Convênio do INSS com fundos de pensão é retomado com aprovação da Câmara

Os fundos de pensão conquistaram importante vitória com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da proposta de recomposição do convênio que permite às fundações (EFPCs) a consulta ao Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi) do INSS.

“O convênio com o Sisobi é fundamental para nossas associadas, ainda mais em uma época de pandemia que estamos vivendo. Quando estava em funcionamento até o início do ano passado, as entidades já tinham realizado centenas de milhares de consultas, evitando pagamentos indevidos”, diz Luís Ricardo Martins, presidente da Abrapp, associação que reúne os fundos de pensão.

Ele informou que a Abrapp realizou uma audiência com o deputado Alberto Neto há duas semanas para explicar a questão do Sisobi e que o parlamentar havia se mostrado favorável à inclusão da proposta no texto da MP.

Luís Ricardo Martins explica que o acesso aos dados de óbitos mantido pelo INSS permite também uma melhor precisão nos cálculos e avaliações do passivo das EFPC. O convênio permitia a realização de consultas mensais à base de dados do Sisobi através de sistema disponibilizado pela Dataprev.

Desde que foi cancelado o convênio em abril de 2020, a Abrapp tem realizado uma série de ações e reuniões com representantes do governo federal e parlamentares com o objetivo de viabilizar sua retomada. Neste sentido, foram realizadas reuniões com o Presidente do INSS, Leonardo Rolim, com o Subsecretário do Regime de Previdência Complementar (Surpc), Paulo Valle, com o Diretor Superintendente da Previc, Lúcio Capelletto, com o Procurador-Geral do INSS, Virgílio Ribeiro de Oliveira Filho, entre outros interlocutores, para tratar do tema.

“Todas as conversas que mantivemos com interlocutores do governo e do parlamento foram bastante favoráveis ao nosso pleito”, afirma Luís Ricardo Martins.

Outro acordo – Em julho do ano passado, a Abrapp teve participação decisiva em outra conquista para o sistema que preservou outro acordo com o INSS para permitir o pagamento dos benefícios do Regime Geral (RGPS) pelas entidades fechadas a partir da aprovação da Lei 14.020/2020.

O acordo para o pagamento de benefícios do Regime Geral através de entidades fechadas atinge centenas de milhares de assistidos do sistema.

Sebrae se une a Unesco e Undime para desenvolver educação empreendedora nos municípios

O Sebrae realizou, nesta terça-feira (9), o webinar Estratégias para Fomento da Educação Empreendedora. O evento apresentou os principais passos da parceria do Sebrae com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa tem como objetivo mobilizar municípios para aplicação de planos de educação empreendedora. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, fez a abertura do encontro, ressaltando o poder do empreendedorismo para transformar realidades sociais.

“Nós exaltamos o espírito empreendedor do brasileiro, conhecemos a força de vontade do nosso povo em realizar seus negócios. Em contrapartida, ainda ficamos para trás quando se fala em educação empreendedora. Estamos preocupados com isso, queremos levar à educação brasileira novas perspectivas de empreendedorismo. Especialmente nesse momento, com a pandemia, muitos brasileiros estão buscando o empreendedorismo. Queremos implementar o empreendedorismo desde a infância para os brasileiros enxergarem o empreendedorismo como estilo de vida”, disse Melles.

A parceria do Sebrae com a Maurício de Sousa Produções, celebrada em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, foi citada por Carlos Melles como mais uma das ações que fomentam o empreendedorismo desde a infância. “Todos os meses teremos histórias em quadrinhos que reforçam o papel da figura feminina empreendedora. Vale a pena conhecer o projeto. O Sebrae tem essa vocação de incentivar a educação empreendedora e temos como obrigação buscar parcerias como essa aqui com a Undime e Unesco para fortalecer essa bandeira. Vamos mostrar a educação empreendedora como um fator de transformação de vidas e de realidades sociais”, afirmou o presidente.

O vice-presidente da Undime, Marcelo Costa, corroborou a necessidade de levar a educação empreendedora, cada vez mais, para crianças e adolescentes brasileiros. “A pandemia nos ajudou a entender, rapidamente, como a tecnologia é importante e, mais ainda, porque a escola tem que ser um ambiente de desenvolvimento de inovação e empreendedorismo. Não se faz educação sozinho, queremos melhorar a educação do nosso país juntos. Vamos proporcionar técnicas e ferramentas que possam ajudar crianças e jovens nesse sentido. Através da parceria com Sebrae e Unesco, desejamos desenvolver o melhor das potencialidades que temos nas escolas, aproveitando as aptidões de cada região”, incentivou Costa.

