Concurso PRF: Edital poderá sair ainda em 2020

Em live realizada no último sábado (03/10), o Diretor-Executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Lopes Hott Junior, falou sobre a realização do Concurso PRF ainda em 2020. Segundo Hott, caso seja autorizado este mês, o edital será publicado em 2020.

“Nós esperamos que sim, estamos prontos para soltar esse ano. Se a autorização sair ainda em outubro, o edital sai ainda esse ano. No mínimo 30 dias entre a autorização e a publicação do edital” afirmou o diretor-executivo do órgão.

Durante a live, José Lopes Hott Junior ressaltou que o ideal é que o concurso seja realizado a cada 2 anos, por isso também reforça a importância deste edital em 2020. O último concurso PRF foi realizado em 2018.

A previsão é que o próximo edital seja exclusivamente para nível superior, carreira de policial rodoviário federal. “Não há previsão para nível médio, se o governo autorizar iremos realizar, mas não temos nenhuma tratativa em estágio avançado que sinalize essa realização” afirmou Hott. Ainda sobre este ponto, o diretor-executivo reforçou a importância de qualquer formação superior: “Carreira de policial rodoviário federal é entrada única, aceitamos todos os cursos de graduação. Considerando o conjunto de atribuições que nós temos, quanto maior a variedade e leque de formações, melhor para a instituição”.

O requisito básico para cargos de nível superior é possuir diploma em nível de graduação, em qualquer formação (ou específica de acordo com o edital) em instituição reconhecida pelo MEC.

A banca ainda não está definida, o último concurso realizado em 2018 foi o CEBRASPE responsável pelo certame, se tornando forte concorrente para organizar também o próximo edital. Segundo Hott, tão logo seja autorizada a realização pelo Governo Federal, será divulgado o projeto básico às bancas interessadas para que essas enviem suas propostas para analise e escolha da organizadora.

A empresa escolhida será responsável por planejar e executar o certame, além de acompanhar a avaliação das disciplinas que são feitas pela PRF, como técnica de abordagem e TAF.

O Departamento da Polícia Rodoviária Federal encaminhou ao Ministério da Economia duas solicitações para a realização de concurso da PRF. Para o cargo de policial rodoviário federal, são 2.634. Considerada como Carreira Típica de Estado, a PRF se enquadraria no rol de carreiras estáveis proposta pela nova Reforma Administrativa. A diferença é que, caso aprovada no Congresso, os novos aprovados teriam que passar por dois anos no período de experiência e, depois disso, um ano no estágio probatório.

As oportunidades serão para provimento na ocupação de Policial Rodoviário Federal, que requer nível superior, com subsídio inicial de até R$ 9.899,88. Durante o curso de formação, o valor pago como bolsa é de R$ 4.049,94, metade do subsídio inicial. O valor serve para que o aluno faça o custeio de hospedagem e e alimentação durante as 16 semanas no CFP.

Além disso, há o auxílio-alimentação de R$ 458,00. Quem possui filho tem direito, ainda, ao auxílio-creche no valor de R$ 321,00.

EventosLAB chega ao Agreste pernambucano

O projeto EventosLAB – Prepara Pernambuco dá procedimento aos treinamentos para as empresas de eventos do Estado. A iniciativa do Sebrae-PE em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, mais a Abeoc/PE, o Recife CVB e o Porto de Galinhas CVB, irá percorrer nove destinos, passando por todas as regiões. A próxima parada da ação é nesta terça-feira (06), das 14h às 16h, no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, em Gravatá, no Agreste.

O EventosLAB tem por objetivo trazer à normalidade o setor de eventos, por meio de oficinas voltadas aos empresários do segmento. O intuito é capacitar os profissionais de eventos para a prática dos protocolos sanitários, buscando ainda identificar ajustes e melhorias nos serviços oferecidos, definir padronização, documentar os processos e, sobretudo, motivar a indústria de eventos do Estado.

“Os encontros do EventosLAB possibilitam a integração entre os produtores que organizam eventos, ao mesmo tempo que oferece capacitação acerca dos protocolos criados pelo Governo do Estado para que a retomada do setor seja realizada de forma gradual e com muita segurança. As edições do Recife e Porto de Galinhas foram um sucesso, o público marcou presença e nos deu um excelente feedback”, aponta o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista.

