ARTIGO — O futuro da Precificação

Por Francisco Perez, Diretor de Novos Negócios do Banco Alfa e responsável pelo programa de inovação aberta Alfa Collab

Imagine que você e um vizinho estavam à procura de uma geladeira das mesmas marca e cor, e cada um encontrou o produto na mesma loja virtual, com preços diferentes. A primeira reação daquele que obteve a cotação mais cara foi pensar que a loja era desorganizada ou pouco confiável. O curioso é que tanto você quanto o seu vizinho já se acostumaram com valores variáveis com outros fornecedores. Quando pedem um Uber, por exemplo.

Especialistas afirmam que o futuro do preço não é apenas dinâmico, mas também personalizado. E este movimento, que não é novo, tem nome, tecnologias e métodos já bem desenvolvidos. Ele se chama Dynamic Pricing, ou seja, precificação dinâmica.

Tradicionalmente, preço dinâmico tem a ver com picos de demanda, com o horário das compras e o histórico de relacionamento com o cliente. Eventualmente, leva em conta as referências positivas sobre o comprador, as variações do câmbio e até o clima. A venda de um aparelho de ar-condicionado no verão, geralmente, tem preço mais elevado que no inverno.

Os preços variam desde que o mundo é mundo e os negócios existem. Não há nada de realmente novo nisso. A novidade está na velocidade dos ajustes, viabilizada pela tecnologia. É bom lembrar que a precificação inclui muitos ingredientes como a correlação momentânea entre oferta e demanda, os valores praticados pela concorrência, o custo de aquisição de cada cliente, a renovação do estoque, os serviços agregados à venda e toda a sorte de variáveis que influenciam na composição do melhor valor. Dito de outra forma: hoje é possível calcular em tempo real o preço mais atrativo, aquele capaz de entregar a máxima satisfação ao comprador e, ao mesmo tempo, garantir a melhor margem de resultado ao vendedor.

Para leigos, a questão do preço pode parecer trivial, mas especialistas garantem que a maioria das empresas enfrenta sérios problemas com o valor que atribuem às suas ofertas. Relatórios recentes da Nielsen apontam que mais de 80% dos negócios enfrentam dificuldades na hora de precificar, e que muitos deles poderão quebrar por este motivo. O fato é que o cálculo é bem complicado. Também, a reconhecida Harvard Business Review publicou um artigo que apresenta um interessante estudo sobre a definição da estratégia de preços levando em consideração o comportamento dos consumidores. Tudo indica que o conceito básico dos quatro “pês” do Marketing – Preço, Produto, Praça e Promoção – está cada vez mais fluído, flexível e veloz.

Na internet, o preço é fator decisivo. As barreiras entre o site de um estabelecimento e outro são quase imperceptíveis. Todas as melhores ofertas do mercado cabem ao mesmo tempo em apenas uma página. Naturalmente, ainda pesam na decisão de compra a confiança na marca e as experiências anteriores.

Mas, quem souber precificar melhor para aquela pessoa naquele momento, leva uma tremenda vantagem e, para isso, recorrem a soluções capazes de processar em tempo real o máximo de informações do produto, do mercado, do cliente e outras variáveis do contexto se tornou um diferencial competitivo de alto impacto.

A precificação dinâmica ganhou força com o fim da regulação de preços das passagens aéreas nos anos 1980 nos Estados Unidos. Antes dessa década, o setor de aviação civil era fortemente regulado pelo governo. Mudanças na legislação provocaram uma guerra concorrencial das mais acirradas na história.

As maiores empresas do setor investiram, já naquela época, milhões de dólares para desenvolver sistemas computacionais de ajuste automático dos preços com base em variáveis como horário do voo, destino, estação do ano, posição do assento e outras.

O sucesso da precificação dinâmica na venda de assentos das companhias aéreas abriu caminho para que outros setores da indústria de turismo adotassem a mesma prática. Há praticamente 40 anos, hotéis, aluguel de veículos e operações de traslados atuam com precificação dinâmica. E essas práticas, amplamente adotadas em vários outros países, mais cedo ou mais tarde acabaram por incutir uma nova mentalidade no consumidor.

