Trump faz campanha em estados-chave que Biden poderia conquistar

(FILES) In this file photo US President Donald Trump gives a thumbs up during a “Keep America Great” campaign rally at Wildwoods Convention Center in Wildwood, New Jersey, January 28, 2020. – White House physician announced tonight, March 14, that US president Donald Trump tests negative for coronavirus.
President Donald Trump said Saturday he had taken a coronavirus test, after days of dismissing concerns over his exposure to a disease that has paralyzed the globe. (Photo by SAUL LOEB / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou nesta sexta-feira recuperar terreno na corrida pela Casa Branca com comícios na Flórida e na Geórgia, em que fez um discurso duro contra o rival, Joe Biden, a 18 dias das eleições presidenciais.

Trump fez campanha hoje em dois estados onde venceu há quatro anos, mas que poderão ser conquistados em novembro por Biden, segundo as pesquisas de opinião.

“Vamos presenciar uma onda vermelha (cor dos republicanos, ndr) de tamanho sem precedentes”, afirmou Trump durante comício em Ocala, Flórida. “Joe Biden é um desastre e um político corrupto”, disse, em tom agressivo, colocando todas as suas forças na batalha para evitar que o rival vença no estado, onde teve uma vitória apertada em 2016.

Em seguida, Trump lançou comentários contra os imigrantes latinos, afirmando que os democratas “inundarão suas comunidades com ilegais, drogas e crime”. O presidente arremeteu contra a congressista democrata de origem somali, Ilhan Omar, que “odeia o nosso país e vem de um lugar que sequer tem um governo”, afirmou.

Trump tampouco economizou críticas aos jornalistas, que voltou a chamar de “inimigos do povo”.

Enquanto Trump fazia campanha na Flórida e na Geórgia, Biden passou o dia no Michigan, onde discursou com a governadora, Gretchen Whitmer, opositora ferrenha de Trump e alvo recente de uma conspiração desbaratada da extrema direita, que queria sequestrá-la e “julgá-la por traição”. “Deveria comover a consciência de todos os americanos”, lançou Biden, acrescentando que “a negação a condenar esses tipos é assombrosa”.

“Todo mundo sabe quem é Donald Trump. Mostremos a eles queem somos”, disse o democrata em Detroit. “Escolhemos a esperança, a unidade à divisão, a ciência à ficção, e, sim, a verdade às mentiras.”

O democrata também comentou a gestão da pandemia por Trump. “Continua nos dizendo que esse vírus irá desaparecer milagrosamente. Por Deus! Não está desaparecendo, de fato está aumentando novamente, piorando”, advertiu.

Cautela

O gerente da campanha de Biden, Jen Dillo, mostrou um sinal de cautela aos democratas, ao assinalar que as pesquisas em nível nacional são enganosas: “Não temos uma vantagem de dois dígitos.”

As enquetes são desfavoráveis a Trump, cujo otimismo expressado durante a campanha não é compartilhado por membros proeminentes do seu partido, como o senador Ben Sasse de Nebraska, que se juntou aos colegas Lindsey Graham ,da Carolina do Sul, e Ted Cruz, do Texas, para expressar sua preocupação.

Em um telefonema com eleitores nesta semana, ao qual o jornal The Washington Examiner teve acesso, Sasse disse que uma derrota de Trump parece “provável” e que os republicanos podem perder o Senado também. “Estamos enfrentando um tsunami azul”, disse ele, referindo-se à cor do Partido Democrata.

O senador Lindsey Graham, por sua vez, disse à AFP que os eleitores começam a pesar os prós e contras de cada partido, mais do que se focar no temperamento explosivo de Trump. “Acredito que as coisas irão melhorar para nós com o passar dos dias”, avaliou.

Trump e Biden farão o último debate eleitoral na próxima quinta-feira. Ontem, eles participaram de eventos com eleitores transmitidos por diferentes redes de TV. Segundo dados da empresa Nielsen, 14,1 milhões de espectadores acompanharam o programa de Biden, contra 13,5 milhões que preferiram assistir a Trump.

