Governo de Pernambuco confirma que 270 mil doses da CoronaVac chegam ao Estado nesta segunda (18)

O Governo de Pernambuco confirmou que receberá 270 mil doses da CoronaVac na noite desta segunda-feira (18). Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, as doses da imunizante devem chegar às 19h40, no Aeroporto Internacional do Recife.

De acordo com o secretário de Defesa Social (SDS), Antônio de Pádua, as doses da vacina devem ir pro Centro Nacional de Imunização da Capital Pernambucana. Logo, o secretário estima que em 24 horas todas as Gerências Regionais de Saúde estarão com as doses de vacina.

Folhape

Vacinação com a Coronavac começa hoje nos estados

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista coletiva no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) no Rio de Janeiro.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14 horas de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17 horas.

Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da Coronavac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As vacinas serão transportadas para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Segundo o ministro, o Instituto Butantan receberá um ofício pedindo celeridade no envio da autorização à Anvisa para a produção de mais dois milhões de doses da Coronavac. A documentação deve ser analisada até 31 de março.

Ele reforçou que os primeiros a receber as doses da vacina serão integrantes do grupo prioritário: profissionais da saúde, idosos e indígenas. Pazuello destacou, ainda, que os cuidados com uso de máscara e álcool em gel não podem ser deixados de lado. “A vacina não determina o fim das medidas protetivas”, disse.

SES-PE abre inscrições de seleção com 828 vagas

O novo processo de seleção pública simplificada da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com 828 vagas, foi lançado no Diário Oficial, nesta quinta-feira (14). Desses, serão selecionados 258 médicos, 234 profissionais de diversas áreas de nível superior e 336 de nível médio, que atuaram em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). As inscrições começam na próxima segunda-feira (18) e vão até o dia 21 de janeiro, através do endereço ead.saude.pe.gov.br.

De acordo com a SES-PE, o objetivo é atender a necessidade temporária relacionada à emergência em saúde pública provocada pelo novo coronavírus.

“Essa seleção pública ainda trará profissionais para reforçar o time do Programa Estadual de Imunização, sabendo dos desafios que nos espera, e também para a rede de assistência à Covid-19 em todas as regiões do Estado. Continuamos chamando a atenção dos pernambucanos para manter o distanciamento social, a lavagem das mãos e o uso de máscara, para evitar contaminações, mas também prontos para acolher todos que precisarem de atendimento”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Para esta seleção, 28 enfermeiros sanitaristas irão atuar na sede do Programa Estadual de Imunização, no Recife, além das 12 Geres. Eles irão auxiliar em atividades de monitoramento, supervisão e apoio logístico relacionados à imunização no Estado, além de poderem atuar no esforço vacinal contra a Covid-19. Os outros cargos da seleção pública também podem ser remanejados para atuação em atividades relacionadas à imunização caso haja necessidade neste momento de pandemia.

De acordo com a secretária, a seleção será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, que consistirá em análise curricular. O resultado preliminar sairá em 28 de janeiro. Já os recursos poderão ser interpostos até às 23h59 de 29/01. O resultado final será divulgado em 03 de fevereiro. Os profissionais selecionados serão contratados por um período de até 6 meses, podendo ser prorrogado por até 2 anos.

Médicos: cardiologista, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião torácico, cirurgião vascular, clínico geral, coloproctologista, endoscopista, neonatologista, neurocirurgião, neurologista pediátrico, neurologista adulto, oncologista, otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra, tocoginecologista, traumato-ortopedista, radiologia em diagnóstico por imagem, urologista;

Outras profissões de nível superior: assistente social, biomédico, enfermeiro assistencial, enfermeiro sanitarista, enfermeiro obstetra, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo;

Profissões de nível médio: técnico de enfermagem, técnico de mobilização ortopédica, técnico de laboratório, técnico de radiologia e técnico em farmácia.

