente, durante o exame físico e até mesmo em exames complementares, como a ultrassonografia, pode, eventualmente, ter o diagnóstico de um tumor de ovário em um estágio inicial”, explica o especialista.

Em relação aos fatores de risco, os principais são o histórico familiar e a idade, mas também são levados em consideração fatores reprodutivos e hormonais, genéticos e o excesso de peso corporal. “Para evitar o problema, é importante que a mulher mantenha uma rotina saudável de vida, com atividades físicas e uma dieta balanceada”, ressalta Alexandre Sales. Sobre o tratamento, ele pontua: “em geral, o tratamento mais recomendado e inicial é o cirúrgico; a paciente precisa ser avaliada por um cirurgião oncológico e, dependendo do estágio da doença, o tratamento pode ser complementado com sessões de quimioterapia”.

Assim como para outros tipos de câncer, existe a possibilidade de cura também para o de ovário. “São muitos os avanços em relação aos procedimentos cirúrgicos e aos tratamentos sistêmicos. No caso das mulheres com um quadro irreversível da doença, estes aspectos têm contribuído para que elas venham a ter mais anos de vida; já para aquelas que estão no estágio inicial do câncer, a estimativa de cura é bem maior”, conclui Sales.