Saiba como aumentar chances de sucesso em uma entrevista on-line

Com o isolamento social, a seleção de emprego on-line está cada vez mais comum. A internet acaba sendo uma forte aliada na hora de conseguir o tão sonhado emprego. Mais que uma ferramenta de envio de currículos e buscas de vagas, a partir dela também é possível fazer a própria entrevista para o cargo que almeja.

Algumas empresas, vendo o atual momento, começaram a optar por entrevistar seus candidatos por meio de plataformas de videoconferência. A estratégia, além de economizar tempo e custos, acaba por facilitar a vida de ambos os envolvidos no processo seletivo.

“Uma ótima dica é ter conexões e equipamentos adequados. Certifique-se de que o encontro virtual acontecerá sem interrupções. É importante ter uma boa conexão com a internet e equipamentos com a bateria em dia”, explicou a analista de carreiras da Faculdade UNINASSAU Natal, Lorena Bezerra.

Segundo ela, é de extrema importância que você monte um bom “cenário” e escolha um local com boa iluminação. Lorena explica que, na hora de se vestir, opte por usar roupas adequadas, como se o encontro fosse presencial, e lembre de não exagerar na maquiagem. Mantenha a calma e concentre-se, você precisa responder às perguntas do recrutador com clareza.

Por fim, a dica mais preciosa: pratique. “Simular a entrevista antes mesmo que ela aconteça pode te ajudar. Pois, enquanto você prática, testa os equipamentos, a luz e cria mais segurança para responder ao recrutador”, orientou a analista.

Caruaru City promove bate-papo online sobre o futebol feminino nesta terça (21)

O Caruaru City promove nesta terça-feira (21) um bate-papo online sobre a participação feminina no futebol. Desde 2018 o clube oportuniza a prática esportiva para meninas e mulheres de todas as idades de Caruaru e região, chamando a atenção da sociedade para a necessidade de oferecer melhores condições para que o público feminino possa ser inserido no futebol.

Na live desta terça, o presidente do Caruaru City, Evandro Marinho, conversa por videoconferência com a treinadora da equipe feminina do clube, Taciana Michele, para falar sobre as novas oportunidades que serão implantadas pós-pandemia.

Atualmente, o Caruaru City oferece turmas com treinos semanais e realiza festivais de futebol só para mulheres, e planeja a criação de turmas exclusivas para meninas.

O bate-papo começa às 20h no Instagram do Caruaru City (www.instagram.com/CaruaruCity.SC) com duração de uma hora. O público vai poder interagir com perguntas e comentários durante a transmissão da live.

Codevasf vai atender todos os municípios de PE após aprovação de relatório de Silvio

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (20), o PL 4381/2020, que amplia a presença da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Com a aprovação, que contou com apoio do Governo e da Oposição, a Companhia vai atender todas as cidades de Pernambuco e Estados onde antes não atuava. Segundo o deputado SIlvio Costa Filho (Republicanos), relator da proposta, a Codevasf é um instrumento importante para acolher milhares de agricultores e trabalhadores do campo, além de estimular a economia dos municípios.

“A Companhia é um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional e tem um papel importante para ativar a economia. Tivemos a oportunidade de construir o relatório com a Bancada do Governo e com a Oposição, que entendem a importância dessa matéria. Além disso, conversamos com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que defende a ampliação. Não tenho dúvida que ampliando a cobertura, a Codevasf vai atender os municípios de Pernambuco, do Norte e do Nordeste, ajudando no fortalecimento dos Estados e das cidades”, destacou o parlamentar.

Atualmente, o órgão atua nas bacias hidrográficas de muitos estados brasileiros de forma direta e através de parcerias para desenvolver a agricultura irrigada, revitalizar bacias hidrográficas, estruturar atividades produtivas e oferecer água para dar segurança hídrica. A Codevasf está em constante processo de incorporação de áreas e introdução de novas tecnologias e culturas, contribuindo para o aumento das exportações e para a geração de superávits comerciais através da oferta de produtos nobres e de alto valor comercial.

Com a ampliação aprovada, a Companhia terá sede e foro no Distrito Federal e atuação nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte, e poderá instalar e manter no País órgãos e setores de operação e representação. “Quem conhece a Codevasf, sabe da sua importância, por isso precisamos, não só trabalhar pela ampliação, mas também pelo seu fortalecimento”, frisou.

