Secretaria de Assistência Social entrega cestas básicas, para pessoas cadastradas, a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social, inicia, na próxima segunda-feira (05), a entrega das cestas básicas para as famílias cadastradas de acordo com a Lei Municipal de Benefício Eventual, nº 3.174/2017.

Para evitar aglomeração, a secretaria organizou a distribuição em três dias (05, 06 e 07 de abril). As famílias foram previamente cadastradas e receberam uma senha correspondente ao dia e local que devem retirar a cesta básica. As entregas acontecerão na quadra do Colégio Diocesano (senhas cinzas), no CRAS Santo Antônio (senhas verdes), no CRAS Cohab 1 (senhas laranjas) e zona rural (senhas azuis).

Serão entregues duas mil cestas básicas compostas por feijão, arroz, sardinha, cuscuz, farinha, açúcar, café, óleo e bolacha salgada.

“É óbvio que num contexto de pandemia, não tem apenas atingido a economia do nosso país, mas também sacrificado o nosso povo em relação às necessidades mais elementares. Essas cestas básicas estão chegando numa boa hora porque irão melhorar a alimentação de tantas famílias que estão sendo privadas deste pão de cada dia, tanto na cidade como nas comunidades rurais”, explicou o secretário de Assistência Social, Geraldo de Magela.

Prefeitura de Belo Jardim lança campanha: “Mesa Solidária”

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, lança, nesta segunda-feira (05), a campanha “Mesa Solidária” com o objetivo de arrecadar alimentos para as famílias que estão passando por dificuldades neste momento de pandemia.

A ideia é que aqueles que vão se imunizar no Centro de Vacinação Covid e quiserem contribuir, de maneira voluntária e não obrigatória, levem um quilo de alimento não perecível para doação. Os produtos arrecadados serão doados para famílias de comunidades carentes.

“Vamos aproveitar o momento de esperança na vacina para ajudar quem precisa também. Quem for se imunizar e quiser se juntar a essa rede do bem, pode deixar a sua contribuição lá na quadra do Colégio Donino, onde está o centro de vacinação. Não é obrigatório, mas é o momento de estendermos as mãos em prol do próximo”, explicou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 02.04.21

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta sexta-feira (2), 96,44% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 43 novos casos, 34 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 67.176 dos quais 25.816 foram através do teste molecular e 41.360 pelo teste rápido, com 19.330 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 46.909.

Também já foram registrados 80.995 casos de síndrome gripal e 3.163 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 937 casos, 44 pessoas em isolamento domiciliar e 57 internamentos.

Governo Federal se compromete a socorrer a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Até o final da primeira quinzena de abril, o Governo Federal deverá apresentar um plano emergencial para evitar o encerramento das atividades do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova, uma das principais atrações turísticas do Brasil que vem enfrentando sérias dificuldades após o cancelamento das temporadas de 2020 e 2021 em virtude da pandemia.

A informação é do presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que foi à Brasília nesta quarta-feira (31) para audiências com o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o Secretário Mário Frias e o presidente da Embratur, Carlos Brito, com o objetivo de discutir uma alternativa de apoio ao evento que é realizado em Pernambuco há mais de 50 anos no maior teatro ao ar livre do mundo e que já atraiu mais de 4 milhões de visitantes do Brasil e do mundo.

“O Secretário de Cultura, juntamente com Ministro do Turismo, assumiu o compromisso conosco de socorrer a Sociedade Teatral de Fazenda Nova até meados de abril para que possamos superar o momento mais delicado que já vivemos nestes 52 anos de história deste megaevento”, disse Pacheco após a reunião.

Na sequência, o produtor cultural participou de um segundo encontro com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e com o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento.

Na ocasião, Carlos Brito ratificou o compromisso do Governo em trabalhar para evitar o encerramento do espetáculo. “A Embratur fará todos os esforços para ajudar a organização da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a ter sucesso neste projeto importantíssimo para o estado de Pernambuco e para o Brasil”, disse o presidente da Embratur.

Auxílio Emergencial 2021: lista de aprovados

Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal.

A partir desta sexta-feira (2) os trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais da Caixa Econômica Federal, assim como os integrantes do Cadastro Único do Governo Federal, poderão conferir se têm direito a receber o auxílio emergencial. A consulta deverá ser feita pelo site:
consultaauxilio.cidadania.gov.br/.

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que a previsão é de que, este ano, sejam pagas quatro parcelas, com valores de R$ 150, R$ 250 ou R$ 375, a depender da situação de cada família. Ainda segundo o ministro, haverá limitação de um benefício por família. A previsão é de que a medida abranja mais de 45 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 22 milhões a menos do que no auxílio emergencial de R$ 600, pago em 2020.