AFP

Bolivianos rejeitam violência às vésperas de eleição tensa

Bolivianos das áreas mais ricas de La Paz começaram a armazenar suprimentos essenciais e a fazer fila para comprar gás antes da eleição presidencial deste domingo (18), temendo a volta dos conflitos letais que se seguiram à votação conturbada do ano passado.

Aquela eleição, depois anulada, levou à renuncia de Evo Morales, líder de esquerda, e mergulhou o país em um vácuo político precário – um governo conservador interino que não foi eleito está no poder desde então.

Agora os 7,3 milhões de eleitores da Bolívia estão em uma encruzilhada enquanto o país sofre com a pandemia de coronavírus: a volta do partido socialista de Morales ou uma guinada para o candidato de centro Carlos Mesa, um ex-presidente que ficou em segundo lugar em 2019.

Muitos, porém, querem simplesmente evitar o derramamento de sangue do ano passado, quando ao menos 30 pessoas foram mortas.

“Quero paz. Chega de confusão. Não queremos mais sangue derramado. Nenhum sangue de nenhum partido político”, disse Sandra Rivero, cujo parente Marcelo Terrazas perdeu a vida em meio à violência do ano passado.

A votação de domingo agora será uma repetição daquela de 2019. Luis Arce, candidato do partido socialista e aliado próximo de Morales, aparece nas pesquisas de opinião à frente de Mesa, mas aparentemente não com uma vantagem suficiente para evitar um segundo turno em 29 de novembro.

A votação, que será presencial com protocolos de saúde por causa da pandemia de coronavírus, começará na manhã de domingo, e os primeiros resultados devem sair perto das 20h locais.

A capital administrativa La Paz é uma cidade dividida radicalmente por classe e raça. Os mais ricos e mais brancos moram na parte inferior, fundada por espanhóis em uma altitude na qual o oxigênio é mais abundante e a temperatura é mais alta. Quanto mais se sobe, mais pobreza se vê.

Na abastada Zona Sur, motoristas esperaram até uma hora para encher os tanques nesta sexta-feira, e grupos de WhatsApp ferviam com iniciativas frenéticas de medidas de segurança.

“As pessoas sofreram muito no ano passado”, disse Freddy Chipunavi, açougueiro do mercado de classe média de Collasuyo, acrescentando que nos últimos dias vendeu 70% a mais de carne bovina a clientes que temem a escassez de alimentos vista no ano passado devido ao bloqueio de estradas.

Muitos bolivianos criticam Morales por se aferrar ao poder durante tempo demais e de contornar limites constitucionais. Outros dizem que ele foi deposto por um golpe, e seu partido alertou para uma repetição, atiçando tensões durante uma campanha tensa.

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, ex-presidente chilena, disse em um comunicado na sexta-feira que ninguém quer ver uma repetição das “extensas violações e abusos aos direitos humanos” de 2019.

“É essencial que todos os lados evitem novos atos de violência que possam desencadear um confronto”, disse ela.

(Reportagem adicional da Reuters TV e de Daniel Ramos)

Justiça mineira recebe denúncia contra sócios da cervejaria Backer

A Justiça de Minas Gerais informou ontem (16) ter recebido denúncia contra sócios e funcionários da Cervejaria Três Lobos, empresa dona da marca de cervejas Backer, cujo consumo causou a morte de dez pessoas por intoxicação pela substância dietilenoglicol.

Com o recebimento da denúncia, 11 pessoas passaram à condição de réus. Dessas, três são sócios da cervejaria. Eles foram denunciados por vender chope e cerveja de forma que sabiam poder estar adulterados pelo uso de substância tóxica no seu processo de produção e por causarem dano irreparável à saúde pública, entre outros crimes previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Outros sete funcionários da empresa, entre engenheiros e técnicos, foram denunciados por homicídio culposo, lesão corporal culposa e atitude omissiva, entre outros crimes. Segundo a denúncia, três desses engenheiros exerciam a profissão de modo irregular, sem registro no Conselho de Química e Engenharia.

