Sismuc Regional realiza assembleia com servidores da educação da cidade de Toritama

Nesta quinta-feira (25) o presidente do Sismuc (Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru e Região Agreste do estado), Eduardo Mendonça, realiza uma assembleia geral com Servidores da Educação da Cidade de Toritama. Em pauta: o início do ano letivo 2021 no município, regulamentação e acompanhamento no retorno às aulas e filiação de novos servidores. O encontro será presencial, porém seguindo todos os protocolos de segurança:

1 – Utilização de álcool em gel
2 – Distanciamento Social
3 – Sentar nas cadeiras sem tirá-las do local
4 – Uso obrigatório de máscara
5 – Os servidores que apresentaram sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias não devem comparecer a assembleia.

A assembleia será realizada na Escola Municipal Belmiro Gonçalves da Silva, no Bairro Independente, com primeira chamada às 7h30.
Obs. Fotos tiradas antes da Pandemia da Covid-19.

Colégio Exato investe no entendimento das dificuldades dos alunos para melhorar o desempenho deles na aprendizagem

O Colégio Exato Prime tem como um dos principais pilares a melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, utilizando técnicas e métodos que possibilitem soluções de problemas no ambiente escolar. Para isso, investe na Psicopedagogia, que tem como foco mesclar as ciências da Psicologia e da Pedagogia, com o objetivo de entender as dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento.

“Acreditamos que aprender compõe um conjunto de ações e de diferentes sistemas que intervém em todo o sujeito. Sendo assim, trabalhamos para que o psicopedagogo, juntamente com toda a equipe, possa atuar na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem, lidando com as dificuldades e, ao mesmo tempo, traçando uma proposta de intervenção, capaz de contribuir para a superação dos problemas desses alunos”, disse a coordenadora pedagógica, Maysa Alcântara.

De acordo com a psicopedagoga do Exato Prime, Gisele Lima, vivemos na era dos déficits e transtornos de aprendizagem. “Dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH são alguns deles, contudo é importante salientar que nos problemas de aprendizagem que levam ao não acompanhamento do fluxo, é imprescindível o fortalecimento da parceria família/escola no suporte a esse indivíduo em formação”, explicou.

Gisele adianta que esse trabalho nunca é individual. “A comunidade escolar trabalha em prol do sucesso do processo, detectando as dificuldades, sejam elas comportamentais, sociais ou cognitivas, com o objetivo de evitar o fracasso escolar e, dessa forma, proporcionar ao nosso aluno uma aprendizagem emancipatória”, afirmou.

Saiba mais

A Psicopedagogia é uma área de especialização que envolve tanto a Pedagogia quanto a Psicologia. De forma geral, é a união das duas profissões e seus conhecimentos, já que tem como foco os processos mentais que envolvem a aprendizagem.

O profissional de Psicopedagogia é especializado para auxiliar pessoas que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem, independentemente do motivo. Inclusive, ajuda em casos de distúrbios ou transtornos (TDAH ou TEA, por exemplo).

Estuda as formas como o ser humano consegue entender novas informações e todas as variáveis que podem influenciar isso. Quando você se forma nessa área, pode identificar a disfunção e suas razões e, a partir disso, pensar em tratamentos, acompanhamentos e terapias que possam servir. Isso vale tanto para crianças, nas escolas, quanto para adultos, no ambiente de trabalho.

Assim, é indicada quando:

– A criança apresenta dificuldades de aprendizagem ou de atenção;

– Tem problemas em se relacionar com os colegas de sala;

– Apresenta dificuldade com lógica, leitura ou escrita;

– Não tem motivação de aprender novidades;

– Não mostra interesse nos estudos, mesmo quando outras abordagens são tomadas.

Fonte: Blog Pitágoras

O Colégio Exato Prime fica localizado na Rua Pascoal Leme, no Bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. Mais informações pelo telefone (81) 3721-7737 e pelas redes sociais
www.exato prime.com.br (portal) @exatoprime (Instagram) e exatoprime (Facebook).

Episódios de ‘Diário dos Fashionistas’ estão sendo disponibilizados no YouTube

Talento, música, dança, alegria, beleza, fofura. Esses são alguns adjetivos que descrevem a websérie Diário dos Fashionistas, que estreia neste domingo (21), às 18h, no canal Fashionistas de Salvador, no YouTube. Com 12 crianças de Salvador, o programa é diversão garantida para toda a família!

