Governo chega a consenso sobre financiamento de novo programa social

O governo conseguiu chegar a um consenso sobre as fontes de financiamento do Renda Cidadã, novo programa social que vai substituir o Bolsa Família, informou o senador Marcio Bittar (MDB-AC) durante pronunciamento nesta segunda-feira (28), em frente ao Palácio do Alvorada.

De acordo com o senador, que é o futuro relator-geral do Orçamento de 2021, e também relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, a solução final foi dada hoje com a utilização de parte dos recursos destinados para o pagamento de precatórios e dos recursos adicionais aprovados para o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

O novo programa social constará da PEC Emergencial, que trata da regulamentação dos gatilhos que devem ser acionados no caso de descumprimento do teto de gastos – emenda constitucional que limita o crescimento da despesa à inflação do ano anterior. A expectativa é que o relatório que está sendo preparado por Bittar tenha essas duas PECs.

“O Brasil tem R$ 55 bilhões para pagar de precatório e vamos usar o limite de 2% da RCL (Receita Corrente Líquida), que é mais ou menos o que já fazem estados e municípios. O que sobrar desses recursos vamos destinar para patrocinar o programa”, afirmou Bittar. Segundo a assessoria do senador, o valor estimado para o novo programa com essa medida gira em torno de R$ 35 bilhões. Esse montante praticamente dobra o orçamento do Bolsa Família previsto na peça orçamentária do ano que vem, de R$ 34,8 bilhões. Até 5% dos novos recursos do Fundeb, que foi ampliado a partir deste ano, também serão destinados ao novo programa.

O governo mal detalhou a medida e ela já está recebendo críticas. “Precatórios também são dívidas trabalhistas e pagamento de fornecedores. Isso é calote de dívida”, criticou o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), José Luis Oreiro. “Limitar pagamento de precatórios é eufemismo para dizer que se empurrará com a barriga um pedaço relevante dessas despesas (obrigatórias). Não se cancelou um centavo de gasto. Quanto a usar 5% do Fundeb, é preocupante, pois pode representar bypass no teto de gastos”, criticou o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto, em rede social.

O senador Marcio Bittar não informou o valor do benefício e destacou que os detalhes da proposta ainda deverão ser definidos nos próximos dias. O novo programa pretende incluir 10 milhões de brasileiros no novo Bolsa Família, porque eles não têm como sobreviver a partir de janeiro quando acabar o auxílio emergencial, que foi prorrogado entre setembro e dezembro com um novo valor, de R$ 300 ao mês, metade do pago anteriormente. “A questão do do Renda Cidadã será apresentada na PEC Emergencial”, frisou Bittar.

O presidente Jair Bolsonaro participou do pronunciamento de Bittar com os líderes da base governista e com ministros. Eles saíram rapidamente para comentar sobre a reunião, iniciada às 11h, e retornarem para continuar o encontro. Ele teve alta no fim de semana após cirurgia para retirada de pedra na bexiga realizada na sexta-feira (25), em São Paulo.

Os líderes do governo tentaram passar uma mensagem ao mercado de que respeitarão o teto de gastos. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do Governo no Senado Federal, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO), líder do governo no Congresso Nacional e o deputado Ricardo Barros (PP/PR), líder do governo na Câmara dos Deputados, fizeram questão de afirmar que o Renda Cidadã vai respeitar os limites do teto de gastos. Eles também frisaram que não houve consenso sobre a reforma tributária e fizeram questão de afirmar que não será aprovado aumento de carga tributária e, em seguida, o ministro da Economia Paulo Guedes, reforçou a intenção de uma “substituição tributária” não descartou um novo imposto para a desoneração da folha.

Correio Braziliense

Terminam nesta terça (29) inscrições para 79 vagas temporárias

Encerram-se nesta terça (29) as inscrições para a Seleção Pública Simplificada da SPVD (Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas) de Pernambuco. São 79 vagas temporárias de profissionais de nível superior que atuarão nas áreas de Prevenção Social e Programas e Projetos da pasta, com remunerações que vão de R$ 2.200 até R$ 3.200. Grande parte das vagas são para graduados nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há oportunidades em diversos locais do Estado, incluindo o interior e a Região Metropolitana do Recife.

As inscrições devem ser efetuadas pelo endereço eletrônico do Instituto AOCP, organizadora da seleção: www.institutoaocp.org.br. O valor da taxa é única, R$ 25, e pode ser pago até o dia 30. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, eliminatória e classificatória, denominada Avaliação Curricular, e os candidatos serão avaliados através das informações prestadas no Formulário de Cadastro de Títulos e Experiência Profissional, que devem ser corretamente comprovadas com a documentação, como diplomas, certificados e registros nos campos de atuação.