Após uma semana de reabertura do comércio, Acic divulga pesquisa que traça perfil do empresário local

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) divulgou, nesta segunda-feira (20), os resultados da pesquisa desenvolvida, de 09 a 19 de junho, com o objetivo de mensurar os impactos ocasionados pela Covid-19 nas empresas do município. Das 145 participantes, 84,8% foram das categorias microempreendedor individual (MEI), micro ou pequenas empresas. Diante do cenário desafiador, 52,4% das empresas apresentaram crescimento em suas vendas pela internet, neste período, e para 17,2%, esse crescimento foi superior a 30%.

Saúde

No aspecto da saúde, a pesquisa investigou o registro de funcionários com sintomas da Covid-19 e obtive os seguintes resultados: nenhum funcionário infectado (85,5%); entre cinco e dez funcionários (0,7%); e menos de cinco funcionários (13,8%). No contexto da retomada das atividades, a existência de planos de biossegurança também foi analisada. De acordo com os dados fornecidos, 55,2% das empresas responderam que possuem planos de convivência com o novo coronavírus. Em relação aos efeitos da pandemia sobre a saúde emocional dos empresários, 27,2% relataram a ansiedade como um dos principais efeitos sentidos nessa pandemia, seguido de angústia (15,2%), insônia (13,1%) e mudança nos padrões alimentares (11,8%).

Presença digital

O levantamento também permitiu a avaliação da presença digital das marcas locais. Entre as participantes, 56,5% já realizavam vendas pela internet, porém com baixo volume em relação às vendas totais. Apenas 12,4% responderam que mais de 30% das suas vendas eram realizadas pela internet. 52,4% das empresas apresentaram crescimento em suas vendas virtuais, neste período, e para 17,2%, esse crescimento foi superior a 30%.

Ações

Os resultados apontaram que as principais medidas adotadas pelas empresas para enfrentar a crise foram férias coletivas e individuais, adoção do trabalho home office, suspensão de contratos e demissões. Entre as estratégias para se manter no mercado, destaque para a adoção de novas estratégias comerciais (33,9%), as renegociações com fornecedores (21,6%), as parcerias (17,6%) e as demissões (13,5%).

Faturamento e dívidas

89% apresentaram queda no seu faturamento mensal em diversos níveis. Dentro desse universo, 41,4% das respondentes relataram queda de mais de 40% de suas receitas e 14,5% tiveram perdas totais. Considerando as microempresas, 48,9% apresentaram declínio de mais de 40% no faturamento. O efeito também se repetiu para empresas de médio porte, em que metade delas relatou ter redução de mais de 40% em seus faturamentos durante a pandemia.

Questionadas sobre os compromissos financeiros mais afetados, 19,9% das empresas responderam que a folha de pagamento foi a mais impactada; 19,1% sinalizaram que os pagamentos com fornecedores foram comprometidos; 17,6% que foram os tributários; 16,2% que foram os financiamentos e empréstimos bancários. Por outro lado, 14% das empresas responderam que não tiveram nenhum compromisso financeiro afetado pela pandemia.

Os níveis de endividamento das empresas de Caruaru também foram analisados na pesquisa. 51,4 % alegaram estar em uma situação de pouco ou moderado endividamento. Porém, para os MEIs, micro e pequenas empresas, 9,8% afirmaram que estão muito ou extremamente endividadas.

Acesso ao crédito

A pesquisa diagnosticou a dificuldade de acessar crédito por parte das empresas participantes. 51,8% tiveram algum tipo de dificuldade em acessar crédito, relatando burocracia elevada, ausência de uma linha de crédito específica e negativa por partes das instituições financeiras.

Perspectivas

Sobre o sentimento dos empresários locais em relação à duração dos efeitos pós-pandemia sobre a economia, 2,1% dos entrevistados acreditam que os efeitos vão persistir por até três meses, 22,8% que duraram entre três e seis meses, 33,8% que os efeitos persistem na economia entre seis e 12 meses, 22,8% entre 12 e 18 meses, 14,5% esperam um persistência de mais de 18 meses dos efeitos sobre a economia e 4,1% não souberam responder.

A retomada das atividades era um fator esperado com otimismo para 33% dos empresários, que responderam sobre as perspectivas para suas empresas. 13,8% esperam uma retomada com o “novo normal” e fortes elementos de biossegurança, 8,3% acreditam na força do e-commerce para a retomada e 7,3% apostam em tecnologia e inovação. A retomada em formato lento ou gradual é esperada por 17,4% dos entrevistados e 15,6% estão pessimistas, incertos ou preocupados com as perspectivas.