Ainda pode parecer estranho, por exemplo, a ideia de um shopping center inteiro operar com descontos especiais em horários fora do pico. Nesta mesma linha, os estacionamentos dos shoppings poderiam ser gratuitos ou terem preços significativamente reduzidos nessas ocasiões.

O mesmo poderia ser aplicado a supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Neste caso, já se encontram em análise, investimentos em etiquetas eletrônicas implantadas em alguns produtos que interagem com o caixa no checkout e o smartphone do cliente.

O operador da caixa pode oferecer descontos extras a depender do horário da compra e a assiduidade do consumidor. O sistema de precificação decide automaticamente quais bônus pode oferecer e qual a melhor promoção possível para cada produto. Também no mundo digital a abordagem se aplica, e aqui em maior intensidade.

Do mesmo modo, os bancos devem cada vez mais adotar políticas de preços variáveis pelos serviços aos clientes. Neste caso, tendo no encalço as Fintechs, sempre agressivas em suas inovações. Neste jogo, startups que dominam as tecnologias necessárias se tornam mais valiosas. Não é por acaso o interesse do setor financeiro por especialistas em Dynamic Pricing.

Alguns dizem que dados são o novo petróleo. Mais que isso, no novo mundo que se descortina, a inteligência no uso de dados vai definir o preço do petróleo. Em tempo real.

Sobre o Conglomerado Financeiro Alfa

O Conglomerado Financeiro Alfa é composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 95 anos de história, busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios.

Com atuação principalmente nos segmentos de crédito a pessoas jurídicas e físicas, Tesouraria, Administração de Recursos de Terceiros, Private Banking, Wealth Management e Fusões e Aquisições, o Conglomerado Financeiro Alfa é formado por Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e Alfa Previdência. Oferecendo segurança e solidez, opera com respeito aos valores éticos e sustentáveis, que sempre acompanharam sua trajetória.

O Conglomerado Alfa também é composto por empresas não financeiras de setores diversificados, tais como hotelaria (Rede Transamérica de Hotéis), materiais de construção (C&C Casa e Construção), agropecuária e agroindústria (Agropalma), águas minerais (Águas Prata), alimentos (Sorvetes La Basque), cultural (Teatro Alfa), comunicações (Rede Transamérica de Rádio) e couro (Soubach).

Fotógrafos terão a oportunidade de mostrar trabalhos e biografia através de exposição virtual e presencial

O projeto ‘Meu Olhar Sobre Pernambuco’ está recebendo inscrições de fotógrafos pernambucanos com residência em qualquer região do Estado. Aprovado no Edital Criação, Fruição e Difusão- LAB-PE, através da Lei Aldir Blanc, a iniciativa que busca recortes fotográficos de fotógrafos profissionais e amadores, vai realizar exposição virtual e presencial, em março deste ano. A organização irá premiar os finalistas e divulgar a biografia de todos os participantes no canal digital.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 29 de janeiro no site do projeto: (https://www.meuolharsobrepe.com.br/). No endereço eletrônico estão disponíveis o formulário de inscrição, edital, documentação exigida e orientação para o envio das fotos. É necessário que as obras tenham abordagem na área da cultura, turismo, gastronomia ou relacionadas com alguma personalidade cultural do Estado, por exemplo.

“Esperamos receber participantes dos quatros cantos de Pernambuco. A proposta do projeto é apresentar recortes fotográficos da Região Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão?, detalha o idealizador do projeto, Jonnathan Silva. Ainda segundo ele, a ideia é potencializar o trabalho de fotógrafos do estado, que se dedicam na produção de fotografias espontâneas sobre a região. ?Será uma oportunidade de reunir talentos desconhecidos com nomes já consagrados”, finaliza Jonnathan.

SERVIÇO:

Exposição Meu Olhar Sobre Pernambuco
Inscrições: https://www.meuolharsobrepe.com.br/
Período das inscrições: De 19 a 29 de janeiro de 2021

Rio começa a vacinar idosos da população em geral na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou hoje (28) que a partir de segunda-feira (1º) vai começar a vacinação de idosos da população em geral contra covid-19. Na semana que vem, serão imunizados as pessoas com mais de 95 anos, segundo um calendário específico.