Diario de Pernambuco

Sesc promove oficina cultural de férias em Surubim

O Sesc Ler Surubim abriu inscrições para a oficina “Introdução à Narrativas Virtuais” que acontece de 25 a 29 de janeiro. Os interessados podem se inscrever no portal de cursos do Sesc, pelo link https://cursos.sescpe.com.br/turma/introducao-a-narrativas-virtuais/narrativasvirtuais-2118304. As aulas serão transmitidas pela plataforma Google Meet, das 19h às 22h. A inscrição custa R$ 50, mas os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o Cartão do Sesc têm desconto e pagam R$ 25. O aluno precisa ter idade mínima de 14 anos e uma conta no Gmail.

A oficina ministrada por André Chaves (artista da cena, produtor, gestor cultural do Reduto Coletivo e professor de teatro do Sesc) visa investigar as possíveis contribuições da tecnologia digital em processos de criação e fruição em arte, experimentar e desenvolver narrativas virtuais, tendo as tecnologias como dispositivos de suporte à composição dos trabalhos. “Com um formato 100% online, a ideia é que o aluno se aproprie das ferramentas digitais disponíveis para produzir uma nova forma de construção coletiva, pensando em ações e poéticas específicas para o espaço virtual”, explica Igor Alexandre, professor de artes do Sesc Ler Surubim.

No conteúdo programático, serão abordados tópicos como “Noção e conceito de tecnologia e tecnologia na arte”; “Diálogos possíveis em arte e tecnologia digital”; “Gambiarras como forma de suporte e potência da subsistência na criação/composição”; “Relação entre o artista, a criação e os dispositivos de suporte/execução”; “A presença da arte no espaço virtual: canais, suportes e ferramentas”; “Noção e conceito de narrativas”; e “Reflexões sobre vida real versus vida virtual/digital: tensões estéticas, sociais, éticas e políticas”; entre outros.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Oficina “Introdução à Narrativas Virtuais”

Realização: Sesc Ler Surubim

Data: de 25 a 29 de janeiro

Inscrição: R$ 25 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 50 (público geral), pelo link:

https://cursos.sescpe.com.br/turma/introducao-a-narrativas-virtuais/narrativasvirtuais-2118304

Informações: (81) 3634.5280

Bolsa Família começa calendário 2021 sem auxílio emergencial

Começa nesta segunda (18) o calendário de pagamentos do Bolsa Família 2021. Neste mês, mais de 14,2 milhões de famílias de todo o país receberão o benefício social. Segundo o Ministério da Cidadania, o número representa um repasse de R$ 2,7 bilhões. O valor médio será de R$ 190,57, em janeiro. Para as famílias que recebiam o auxílio emergencial inicial serão, no mínimo, R$ 400.

Criado para enfrentar a crise econômica durante a pandemia da Covid-19, o auxílio emergencial substituiu o Bolsa Família para quem cumpria os requisitos do benefício emergencial. As famílias contempladas receberam, primeiro, cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1.200, no caso das mães chefes de família, e, depois, a extensão de R$ 300 ou R$ 600. Sem a prorrogação do auxílio emergencial, as famílias voltam a receber o valor do Bolsa Família.

O pagamento às famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza é feito mensalmente, nos últimos dez dias úteis, de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social). O valor que cada família recebe é a soma de vários tipos de benefício previstos no programa, que dependem da composição (como número de pessoas, idades e presença de gestantes) e da renda familiar.

Podem fazer parte do programa todas as famílias com renda por pessoa de até R$ 89 mensais e famílias com renda por pessoa entre R$ 89,01 e R$ 178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.

Segundo o Cidadania, o número de contemplados flutua mensalmente devido aos processos de inclusão, exclusão e manutenção de famílias. “O processo de concessão é impessoal e realizado por meio de sistema automatizado que obedece ao teto das verbas orçamentárias destinadas ao programa”, diz, em nota.

“Já os cancelamentos estão relacionados aos procedimentos rotineiros de averiguação e revisão cadastrais, fiscalização, desligamentos voluntários, descumprimento de condicionalidades, e superação das condições necessárias para a manutenção dos benefícios”, afirma o ministério.