O EventosLAB acontece sempre das 14h às 17h e os interessados podem realizar as inscrições gratuitamente pelo site https://www.even3.com.br/eventoslab. A próxima edição será nesta quinta-feira (8), em Caruaru, no Teatro do Shopping Difusora.

Programação das capacitações nos municípios pernambucanos:
08/10 – Caruaru
16/10 – Cabo de Santo Agostinho
20/10 – Garanhuns
22/10 – Petrolina
27/10 – Serra Talhada
29/10 – Recife
06/11 – Olinda

Nordeste ganha posição especial do Grupo Petrópolis no programa para reabertura de bares e restaurantes de forma segura

O programa #GPcomVc – anunciado pelo Grupo Petrópolis, que vai investir R$ 40 milhões de reais na retomada segura de bares, restaurantes, botequins e outros estabelecimentos – terá um destaque especial para a região Nordeste, que vai representar 40% do total do programa. Ao todo, os estados que compõem a região terão aproximadamente 15.500 estabelecimentos apoiados. São mais de 8 mil na Bahia, quase 2 mil em Pernambuco, mais de mil no Ceará e quase mil em cada, no Maranhão, Paraíba e Piauí. Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe terão na faixa de 500 estabelecimentos favorecidos para cada estado.

Reconhecendo problemas como baixo fluxo de caixa para essa retomada, endividamento com fornecedores e dificuldades em obter linhas de créditos, além do alto custo para adequar os estabelecimentos às novas regras; o programa vai oferecer suporte para esses parceiros. O Grupo Petrópolis buscou identificar as lacunas de cada estabelecimento, para que as ações sejam assertivas e minimizem os impactos negativos trazidos pela pandemia.

O novo programa se soma às ações que o Grupo Petrópolis já vem realizando desde que a pandemia chegou ao Brasil, como doações de álcool em gel, máscaras e distribuição de kits para funcionários das fábricas instaladas no país.

Raquel Lyra participa de sabatinas em emissoras de rádio e TV

A candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou, na manhã de ontem (5), de uma sabatina na Rádio Cidade. Durante a ocasião, Raquel fez uma prestação de contas e falou sobre os avanços feitos durante os últimos três anos e dez meses de gestão, além de apresentar algumas das propostas da campanha e reforçá-las no espaço destinado para as considerações finais. Em pauta, temas como educação, obras e a Feira da Sulanca.

A atual gestora do munícipio de Caruaru enfatizou os investimentos feitos na área educacional. “Nós fizemos o maior investimento na história da Educação de Caruaru. Todos os estudos do mundo indicam que investir na primeira infância é um ganho de eficiência muito grande de desenvolvimento emocional, social e na vida escolar como um todo. Reafirmo o meu compromisso de transformar Caruaru pela educação porque é a única forma de acabar com as desigualdades sociais”, destacou.

Nas considerações finais, a prefeiturável reforçou que a boa avaliação da gestão precisa ser convertida em voto para Caruaru seguir em frente. “Nós garantimos os investimentos na zona rural, na periferia, no centro da cidade e vamos continuar investindo. A população que mora na zona rural do município sabe que hoje podem contar com escolas estruturadas, serviços de saúde e com a mesma qualidade de vida que se tem na área urbana no que diz respeito à estrutura. Vamos investir ainda mais em saúde, chegando mais perto de cada um. Vamos criar parceria privadas para que a gente possa fazer mais, com menos e em menos tempo”, finalizou.

Durante entrevista, Marcelo Gomes discute propostas para Caruaru

O candidato a prefeito de Caruaru, Marcelo Gomes (PSB), participou, na manhã de ontem (05), de entrevista com o jornalista Wagner Gil, para o programa Jornal Vanguarda, da Caruaru FM. O candidato agradeceu o espaço e procurou debater propostas e o futuro da Capital do Agreste.

Durante o encontro, Marcelo ressaltou o quanto preza pelas boas práticas, com ações como a Bicicleata 40, que realizou no domingo, ao invés de ostensivas carreatas, e o não uso de fogos de artifício com ruído. “Vamos deixar modelos antigos de lado, inovar como Caruaru quer, para mostrar à população que, como prefeito, irei trazer um mandato focado nas pessoas e no desenvolvimento”, disse.