Participantes

Do total de 145 respondentes, 89% são associados à Acic. Das empresas que participaram da pesquisa, 57,2%, pertencem ao setor de serviços, 18,6% ao comércio varejista, 11,7% ao setor da construção civil, 6,2% são da indústria de transformação, 5,5% são do comércio atacadista e 0,7% da agropecuária.

A participação relativa, por porte, foi a seguinte: MEI (25,5%), micro (32,4%), pequeno (26,9%), médio (13,8%) e grande (1,4%). A maioria das micro e pequenas empresas são dos setores de serviços, comércio varejista e construção civil. 95% das médias empresas são oriundas do comércio varejista, comércio atacadista e indústria de transformação, e todas as grandes empresas que responderam a pesquisa fazem parte do comércio varejista.

89% das empresas respondentes têm mais de dois anos de atuação no mercado e 44,8% delas estão há mais de 10 anos. Apenas 11% alegaram ter menos de dois. Relacionando o tempo de mercado com o setor de atuação, a maioria das empresas com até cinco anos é dos setores de serviços e da construção civil. Empresas com mais de 10 anos de mercado, em sua maioria, são dos setores de serviços e comércio varejista.

A pesquisa na íntegra está disponível através do link: https://bit.ly/3hb3rA7

Açude Santo Amaro em Taquaritinga do Norte volta a “sangrar” após vários anos

Um dia histórico para a população de Taquaritinga do Norte. Na manhã de hoje (21), o Açude Santo Amaro voltou a transbordar ou sangrar, como as pessoas costumam chamar, depois de anos com seca severa.

O prefeito Lero, no início de sua administração, realizou uma grande limpeza de retirada da lama
do açude. Tal ação aconteceu através de uma parceria entre o Governo Municipal, o vice-prefeito Gena e os empresários Jorge Dias e Alberico Florência.

“Agradecemos a Deus pelas chuvas em nossas cidade. Estou muito feliz com o sangramento do Açude Santo Amaro. Limpamos ele no início de nossa administração e ficamos aguardando as chuvas, que chegaram no tempo certo. Deus é muito maravilhoso e nossa população merecia ver essa maravilha”, completou o prefeito Lero.

Live debate a “Importância da educação financeira para a transformação social”

A professora e mestra em Economia, Samara Sarmento, realizará, nesta terça-feira (21), uma palestra online falando da relação dela com as finanças e sobre o potencial de transformação que a educação financeira pode trazer, modificando hábitos, pessoas e a sociedade como um todo.

A live tem início às 19h e acontece no Instagram da economista @samarasarmento. Não é preciso se inscrever, então que tal já ativar o alarme, preparar o papel e a caneta?

“Educação financeira não se trata apenas de dicas de como economizar, é desenvolver uma postura e uma mentalidade que façam com que o indivíduo seja melhor socialmente, tendo em vista que ele vai ter uma consciência do consumo”, afirma Samara Sarmento.

Você sabia?

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cerca de 61 milhões de brasileiros começaram o ano de 2020 com alguma conta em atraso? E ainda, que o percentual de famílias com dívidas aumentou e alcançou novo recorde histórico em junho de 2020? Pois é, esse percentual chegou na marca de 25,4%, o maior desde dezembro de 2017, avançando 0,3 ponto percentual na comparação com o mês imediatamente anterior, e 1,8 ponto percentual em relação a junho de 2019.

Isso significa que as famílias estão demandando mais crédito no sistema bancário, seja para pagar dívidas e despesas correntes, seja para manter algum nível de consumo. Por isso é tão importante falar sobre educação financeira, pois uma mudança de comportamento e consumo faz com que ocorra uma melhor gestão do dinheiro e consequente diminuição de endividamento.

Para saber mais dados ou tirar suas dúvidas, que tal aparecer na live? É nesta terça-feira, às 19h, no Instagram @samarasarmento

Sesc realiza live sobre envelhecimento e laços familiares

Em tempos de distanciamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, em que as pessoas estão mais tempo dentro de casa, os laços familiares são fundamentais para a saúde mental. Principalmente para as pessoas mais idosas que, segundo os especialistas, precisam de uma atenção ainda maior. Para discutir o assunto, o Sesc PE realiza, nesta terça-feira (21), uma live que tem como tema “Envelhecimento e Laços Familiares”. A transmissão será às 16h, pelo canal oficial do Sesc PE no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco).