Na última década, o número de famílias contempladas tem oscilado entre 13 milhões e 14 milhões.

Mudança no pagamento
Desde dezembro, o pagamento do Bolsa Família está sendo migrado para contas-poupanças digitais da Caixa, com acesso pelo Caixa Tem.

De acordo com o governo, mais de nove milhões de pessoas que ainda não têm conta bancária poderão receber o benefício por meio de crédito na conta digital ou continuar a realizar o saque pelo seu cartão Bolsa Família e movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem.

Segundo o cronograma federal, os beneficiários com NIS de finais 9 e 0 começaram a receber o Bolsa Família pela conta-poupança social digital em dezembro. Em janeiro, é a vez dos benefícios com NIS de finais 6, 7 e 8.

A mudança continua em fevereiro, para os beneficiários de NIS com finais 3, 4 e 5, e termina em março, para NIS de finais 1 e 2.

Como movimentar a conta
Os beneficiários do Bolsa Família precisarão acessar o Caixa Tem, sem gerar nova senha. Segundo o Ministério da Cidadania, ela é criada gratuitamente e o usuário pode usar a mesma senha do cartão social.

Após o crédito dos valores será possível fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e o QR Code, por meio das maquininhas disponibilizadas pelo país.

O beneficiário também poderá realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas através da opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem, além de poder realizar saques da conta com o cartão do Programa Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

A conta não tem taxa de manutenção e oferece ainda um cartão de débito virtual, que exige a geração de um código de segurança a cada compra. O limite mensal de movimentação da conta é de R$ 5.000.

Sonho Empreendedor: Como montar um escritório de consultoria

Em momentos de crise, como o que vivenciamos agora, muitas empresas buscam serviços de escritórios de consultoria para salvar os negócios da falência, criar estratégias para a manter a competitividade ou mesmo alavancar a atividade com novas formas de gestão. Tal cenário tem contribuído para o crescimento do número de escritórios de consultoria no Brasil. Dados da pesquisa sobre esse segmento no país, realizado pelo Laboratório da Consultoria (2019), apontou que as micro e pequenas empresas dominam o mercado brasileiro com 84% de todos os negócios na área.

Estima-se ainda que o Brasil alcançou, em 2020, o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente um quarto da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio de até 3,5 anos de atividades. Os dados fazem parte da análise da série histórica da Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, desde 2000. O fato é que a vocação do brasileiro ter seu próprio negócio cria um campo fértil para a atuação de consultorias em diversas áreas, entre elas, gestão, assessoria financeira, tecnologia e inovação.

Neste novo episódio da série “Sonho Empreendedor”, apresentamos 5 dicas para quem tem interesse em abrir um escritório de consultoria em 2021. A ideia de negócio no setor foi um dos mais procurados no Portal do Sebrae no ano passado.

De antemão, saiba que o empreendedor da área deverá ter algumas características e comportamentos essenciais para obter sucesso no novo negócio, como por exemplo, ser uma pessoa organizada e comprometida, focada no resultado do trabalho o tempo todo. Além disso, de ter amplo conhecimento sobre os serviços que se dispõe a realizar, saber lidar com imprevistos e ter uma visão sistêmica ao propor melhorias.

Confira a seguir 5 dicas para realizar o sonho de ter seu escritório de consultoria. Para mais informações e orientações, conheça a página “Ideias de Negócios” no Portal Sebrae.

Tenha conhecimentos específicos e uma visão empresarial
A consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. Para ser um consultor, o profissional precisa ter conhecimento e habilidades na área em que vai atuar. Por isso, é essencial que você tenha um conhecimento aprofundado sobre a área de atuação de seu cliente, pois esse será o alicerce de suas ideias e sugestões. Mesmo que a opção seja uma pequena consultoria, é fundamental ter uma capacidade analítica e uma postura ética, pois seus aconselhamentos irão influenciar diretamente a tomada de decisão do seu cliente.