Um dos assuntos mais recorrentes, e que foi levantado pelo jornalista, foi a transferência da Feira da Sulanca. Mais uma vez, o candidato disse que vai primeiro requalificar o local. “Isso significa melhorar acessos, barracas, organizar estacionamento para garantir dignidade, gestão na feira. Tudo com diálogo.” Marcelo também destacou que a principal via para que isso seja concretizado será a implantação do Pacto pelo Emprego, projeto que tem como principal objetivo recuperar e estimular a economia de Caruaru. “Como prefeito, eu vou assumir a responsabilidade para, junto a parcerias com instituições financeiras e sindicatos, proporcionar mais dignidade e empregabilidade ao trabalhador caruaruense”.

Outro tema que foi discutido na entrevista foi a questão das Fakes News. O candidato alertou que já apareceram na internet, algumas notícias que fazem parte de uma estratégia desonesta. Respondeu com foco no fato: “Sou candidato para ganhar a Eleição, com propostas para a melhoria de vida dos caruaruenses”, destacou Marcelo.

Foto: Miva Filho

Representante da região Agreste vence o Mister Pernambuco 2020

O jovem caruaruense Renato Alves, de 26 anos, modelo e acadêmico de Fisioterapia é o vencedor do maior concurso de beleza masculina do estado de Pernambuco, que aconteceu neste último sábado (03), no Hotel Ramada, na capital pernambucana.

Os 24 candidatos desfilaram em trajes de banho, casual e gala. Sendo avaliados por uma comissão técnica e artística. Os quatro finalistas foram os representantes de Vitória de Santo Antão, Leto Vasconcelos – que ficou em segundo lugar, seguido pelos representantes do Recife, Dido Maraes – em terceiro, e Fernando de Noronha, representado por Luiz Guilherme, que ficou em quarto lugar.

Renato tem forte influência em projetos sociais, é voluntário do ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste) e venceu a prova de melhor projeto social do concurso. Com o seu trabalho, foi embaixador de uma campanha que buscava os recursos necessários para a construção da UTI da unidade.

Na ocasião, o Mister Pernambuco 2019, Anderson Pessoa, de Carpina, passou a faixa para o novo representante da beleza masculina pernambucana. O Mister Pernambuco segue agora uma intensa preparação que envolve aulas de passarela, oratória, inglês e acompanhamento estético para disputar o Mister Brasil que acontece no dia 05 de dezembro, em Brasília.

Foto: Everton Ribeiro

Câmara LGBT abre inscrição da 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT

Ontem (05/10), a Câmara LGBT abriu as inscrições para a edição online da 4ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT, que ocorrerá nos dias 17 a 19 de novembro. Também apresenta o Edital de Chamada de Trabalhos Científicos.

Nos três dias de evento, serão abordados os três principais pilares da entidade: Turismo LGBT, Empresas e Cultura. Nos dois primeiros dias (17 e 18), o destaque fica para o Turismo LGBT.

Nesses dias, na parte da manhã, de 9h às 12h, acontecerá nas Salas de Reunião encontros previamente agendados destinados exclusivamente ao trade turístico para relacionamento. À tarde, de 14h às 18h, vão acontecer os painéis e palestras na Sala de Conferência, com programação ainda a ser divulgada. Neste espaço, vão ser discutidos temas importantes sobre o segmento do turismo e a atualidade com importantes profissionais e estudiosos do meio.

Além disso, vai ter, em ambos os dias, o Espaço Inspiração, dedicado a vídeos informativos e inspiracionais de destinos e parceiros do Turismo LGBTI+, e também com o Espaço Certificação, que vai oferecer treinamentos com certificados para profissionais do setor ampliarem seus conhecimentos, que ficará disponível durante o dia todo.

No dia 19, último dia da Conferência, a Sala de Conferência vai ser dedicada às empresas comprometidas com a Diversidade e inclusão, diversidade na cadeia de suprimentos, Empregabilidade e Cultura.

Pela manhã, de 9h às 13h, serão abordados os temas pertinentes às empresas comprometidas com a Diversidade e a Causa LGBTI+. Já à tarde, de 14h às 18h, a Cultura LGBT vai ser o pilar debatido com a presença de importantes nomes do meio. No último dia de evento, terá também o Espaço Inspiração, onde os inscritos poderão apresentar vídeos inspiracionais.

A inscrição para conferencista vai ser realizada de forma gratuita pelo Sympla e o evento vai ser transmitido plataforma Bureau Mundo. A Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT teve suas três edições de sucesso nos anos anteriores de forma presencial. No entanto, neste ano, pela primeira vez, vai ser realizado virtualmente devido à pandemia.