No primeiro dia (segunda-feira, dia 1º), serão vacinadas as pessoas com 99 anos ou mais. Na terça-feira (2), serão os idosos de 98 anos. Em seguida, será a vez das pessoas com 97 anos (quarta-feira, 3), 96 anos (quinta-feira, 4) e 95 anos (sexta-feira, 5). Quem perder o dia da vacinação e tiver 95 anos ou mais poderá procurar os postos de saúde no próximo sábado (6) até o meio-dia.

A secretaria anunciou ainda que até o fim de fevereiro, todos os idosos com 80 anos ou mais poderão se vacinar. Na segunda semana de fevereiro, serão aqueles com 90 anos ou mais, com esquema semelhante ao da primeira semana: 94 anos (dia 8), 93 anos (dia 9), 92 anos (dia 10), 91 anos (dia 11), 90 anos (dia 12) e 90 anos ou mais (dia 13).

Na terceira semana, será a vez daqueles com 85 anos ou mais: 89 anos (dia 15), 88 anos (dia 16), 87 anos (dia 17), 86 anos (dia 18), 85 anos (dia 19) e 85 anos ou mais (dia 20) .

Na quarta semana, serão vacinados idosos com 80 anos ou mais: 84 anos (dia 22), 83 anos (dia 23), 82 anos (dia 24), 81 anos (dia 25), 80 anos (dia 26) e 80 anos ou mais (dia 27).

A campanha de vacinação contra a covid-19 no Rio começou na semana passada. Por enquanto, a prefeitura do Rio está vacinando apenas profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com mais de 60 anos, além dos idosos que moram em abrigos, quilombolas e indígenas.

Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas na cidade.

Agência Brasil

IGP-M acumula inflação de 25,71% em 12 meses, revela pesquisa da FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel em todo o país, registrou inflação de 2,58% em janeiro deste ano. A taxa é maior que a de dezembro do ano passado (0,96%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou hoje (28), o IGP-M acumula inflação de 25,71% em 12 meses. Em janeiro de 2020, o acumulado era de 7,81%.

A alta da taxa de dezembro para janeiro foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que subiram 3,38% em janeiro ante uma alta de 0,90% em dezembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção também teve alta de dezembro (0,88%) para janeiro (0,93%).

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, teve queda na inflação, ao passar de 1,21% em dezembro para 0,41% em janeiro.

Agência Brasil

Bolsonaro diz que pandemia pode ser ‘fabricada’ e ironiza pedidos de impeachment

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27), durante almoço em evento fechado com cantores sertanejos, que a pandemia pode ter sido “fabricada”. O chefe do Executivo almoçou em uma churrascaria na Vila Planalto acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, dos ministros Fabio Faria, Ernesto Araújo, Tarcísio Freitas, Mario Frias, do filho Jair Renan e de artistas sertanejos, como Sorocaba, Amado Batista e Nayara Azevedo.

“Quis o destino que uma pandemia, que pode ser fabricada, nos atingiu no início do ano passado. Nós continuaremos nessa cadeira [a Presidência] até o final de 2022, tenho certeza disso”, alegou.

O mandatário também ironizou os pedidos de impeachment. Ele possui 61 processos de pedidos de afastamento. “Não adianta falar que tem 40 processo de impeachment porque se junta todos não dá nada. Absolutamente nada, propostos por partidos de esquerda como PT, PC do B, Psol ou até mesmo a OAB. Não levam a lugar nenhum, a não ser para causar transtornos e tentação na sociedade”, concluiu.

O presidente Bolsonaro fechou uma churrascaria hoje em Brasília para um evento privado com artistas.
Tive acesso às imagens.
Ele comentou a polêmica com a compra de alimentos. Disse que o leite condensado é pra %u201Cenfiar no rabo da imprensa%u201D e defendeu o gasto com chicletes. pic.twitter.com/fykEhjkMfO

— Samuel Pancher (@SamPancher) January 27, 2021

Leite condensado

No mesmo evento, Bolsonaro disse que os gastos do governo federal com alimentos, entre eles R$ 15 milhões em latas de leite condensado, são para “enfiar no rabo da imprensa”.