A série é um misto de dramaturgia e reality show, comandado pela apresentadora e ex-dançarina da Companhia do Pagode, Sara Verônica, e conta a história de 12 talentosas crianças que sonham em fazer sucesso como artistas.

Diário dos Fashionistas – a série terá curta duração, com apenas seis episódios que serão exibidos quinzenalmente, aos domingos, no mesmo horário, durante três meses.

As estrelas mirins da série são: Evelyn Lara, de 11 anos de idade; Isabella Vitória, de 10 anos; Ananda Luiza, Emilly Freitas e Rebecca Silva, as três estão com 9 anos de idade; Bibi Vidal e Kauan Gabriel, ambos com 8 anos; Laísa Paixão e Maria Júlia, de 7 Anos; Mariana Cezar, de 5 anos; Liane Helena e Malu Leite, que têm 4 aninhos apenas.

O seriado é fruto dos Fashionistas de Salvador, formado por crianças
“blogueirinhas” talentosas. O grupo, que completa quatro anos em março, foi criado por Sara Verônica, no âmbito do programa Bahia é Show (que migrou da CNT Bahia para o Aratu On), do qual é apresentadora.

Para Sara, que é também a produtora da série, o Diário dos Fashionistas mescla o que ela mais gosta de fazer, já que dançar e trabalhar com crianças são suas paixões. Ela conta que se sente muito gratificada, “pois vejo crianças mostrarem seu talento. Percebo que criamos estrelas e meu sonho hoje é ver elas voarem. Estou muito feliz, pois o trabalho está indo pelo caminho certo”, comemora a artista. A série conta com a direção e roteiro de Léo Oliveira.

Dentre as mais de 100 crianças do grupo Fashionistas de Salvador, foram selecionadas as 12 mais preparadas para estrelarem a websérie. A escolha foi feita por um trio de jurados composto pelo produtor Cláudio Sena; Adan Nascimento, jornalista do jornal Massa!; e a apresentadora Pérola Dejus, do quadro Mundo da Pérola, do programa Clube da Alegria, da TV Aratu (SBT). A jovem também integra o elenco do Diário, interpretando uma repórter teen.

Sinopse:

Depois de um cansativo dia de trabalho, Sara (Sara Verônica) chega em casa e é recebida por sua mãe, Tininha (Laurentina de Jesus), que foi visitá-la. A apresentadora então desabafa, falando que está triste, pois falta algo em sua vida, já que sente saudade do tempo em que era dançarina. Ela lembra com nostalgia dos momentos inesquecíveis, quando viajava por todo o Brasil, fazendo shows e alegrando o público. Seu filho (Alexandro Barbosa), que escuta tudo atentamente, tem então uma grande ideia: Como a apresentadora gosta muito de criança e também de dançar, o jovem sugere que ela crie um grupo de crianças para ensiná-las a dançar.

Sara gosta da ideia. Logo em seguida, se depara com a notícia de um concurso de dança entre grupos infantis. A apresentadora percebe que esta é a chance de colocar sua arte novamente em prática; desta vez, não apenas como dançarina, mas também como professora. Ela então passa a divulgar o projeto, o que gera uma corrida para a inscrição. A seleção das crianças para o grupo de dança Fashionistas de Salvador se dá em forma de reality show, no qual cada participante se apresenta com uma dança de sua escolha, enquanto é avaliado por três jurados. Os aprovados passam a ensaiar sob a orientação de Sara. Nos dias dos ensaios, cada criança fará um diário, no qual contará, de forma espontânea, sem roteiro, um pouco sobre a sua vida e o seu dia a dia.

Serviço:

Estreia do Diário dos Fashionistas – a série
Local: canal Fashionistas de Salvador, no YouTube
(https://www.youtube.com/channel/UCjv8P83jCEw0gC427LvdRew/featured)
Data: 21/02/2021 (domingo)
Horário: 18 horas
Instagram da websérie Diário dos Fashionistas: https://www.instagram.com/diariodosfashionistasaserie/ Instagram dos Fashionistas de Salvador: https://www.instagram.com/fashionistasdesalvador/?igshid=98z8cmjpc7eh

Franquias nordestinas começam o ano em crescimento

O ano de 2020 teve seu lado positivo. Pelo menos para algumas franquias do Nordeste, que fecharam o ano com bons resultados, e caminhando para ter um 2021 cheio de investimentos.