Também, assim como nas edições anteriores, será lançado o Report Anual da Conferência. Porém, este ano o material crescerá com a inclusão de artigos científicos e de pensadores sobre os temas pilares da entidade. Para isso, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil também inicia hoje o processo de Chamada dos Trabalhos Científicos.

Os trabalhos deverão ser submetidos em formato de resumi estendido (Máximo de 1600 palavras) que atenda algum ou todos os pilares da entidade: Turismo LGBT, Cultura da Diversidade e Empresa Diversa. A submissão será feita online pelo e-mail conteudo@conferencialgbt.com.br até o dia 23/10 na versão resumo estendido, em arquivo PDF, sem indicação dos autores, em língua portuguesa e uma outra versão em word do artigo completo com autores.

Será feita avaliação com objetivo de primar pela qualidade do evento, que privilegiará aqueles trabalhos que reflitam propostas interessantes e inovadoras. Os trabalhos selecionados terão seu resumo estendido publicado no Report Diversidade Brasil – Empresa, Cultura e Turismo LGBT, com os artigos na íntegra acessados através de QR code.

Mais informações sobre a chamada, com todos os detalhes para a participação, através do link no site da Câmara LGBT.

Serviço – Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT
Data: 17, 18, 19 de novembro de 2020
Inscrições: 05 de outubro – gratuita
Link: https://www.sympla.com.br/4-conferencia-internacional-da-diversidade-e-do-turismo-lgbt__972752
Hora: 9h às 18h
Local: Plataforma Bureau Mundo

ARTIGO: A POLÍTICA NOSSA DE CADA DIA.

Por João Américo de Freitas

Em uma eleição atípica, onde passar álcool nas mãos não será visto como gesto de desconfiança de quem o faz, em Caruaru são 6(seis) candidaturas para Prefeito e Vice-Prefeito e 462 (quatrocentos e sessenta e duas) para Vereador, média de 20 candidatos a vereador por uma vaga. O que vimos até agora foi uma campanha fria.

O ciclo eleitoral aberto no dia 27 de setembro não trouxe, na primeira semana de campanha, a empolgação e entusiasmo típicos do processo eleitoral local, isso na vida real. A movimentação política ocorre de forma mais intensa nas redes sociais. A corrida eleitoral desdobra-se com fervor no mundo on-line com as mais diversas formas de manifestação.

Já a fenda aberta pela polarização Bolsonaro e Lula, parece que ainda não chegou em Caruaru. Com exceção do candidato do PT, nenhuma outra candidatura majoritária mergulhou nas pautas e narrativas de esquerda e direita. Alguns poucos candidatos a vereador tentam veicular sua imagem aos dois líderes antagônicos da política nacional, mas ao que parece, Bolsonaro e Lula terão pouca ou quase nenhuma relevância no voto do caruaruense.

Outra grande dúvida acerca das influências externas na política local diz respeito ao Governador Paulo Câmara, que mantém, há um bom tempo, um distanciamento social do pleito em Caruaru. O mesmo ocorre com a oposição ao Governador, que, sem uma grande liderança oposicionista, ficará órfã de uma ajuda externa.

Em resumo, os políticos caruaruenses estão lançados a sua própria sorte, sem contar com auxílios externos que poderiam, em tese, dar um “upgrade”, ajudar nas suas candidaturas.

Não podemos esquecer o fator pandemia como determinante para que os atos de campanha ocorram de forma mais tímida e com certo receio. Nesse sentido, a Justiça Eleitoral possui o grande desafio de realizar eleições para manter a normalidade institucional democrática, na quarta maior democracia do mundo, em 5.570 municípios, com 147.918.48 eleitoras e eleitores, e ao mesmo tempo evitar que o processo eleitoral seja fonte de proliferação de contágio pelo coronavírus.

O primeiro desafio a Justiça Eleitoral cumpre com maestria, as eleições foram adiadas pensando em uma diminuição de casos, como de fato ocorre. Mas o segundo desafio, o de evitar aglomeração em atos de campanha, até agora, faz parecer que há uma falha e omissão da Justiça, pois o que vemos em outros municípios são aglomerações maciças. Em Caruaru, até a presente data, temos candidatos que se mostram comprometidos em não produzir grandes aglomerações.