Uma pessoa, funcionário de uma fornecedora de insumos para a cervejaria, responderá ao crime de falso testemunho, por ter apresentado informações falsas na fase de investigação do caso. Segundo a denúncia, ele pretendia prejudicar a empresa na qual trabalhava após desavenças trabalhistas.

Além de receber a denúncia, o juiz Haroldo André Toscano de Oliveira, da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte, também retirou o sigilo sobre o processo. A partir de agora, a ação penal prosseguirá com o recebimento da defesa por escrito dos denunciados, informou a Justiça de Mina Gerais.

A denúncia havia sido apresentada em 4 de setembro pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG). “Os engenheiros e técnicos responsáveis pela produção de cerveja assumiram o risco de fabricar produto adulterado, impróprio a consumo, que veio a causar a morte e lesões corporais graves e gravíssimas a inúmeras vítimas”, diz a peça de acusação, assinada pela promotora de Justiça Vanessa Fusco.

O caso veio à tona no início do ano, quando se constatou a internação de diversas pessoas que haviam consumidos rótulos da marca Backer, que era de grande popularidade em Minas Gerais. Além dos 10 mortos, ao menos outras 16 pessoas foram hospitalizadas, de acordo com a denúncia.

A denúncia afirma que “o uso indevido dos produtos tóxicos aliado à precária condição de manutenção da linha de produção das bebidas alcoólicas causaram um dano irreparável à saúde pública”.

Após fiscalização pelo Ministério da Agricultura, foi constatada a contaminação de ao menos 36 lotes de cerveja com a substância tóxica dietilenoglicol, um agente anticongelante que vazou de um dos tanques utilizados na fabricação da bebida.

Carga de carne roubada é recuperada em canavial de Ipojuca

Uma carga de carne bovina foi recuperada na sexta-feira (16), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às margens da BR 101, em Ipojuca, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O veículo havia sido roubado horas antes próximo de Moreno, na Região Metropolitana do Recife.

Policiais perceberam uma movimentação de pessoas em um canavial, mas quando se aproximaram o grupo correu do local. Ao encontrarem o veículo abandonado em uma estrada de terra próximo ao Km 115 da rodovia, foi constatado que uma parte da mercadoria havia sido levada por populares.

A equipe fez contato com a empresa proprietária da carga e encaminhou o veículo à Delegacia de Polícia Civil do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Dermatologista alerta sobre prevenção e tratamento de acne

Bastante comum na adolescência, a acne é sinônimo de desconforto para jovens, mas também pode aparecer na vida adulta, tanto em homens e em maior fatia nas mulheres, acometendo rosto, costas, ombros e peito.

Os cravos e as espinhas podem acarretar problemas na estética, com cicatrizes, manchas e também no âmbito psicológico, afetando a autoestima por causa das marcas na pele que podem aparecer com a extração caseira da acne. Segundo a dermatologista Samira Raad, não é indicado manipular nem fazer o uso de soluções caseiras para acabar com as espinhas.

“É indicado não espremer cravos e muito menos espinhas. As espinhas são infectadas e geralmente pioram após espremedura inadequada. Cravos, se espremidos, podem gerar cicatrizes e infeccionar”, alerta a médica.

A acne pode aparecer por fatores hormonais, por ansiedade e não tem associação direta com a ingestão de alimentos. Um grande mito, por exemplo, é a piora por comer chocolate.

Ainda de acordo com a especialista, cada pessoa tem um tipo de pele e pode apresentar um grau específico de acne, por isso o tratamento deve ser individualizado.

“A acne é dividida em inflamatória e não-inflamatória. Há vários graus, dos mais simples até as formas mais graves. O tratamento deve ser direcionado para cada necessidade”, explica Samira.

Prevenção

A limpeza correta da pele é uma forma eficaz de evitar cravos e espinhas. Para prevenir a acne, é indicado usar sabonetes próprios para pele oleosa, receitados por um dermatologista.

Tratamento

Com o avanço dos estudos, há inúmeras formas de eliminar as espinhas e as marcas causadas na pele, que pode ficar livre das cicatrizes, devolvendo autoestima aos pacientes.