No momento, a parceria está em fase de mobilização das secretarias municipais de educação. Em breve, será lançada uma página para os municípios se inscreverem. A expectativa é levar educação empreendedora para 2,5 mil cidades, 1,5 mil técnicos e coordenadores pedagógicos, 50 mil professores e 500 mil alunos. Os líderes educacionais serão treinados para levar aos alunos conceitos básicos de empreendedorismo, além de realizarem projetos práticos de empreendedorismo local com os estudantes.

Projeto da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina promove atendimento humanizado

Proporcionar uma escuta acolhedora de vítimas que sobreviveram a crimes dolosos contra a vida ou de familiares de vítimas desses ilícitos, a fim de identificar possíveis danos psicológicos, financeiros ou ameaças que venham sofrendo. Esse é o objetivo do Projeto Escuta Atenta, que vem sendo desenvolvido pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina como uma das ações para aproximar a população do Tribunal do Júri.

Fundamentada na Resolução n° 40/34 da Organização das Nações Unidas (ONU), a Escuta Atenta consiste em uma entrevista registrada em mídia audiovisual, realizada em ambiente confortável, na presença de uma equipe previamente treinada, com a finalidade de dar apoio às vítimas sobreviventes ou indiretas (familiares de pessoas cuja morte ou desaparecimento tenha sido diretamente causado por um delito) expostas aos danos causados pelo ilícito.

“O material produzido pode ser utilizado para promover o encaminhamento para os Centros de Atenção Social, Programas de Testemunhas e até mesmo para a entrada de uma ação civil indenizatória por lesão corporal ou morte”, comentou o promotor de Justiça e idealizador do projeto, Fernando Della Latta Camargo. Além do encaminhamento para a rede externa de atendimento, órgãos de saúde, assistência social e segurança pública, as escutas também buscam identificar a existência de infrações ou situações não-criminais que possam ser acompanhadas por outro promotor de Justiça.

“Às vezes, a vítima tinha filhos e o eixo familiar ficou desestruturado com o delito. Por exemplo, tem adolescentes usando drogas em decorrência da morte da mãe ou do pai, e identificamos isso quando escutamos a avó. E, a partir desse atendimento, podemos fazer uma comunicação interna, para que o promotor da infância e juventude tome ciência e adote providências na esfera em que ele atua”, explicou Della Latta.

Desde janeiro, foram feitos oito atendimentos, todos por atuação proativa da equipe, a partir da notificação de casos em que foi verificada a necessidade da escuta atenta. “Como a Promotoria tem atribuição do Tribunal do Júri e sou um dos promotores da custódia, pegamos alguns dos casos na hora da lavratura do auto de prisão em flagrante, quando o crime era de homicídio tentado ou consumado. Em todos eles, tivemos excelentes resultados, inclusive com a produção de material probatório para usar em processos e encaminhamentos psicossociais”, comentou Della Latta.

O promotor ainda reforçou que as vítimas, diretas ou indiretas, também podem entrar em contato com a Promotoria para realizar as escutas. “Lembrando que os atendimentos sempre têm como base a ocorrência de crimes dolosos contra a vida: seja ele homicídio consumado ou tentado, aborto provocado, infanticídio ou participação em crime de suicídio (auxiliando, induzindo ou instigando alguém a se matar)”, finalizou.

Atendimento – os agendamentos podem ser realizados na própria Promotoria de Justiça, localizada na Av. Fernando Menezes de Góes, Nº 625, Centro, Petrolina, das 08h às 14h; pelos e-mails pjpetrolina@mppe.mp.br ou fernandodellalatta@mppe.mp.br; ou telefone (87) 3866-6400.

Prêmio Innovare – O projeto Escuta Atenta está inscrito na 18º edição da premiação, uma das mais conceituadas da Justiça brasileira, que tem como principal objetivo reconhecer práticas para aprimorar a Justiça, tornando-a mais rápida, acessível e eficiente para a população. No ano passado, outro projeto da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina, o Jurado Surdo, que visa trazer acessibilidade ao Tribunal do Júri, foi pré-selecionado para concorrer ao prêmio e hoje faz parte do banco de práticas do Innovare.