Cargos e requisitos

As vagas estão distribuídas em oito funções: Articulador de Difusão Social, Articulador de Políticas Públicas Integradas, Articulador do Sistema de Controle Social, Articulador de Tecnologia da Informação, Assistente Administrativo, Assistente de Políticas Públicas Integradas, Coordenador de Políticas Públicas Integradas e Coordenador do Sistema de Controle Social.

As oportunidades são destinadas aos profissionais com formação acadêmica em Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Informática, Comunicação Social, Marketing, História, entre outras graduações de áreas correlatas. Os requisitos completos podem ser conferidos no Edital de Abertura.

É importante que os candidatos se mantenham atentos ao site da organizadora para ficarem inteirados de todos os detalhes da seleção.

Sobre o Instituto AOCP

O Instituto AOCP é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos. Além de promover concursos públicos, a organização entende a educação como elemento chave de inclusão e de desenvolvimento da sociedade, colaborando com entidades e projetos sociais no assessoramento técnico, administrativo e financeiro, especialmente daquelas que compõem a rede socioassistencial, bem como as organizações públicas. Entre as ações, o Instituto amplia oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da educação, apoiando e fomentando projetos socioeducacionais.

SERVIÇO

Instituto AOCP

www.institutoaocp.org.br

Central de Relacionamento com o Candidato: candidato@institutoaocp.org.br

Telefone: 44 3013-4900

Folhape

Em novo recorde, eleições municipais têm mais de 545 mil candidatos

O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até as 15h desta segunda-feira (28), o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas informações, já registrava 545.036 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos.

No último sábado (26), terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. Somente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câmaras Municipais do país somam 507.727 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados.

Coligações
O fim das coligações para as eleições proporcionais, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano, é a responsável pelo aumento. A mudança na regra fez com que um candidato que queira disputar como vereador, só possa participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos.

Para aumentar as chances de voto e conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais, as legendas estão lançando mais candidatos. É que em uma eleição proporcional, como é para vereador, as vagas são do partido e não do candidato. Na prática, ao votar para em um nome para esse cargo, o eleitor na verdade está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral. Com base nesse cálculo é que cada partido saberá quantos votos serão necessários para conquistar uma vaga.

Data
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para o dia15 de novembro. Nos municípios que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno, o pleito será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.

Agência Brasil

Psicóloga aborda o Setembro Amarelo em projeto audiovisual da Funase

Falar sobre a prevenção ao suicídio é o mote da campanha Setembro Amarelo. Conforme a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, todo ano, o número de suicídios chega a 12 mil no país e a mais de um milhão no mundo, com 96,8% dos casos relacionados a questões de saúde mental. Ao longo do mês, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) trabalhou a temática junto a adolescentes e funcionários. Nesta segunda (28), encerrando esse ciclo de atividades, a instituição disponibiliza um vídeo (https://bit.ly/2S4kGrY) com orientações sobre como buscar ajuda ou identificar sinais de alerta em parentes, amigos e conhecidos.

A facilitadora do conteúdo, disponibilizado para os servidores da Funase e para toda a sociedade, é a psicóloga Noemia Azevedo, que atuou na fundação durante 31 anos e se dispôs a colaborar com explicações sobre o assunto em um projeto de vídeos temáticos desenvolvido pela instituição.

Ela destaca que prevenir significa estar atento antes que algo aconteça. “Não temos o poder de saber até onde vai a dor do outro ou a nossa própria. Mas temos a possibilidade de estar atentos e ter uma escuta diferenciada para quem tem uma dor profunda, que não se comunica verbalmente, que não consegue externar em palavras o que sente”, explica.

Além de abordar a prevenção ao suicídio, o projeto de vídeos temáticos da Funase, a cargo da Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação (Suted) e da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas da instituição, já tratou de temas como saúde mental, motivação, estresse e ética, sempre por meio de exposições curtas feitas por profissionais da fundação. A sociedade pode conhecer mais sobre a iniciativa no canal da Funase no Youtube (youtube.com/funasepe), no site www.funase.pe.gov.br ou nos perfis da instituição no Instagram (@funasepe), no Facebook (Funase Pernambuco) e no Twitter (@funasepe).