Antes de escolher a localização do seu escritório, avalie suas necessidades para evitar gastos desnecessários
Como todo negócio, a escolha de uma boa localização ajuda a alcançar melhores oportunidades de negócios. Mesmo que decida começar o negócio em casa para reduzir os custos ou atenda de formato virtual, pois grande parte do atendimento pode ser feito in-company, é preciso avaliar as necessidades para evitar erros e gastos desnecessários. Um modelo que vem ganhando espaço entre as consultorias é o coworking, que são espaços compartilhados de trabalho nos quais é possível alugar salas ou escritórios virtuais temporariamente.

Organize os processos produtivos em etapas para facilitar o atendimento dos clientes
O processo produtivo de um escritório de consultoria é basicamente intelectual e requer organização por parte do consultor, obedecendo algumas etapas, como prospecção de negócios, elaboração de briefing, planejamento de estratégias e execução. Depois da etapa de planejamento inicial, é preciso iniciar as atividades práticas que podem ser resumidas na realização de um diagnóstico, seguido por um plano de ação; implementação/monitoramento e finalmente de uma auditoria dos processos.

Procure agregar valor à consultoria
Ao agregar valor ao seu negócio, você aumenta as chances de o cliente escolher seus produtos e serviços em detrimento da concorrência. Mesmo que os projetos de consultoria sejam customizados para atender cada cliente, é possível diversificar as áreas de atuação para conseguir maior abrangência no mercado. Para isso, fique atento aos pontos considerados nebulosos dentro de segmentos específicos com vistas a buscar uma diferenciação e formação de expertise no assunto. Além disso, não tenha medo de inovar nos processos, mostrando ao seu cliente que sua empresa consegue enxergar de forma dinâmica e flexível. Não se esqueça que o empreendedor que decide atuar na área de consultoria deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes em face de novas tendências.

Invista em automação desde o começo
O empreendedor que deseja atuar com consultoria empresarial deve analisar qual é a melhor opção de tecnologia e automação do seu negócio como um todo. Os modelos virtuais ganham mais espaço a cada dia e as soluções oferecidas pelos consultores precisam evoluir para se tornarem mais atraentes e acessíveis aos clientes. O mercado apresenta diversos sistemas de gestão, desde os gratuitos até os mais complexos, que controlam quase todos os processos.

UNINABUCO Digital oferece 2 mil vagas de graduação para quem perdeu emprego

As pessoas que perderam os seus empregos devido a pandemia da Covid-19 terão a oportunidade de se qualificar para retornar ao mercado de trabalho. É que a UNINABUCO Digital – Centro Universitário Joaquim Nabuco lança uma nova campanha de incentivo ao ensino superior. Intitulada “Seleção On-line”, a ação é voltada para essas pessoas que estão, hoje, desempregadas, dando a chance para que elas possam ingressar em uma graduação e só começar a pagar a mensalidade quando reingressar no mercado de trabalho ou quando concluir o curso.

A iniciativa foi possível graças a uma parceria com o Educred, um programa de financiamento estudantil disponibilizado pelo grupo Ser Educacional em suas Instituições de Ensino. Por meio dele, a UNINABUCO Digital irá oferecer 2 mil vagas de graduação para aquelas pessoas que estão precisando de qualificação para retornar ao mercado de trabalho.

“A nossa intenção é dar um voto de confiança àqueles que perderam os seus empregos em um período tão delicado. Nesse momento, uma qualificação a mais se torna muito importante para que eles possam voltar ao trabalho. Assim, vamos selecionar estes estudantes para iniciar a graduação na UNINABUCO Digital e eles só irão começar a pagar as mensalidades quando voltarem a trabalhar ou concluírem o curso”, explica o presidente do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINABUCO, Jânyo Diniz.