Maior franquia de açaí do mundo, com 300 unidades no Brasil e no exterior, a alagoana Açaí Concept superou os desafios, ganhou novas lojas e fortaleceu o sistema de delivery. Além de abrir 50 novas franquias no Brasil, principalmente no Sudeste, houve inaugurações também na Suíça, Equador, Chile e Canadá.

“Com a pandemia, investimos muito na proteção dos nossos clientes e ampliamos o sistema de delivery. Entre outras coisas, elaboramos um manual operacional para a retomada das operações de forma segura. Também reforçamos a comunicação com os franqueados e fizemos negociações direto com os fornecedores”, diz Rodrigo Melo, diretor da Açaí Concept.

Outra marca que vem expandindo os negócios é o Grupo Faaca. Além do já conhecido Faaca Boteco e Parrilla, o grupo pernambucano Faaca criou novas marcas e fez os primeiros investimentos no mercado internacional; em novembro inaugurou o Talho Faaca e o Faaca Burger e Parrilla em Portugal. Em menos de dois meses, inaugurou em Pernambuco, a primeira franquia do Faaca Burger e Parrilla.

O empreendimento oferece hambúrgueres feitos na parrilla, milkshake, novo smash, dog faaca, sobremesas e um menu reduzido de carnes. De acordo com o sócio Bruno Carrazzone, a expectativa é que em 2021 a nova marca tenha mais 15 unidades.

No mercado de comida chinesa, a Co Wok vem se destacando. Diferente da maioria das franquias que trabalham com comida chinesa em Pernambuco, que tem como público-alvo o consumidor de shopping, por exemplo, o sócio Thiago Arnaud fala que no estudo de mercado viu a possibilidade de abrir franquias perto de empresas e escritórios, para atender o público executivo.

Além disso, segundo Thiago, a franquia é diferente das outras por alguns motivos, um deles é a forma de como servir os clientes. “É fazer a comida chinesa que todo mundo conhece, mas de um jeito personalizado. O cliente consegue escolher a proteína, os molhos e mais uma de itens. Tudo isso com uma média de dois minutos. Cada pessoa monta o prato de acordo com o seu gosto”, comentou.

Mais informações sobre as franquias estão disponíveis nos sites: Açaí Concept (www.acaiconcept.com), Grupo Faaca (www.grupofaaca.com.br) e Co Wok (www.cowok.com.br)

Caruaru Shopping estará funcionando em horário especial a partir desta sexta (26)

O Caruaru Shopping, prezando sempre pelo bem-estar dos clientes e de todas as pessoas que trabalham no centro de compras, bem como seguindo as recomendações do Governo do Estado, diante do quadro da pandemia da Covid-19, estará funcionando com horário especial, a partir desta sexta-feira (26), até o dia 10 de março.

Nos dias 26 de fevereiro, 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e 10 de março, que correspondem da segunda a sexta-feira, as lojas, quiosques, lazer e serviços estarão abertos das 8h às 20h. Nos sábados, 27 de fevereiro e 6 (feriado da Revolução Pernambucana), o horário de funcionamento será das 8h às 17h. Já nos domingos, 28 de fevereiro e 7 de março, a abertura acontecerá das 9h às 17h.

A Praça de Alimentação, de segunda a sexta, funcionará das 11h às 20h. Nos sábados, das 11h às 17h, bem como nos domingos, das 11h às 17h.

A academia, de segunda a sexta, estará aberta das 6h às 20h. Nos sábados, das 8h às 17h, e, nos domingos, das 9h às 15h.

Já o Hipermercado funcionará todos os dias, das 7h às 22h, e o cinema conforme horário de sessão, respeitando o decreto governamental.

O gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, lembra que essa é uma medida preventiva e temporária. “O horário de funcionamento pode ser revisto a qualquer momento”, adiantou.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Caruaru é a segunda melhor cidade do Nordeste em Serviços Públicos, segundo pesquisa

Caruaru mais uma vez obteve destaque no que se refere a pesquisas encomendadas pela Revista Exame. Depois de ocupar posições no ranking dos 100 melhores municípios para se fazer negócios no Brasil, agora, a Capital do Agreste alcançou resultados expressivos na lista das 100 maiores cidades do país. Desta vez, o levantamento da edição nacional foi feito pela consultoria Macroplan, com base no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM).

Realizado pelo quinto ano, o IDGM analisa 15 indicadores de quatro setores tidos como essenciais na esfera pública, sendo eles a Segurança, Saúde, Educação, além do Saneamento/Sustentabilidade. Nesses segmentos são avaliados dados referentes à qualidade de ensino, à taxa de mortalidade infantil, aos números referentes à prática de homicídios, ao serviço de esgotamento, entre outros fatores.

De acordo com o estudo da Macroplan, Caruaru ocupou a 68ª posição no ranking geral em nível de Brasil e a segunda colocação em nível de Nordeste. Já no âmbito estadual, a Capital do Agreste obteve, respectivamente, a primeira e a segunda posições nos setores de Saúde e Saneamento/Sustentabilidade, além da terceira e da sexta colocações em relação aos segmentos de Educação e Segurança.

Desempenhos esses importantes, conforme ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho. “A partir do momento em que a cidade se apresenta organizada, a tendência é de que novos investimentos sejam feitos, dinamizando a economia local, com a geração de receita, emprego e fonte de renda. Cenário esse que está sendo percebido em Caruaru, através do governo da prefeita Raquel Lyra, e que vem conquistando excelentes resultados em pesquisas nacionais”, afirmou.

Sismuc realiza assembleia com servidores de Toritama

Nesta quinta-feira (25), o presidente do SISMUC (Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru e Região Agreste do estado), Eduardo Mendonça, realiza uma assembleia geral com Servidores da Educação da Cidade de Toritama. Em pauta: o início do ano letivo 2021 no município, regulamentação e acompanhamento no retorno às aulas e filiação de novos servidores. O encontro será presencial, porém seguindo todos os protocolos de segurança:

1 – Utilização de álcool em gel
2 – Distanciamento Social
3 – Sentar nas cadeiras sem tirá-las do local
4 – Uso obrigatório de máscara
5 – Os servidores que apresentaram sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias não devem comparecer a assembleia.

A assembleia será realizada na Escola Municipal Belmiro Gonçalves da Silva, no Bairro Independente, com primeira chamada às 7h30.
Obs. Fotos tiradas antes da Pandemia da Covid-19.

Confiança do consumidor sobe em fevereiro, diz FGV

People walk around the Saara street market, amid the outbreak of the coronavirus disease (COVID-19), in Rio de Janeiro, Brazil November 19, 2020. Picture taken November 19, 2020. REUTERS/Pilar Olivares

O Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 2,2 pontos na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. Com essa alta, que foi a primeira depois de quatro perdas consecutivas, o indicador chegou a 78 pontos, em uma escala e zero a 200 pontos.

Segundo a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, a melhoria da confiança em fevereiro pode estar vinculada ao início da campanha de vacinação contra a covid-19 e a possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

“Os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho, algo difícil no primeiro semestre de 2021, considerando-se a grande dificuldade que será novamente enfrentada pelas empresas do setor de serviços, segmento que mais emprega no país”.

A alta da confiança do consumidor foi puxada pelo Índice de Expectativas, que mede o otimismo em relação ao futuro e que subiu 2,7 pontos, para 84,8 pontos.

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no presente, aumentou 1,4 ponto e chegou a 69,5 pontos.

Reajuste do preço da gasolina eleva preços de alimentos

A Petrobras fez sucessivos reajustes nos preços de combustíveis este ano. No último, o aumento foi mais evidente e o valor médio da gasolina nas refinarias passou a ser R$ 2,48 por litro, um aumento de R$ 0,23 por litro, enquanto o diesel foi para R$ 2,58 por litro, R$ 0,34 a mais. A gasolina subiu 10,2% na sexta passada e o diesel, 15,1%. Com forte impacto nos setores econômicos em geral, essas elevações já refletem nos preços dos alimentos. A reportagem da Folha de Pernambuco registrou a elevação em alguns itens e especialistas dizem que a tendência é que o efeito dos reajustes da Petrobras chegue a diversos setores.