Os convidados são Jessica Mendes, professora de Teatro do Sesc e graduanda em Serviço Social; o clínico geral e geriatra Marcelo Cabral; e o enfermeiro Dayvison Amaral, psicanalista clínico e especialista em Educação. A mediadora será Talita Ferreira, assistente social do Sesc Arcoverde. “Discutir o atual cenário demográfico do país, com sua população envelhecendo e a expectativa de vida aumentando, e demandas que envolvem políticas públicas, instituições, profissionais e familiares é fundamental para um envelhecimento saudável”, explica Talita.

Entre os assuntos que serão abordados na live, e que são fundamentais para o processo de envelhecimento, estão a manutenção da capacidade funcional, a prática de atividades físicas, o controle ou ausência de doenças crônicas, a aceitação das mudanças biopsicossociais, a saúde, a autonomia, a independência e a criatividade. Também serão tratados aspectos importantes para evitar a depressão, gostar do ambiente domiciliar, ter amigos, a inserção social, a busca por meios de aprendizagens e a família.

O Sesc e o trabalho com a população idosa

Sendo um espaço seguro e amigo da pessoa idosa, o Sesc é pioneiro no trabalho com esse público e, nesse novo cenário, compreende que é preciso assumir um novo desafio de ser vitrine no processo de envelhecimento. A instituição tem a velhice como inevitável, porém o aspecto para um envelhecimento saudável se apresenta diferente para cada pessoa que consiga chegar a este estágio. Assim, é possível analisar que o apoio familiar se revela como um fator diferencial para quem vivencia a Terceira Idade, transmitindo à pessoa idosa segurança, amor e estima que refletem no seu bem-estar. Este, por sua vez, interfere diretamente na saúde emocional relacionada à longevidade.

Sesc – O Serviço Social do Comércio, seguindo as orientações de isolamento social determinadas pelo Governo de Pernambuco, em razão da pandemia do novo coronavírus, está realizando seus trabalhos em regime home office. Ações das cinco áreas fins da instituição (Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde) estão sendo realizadas com o auxílio de plataformas digitais que contribuem para que a interação não seja interrompida. Aulas gratuitas de Pré-Enem e cultura e o conteúdo da Educação Infantil e Ensino Fundamental estão sendo transmitidos à distância, assim como dicas de leitura, atividades físicas, brincadeiras e jogos. Profissionais da saúde repassam informações educativas de prevenção e combate ao Covid-19 para crianças, jovens, adultos e idosos. Ao mesmo tempo, o Banco de Alimentos está em campanha, em todo o estado, para arrecadar cestas básicas, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e itens de higiene. Para conhecer mais sobre o Sesc e saber de novas decisões e determinações neste período de quarentena, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Live Envelhecimento e Laços Familiares
Data: 21 de julho
Horário: 16h
Mediação: Talita Ferreira (assistente social do Sesc Arcoverde)
Transmissão: canal oficial do Sesc PE no YouTube (www.youtube.com/sescpernambuco)
Informações: (87) 3821.0864

Foto: Aline Dassel para Pixabay

Prefeitura de Caruaru divulga calendário de pagamentos do mês de julho

A Prefeitura de Caruaru informa o cronograma de pagamentos dos servidores ativos e inativos do município, que já teve início ontem (20), com o pagamento do CaruaruPrev. Devido à pandemia da Covid-19, o calendário seguirá fracionado, assim como realizado nos meses anteriores, para evitar aglomerações nas agências bancárias.

Confira o cronograma:

24/07: Ceaca, Urb, Fundação de Cultura e Turismo e Destra
27/07: Secretaria da Educação
30/07: Secretaria da Saúde
31/07: Demais secretarias

Petrobras conclui venda de participação em transportadora de gás

Edifício sede da Petrobras na Avenida Chile, centro da cidade.

A Petrobras informou, por meio de nota, que concluiu a venda de sua participação na Transportadora Associada de Gás (TAG). Ela vendeu sua parte remanescente, que equivale a 10% da empresa de gás, por R$ 1,1 bilhão.

Os outros 90% já tinham sido vendidos pela Petrobras, em junho do ano passado, a um consórcio formado pela Engie do Brasil e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), por R$ 33,5 bilhões em valores da época.

De acordo com a Petrobras, o valor de venda dos 10% é relativamente menor porque a dívida da TAG aumentou de R$ 2 bilhões em meados de 2019 para R$ 23 bilhões atualmente.

Segundo a empresa, a venda da TAG está alinhada com sua estratégia de otimização de seu portifólio e de melhoria de alocação de capital da companhia. Além disso, permite uma abertura maior do setor de gás natural no Brasil.

A TAG detém autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 4,5 mil km de extensão, localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com capacidade instalada de 75 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d).