Indústrias poderão mapear perfil de saúde e segurança dos trabalhadores com solução do SESI-PE

Com foco no apoio e assessoria das empresas que não sabem como andam a qualidade de vida, a produtividade e a saúde e a segurança dos seus trabalhadores, chega ao mercado pernambucano uma solução pioneira do SESI-PE que coleta essas informações por meio de um questionário e gera um diagnóstico com pontos de melhoria: a Metodologia de Avaliação em Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), ferramenta com base científica sólida.

Totalmente informatizada, a metodologia é aplicada por especialistas do SESI-PE, que utilizam tablets para coletar respostas dos trabalhadores para 38 questões sobre estilo de vida, estresse, alimentação, produtividade e prática de atividade física. Os resultados são enviados para um sistema que realiza a tabulação dos dados e gera 42 indicadores e três índices: o Índice Geral de Estilo de Vida (IGEV), o Índice de Produtividade (IPRO) e o Índice de Percepção de Segurança no Trabalho (IPST).

Depois desse processo avaliativo, é possível propor soluções e elaborar um plano de ação customizado de acordo com as necessidades da empresa. “Por meio do relatório situacional gerado pela ASSTI, as indústrias podem resolver os gargalos identificados, estabelecer metas e prioridades, além de investir em ações de saúde e segurança com mais assertividade”, comenta a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra.

De acordo com Fernanda, essa ferramenta é essencial para quem está em busca de fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável. “Vivemos em um mundo hiperconectado que tem exigido inovação e soluções adequadas às novas mudanças nas relações de trabalho. Quanto mais as empresas investirem na qualidade de vida e no bem-estar dos seus funcionários, mais harmônico, produtivo e seguro será o ambiente laboral. Nesse contexto, a ASSTI surge para auxiliar na tomada de decisão e na gestão de programas de saúde e segurança”, disse. As empresas interessadas em solicitar a adesão ao serviço devem entrar em contato com o SESI-PE pelo telefone 0800 600 9606 ou e-mail comercial@sistemafiepe.org.br.

Saiba mais sobre os três índices gerados pela ASSTI:

IGEV (Índice Geral de Estilo de Vida)

Aponta comportamentos de risco, atitudes a indicadores de estresse psicossocial que são importantes medidas da situação de saúde em coletividades humanas.

IPRO (Índice de Produtividade)

Caracteriza cinco indicadores de produtividade, sendo um deles relativo à frequência de faltas no trabalho por motivo de saúde e outros quatro relativos à presenteísmo.

IPST (Índice de Percepção de Segurança no Trabalho)

Apresenta sete indicadores sobre a percepção dos trabalhadores em relação às condições de segurança no trabalho.

Artigo – O setor de medicina diagnóstica no pós-pandemia

Por Marcelo Lorencin*

A pandemia provocada pelo novo coronavírus impactou todos os segmentos, inclusive o da saúde. Nas primeiras semanas, o setor de medicina diagnóstica apresentou uma queda considerável na demanda por serviços laboratoriais. Alguns laboratórios atendidos pela Shift, por exemplo, registraram uma redução superior aos 75% da demanda.

No entanto, a rapidez com a qual o novo cenário se instaurou levou a uma necessidade urgente de adaptação nos laboratórios. Não há dúvidas de que todas as empresas precisaram tomar decisões importantes nos últimos meses para que pudessem continuar atuantes.

O investimento em tecnologia foi uma maneira que os laboratórios encontraram para equilibrar a balança. No meio da crise, os clientes apostaram em inovação, sobretudo na qualidade e eficiência operacional, segurança do paciente e sua interface com o laboratório. Aos poucos, o setor vai conseguindo reverter a baixa inicial e se adaptando ao “novo normal”.

Para as empresas de diferentes setores, a tecnologia possibilita o home office e o levantamento de dados que suportam as tomadas de decisão. Especificamente ao setor de medicina laboratorial, ela serve para otimizar e simplificar a interface do laboratório com o paciente. Isso ocorre, principalmente, com aplicativos e sites, que permitem o pré-agendamento de exames, a consulta de informações importantes como o funcionamento das unidades, preparo de exames e convênios atendidos, bem como a entrega de resultados online, literalmente na palma da mão do paciente, por meio de aplicativos.

Nesse momento de queda na arrecadação, a tecnologia também auxilia na gestão do laboratório, garantindo operações sem desperdício, com a automatização de processos. Um exemplo adotado pela Shift é a metodologia Lean Manufacturing (manufatura enxuta), que busca minimizar os desperdícios e utilizar mais eficientemente os recursos da empresa.