A expectativa é que a campanha eleitoral ganhe forma com o início da propaganda eleitoral gratuita, que se inicia no próximo dia 09 de outubro, na TV e no Rádio, com horários fixos na grade das programações, e ainda com as chamadas inserções, ou seja, comerciais, de 30 segundos ou 1 minuto, onde, além dos candidatos à cadeira de prefeito, terão espaço os vereadores.

Esperamos que a democracia seja vivida, pois sem vida não existe democracia. Desse modo, a democracia deve viabilizar o respeito à vida em primeiro lugar.

João Américo de Freitas é advogado e analista político de Caruaru FM

Porta-voz e funcionários da Casa Branca são diagnosticados com covid

Casa Branca

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse nessa segunda-feira (5) que foi diagnosticada com covid-19, e vários veículos da mídia norte-americana noticiaram a confirmação de que outros funcionários da Casa Branca também foram infectados pelo novo coronavírus.

Em comunicado na semana passada, divulgado dias depois de o presidente Donald Trump anunciar que está com covid-19, McEnany disse que começaria uma quarentena e que a unidade médica da Casa Branca não lista nenhum membro da imprensa como um contato próximo.

“Além disso, eu com certeza não tinha conhecimento do diagnóstico de Hope Hicks antes de realizar uma entrevista coletiva na Casa Branca na quinta-feira”, disse McEnany. Ela se referiu à conselheira de Trump, cujo exame positivo foi revelado na noite de quinta, horas antes de o presidente anunciar que ele e a esposa contraíram o novo coronavírus.

A ABC News, CNN e Bloomberg News noticiaram separadamente que Chad Gilmartin, que trabalha na assessoria de imprensa da Casa Branca, também foi diagnosticado com a doença altamente contagiosa no fim de semana. A Bloomberg News ainda relatou que Karoline Leavitt, assessora de Comunicações da Casa Branca, e outros funcionários de médio escalão tiveram resultados positivos para a covid-19.

Em nota, a Associação de Correspondentes da Casa Branca expressou solidariedade a McEnany e disse não estar ciente de nenhum caso adicional entre jornalistas, depois que três repórteres foram diagnosticados na semana passada, mas alguns exames ainda estão pendentes.

CFMV aprova Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais

Enquanto o Pantanal sofre com as queimadas e médicos-veterinários e zootecnistas estão na linha de frente resgatando animais atingidos pelos incêndios, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprova o Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais para dar suporte à conduta de quem está em campo. O documento traz orientações para a atuação dos profissionais em cenários dessa natureza, com diretrizes de como conduzir o resgate, a assistência veterinária, a manutenção e a destinação de animais domésticos e silvestres. A Decisão nº 1/2020 foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (5).

O plano é resultado do Grupo de Trabalho de Desastres em Massa Envolvendo Animais (GTDM), composto por médicos-veterinários que trabalharam em ações de perícia ou resgate de fauna em Brumadinho (MG), quando rompeu a barragem de rejeitos de mineração do Córrego do Feijão, em janeiro de 2019, entre outros desastres.

O grupo será transformado em uma comissão permanente do CFMV para dar continuidade ao trabalho. “Vamos apoiar ações na resposta e na prevenção dos próximos desastres, que geram impactos para a sociedade, com implicações na saúde pública, na economia e no emocional da população atingida, especialmente dos animais que são vulneráveis e pagam muito caro, sejam eles de companhia, de produção ou silvestres”, diz Francisco Cavalcanti, presidente do conselho.

“O fim do trabalho do grupo é só o início de tudo. O plano é um começo, mas cada desastre terá suas peculiaridades e impactos”, afirma Laiza Bonela, presidente do GT. Ela alerta ainda que com grandes poderes também chegam grandes responsabilidades, e que agora os médicos-veterinários precisam se preparar para ser convocados. “Queremos capacitar os CRMVs para capilarizar o conhecimento e descentralizar a atuação em ocorrências de desastres, sem a necessidade de deslocar equipes de outros estados”, planeja. Para divulgar as ações, Laiza participa de live no perfil oficial do jornal O Estado de S. Paulo no Instagram (@estadao), nesta terça-feira, dia 6 de outubro, às 18h.