Supera inaugura unidade em Caruaru e oferece aulas gratuitas para a população

O método Supera – rede pioneira em Ginástica para o cérebro no Brasil, segue crescendo e inaugura no próximo dia 22 de março mais uma unidade na região Nordeste do Brasil, desta vez em Caruaru (PE), já oferecendo ao público local e as cidades vizinhas de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Bezerros, Gravatá, São Caitano, Brejo da Madre de Deus a oportunidade de agendar uma aula grátis para conhecer o método e vivenciar os benefícios do treino.

Assim como outras unidades Supera inauguradas durante a pandemia, a unidade de Caruaru também abre suas portas no sistema híbrido, com aulas presenciais e online, atendimentos restritos e turmas reduzidas em respeito às condições sanitárias locais determinadas pelas autoridades de saúde dessas cidades.

A unidade Caruaru será a segunda unidade Supera do casal de empresários Alda Maria de Melo Galindo e Robson José Gonçalves Galindo que também são franqueados da marca em Paulo Afonso (BA) inaugurada em novembro de 2018 “Vamos seguir os decretos e orientações dos órgãos públicos para realizar a abertura da nova unidade SUPERA Caruaru com toda segurança. Durante a semana de inauguração preparamos várias atividades lúdicas, jogos, desafios e uma surpresa para a população de Caruaru, que terá o privilégio de acessar um método que já alcançou mais de 190 mil pessoas no Brasil”, disse Robson.

Perfil – Caruaru está localizada no interior do Estado de Pernambuco, há 136 km da capital pernambucana e tem população estimada (2020) em 365 mil pessoas. A cidade é conhecida como capital do Agreste pernambucano e a capital do Forró. Com uma economia pujante, Caruaru tem uma população ocupada de 80 mil pessoas, possui taxa de escolarização de 94,9% entre 6 e 14 anos. Segundo Robson, a demanda de desenvolvimento pessoal e profissional em Caruaru e região é muito grande. Para o empresário, a nova unidade Supera Caruaru chegou para contribuir diretamente nesta demanda “Seremos firmes em nosso propósito de impulsionar uma forma incrível de viver para nossos alunos, assim como já fazemos em Paulo Afonso (BA). Nossa metodologia e suas ferramentas, comprovadas pela neurociência impulsionarão o melhor de nossos alunos, suas competências cognitivas, como foco, atenção, concentração, autoestima, criatividade, poder de decisão, estratégias e raciocínio, além de questões como relacionamento interpessoal e intrapessoal em diferentes faixas etárias. O cérebro comanda nossa vida e precisamos que ele esteja saudável em todos seus aspectos. Neste sentido, nossos alunos são impactados já na primeira aula. Nosso atendimento, infraestrutura e ambientes também fazem parte deste modelo de excelência Supera”, pontuou o empresário.

Semana inaugural – As restrições impostas pela pandemia não impedem a semana inaugural da unidade, que acontece entre os dias 22 e 27 de março, com a apresentação da franquia para os novos alunos que serão presenteados com brindes da marca e terão acesso a condições especiais de matrícula. Durante a pandemia a unidade vai manter as aulas presenciais com distanciamento “Vamos trabalhar mantendo a distância entre os alunos, com turmas reduzidas e oferecendo total segurança aos nossos alunos, além do uso obrigatório de máscara dentro de nossas unidades. Para os novos alunos, condições especiais serão oferecidas. O produto Supera é maravilhoso e estamos amparados pelo franqueador da marca para manter a excelência mesmo no ensino à distância”, disse Robson.

Missão e propósito – Com mais de 350 unidades no Brasil, o método utiliza ferramentas exclusivas que atuam diretamente na performance e desenvolvimento cognitivo, através do uso de ábaco, jogos e apostilas, sempre com novidade, variedade e desafio crescente em um método exclusivo no Brasil “A unidade Supera Caruaru vem atender uma demanda muito significativa na região e já está funcionando oficialmente com excelentes condições para novos alunos. Esperamos levar ao público de Caruaru e região uma nova forma de viver e transformar muitas vidas, essa é a nossa missão”, concluiu Robson.