A pandemia também é uma lição para que possamos fortalecer a nossa cadeia de valor. Em um cenário de retomada é preciso ter uma visão sistêmica e união entre todos os agentes dessa cadeia, sejam laboratórios, operadoras, médicos ou fornecedores. Dessa forma, as decisões deverão ser tomadas em conjunto, de maneira a evitar falhas ou rupturas em algum segmento específico. Em um momento em que todos são afetados pela crise, essas falhas pontuais se tornam ainda mais frequentes e importantes.

Nesse contexto, podemos esperar grandes mudanças na medicina diagnóstica no cenário pós-pandemia. A tecnologia é a propulsora dessa transformação com processos automatizados e integrados, facilitando tomadas de decisões mais assertivas e proporcionando uma melhor experiência ao paciente com a maior agilidade nos serviços. Acreditamos que essas mudanças sejam duradouras e permitam uma evolução constante do segmento laboratorial em todo o Brasil.

*Marcelo Lorencin é fundador e presidente da Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica, com mais de 27 anos de história

Nordeste segue na liderança nas vendas online com alta de 108,9%

As vendas realizadas pelo e-commerce seguem em alta em todo o Brasil. Pelo quarto mês consecutivo, a região Nordeste do país segue na liderança e mais que dobra (108,9%) em agosto de 2020, frente ao mesmo mês do ano anterior. Ao considerar a mesma base de comparação, o faturamento do setor teve desempenho ainda maior: 134,76%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Na composição por região, ao avaliar o índice de vendas de agosto de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, após o Nordeste, a configuração ficou da seguinte forma: Norte (74,90%), Sul (74,08%), Centro-Oeste (73,25%) e Sudeste (71,36%).

“Mesmo com a reabertura do varejo físico e retomada gradual da sociedade, o comércio eletrônico mantém patamares de vendas muito superiores ao ano passado, comprovando que o comportamento de consumo online do brasileiro realmente passou por um processo de transformação permanente. Diante deste cenário, a região Nordeste do país vem crescendo em patamares acima do registrado no total do Brasil, impulsionado principalmente por medidas de circulação mais restritivas nesta região.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e CEO do Neotrust | Compre & Confie.

Vendas online no Nordeste

Ao comparar agosto ante julho, as vendas varejistas registram queda em todas regiões. O Nordeste, por sua vez, apresentou o pior desempenho com baixa de (-12,41%), seguido por Norte (-10,16%), Sudeste (-8,82%), Centro-Oeste (-8,05%) e Sul (-7,49%).

Em contrapartida, no acumulado do ano, a região Nordeste registra a maior alta (82,70%), seguido por Sul (62,01%), Centro-Oeste (57,06%), Norte (54,76%) e, por último, o Sudeste com (51,37%).

Faturamento do Nordeste

Na métrica de faturamento, ao observar o dado de agosto frente ao mês anterior, o Nordeste registrou queda de (-7,25%). No acumulado do ano, a variação positiva foi de 93%, mantendo-se na liderança regional. Em seguida, apareceram: Sul (59,79%), Norte (57,96%), Centro-Oeste (52,95%) e Sudeste (50,91%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Livro aborda formação inicial dos professores no Brasil e em outros países

A profissão docente é a mais importante de uma sociedade e é essencial que os professores estejam preparados para lidar com toda a complexidade de um mundo em transformação. Por conta disso, a Fundação Santillana, juntamente com a Moderna se uniu ao Instituto Península e ao Movimento Profissão Docente para a publicação do livro O Papel da Prática na Formação Inicial de Professores, que traz para o centro do debate como formar melhor os professores para que eles sejam protagonistas no processo de aprendizagem, impactando, assim, de forma cada vez mais positiva na sociedade.

Organizado pelo Instituto Península e pelo Movimento Profissão Docente, o livro conta com a participação de vários autores em reflexões sobre a experiência na formação dos educadores no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal, trazendo também propostas para aumentar a qualidade no começo da formação dos profissionais. “É consenso, ao longo de todo o levantamento, que a discussão sobre a importância da prática se tornou fundamental, pois é por meio dela que os professores em formação compreendem o que é essencial no processo de ensino e aprendizagem e aumentam seus repertórios em relação às estratégias e aos métodos apropriados para ensinar conteúdos variados a alunos com necessidades distintas”, diz o prefácio da publicação.

“É essencial que os professores estejam preparados para lidar com toda a complexidade de um mundo em transformação. Por isso, fomos entender como acontece a experiência de formação em vários países, incluindo o Brasil, para refletirmos sobre as melhores práticas”, afirma Heloisa Morel, diretora-executiva do Instituto Península.