Em meio aos pedidos de impeachment e à falta de um programa social para substituir o fim do auxílio emergencial, Bolsonaro tem visto sua popularidade cair. Pesquisa Datafolha divulgada no último dia 22 mostrou aumento na reprovação do governo, que passou de 32% para 40%. A aprovação também caiu, indo para 37% ante 31% em dezembro.

Inep divulga gabaritos oficiais do Enem com duas questões anuladas

Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão disponíveis. Inscritos podem acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou por meio do aplicativo Enem.

No total, duas questões foram anuladas: uma de matemática e uma de ciências da natureza. A anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a teoria de resposta ao item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Os participantes que fizeram videoprovas em língua brasileira de sinais (libras) também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Para esse caso, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. Os gabaritos das videoprovas também podem ser acessados, em PDF, no portal do Inep e no aplicativo Enem.

Enem impresso ocorreu nos últimos dois domingos

O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de janeiro, portanto estão disponíveis os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame. Também estão inclusas as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito de acordo com a cor, o número e o formato da prova feita em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os inscritos resolveram questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e tiveram que escrever uma redação, com o tema “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

No segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Colômbia suspende voos com o Brasil por nova cepa da Covid-19

General view of Cali, Colombia, on January 22, 2021, amid the COVID-19 pandemic. – Colombia reached 50,000 deaths from COVID-19 after ten and a half months of pandemic on Thursday, as the country is experiencing a second wave of infections that has hospitals on the brink of collapse. (Photo by Luis ROBAYO / AFP)

O governo colombiano decidiu suspender, a partir da sexta-feira (29), todos os voos com o Brasil devido à detecção de uma nova Cepa de covid-19, anunciou, na quarta-feira (27), o presidente Iván Duque.

“Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto se fazem todas as observações, são tomadas (…) as medidas de restrição de voos da Colômbia para o Brasil ou do Brasil para a Colômbia”, disse o presidente em seu programa cotidiano de TV.

A restrição afetará apenas os voos de passageiros, já que o transporte de carga permanecerá intacto, enquanto os viajantes que chegaram procedentes do país vizinho entre 18 e 27 de janeiro terão que fazer quarentena por 14 dias, acrescentou.

Além disso, o presidente conservador informou que será intensificado o monitoramento da situação epidemiológica na vasta fronteira amazônica entre os dois países.

Deste modo, a Colômbia se soma a Portugal, Turquia, Marrocos e Peru entre os países que já tomaram esta decisão.

Em dezembro, a Colômbia decidiu adotar medidas restritivas similares devido à cepa descoberta no Reino Unido.

Segundo especialistas, as variantes identificadas em Reino Unido, África do Sul e Brasil têm em comum uma mutação denominada N501Y, que explicaria sua maior transmissibilidade.

A Colômbia enfrenta atualmente uma segunda onda de contágios de Covid-19, ligada às festas de fim de ano, que mantém os hospitais à beira do colapso.

O país, que é a quarta economia da América Latina e do Caribe, soma mais de dois milhões de conta´gios e 52.000 mortes.

Embora tenha detectado um primeiro caso de covid-19 em 6 de março, o governo decretou o fim do confinamento a partir de 1º de setembro, após cinco meses e meio de ‘lockdown’, diante do descalabro da economia.

AFP

Caixa paga nesta quinta-feira (28) R$ 248 milhões do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (28) mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A operação foi autorizada pelo Ministério da Cidadania após análise de contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

Para esse pagamento, não há calendário de acordo com o mês de nascimento. Todos os beneficiários receberão, de uma só vez, todas as parcelas a que têm direito. Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem quanto para saques e transferências para outros bancos.

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Beneficiários
O grupo de beneficiário inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de mais 5 mil que tiveram os pagamentos reavaliados neste mês.

Entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Mais 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, terá direito à quarta e à quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão receber somente a quinta parcela.