Nova unidade Supera Caruaru (PE)

Inauguração oficial: 22/03/2021

Rua Saldanha Marinho 840 – Maurício de Nassau – Caruaru-PE

Telefone: (81) 3046-3729 | (81) 9.9871-6507

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 8h às 21h. Aos sábados 8h às 12h.

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Últimos dias de inscrições para o processo seletivo do Ministério da Economia com 590 oportunidades

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) encerra as inscrições para o processo seletivo do Ministério da Economia, em Brasília, no próximo domingo, dia 14. São 100 vagas imediatas e 490 de cadastro reserva para quatro cargos que exigem formação acadêmica de nível médio técnico e ensino superior, com salários iniciais que vão de R﹩ 1.700 (técnico em administração, contabilidade ou informática) a R﹩ 6.300 (bacharel em administração, economia, contabilidade ou direito).

Os interessados devem acessar o site do Idib http://www.idib.org.br até às 23h59 do dia 14 de março de 2021. A taxas, cujo valores variam entre R﹩ 36 e R﹩ 38, deverão ser pagas até 24 horas após a emissão do boleto no ato da inscrição. As provas estão previstas para o dia 11 de abril em Brasília. O prazo de duração dos contratos dos candidatos habilitados será de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

Pandemia

O Idib tem o compromisso de zelar pela segurança de todos os envolvidos em exames e demais eventos da instituição. Portanto, assim como vem realizando em outras provas pelo país, a banca atenderá às normas sanitárias vigentes para o enfrentamento do novo coronavírus, higienizando e desinfetando os locais de provas com a pulverização de produtos químicos utilizados em ambientes hospitalares, aferindo a temperatura corporal dos participantes, oferecendo álcool gel e tapetes sanitizantes na entrada e, também, garantindo o distanciamento social mínimo de dois metros entre as pessoas. O uso de máscaras faciais será obrigatório para todos os presentes.

Sobre o Idib

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) tem parcerias com órgãos e instituições de todo o território nacional e status que o credenciam como uma instituição sólida, respeitada e inovadora, uma das maiores bancas organizadoras de concursos públicos no país. Pioneiro na utilização de biometria digital e facial para a identificação de candidatos e redução de fraudes, conta com um aparato de segurança que inclui câmeras de alta definição com monitoramento 24h, sistema anti-hackeamento, detectores de metal, malotes de segurança lacrados impermeáveis e resistentes ao fogo, fragmentadoras, portas blindadas, comunicação por rádio amador e bloqueadores de celular – um verdadeiro arsenal contra irregularidades.

A instituição foi a primeira a organizar concurso público para o Exército Brasileiro: os certames da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex) e o de admissão do Colégio Militar de Salvador (CMS), esse ano. Fazem parte do portfólio do Idib, também, a Ordem dos Advogados do Brasil de GO; o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, na BA; a Eletrobrás do PI; os governos dos estados de GO e PE; os Conselhos Regionais de Medicina do RJ, PE e MT; o Conselho Regional de Farmácia de MS; o Conselho Regional de Odontologia de PE; as Polícias Militares da PB e do ES; o Ministério Público do Estado do RS e a Câmara Municipal de Maceió.

MEC divulga vagas para o Sisu do primeiro semestre de 2021

Estudantes de todo o País já podem consultar as vagas ofertadas no primeiro processo seletivo de 2021 do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. O Ministério da Educação divulgou as oportunidades que, ao todo, somam 209.190, distribuídas em 5.685 cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior. 
 
Os candidatos podem visualizar as vagas por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização. A consulta estará disponível na página do Sisu na internet até o fim da seleção. 
 
Para participar do Sisu, o aluno deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, e não ter tirado nota zero na prova de redação. De acordo com o MEC, o período de inscrições vai ser de 6 a 9 de abril. O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 13 de abril. Para consultar as vagas ofertadas, acesse sisu.mec.gov.br. 