O último reajuste da Petrobras na gasolina foi o quarto no ano e o terceiro no diesel. No Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), alguns produtos já estão mais caros, na comparação com a última semana.

Entre os produtos que já apresentam alta no preço estão alguns que são vendidos em atacado, como a caixa de 30kg da charque ponta de agulha, que no dia 16 deste mês custava R$ 810,00 e ontem subiu para R$ 821,40, segundo a cotação da Ceasa, disponível no site do Centro de Abastecimento. Já o arroz branco estava por R$ 135,90 na última semana, e ontem custava R$ 143,70 o fardo de 30kg. Outro produto que teve um aumento considerável comparado com a última semana foi o fardo de 30kg da farinha de mandioca, que custava R$ 75,00 no dia 16 de fevereiro, e ontem estava sendo vendido por R$ 80,75.

Segundo o economista Rodolfo Guimarães, o aumento do combustível vai interferir diretamente em outros produtos, já que é essencial para o deslocamento dos itens até os consumidores. “Não é algo que se deixa de consumir porque aumentou, tem a necessidade dele para transportar, impacta no custo das mercadorias. É a demanda inelástica aos preços, impacta uma série de bens, não só os alimentícios, mas no frete de encomendas, remédios”, disse.

O economista destaca que uma das formas para que o aumento não chegue diretamente ao consumidor seria o governo subsidiar o aumento, fazendo uma reorganização dos tributos. “Uma forma de coibir é fazer um subsídio explicito. O Governo que pagaria a diferença e não o consumidor, seria com recursos da receita pública. Não significa aumento de carga tributária, mas uma reorganização dos gastos. A política atual é empresarial, não faz sentido uma empresa estatal beneficiar acionistas, e prejudicar a economia”, destacou.

Como forma de não sofrer os impactos do aumento dos preços, o gerente jurídico do Procon Pernambuco orienta para que os consumidores pesquisem os produtos em locais diferentes para encontrar um preço mais acessível. “A orientação que damos é que os consumidores pesquisem, entrem no site do Procon, vejam a lista de pesquisa de preços para saber os itens que compõem, e identificar quais estabelecimentos têm preços mais elevados e acessíveis, assim ele vai ter uma vantagem”, recomendou.

Consumidores já sentem a diferença no mercado

O impacto do aumento de preços já provoca indignação e desânimo na população. Produtos como feijão, arroz e charque estão mais caros, diz a farmacêutica Andréa Apolinário, que percebeu uma alta significativa nesses produtos. “Há um mês, eu pagava R$ 6 pelo quilo do arroz integral, hoje custa R$ 9. A solução é buscar produtos alternativos, escolher o feijão mais barato, alternar o arroz com o macarrão”.

A aposentada Maria da Penha Ferraz conta que sua feira mensal para duas pessoas custava R$ 450 em 2020, subiu agora para R$ 600 e ela já calcula que vai desembolsar R$ 700 no próximo mês. “Quando a gasolina aumenta, sobe o gás, o leite, o pão. Está tudo muito caro”, desabafou.

Outra que se mostrou assustada com a alta dos preços foi a advogada aposentada Emília Dias. “A gente vai ao mercado em uma semana e, na outra, encontra tudo muito mais caro. A carne está um absurdo, por exemplo. Mas arroz e feijão também subiram muito”.

Para quem lida diretamente com o consumidor, a inflação traz o dilema de repassar ou não o aumento. Atuando há mais de 20 anos no Mercado de Casa Amarela, Marcelo Barbosa da Silva, já vem sentindo queda de 20% nas vendas de alimentos nas últimas semanas. “Muitos dos nossos clientes tiveram uma redução da renda e estão comprando menos, até porque produtos como carnes, por exemplo, nunca deixam de aumentar”.

Barbosa explica que tenta não repassar todo o aumento para o consumidor. “A situação está tão difícil que, se repassarmos na mesma proporção, os preços ficam insustentáveis. A solução é estreitar cada vez mais o seu ganho”. O mesmo acontece com o representante de vendas Flávio Leal, que tem no seu veículo, umas das principais ferramentas de trabalho. “Está tudo muito parado, não tem nem repassar a alta da gasolina”, explica. Já o marceneiro Paulo Cunha da Silva, que usa o carro para atender clientes, diz que não vai poder absorver o reajuste dos combustíveis.