A Seleção On-line se dará da seguinte forma:

– Os interessados podem se inscrever até o dia 20/01, por meio de formulário disponível no site: https://selecaoonline.uninabuco.digital/;

– Todos os candidatos passarão por uma seleção on-line, com entrevistas com os coordenadores;

– Caso seja aprovado na entrevista, o interessado deverá submeter a redação como parte do processo seletivo e enviar a documentação;

– O resultado da seleção será divulgado individualmente até o dia 25 de janeiro.

Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar cerca de 240 bilhões de litros de água para Paraíba, Pernambuco e Ceará

Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar cerca de 240 bilhões de litros de água para os estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, em 2021. Volumes foram definidos no Plano de Gestão Anual (PGA), disposto na Resolução n°59/2020, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

Segundo a publicação, apresentada à ANA pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (CODEVASF), no Eixo Leste, serão entregues 102,49 bilhões de litros de água para Paraíba e 18,7 bilhões para Pernambuco. Já no Eixo Norte, Ceará vai receber 118,26 bilhões de litros anualmente. Os volumes consideram as demandas de cada estado, para o ano de 2021.

Procurado por ameaça e extorsão é preso na BR-101

Um homem de 32 anos que possuía um mandado de prisão em aberto pelos crimes de ameaça e extorsão foi detido no domingo (17), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Ele era procurado desde o dia 11 de janeiro deste ano, a partir de um mandado expedido pela Vara Única de Juazeirinho, na Paraíba.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 29 da rodovia, quando abordaram um carro com placas de Salvador, na Bahia. Após uma verificação no documento apresentado pelo motorista, foi constatado que ele era procurado pela justiça. Em revista no carro, a equipe encontrou uma pistola de ar comprimido embaixo do banco do motorista.

O homem informou que portava a arma para prática esportiva, mas não deu detalhes sobre os crimes. Ele foi encaminhado junto com a pistola à Delegacia de Polícia Civil de Paulista, no Grande Recife, para a continuidade dos procedimentos legais.

Transforma Brasil abre mais de 200 vagas de voluntariado remoto para apoiar organizações sociais do Amazonas

O Transforma Brasil, movimento que tem como objetivo estimular o voluntariado e o engajamento cívico no país, lançou a campanha #SOSMANAUS, com o objetivo de recrutar cerca de 200 profissionais de diversas áreas para apoiar mais de 40 organizações sociais que atuam em Manaus e outras regiões do estado.

Toda ajuda é bem-vinda, mas as principais especialidades necessárias são médicos, enfermeiros, psicólogos, designers, profissionais de comunicação, além de apoio logístico e telefônico. A atuação é remota e portanto, voluntários de todo o país podem se cadastrar. As informações estão no link https://www.transformabrasil.com.br/acao/sos-manaus

“A doação de tempo e de generosidade é uma das respostas mais potentes que podemos dar nesse momento tão doloroso pelo qual estamos passando, especialmente a população do Amazonas. O #SOSMANAUS é uma convocação nacional para fazer o bem, de qualquer parte do país”, diz Fábio Silva, fundador da plataforma Transforma Brasil.

Todos os projetos, cadastrados na plataforma do Transforma Brasil, precisam de mão de obra principalmente para auxiliar nas tratativas para locação e compra de equipamentos para tratamento da COVID-19, como cilindros de oxigênio, máscaras respiratórias, oxímetro e outros, além de EPIs para voluntários e agentes de saúde não governamentais, e também para distribuição de alimentos para as familiares que estão esperando nas portas de hospitais.

Sobre o Transforma Brasil

O Transforma Brasil conta com mais de 3.000 projetos e iniciativas sociais espalhadas pelo país que atuam nas comunidades locais e já beneficiam mais de 1 milhão de pessoas. A plataforma atua em 26 frentes como: cultura e arte, combate à pobreza, igualdade de gênero, ações emergenciais, dependentes químicos, proteção animal, inclusão, entre outras. Além disso, contempla projetos inseridos nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Transforma Brasil também conta com mais de 750 mil brasileiros cadastrados e mais de 3 milhões horas de trabalho voluntário em seu “voluntariômetro”. A Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, é o apoiador master oficial do Transforma Brasil.