Inadimplência no Brasil cai pela primeira vez em quatro anos e encerra 2020 com 61,4 milhões de pessoas

O ano de 2020 registrou, pela primeira vez em quatro anos, uma queda no total de brasileiros inadimplentes. O montante de negativados em dezembro de 2020 chegou a 61,4 milhões, 3,1% a menos com relação) ao mesmo mês do ano anterior. Este é o menor número desde junho de 2018, quando o total de brasileiros inadimplentes chegou a 61,2 milhões. Em abril de 2020, pouco depois do início da pandemia, 65,9 milhões de pessoas tinham contas vencidas e não pagas no país, o que representava 41,8% do total de brasileiros acima de 18 anos. Já no último mês do ano, 38,6% da população adulta estavam inadimplentes.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comenta que 2020 trouxe uma série de desafios, mas também ajudas relevantes para a população. “No início da pandemia, tivemos um pico na inadimplência graças às dificuldades econômicas que o país enfrentava, agravadas pelas incertezas do que poderia acontecer com a paralização dos setores da economia. Porém, os pagamentos do auxílio emergencial, a manutenção da baixa taxa de juros e mais facilidade para renegociação explicam por que, mesmo numa crise sem precedentes que o Brasil continua vivendo, a inadimplência caiu”.

Dívidas no setor financeiro puxaram a queda, atingindo a menor participação histórica

A queda de 12,2% no total dos compromissos vencidos e não pagos junto aos bancos, financeiras e cartões, fez com que a representatividade destas no setor financeiro registrasse a menor participação da série histórica iniciada em 2018, ficando em 35,7% em dezembro/20. São consideradas as transações em aberto feitas em Bancos e Cartões (27,3%) e Financeiras (8,4%). Já o setor de Utilities (água, luz e gás) teve um aumento da representatividade, indo de 20,4% em dezembro/19 para 23,6% no último mês do ano passado. Também os setores de Telecom e o Varejo aumentaram suas participações no total das dívidas em atraso no ano passado.

Rabi comenta que isso se deu a uma priorização dos pagamentos. “Como o setor financeiro facilitou as negociações, ampliando os prazos de quitação, as pessoas endividadas optaram por priorizar estes compromissos ante os demais. Vemos um aumento em utilities, por exemplo, porque muitas concessionárias deixaram de cortar o serviço mesmo sem pagamentos durante a pandemia, fazendo que as pendências fossem jogadas para frente”. Os dados da Serasa Experian mostram ainda que o total de dívidas abertas por CPF caiu de 3,55 para 3,47 no fim do ano passado.

Prefeitura de Bezerros decreta igrejas e templos como atividades essenciais durante pandemia

A Prefeitura de Bezerros reconheceu e declarou, através do Decreto Municipal Nº 2.414, as atividades religiosas, os cultos, igrejas e templos como atividades essenciais, permitindo o funcionamento regular dessas instituições, tanto online quanto presencial, dentro dos protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.

O decreto leva em consideração que, nesses tempos de fechamento de atividades e de isolamento social, há sérias e graves consequências para o estado mental das pessoas, tais como transtorno de ansiedade, depressão, doenças psiquiátricas e muitas outras.

Importante lembrar que a fé e o culto religioso, bem como as igrejas e os templos religiosos, minimizam consequências psicológicas causadas pelo isolamento social, tanto que foram considerados em decreto federal como atividades essenciais.

Os critérios estabelecidos, no decreto, para o funcionamento das igrejas e templos são os seguintes:
 
I – Presença nos cultos e templos até a capacidade de 30% do espaço;
II – Distanciamento social de 1,5 metro;
III – Disponibilização de álcool gel;
IV – Uso obrigatório de máscaras.

Vale lembrar que Bezerros está seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, bem como reforça o pedido e orientação para que toda população use máscara de proteção individual, álcool gel e mantenha o distanciamento social.

Sesc Garanhuns inscreve novos integrantes para o Sesc Jovem e o Grupo Reviver 60+

Com o intuito de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e conhecimento sobre o papel do cidadão na sociedade, o Sesc Garanhuns abre inscrições para novos integrantes dos grupos Sesc Jovem e Reviver 60+. A reserva de vagas é feita na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc, que fica na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro da cidade. As atividades estão sendo retomadas neste mês de março.

Os encontros do Sesc Jovem, para a faixa etária entre 15 e 29 anos, são presenciais ou remotos, nas segundas-feiras, das 14h às 17h. A participação é gratuita e as atividades são realizadas através de palestras e rodas de conversa sobre saúde, educação, cidadania e mercado de trabalho, por exemplo. Além disso, os integrantes participam de oficinas culturais e dinâmicas de grupo que os fazem refletir sobre a importância do seu protagonismo social.