Agência Brasil

Estação da Cultura em Arcoverde realiza Mostra de Artes “A Vapor – Reinvenção”

A Associação Estação da Cultura em Arcoverde realiza no período de 05 a 07 de fevereiro a 5.ª edição da Mostra de Artes A Vapor que este ano terá como tema “Reinvenção”. O evento que surgiu em 2015 após a revitalização e reorganização dos galpões da Estação da Cultura, feita pelos próprios artistas que a ocupam, nasceu como uma forma de celebrar a ocupação do prédio da antiga estação ferroviária por artistas da cidade, em 2001. A mostra que costuma acontecer em novembro data de ocupação do prédio, acontecerá excepcionalmente em fevereiro e retrata bem o que vem sendo feito pelos artistas, trabalhadores e trabalhadoras da cultura em tempos tão estranhos, que vêm impossibilitando os encontros pessoais com o público.

Reinventando a forma de fazer a mostra, o ano o evento será todo virtual e gratuito através do canal da Estação da Cultura no Youtube, mantendo sempre a diversidade de linguagens artísticas em sua essência com atrações de Teatro, Dança, Artes Visuais, Literatura, Música e Cultura Popular.

Entre os destaques da mostra estão às ações de acessibilidade para surdos e ensurdecidos, Libras, presente em todas as atividades da programação. Também se destacam as ações formativas que vão acontecer nos dias 01 e 02 de fevereiro e são voltadas para os socioeducandos da FUNASE e para o público infantil da Casa Acolher. As ações serão presenciais seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos. Outro destaque dessa edição é a roda de partilha Projetos de Reinvenção no Interior – com a participação dos integrantes da Rede Interiorana de Produtores Técnicos e Artistas – RIPA-PE, Elthon Taurino, da Zona da Mata, Marlom Meirelles, do Agreste e Ramylle Barbosa, do Sertão.

Este ano a Mostra A Vapor – Reinvenção homenageia Roberto Alves (Baby), amigo e homem de teatro que tanto contribuiu para a arte e a cultura arcoverdense.

Confira a programação completa

A Vapor – Reinvenção

05 DE FEVEREIRO DE 2021

19h Cerimônia de Abertura – Reinvenção

19h15min Sarau Poético – Espaço da Palavra

19h45min – Gota – Heide Hebert

20h Parte de Mim – Grupo Novo Horizonte – Sesc Arcoverde

20h45min Muralismo – Pintura artística dos muros da Funase

21h Coco Trupé de Arcoverde

06 DE FEVEREIRO DE 2021

18h Tour virtual – Exposição – Memória, Imagem e Ação

18h15min O Espelho da Lua – Tropa do Balacobaco

19h Banda de Pífano Santa Luzia

19h40min Histórias do Balacobaco – Tropa do Balacobaco

19h50min Iê, Meu Candeeiro – Muzenza – 20 min

20h15min Além do Tempo – Maylla Alves

20h30min Maracatu Baque Mulher

07 DE FEVEREIRO DE 2021

10h Roda de partilha – Projetos de Reinvenção no Interior – RIPA – PE

17h Lançamento do CD Cavalinho de Barro – Mestre Assis Calixto e Coco Erêmin

17h35 min Malassombros – Contos do Além Sertão – Teatro de Retalhos

18h15min Cavalhada Tamboril – Agremiação Boi Diamante

18h30min O Manifesto – A Viúva dos Sentidos – Irla Carrie

19h Gabi da Pele Preta

AÇÕES FORMATIVAS

01 DE FEVEREIRO DE 2021

Oficina Produção de Cadernos Artesanais, voltada para os socioeducandos da FUNASE – Unidade de Arcoverde – Juliana Aguiar

01 E 02 DE FEVEREIRO DE 2021

Oficina Entre Sonhos e Sombras – oficina de teatro de sombras voltada para as crianças da Casa Acolher – Jéssica Mendes

Le biscuit inaugura loja em Santa Cruz do Capibaribe

A Le biscuit, uma das maiores redes varejistas do país e com forte presença no Nordeste, está ampliando a sua rede em Pernambuco. A companhia acaba de inaugurar uma nova unidade em Santa Cruz do Capibaribe (PE), fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão por parte do franqueado. Com isso, a rede atinge um total de 17 lojas no Estado de Pernambuco. No total, a Le biscuit possui 144 estabelecimentos em 14 Estados do Brasil – 137 lojas próprias e sete franquias.