“Cicatrizes podem ser tratadas com peelings mais profundos, lasers, bioestimuladores de colágeno e cirurgias também”, fala a dermatologista.

Samira Raad é formada pela Universidade Federal do Amazonas
e é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A médica também tem especialização em Cosmiatria pelo Instituto Superior de Medicina e Dermatologista

Sesc promove ações em comemoração ao Dia do Comerciário no Sertão e Agreste

Em comemoração ao Dia do Comerciário, o Sesc promove neste domingo (18/10), das 10h às 15h, um dia de lazer nas unidades de Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Surubim, que reabrem seus parques aquáticos para receber os trabalhadores do comércio e suas famílias. Em todas, serão seguidas normas de segurança em saúde, de acordo com o protocolo de convivência com a Covid-19 do Governo do Estado. Em todas elas, haverá redução da capacidade de público, aferição de temperatura, redução da capacidade de público, além da disponibilização de álcool gel nos ambientes e nas mesas e maior frequência na higienização dos espaços. Também será obrigatório o uso de máscaras nas áreas onde não houver consumo de alimentos e fora das piscinas.

Os ingressos serão vendidos de forma antecipada na Central de Relacionamento com o Cliente das unidades. Em Arcoverde e Belo Jardim custam R$ 10, sendo que os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o Cartão do Sesc têm desconto e pagam R$ 5. Em Caruaru e Surubim, os preços são R$ 4 (comerciários e dependentes com o Cartão Sesc) e R$ 8 (público geral).

Para poder participar das comemorações, os interessados precisarão estar com o Cartão Sesc em dia. Por isso, as Centrais de Relacionamento com os Clientes das unidades estarão funcionando normalmente para renovar as habilitações vencidas. Além da programação, os comerciários e dependentes terão gratuidade na emissão do Cartão do Sesc, que terá validade ampliada para dois anos, a partir deste mês.

Nas quatro unidades, haverá banho de piscina, jogos de mesa e música. Em Arcoverde, será som ambiente; Belo Jardim terá voz e violão com o cantor Ramon Angel, Surubim com o cantor Tales Almeida e Caruaru também terá atração musical. As cantinas estarão abertas com venda de bebidas e petiscos. Para garantir a segurança sanitária e evitar uma possível propagação do novo coronavírus, as pessoas terão a temperatura corporal aferida ao chegarem às unidades; haverá álcool em gel nos ambientes; e o uso de máscaras será obrigatório, sendo liberada a retirada apenas no momento em que estiverem dentro da piscina. Haverá distanciamento entre as mesas e entre as espreguiçadeiras da área da piscina.

Em Garanhuns, a unidade do Sesc no Agreste Meridional, as comemorações serão antecipadas e diferentes. Nesta sexta-feira (16), das 11h30 às 14h, os trabalhadores do comércio que forem ao Restaurante Chá Preto para almoçar serão recepcionados pela música ao vivo de Léo e Banda. Na terça (20), os alunos da Academia Professor Edelson José Cruz de Lima vão participar de um café da manhã especial, a partir das 8h. “As nossas ações serão realizadas de forma que as pessoas possam se sentirem seguras em relação ao novo coronavírus, pois seguiremos à risca as normas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde”, ressalta a gerente de Lazer do Sesc Pernambuco, Karla Albuquerque.

Digital – Além das atividades realizadas pelas unidades, o Sesc Pernambuco está ampliando sua presença no digital, aumentando a agilidade e comodidade dos comerciários e do público geral. A partir do dia 20 de outubro, lançará o aplicativo Sesc-PE. Por ele, as pessoas poderão se habilitar ou renovar o Cartão Sesc, acompanhar suas atividades e ter acesso a outras funcionalidades.