Folhape

ARTIGO — Crise de influência digital: e agora?

O programa televisivo Big Brother Brasil (BBB) é conhecido por proporcionar o aumento da visibilidade da maioria de seus participantes. Quem entra na “casa mais vigiada do país” – como é conhecido o local onde os integrantes de cada edição permanecem durante cerca de 3 meses –, costuma ver o número de seguidores e fãs aumentar significativamente nas redes sociais. Na edição atual, no entanto, temos visto acontecer justamente o contrário: após ser acusada de praticar bullying contra o participante Lucas Penteado, a rapper Karol Conká tem sido “cancelada” por milhares de internautas. O comportamento reprovável da artista no programa já está reverberando negativamente: o número de seguidores em suas redes sociais despencou e algumas de suas apresentações musicais foram canceladas.

A crise em torno da imagem de Karol Conká sinaliza um ponto importante para profissionais de comunicação e marketing: é preciso saber lidar adequadamente com situações como a da cantora. Crises de imagem podem afetar qualquer pessoa ou marca que possua visibilidade – desde microinfluenciadores até grandes empresas – e costumam avançar rapidamente. Em menor ou maior grau, sempre há consequências negativas – como demonstra o caso de Karol.

Não é possível estar 100% preparado para uma crise de imagem, mas há direcionamentos que auxiliam profissionais de comunicação e marketing a gerenciarem esse tipo de situação. Confira algumas dicas importantes para prevenir e contornar crises de influência digital.

1) Crie um comitê de gestão de crises. A melhor forma de prevenir crises de imagem é instaurar uma equipe para mapear situações que possam prejudicar a reputação da empresa. É recomendável que o comitê em questão seja composto por profissionais estratégicos, tais como diretores, coordenadores, advogados e assessores de comunicação e marketing. A partir das discussões levantadas por esses profissionais, é possível elaborar, inclusive, um manual contendo direcionamentos e orientações em casos de deslizes por parte da empresa.

2) Saiba o que seu público está falando sobre você. Com a democratização do acesso à internet e a popularização das redes sociais, temos a possibilidade de opinar mais nessas plataformas. Ao mesmo tempo que isso é bom para as marcas – pois estas podem dialogar mais facilmente com seus públicos –, também pode se tornar um problema quando elas cometem algum erro. Se uma empresa “pisa na bola”, em questão de segundos o deslize pode ser disseminado para milhares de pessoas por meio de postagens e compartilhamentos, provocando uma crise de grandes proporções. Por isso, é necessário monitorar constantemente as menções e os comentários e mensagens relacionados à marca nas redes sociais.

3) Admita o erro e se responsabilize por ele. Errar é humano! Nenhuma organização ou influenciador está livre de “dar uma mancada” em determinado momento. Em situações nas quais a crise já se instaurou, o posicionamento mais adequado é admitir o erro e buscar soluções. Analisemos a situação delicada de Karol Conká no BBB: caso a rapper, após ter cometido as primeiras agressões psicológicas contra Lucas, tivesse se dado conta de sua má conduta, pedido desculpas ao participante e modificado seus comportamentos, possivelmente a crise em torno de sua imagem seria minimizada. É importante lembrar que, nessas situações, não basta admitir o erro; é fundamental se responsabilizar por ele e buscar soluções o mais rápido possível!

4) Transforme a crise em uma causa. Sabemos que admitir o erro é o primeiro passo para gerenciar uma crise de imagem, e que a responsabilização vem depois disso. Há, ainda, um terceiro passo: usar a crise a favor da marca. Organizações que gerenciam o erro e demonstram que aprenderam com ele têm maiores chances de serem perdoadas. Nesse sentido, uma alternativa para a cantora seria mudar de posicionamento e passar a apoiar as causas do ex-participante. Todavia, é importante ressaltar que, para serem efetivas, as ações subsequentes à crise precisam ser genuínas. Caso contrário, o público perceberá e o efeito será contrário – ou seja, a crise poderá ficar ainda pior!

Autor: Raphael Moroz é jornalista e psicólogo e possui mestrado em Comunicação e Linguagens. Atua como professor-tutor do curso de graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.