As reuniões do grupo Reviver 60+ são virtuais, pelo aplicativo Zoom, nas quartas-feiras, das 14h às 17h. O trabalho social se dá por meio de palestras e conversas com especialistas sobre saúde e qualidade de vida, oficinas de artes e artesanato, entre outras atividades. A inscrição e as mensalidades custam R$ 34; os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o cartão do Sesc atualizado têm desconto e pagam R$ 17.

“Nesses espaços de convivência, mesmo que remoto, como no caso do grupo Reviver, dão aos jovens e idosos a oportunidade de compartilhar experiências de vida e discutir a realidade que os cerca, a fim de buscarem soluções que possam transformar o mundo em suas voltas em um lugar com mais respeito, alegria e união”, explica Graça Barros, analista e supervisora de grupos do Sesc Garanhuns.

Para a inscrição no Sesc Jovem é preciso apresentar Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e um comprovante de residência. Se mo interessado é menor de idade, é necessária a presença de um responsável no ato da matrícula, que deve estar com Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Para o Grupo Reviver, os documentos são Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital
(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.

Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Inscrições para os grupos Sesc Jovem e Reviver 60+
Realização: Sesc Garanhuns
Matrículas na Central de Relacionamento com o Cliente – Rua Manoel Clemente, 136, Centro
Informações: (87) 3761.2658

*Sesc Jovem*
Atividades gratuitas
Encontros presenciais nas segundas-feiras, das 14h às 17h

Grupo Reviver 60+
Mensalidades: R$ 17 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 34 (público geral)
Encontros remotos (via Zoom) nas quartas-feiras, das 14h às 17h

Conheça três dicas para aproveitar a provável volta do auxílio emergencial

Nos próximos dias deveremos ter a volta do auxílio emergencial – provavelmente com outro nome – para beneficiar milhões de brasileiros em meio à pandemia. Após ter sido aprovado no Senado, resta agora a aprovação da Câmara dos Deputados para que o benefício entre em vigor. De acordo com informações de senadores que apoiam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial 186/2019, os pagamentos deverão começar ainda este mês, a partir do dia 18.

O valor deverá ser, em geral, R$ 250, mas com um montante maior para famílias compostas apenas por mulheres e filhos, que receberão R$ 375. Diante disso, o professor dos cursos de gestão financeira do UniFavip e doutor em finanças, Ricardo Galvão, levantou três dicas de como aproveitar muito mais os reais recebidos, para usufruir bem e com melhor rendimento as novas parcelas do auxílio emergencial.

Fique com o dinheiro o máximo que puder.

Imagine que você acabou de receber os R$ 250,00 do auxílio… Se gastar tudo no mesmo dia, saiba que você não passou nenhuma noite sequer com o dinheiro. Espere uma semana para gastar e terá dinheiro por uma semana. Se esperar um mês, passará um mês inteiro podendo escolher o que comprar ou como gastar. Então a primeira dica para aproveitar ao máximo o novo auxílio é passar um tempo antes de gastar. Desta forma, terá a excelente sensação de poder comprar.

Multiplique.

Aqui vai a máxima que a natureza nos ensina: plante, cuide e colherá sempre. Escolha gastar com produtos que te trarão mais dinheiro no futuro. Que tal comprar alguma mercadoria para revender? Outra sugestão é comprar ingredientes e produzir alimentos ou até comprar matéria-prima e produzir algo para comercializar. Se seguir esta sugestão, terá “pequenos auxílios emergenciais” na forma de lucros enquanto estiver produzindo.

Há um segredo na hora de gastar…

Esta dica serve não somente para o auxílio, mas também para qualquer outra situação envolvendo gastar dinheiro. Imagine duas refeições com o mesmo valor, sendo a primeira do seu prato preferido e a segunda de algo que você simplesmente não consegue comer de tão ruim. Em ambas, o gasto foi o mesmo, mas o benefício da primeira não se compara ao da segunda. Saiba que há produtos que te trazem muito mais satisfação por cada real gasto e cabe a você decidir quais são, então comece agora a pensar o que te deixa mais contente ou contente por mais tempo.
Para você, vale mais uma refeição fora ou filme no cinema? Será que é melhor viajar ou trocar de smartphone?

Com essas três dicas, é possível escolher de forma mais assertiva como gastar e aproveitará muito mais qualquer recurso que vier a receber.