“Aqueles que estavam aptos, em dezembro, permanecem recebendo o auxílio, com exceção dos que foram identificados com itens que não permitem o ingresso na lista para receber o auxílio em 2021. Mas, sem dúvida nenhuma, mais de 40 milhões de famílias que passam por situações muito sofridas nesse momento, poderão ter acesso ao benefício do auxílio emergencial em 2021”, salienta.

Confira aqui o calendário de pagamento do auxílio emergencial 

Um dos critérios para receber o benefício é ter feito parte do auxílio anterior e, portanto, já está inscrito nos cadastros públicos usados para a análise dos pedidos. Sendo assim, a pessoa que não faz parte dos cadastros não receberá uma das quantias previstas.

Inicialmente, a previsão do governo era de que a verificação poderia ser feita a partir desta quinta-feira (1/04). No entanto, a liberação para saber quem terá direito ao benefício foi adiado para esta sexta-feira (2). Para saber se está apto a receber um dos valores previstos, os trabalhadores devem informar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Outro meio de consulta é pelos canais auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.

Continuidade do auxílio emergencial
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (31) a volta do auxílio emergencial. O pagamento do benefício está previsto para iniciar na terça-feira (6/04) da próxima semana. O anúncio foi feito após reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania, João Roma, e os presidentes da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e da Dataprev, Gustavo Canuto.

“Acordos coletivos construídos em outro contexto econômico precisam ser revistos para preservar empregos”, destaca o deputado Marcelo Ramos

Segundo Bolsonaro, apesar de o auxílio voltar a ser pago à população, o Brasil precisa acabar com a política de lockdown. Além disso, o chefe do Executivo afirma que o país avança nos projetos de aplicação de vacinas contra a Covid-19 e defendeu a retomada das atividades de forma segura.

“O governo sabe que não podemos continuar por muito tempo com esses auxílios, eles geram custos para toda a população e podem desequilibrar a nossa economia. Nós queremos, realmente, voltar à normalidade o mais rápido possível. Mas, fazemos o possível para atender a população com vacina. Agora, repito, o Brasil tem que voltar a trabalhar”, pontuou.
 

Armando: “Vacina e apoio à economia devem andar juntos”

O ex-senador Armando Monteiro (PSDB) voltou a cobrar a necessidade de aceleração do processo de imunização da população brasileira, para que a economia possa ser retomada, sobretudo para os micro e pequenos comerciantes.

“Só acelerando o processo de vacinação é que a população terá segurança para consumir, circular e movimentar a economia”, afirma.

“O fato de você ter interrompido o pagamento do auxílio durante meses teve um impacto no comércio, na atividade econômica. Muitas pessoas que trabalham na informalidade ficaram com renda zero. E outras perderam o emprego. Portanto, esse auxílio não é só um imperativo de justiça social, que tem de ser oferecido àqueles que mais precisam, mas é também uma forma de garantir que a economia possa manter um nível mínimo de atividade e de consumo. Por isso é que nós lamentamos essa demora na implementação do benefício”, reflete Armando.

Ainda segundo Armando Monteiro, o Poder Público precisa continuar a apoiar as empresas, para que elas possam das as respostas necessárias no pós-pandemia, no esforço de retomada econômica. “Se as empresas morrerem, a retomada da economia adiante vai ser muito mais difícil, sobretudo a questão do emprego. Nessa hora o que nós precisamos é apoiar aqueles que produzem, apoiar as empresas, as micro e pequenas empresas, que precisam sobreviver”, conclui.

Crédito da imagem: Divulgação (imagem feita antes da pandemia)

Pernambuco inicia imunização dos profissionais de segurança pública com nova remessa de vacinas

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (01.04), a chegada de mais 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19 a Pernambuco, sendo 362 mil da Coronavac e 32 mil da AstraZeneca/Oxford. Com esse novo lote, será possível garantir a segunda dose aos idosos com mais de 65 anos em todo o Estado, além de iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública, a partir da inclusão dessa categoria entre os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização.

“Nosso esquema de distribuição está preparado e amanhã todas as vacinas já terão sido entregues aos municípios”, afirmou Paulo Câmara, em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira. Com mais esse lote, já são 1.833.530 unidades de imunizantes recebidos no Estado. O quantitativo foi conferido pela equipe técnica do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que ainda nesta sexta-feira (02.04) fará o envio às 12 Gerências Regionais de Saúde, onde as vacinas ficarão à disposição dos municípios.