Segundos os autores, o professor precisa ter uma formação que atenda tanto os desafios pedagógicos e cognitivos como a novos estímulos, envolvendo cooperação, criatividade, conectividade, criticidade e comunicação.

A obra é dividida em sete partes, assinadas por Catarina Ianni Segato, Barbara Born, Paula Louzano, Cristián Cox, Julia Marfán, Maili ow e Ariane Faria dos Santos, que falam um pouco sobre como é possível transformar a formação dos professores pela prática, os diferentes modelos possíveis nessa formação inicial e análise de diferentes cursos de pedagogia nacionais e internacionais.

O livro é gratuito, em formato digital, e está disponível para download em http://fundacaosantillana.org.br/publicacao/o-papel-da-pratica-na-formacao-inicial-de-professores/

Eventos de lançamento:

29 de setembro (terça-feira), 14h

Live “Papel da Prática na Formação Inicial de Professores”
Debate com as autoras da publicação, Bárbara Born, Universidade Stanford (EUA), Catarina Segatto, Fundação Getúlio Vargas e Paula Louzano, Universidad Diego Portales (Chile).

Inscrição: http://live.institutopeninsula.org.br/livro-pratica-formacao-professores

1º de outubro (quinta-feira), 11h

Live: Lançamento do livro “Papel da Prática na Formação Inicial de Professores”

Debate com os diretores da Fundação Santillana, André Lázaro e Miguel Thompson com Ana Santiago, diretora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Maria Alice Carraturi, doutora em Educação, especialista em formação de professores.

Ao vivo no Facebook (facebook.com/FundacaoSantillana) e no YouTube (youtube.com/EdModerna)

Sobre a Fundação Santillana

A Fundação Santillana dedica-se à produção, organização e difusão de informações que contribuam para que a Educação alcance os desejados padrões de qualidade e equidade. Constituída em 1979, atua na Ibero-América e no Brasil, aonde chegou em 2008. Por meio de suas publicações, cursos, seminários e oficinas e de parcerias com organizações nacionais e internacionais, busca compartilhar experiências inovadoras e difundir informações relevantes para a promoção do direito à Educação, componente indispensável para o fortalecimento de sociedades democráticas, justas e sustentáveis.

Sobre a Moderna

A Moderna na área de Literatura desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari, e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Sobre o Instituto Península

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Para mais informações acesse http://www.institutopeninsula.org.br .

Empresa registra 100% de aumento no transporte de passageiros sobre motos no Nordeste

O Nordeste vem ajudando a puxar o crescimento do transporte de passageiros sobre motos no Brasil. A colombiana Picap, startup que atua neste setor, registrou, no último mês, crescimento de 100% na atividade. A empresa, que mantém operação ainda em países como México, Argentina, Peru e Guatemala, e teve sua atividade completamente comprometida com a pandemia do Covid-19, agora vem registrando aumento das solicitações de viagens com a reabertura da economia.

Na região, a startup mantém o serviço, atualmente, em Recife, Fortaleza, Salvador, Teresina e São Luiz

– Oferecemos uma solução barata, a um custo 30% menor que os demais aplicativos, e com tempo de deslocamento 50% menor que a média dos demais modais. No contexto atual, ainda nos apresentamos como alternativa ao transporte público muitas vezes lotado, num momento em que o distanciamento social ainda precisa ser respeitado – explica o CEO da Picap, Diogo Travassos.

Para garantir a segurança sanitária da operação, a empresa tem orientado os motociclistas a higienizarem as motos antes de depois de cada corrida. Os usuários devem ter o próprio capacete e o uso de máscara é obrigatório durante os deslocamentos.

– A segurança, em todos os níveis, é nossa prioridade. Com a pandemia seria impossível manter o uso compartilhado de capacetes. Os cuidados sanitários são imprescindíveis neste momento – alerta Travassos, lembrando que os motociclistas ficam com 100% do valor da corrida

Além do transporte de passageiros, a Picap vem investindo no serviço Pibox baseado no conceito last mile, ou seja, entrega final ao consumidor. A startup fechou parcerias com o Mercado Livre, Grupo Arezzo e, especificamente em Sobral (CE), com a Grendene.

– Estamos negociando com outras empresas e em fase de testes com possíveis novos parceiros. Nosso objetivo é ter um serviço que atenda aos prazos, e atue com segurança e precisão – explica o CEO da Picap.