O Plano

A construção do conteúdo foi possível observando e documentando as dificuldades enfrentadas em desastres nacionais ocorridos desde 2011, com as enchentes e deslizamentos de Nova Friburgo no Rio de Janeiro, passando pelos rompimentos de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), em Minas Gerais, até chegar em 2020, com os incêndios no Pantanal.

Assim como as pessoas, os animais também são vítimas de incidentes e é necessário que recebam a devida atenção, seguindo protocolos éticos, legais, sanitários, sociais e ambientais. Com o conteúdo do plano, espera-se que as ações de resgate de animais em situações de desastres em massa possam ser oficialmente reconhecidas e incorporadas à atuação dos órgãos e instituições responsáveis pelo atendimento a cenários de crise.

O resgate técnico de animais em cenários de desastres envolve planejamento e, ao mesmo tempo, exige celeridade. Para facilitar a conduta dos profissionais, o plano destaca oito passos a serem observados visando à saúde e o bem-estar do animal, especificando planos de resgate e acolhimento de bois, cavalos, porcos, coelhos, cães, gatos, aves, peixes e roedores domésticos. Envolve desde assistência no local, com água, alimentação, medicação e preparação do animal (alguns necessitam até de sedação) até o transporte e desembarque no destino, em abrigos temporários.

Na parte operacional, além de orientar sobre diagnóstico inicial, planos de ação, composição e reuniões de equipes, o plano também define prioridades e estratégias para assistência de animais. O documento aborda casos passíveis de eutanásia previsto em legislação e orienta a condução das perícias de local de crime, o que inclui coletar cadáveres, vestígios biológicos e químicos e preservar a cadeia de custódia, mantendo a idoneidade dos vestígios desde o seu reconhecimento e coleta até a sua utilização pela Justiça como elemento probatório.

Destaca a legislação pertinente e a contribuição da Medicina Veterinária Legal para esclarecer causas, dinâmica e autoria de crimes, haja vista que animais vivos e mortos em situações de desastres podem representar informações importantes para a investigação policial e pericial. De forma complementar, entra em necropsia forense, medidas de biossegurança e equipamentos de proteção individual, imunização dos trabalhadores e voluntários, plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e zonas de trabalho. Trata também do Sistema de Comando de Incidente, estrutura hierárquica para organizar as atribuições de responsabilidades dos órgãos oficiais e suas atuações durante o atendimento a um desastre.

O plano vai além e descreve como deve ser o sistema de documentação para atendimentos médico-veterinários na rotina de abrigos temporários para animais resgatados e indica como lidar com a destinação dos animais domésticos para lar temporário, adoção ou reintegração com o tutor.

Pantanal

De acordo com o presidente do CRMV-MT, ao menos 35 médicos-veterinários trabalharam no Pantanal desde que começaram os incêndios, e mais de 50 animais resgatados já foram tratados e devolvidos à natureza. O regional trabalhou no suporte aos profissionais e promoveu campanhas de arrecadação de utensílios, medicamentos e alimentação para os animais.

Em momentos de desastres, as equipes envolvidas se deparam com um ambiente caótico e complexo, o que requer ação coordenada e integrada de múltiplas agências, visando à mitigação do sofrimento e dos danos. Segundo Silva, não foi diferente no Pantanal, onde a maior dificuldade foi controlar o acesso das pessoas à área afetada, que é muito extensa. “Pela preocupação de calamidade nacional, muitos queriam ajudar, mas sem estrutura e sem treinamento, [isso] se tornava até perigoso. O plano chega em momento oportuno para auxiliar como conduzir os atendimentos em episódios como esse”, opina.

Já no Mato Grosso do Sul, Piva disse que a articulação foi mais rápida por terem médicos-veterinários nas estruturas da administração pública. “Quando começamos a agir, tivemos todo o suporte do governo do estado e pudemos ser protagonistas, unidos tecnicamente aos demais grupos, fortalecendo a atuação da Medicina Veterinária nas estruturas de resgate”, destaca.

Neste momento, o CRMV-MS contribui para a elaboração do Estatuto do Pantanal, com a expectativa de legislação e estruturas que possam subsidiar de forma articulada outras situações dessa natureza. O documento foi proposto pela Comissão Temporária do Pantanal (CTEPantanal) do Senado Federal. Na sexta-feira (2), uma comitiva do Senado, capitaneada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que é médico-veterinário, foi ao município de Corumbá (MS) para acompanhar os trabalhos na região mais afetada pelas queimadas.