“Desde a segunda quinzena de março, o Ministério da Saúde tem encaminhado parte das remessas para a primeira dose e parte para a segunda. Os municípios precisam ficar atentos a cada pauta de distribuição, para que o insumo seja utilizado da forma correta, beneficiando os grupos que já estão sendo contemplados e guardando, quando necessário, as doses destinadas à segunda aplicação”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo. Os municípios devem ficar atentos ao PNI-PE, que aglutina informações sobre planilhas de distribuição de imunizantes, operacionalização das doses e resoluções da Comissão Intergestores Bipartite. Os documentos e informações estão disponíveis no portal da SES-PE, no link https://cutt.ly/wcpnBXS.

QUENTINHAS – No pronunciamento desta quinta-feira, o governador aproveitou para anunciar um acordo que vai permitir o fornecimento de refeições à população mais carente do Estado. “A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas fechou uma parceria com o Senac e o Armazém do Campo para distribuir mil refeições por dia para pessoas em situação de rua, em grave vulnerabilidade social”, enfatizou Paulo Câmara.

A ação, coordenada pela operação Pernambuco Pela Prevenção, já teve início nesta quinta, e vai oferecer, ao todo, 10 mil refeições com balanceamento nutricional e segurança alimentar. Serão três dias de jantar e sete dias de almoço, incluindo prato quente, salada e guarnições. Todo o cardápio foi montado e planejado com antecedência. Os insumos foram comprados pelo Estado e também doados por parceiros, como a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e Associação Avícola de Pernambuco (Avipe). Tudo foi entregue ao Senac, para o devido preparo.

As refeições serão feitas todos os dias pelos 35 profissionais da Unidade de Hotelaria e Turismo do Senac, em Santo Amaro, no Recife. Os responsáveis envolvidos terão à disposição equipamentos de proteção individual, luvas, álcool em gel e materiais de higiene, e trabalharão em quatro ambientes: três laboratórios de cozinha e o salão do restaurante-escola Senac.

Por último, Paulo Câmara aproveitou o pronunciamento para anunciar o lançamento, a partir desta sexta-feira (02.04), de uma nova campanha de comunicação governamental, com o objetivo de reforçar o trabalho de conscientização sobre a importância do uso de máscaras como forma de reduzir e evitar o contágio do novo coronavírus.

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 01.04.21

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (1), 96,09% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 165 novos casos, 142 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 67.102 dos quais 25.742 foram através do teste molecular e 41.360 pelo teste rápido, com 19.287 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 46.853.

Também já foram registrados 80.929 casos de síndrome gripal e 3.120 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 962 casos, 50 pessoas em isolamento domiciliar e 57 internamentos.

ARTIGO — Com diálogo e tolerância, é possível superar os conflitos entre gerações no ambiente de trabalho

Por Niviani Rudek*

Nos últimos anos, com o advento de novas formas de comunicação, novas tecnologias, metodologias e estratégias de trabalho, as diferenças entre gerações passaram a ser causadoras de grandes conflitos dentro de uma empresa. Afinal, essas diferenças vão muito além de características, estilos e ferramentas de trabalho. Elas estão até mesmo nos objetivos que guiam as pessoas no mercado de trabalho e isso, muitas vezes, pode se tornar um ponto de conflito na empresa, além de gerar empecilhos durante a execução de projetos estratégicos.

Uma pesquisa da consultoria Randstaad apontou diferenças significativas nesse sentido, especialmente em relação aos fatores que fazem a pessoa perder o interesse em uma empresa. Enquanto entre os participantes da geração Z (nascidos entre 1995 e 2001), 25% respondeu que o principal motivo é a falta de desafios, para 22% dos correspondentes à geração Y (entre 1985 e 1994) o principal fator de desmotivação é a falta de benefícios. Já para a geração X (entre 1965 e 1984), o desinteresse é causado pela falta de reconhecimento. Por fim, os baby boomers (nascidos entre 1955 e 1964) alegam que o principal fator é a falta de flexibilidade, com 33%.

Se os desejos e metas na carreira são distintas, isso também se reflete no dia a dia do trabalho. Portanto, é importante que haja a capacidade de adaptação, além da busca por solucionar os conflitos e problemas de maneira conjunta por parte de cada “lado” dessa equação. Isso tudo se torna ainda mais importante se envolver uma relação de hierarquia, como aquelas entre os gestores e suas equipes. Por isso, algumas dicas podem ser importantes.

Em primeiro lugar, as lideranças da empresa precisam ser capacitadas. É preciso entender o que move cada gestor, além de saber as motivações de suas equipes para que todos possam alcançar um objetivo comum.