Serviço – Dia do Comerciário do Sesc
Data: 18 de outubro, nas unidades de Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Surubim
Horário: das 10h às 15h, nos parques aquáticos
Ingressos antecipados na Central de Relacionamento com o Cliente das unidades
Preços em Arcoverde e Belo Jardim:
R$ 5 (trabalhadores do comércio e dependentes com Cartão Sesc) e R$ 10 (público geral)
Preços em Caruaru e Surubim:
R$ 4 (trabalhadores do comércio e dependentes com Cartão Sesc) e R$ 8 (público geral)

Anderson Correia reforça ideias sobre Judicialização do Direito à Saúde dos Animais

O candidato a vereador por Caruaru, Anderson Correia (PP), ministrou uma palestra no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), da capital paranaense, intitulada “Judicialização do Direito à Saúde dos Animais”, durante o II Simpósio de Direito Animal da instituição de ensino superior. Na ocasião, ele teve a oportunidade de fazer explanações sobre o tema abordado e, também, reforçar suas ideias que fazem parte do plano de propostas para Caruaru.

“A judicialização em favor dos animais não-humanos será constante por aqui. Não posso ficar inerte enquanto tantos animais morrem sem receber o mínimo de assistência do Poder Público” destacou Anderson, que ressaltou também o quanto eventos de debates e palestras como este fazem parte do contexto de suas ideias para o município, em prol dos animais.

“É importante lembrar que as ações em que estamos pleiteando a saúde dos animais de Caruaru foram tema no Congresso Mundial de Direito Animal, realizado no início de outubro. Minha discussão vai muito além de castração e consulta, é uma preocupação nossa, lutar pela dignidade e direitos dos animais não-humanos”, finalizou.

Artigo: entenda como o Direito Público é impactado pela pandemia de COVID-19

Por Dra. Elisabete Oliveira Bottolo*

O setor público foi fortemente impactado pelo novo coronavírus. Em razão da pandemia COVID-19 houve a diminuição de atendimentos presenciais, motivada pela necessidade do distanciamento social. A situação somente aumentou a morosidade dos procedimentos administrativos dentro dos órgãos públicos. Se antes da atual crise instalada já existia uma demora exacerbada nas análises dos pedidos administrativos dos servidores públicos, tal tempo se acentuou.

É de conhecimento geral que os pedidos do cidadão comum à administração pública são demasiadamente demorados e burocráticos. Tal situação não difere na relação funcionário e empregador, quando o contratante é um ente público. Vale dizer que a omissão à resposta administrativa no prazo legal é um motivo frequente para interposição de Mandados de Segurança por Omissão. O ato legal ocorre contra o agente público que deixa de promover alguma ação que tem obrigação legal.

Também é possível verificar, em razão da mora administrativa, ações indenizatórias. A demora em concessão de direitos que ocasionam prejuízos de ordem financeira ou, até mesmo, danos morais são alguns exemplos. É possível encaixar situações em que há atraso na concessão da aposentadoria, no apostilamento do direito aos adicionais de tempo de serviço ou mesmo a negativa administrativa em conceder a Licença Premio não usufruída ao aposentado ou exonerado.

Justiça x Setor Público

Se de um lado há a discussão sobre o tempo que o setor público leva para resolução de problemas, seja para o cidadão comum ou para os trabalhadores, por outro a advocacia e o Poder Judiciário não pararam desde que o contágio do novo coronavírus iniciou no Brasil. Embora respeitem o distanciamento social e tenham aderido ao trabalho de forma remota, a justiça e seus componentes têm estado ativos ao balancear direitos e deveres.

Desde os primeiros efeitos da crise gerada pela COVID-19, a necessidade de promover demandas judiciais se tornou ainda mais frequente. Porém, é notável que algumas questões poderiam ser até mesmo evitadas se houvesse uma gestão administrativa pública que funcionasse, sem burocratizar cada vez mais o sistema.

O Direito Público é nossa ferramenta para que possamos argumentar e buscar soluções por medidas judiciais ou administrativas. Seja no período de pandemia ou fora dele, é por meio desse campo do direito em que se discute as relações jurídicas em que a Administração Pública venha causar prejuízos aos servidores e demais cidadãos.