A iniciativa integra o processo de expansão da rede física da Le biscuit por meio de franquias, chamado Le franchise, e focado em municípios compactos (até 200 mil habitantes). O programa oferece ao franqueado um modelo de negócio estável e resiliente, com assessoria na escolha e negociação do ponto comercial, treinamento da gestão e colaboradores, e importação dos produtos pela Le biscuit, que realiza ainda o transporte às lojas a partir do Centro de Distribuição em Camaçari (BA).

A nova loja em Santa Cruz do Capibaribe deve aquecer a economia local e já resultou na abertura de 15 postos de trabalho diretos. No ano passado, a companhia já havia inaugurado unidades nas cidades de Carpina e Serra Telhada, no mesmo modelo de franquias. A imagens da nova loja estão no link: https://www.flickr.com/photos/191759856@N05/albums/72157718062578662

“A nossa equipe vêm demonstrando bastante resiliência neste momento de pandemia e estamos muito orgulhosos em inaugurar esta nova loja em Pernambuco”, destaca Carlos Guimarães, Head de Franquias da Le biscuit. “O nosso modelo de franquia oferece suporte em todas as etapas do projeto e se revela um negócio rentável mesmo em meio à retração econômica”, finaliza.

A nova loja foi projetada de modo a oferecer um ambiente arejado e com amplo espaço de circulação, respeitando os protocolos oficiais de segurança para a prevenção dos lojistas, colaboradores e clientes da Covid-19. Atualmente, a Le biscuit está presente em doze cidades pernambucanas: Cabo de Santo Agostinho; Carpina; Caruaru; Camaragibe; Vitória de Santo Antão; Recife; Petrolina; Paulista; Olinda; Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada e Santa Cruz do Capibaribe.

A Le biscuit comercializa mais de 20 mil itens separados por categorias como armarinhos, artesanato, bebê, bomboniere, brinquedos, produtos do lar, decoração, eletroportáteis, festa, papelaria e telefonia, entre outros. A marca é responsável pelo processo de compra de produtos importados, nacionais e distribuição às lojas franqueadas. Para tanto, a empresa possui um Centro de Distribuição próprio em Camaçari (BA).

Os clientes podem efetuar as compras por meio de diversos canais, como site , aplicativo disponível na Apple Store e Play Store , e nas 14 3 lojas físicas da rede espalhadas pelo país.

Transformação digital

A inauguração da nova franquia em Santa Cruz do Capibaribe (PE) faz parte do processo de transformação digital e ampliação da rede física que a marca está passando. Recentemente, a Le biscuit passou a adotar em toda a sua rede o Pix, novo sistema de pagamento lançado pelo Banco Central (BC) que agiliza o processo de compra e pagamentos de produtos e oferece gratuidade para pagamentos e transferências entre bancos distintos via TED ou DOC, entre outros.

Além disso, a rede lançou o novo cartão Le biscuit VISA, que oferece aos clientes diversas vantagens e descontos exclusivos, como parcelamentos em até 12 vezes sem juros. A integração dos canais físico e digital está presente em novas plataformas como o Retire em Loja, que permite ao cliente realizar as compras online e retirá-las nas lojas físicas, e o Auto Atendimento, por meio do qual os clientes efetuam o pagamento das compras de maneira mais cômoda, segura e evitando filas.

Sobre a Le biscuit

A Le biscuit foi fundada em Feira de Santana (BA) em 1968 por Aristóteles Santanna como armarinho. O negócio familiar cresceu e a segunda loja foi inaugurada em Salvador em 1992, ainda no modelo de pequeno atacadista, voltada principalmente a comerciantes. De lá para cá, a empresa expandiu sua operação para 14 estados brasileiros nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste e se tornou uma das principais redes varejistas do país, com 143 lojas e 2.400 colaboradores. A Le biscuit oferece ainda o Clube Minha Le, o clube de vantagens exclusivo que concede aos clientes cadastrados descontos especiais e cupons de ofertas. Com uma gestão moderna e altamente profissionalizada, a Le biscuit se tornou objeto de desejo de fundos de investimentos nacionais e internacionais. Entre seus sócios estão a família de Aristóteles Santana, fundador da rede, e os fundos de private equity Vinci Partners e Siguler Guff.