A segunda dica é evitar estereótipos e julgamentos precipitados em relação a uma determinada geração. Em um mundo com tantas diferenças, temos que estar dispostos a respeitar a diversidade e isso inclui conviver com mentalidades e visões de mundo distintas às nossas.

A terceira diz respeito diretamente à comunicação. Se uma pessoa estiver disposta a conviver com as diferenças poderá adaptar a sua linguagem para que a mensagem seja compreendida com mais facilidade. Se necessário, também adaptar-se ao meio utilizado, como e-mail, telefone ou WhatsApp. Às vezes, uma reunião pode ser evitada com uma boa troca de mensagens e confusões podem ser dissipadas por meio de uma ligação.

Já a quarta dica diz respeito a aproveitar as habilidades e competências de cada geração. De modo geral, enquanto os mais jovens podem preferir processos mais ágeis, reuniões mais rápidas e mais ferramentas digitais, essas coisas podem ser empecilhos para os mais velhos. Os jovens podem ensinar muito em relação à inovação, criatividade, agilidade e eficiência. Mas, os mais experientes também têm muito a ensinar, inclusive em empresas de grande potencial tecnológico. Afinal, são pessoas com capacidade de liderar equipes, de administrar conflitos, com maturidade e paciência para tomar decisões importantes para o planejamento futuro da empresa.

Por fim, está uma regra de ouro: escutar as pessoas. Da mesma forma que expressar-se bem é importante, também é necessário saber ouvir o que o colega tem a dizer, entender o que os outros esperam, qual seu ritmo e suas demandas. Uma escuta atenta pode possibilitar a detecção de algum problema na equipe, agilizar o processo de trabalho e até mesmo a criação de uma inovação inesperada.

A busca pela adaptabilidade e por competências que valorizem a convivência e o trabalho em equipe tem se tornado cada vez mais essencial para o mundo corporativo. Mas, caso essas sejam barreiras constantes para uma empresa, uma solução é implementar um processo de gestão de mudanças (GMO), conduzido por pessoas de fora da organização, que vise transformar a cultura e incorporar conceitos essenciais de transformação.

Por meio de um projeto bem estruturado e estratégico, o objetivo é identificar as motivações e os pontos de conflitos nessa relação entre os funcionários para, a partir disso, executar técnicas que solucionem os problemas. Dessa maneira, são trabalhadas políticas de comunicação para fazer com que medos, inseguranças e frustrações sejam enfrentados. Com o comprometimento dos gestores e líderes da empresa, é possível implementar um processo de transformação, com diálogo e tolerância. O resultado será equipe e líderes mais engajados e com melhores resultados, em todos os níveis da organização.

* Niviani Rudek é diretora de operações da Gateware.

Inscrições para o 3º Caruaru Moda Mundo vão até terça-feira (6)

As inscrições para a 3ª edição do programa Caruaru Moda do Mundo se estenderão até a próxima terça-feira (6). Criado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa e a correalização do Sebrae, o CMM tem como objetivo propiciar qualificação e capacitação aos empreendimentos de moda, com o oferecimento gratuito de um ciclo de atividades voltadas para gestão, inovação e vendas.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://cmm.caruaru.pe.gov.br, onde também se encontra disponível o edital da nova edição. Após o processo, os empreendimentos que atenderem aos requisitos solicitados passarão por uma banca de avaliação.

No total de duas edições já realizadas, o Caruaru Moda Mundo beneficiou 20 empresas, dentre elas, a Skate Surf. De acordo com o proprietário José Carlos, o programa da PMC foi um “divisor de águas” na trajetória, já de duas décadas, dessa microempresa. “Depois que participamos da 2ª edição, mudamos e, com certeza, para melhor, em relação aos nossos métodos de se fazer moda. Ou seja, expandimos os conhecimentos em termos de negócios, o que vem refletindo positivamente nas nossas produções e vendas”, disse.

Quem também se mostrou satisfeita com a participação no CMM foi a proprietária da Ana Li, Marta Queiroz. “Antes desse programa, trabalhávamos exclusivamente na Feira da Sulanca atendendo a um número menor de clientes. Depois da nossa participação, passamos a comercializar na internet e a um quantitativo superior de consumidores, o que vem garantindo a nossa continuidade, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. Recomendamos bastante a sua participação”, afirmou.

Nesta terceira edição, ao todo, dez negócios formais da confecção, dentre microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), serão selecionados, com duração de participação de dez meses. Neste período, eles contarão com diagnóstico de métodos a serem qualificados; ciclo de mentorias, oficinas e consultorias; participação na 32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, além de acompanhamento na venda e entrega de produtos.

Para executar o Caruaru Moda Mundo, a Sedetec tem também como parceiros a Acic e o Armazém da Criatividade.