ARTIGO — Como a pandemia redefiniu o atendimento ao cliente

Vanessa Tiba

A imagem que melhor representava uma empresa de call center, até meados de março, é a de centenas de atendentes que ocupam um mesmo ambiente para realizar o contato com os clientes. Com o início da pandemia de covid-19, tal configuração passou a ser imprópria por causa do risco de contaminação entre os colaboradores, e um novo modelo de trabalho teve de ser rapidamente posto em prática. Ao mesmo tempo, os hábitos de consumo se transformaram completamente durante o isolamento social, e a jornada do cliente teve de ser reconstruída.

Em meio a um cenário totalmente desconhecido, todas as empresas precisaram fazer alguma adaptação, e ninguém estava de fato preparado. Empresas de varejo, por exemplo, que tiveram 100% das lojas fechadas, passaram a se relacionar com os clientes apenas por email, telefone, whatsapp e chatbots. Estabelecer o home office não foi a parte mais complicada para as empresas do setor, pois a tecnologia que temos disponível permite isso. Questões mais complexas em termos de gestão tiveram de ser repensadas e rapidamente estruturadas, como o alinhamento das equipes e a entrega dos resultados.

Além disso, o desafio de garantir a satisfação do cliente final a distância e em grande escala se tornou diário. Depois de cinco meses do início da pandemia, sabemos que não é apenas sobre ter os melhores recursos tecnológicos. As empresas precisaram mudar completamente suas crenças e estratégias e entender as novas necessidades dos clientes, assim como seus problemas e dores.

A companhia que represento no Brasil fornece soluções de gerenciamento para melhorar a experiência omnicanal de relacionamento com o cliente. Hoje temos robôs que fazem parte do atendimento e suprem a necessidade de respostas rápidas diante de altas demandas. No entanto, a tecnologia sozinha não vai fazer diferença. O sucesso virá de entender como, quando e onde o cliente quer ser atendido, e alinhar esse conhecimento à criação de personas e aos dados coletados para – aí sim – aplicar a tecnologia.

A inteligência artificial, por exemplo, é uma ferramenta poderosa, que nos permite criar robôs com capacidade de resolver problemas e tomar decisões por conta própria. A união desse artifício com o conhecimento sobre o comportamento do consumidor final pode resultar no sucesso de qualquer entrega.

É importante que as empresas estejam preparadas para atender o cliente da maneira que for mais confortável para ele no momento. Mais do que isso: o cliente deve poder transitar com tranquilidade entre as plataformas – iniciar o contato no e-mail e terminar no sms, por exemplo, sempre mantendo o contexto da conversa. O que importa é garantir que a experiência esteja adequada para cada perfil. A chave do sucesso é: conhecer o comportamento e necessidades do seu consumidor, não importa em que plataforma.

Clínica de fisioterapia utiliza realidade virtual no tratamento de pacientes neurológicos

Os avanços tecnológicos continuamente influenciam a prática dos profissionais de saúde e podem auxiliar na criação de novas ferramentas de intervenção. Na Fisioterapia, o videogame se enquadra na abordagem da realidade virtual e tem sido usado no tratamento de pacientes neurológicos. 

Com essa visão, a UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau Recife, por meio da Clínica-Escola de Fisioterapia, oferece o tratamento de gameterapia com baixo custo para pacientes com comprometimentos neurológicos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro do Derby. Os interessados devem fazer o agendamento pelo telefone *21215922. 

De acordo com o gerente da Clínica de Fisioterapia da UNINASSAU, Fellipe Miranda, com os jogos certos, durante a gameterapia pode-se trabalhar a capacidade de concentração, o equilíbrio, a sensibilidade auditiva, a mobilidade, entre outros. “Estudos mostram que a interação do sujeito com este recurso permite a execução dos movimentos utilizados no desempenho das atividades de vida diária, estimulando a funcionalidade cotidiana”, explica. 

O papel do fisioterapeuta é de garantir a correta aplicação da ferramenta, sempre com o objetivo terapêutico proposto para cada paciente. O ambiente digital interativo dos jogos é uma excelente maneira de exercitar diversas partes do corpo de forma simultânea.