De olho no Dia dos Namorados, consultoria aposta em solução online para ajudar lojistas a acabar com estoques

As medidas de isolamento social impostas pela pandemia do covid-19, com o fechamento do comércio não-essencial, provocaram um efeito temido pelos varejistas – estoques cheios e sem qualquer possibilidade de giro. Com o objetivo de ajudar as lojas que precisam ficar fechadas para o acesso público a faturar e diminuir os estoques, o Grupo BITTENCOURT – consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de negócios – acaba de lançar um pacote de soluções online que vai permitir que as lojas continuem vendendo mesmo de portas fechadas. As soluções passam por desde integrar estoque, logística e processos das lojas físicas aos grandes marketplaces, até a criação em tempo recorde do e-commerce da marca.

“O grande diferencial é utilizar a loja como centro de distribuição. Dessa forma é possível otimizar a operação, melhorar a logística e direcionar quem está comprando online para a loja mais próxima dentro do marketplace. O Dia dos Namorados, grande data para o varejo, está se aproximando e essa é uma nova forma de garantir as vendas mesmo de portas fechadas. Muitas vezes o e-commerce da marca busca o produto direto no centro de distribuição, o que não costuma contribuir com as vendas locais. Com essa novidade, o produto é expedido pela loja mais próxima do cliente, o que ajuda o cliente a ter uma entrega rápida e o varejista a voltar a faturar e ter seu estoque girando”, comenta Lyana Bittencourt, Diretora Executiva do Grupo BITTENCOURT.

Os consumidores agora já estão habituados aos cliques que se traduzem em conveniência com produtos entregues na porta de casa. A digitalização e a integração completa do físico com o online deve ser o “novo normal” que perdurará nas próximas semanas e no pós-pandemia. Para isso, o Grupo salienta a importância da inserção no digital das empresas que ainda vivem no analógico de forma rápida.

“O Dia das Mães foi um grande aprendizado para todos os players do mercado que precisaram ser ágeis e repensar o modelo de negócio nesse novo cenário. Temos mais de 30 anos de mercado, já vimos muitas tendências se consolidarem e se há alguma aposta nesse cenário incerto é que aqueles que tiverem medo de arriscar ficarão para trás. O lojista precisa utilizar todas as ferramentas a seu favor e, ao contrário da crença popular, existe e-commerce para todos os bolsos. Há soluções emergenciais que permitem subir o estoque para uma loja virtual padronizado em poucos dias, mas existem também soluções personalizadas. Ter um e-commerce ativo na pandemia pode ser a diferença entre quebrar e ressignificar o negócio”, explica Lyana.

Redes sociais como ferramenta de venda
Outra aposta das marcas para liberar estoque é aproveitar o fato dos vendedores terem relacionamento com os clientes pelo whatsapp ou outra rede social para continuar a operação. “Essa maneira informal, antes mal vista pelas companhias, acabou possibilitando que as equipes continuassem a vender e serem comissionadas com a utilização de cupons de desconto”, comenta Lyana.

Recentemente o Facebook, por exemplo, anunciou que permitirá que os comerciantes montem lojas virtuais semelhantes às de sites de e-commerce dentro de suas páginas na rede. “O Facebook acerta em trazer a sua força enquanto plataforma social para potencializar os negócios. Se as empresas já a utilizam para anunciar, por que não vender também por ela? Um dos maiores desafios de quem começa a operar as vendas online é gerar tráfego e engajamento com o novo canal de vendas e, com essa iniciativa, o Facebook apoia as empresas a encurtar esse caminho, pois a audiência já está na plataforma”, complementa a Diretora Executiva do Grupo BITTENCOURT.

Integração online e offline
De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Para Lyana Bittencourt, mesmo com o crescimento exponencial das compras online, o varejo offline não vai morrer.
“A quarentena pode dar a impressão de que o varejo físico está ficando para trás na corrida pelo consumidor, mas o que vemos é a integração dos canais de venda. As empresas poderão operar em diversos canais de forma tão espontânea que o consumidor nem consiga distingui-los e, dessa forma, o online traz ainda mais visibilidade para o offline. É preciso quebrar as barreiras do físico e do digital e ter o melhor dos dois mundos a favor do negócio”, reforça.
Ainda segundo a especialista, o varejo tradicional, mesmo que em um mundo digitalmente renovado pós covid-19, passará a ser exigido ainda mais e as lojas poderão ser usadas como mídia para atrair clientes. “As experiências, que serão ainda mais valorizadas daqui pra frente têm a loja física como morada. É lá que o cliente vai efetivamente encontrar valor pelo relacionamento que estabelece com as marcas”, conclui a Diretora Executiva do Grupo BITTENCOURT.

Sobre o Grupo BITTENCOURT

Consultoria com mais de 3 décadas de mercado especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias. O grupo foi fundado por Claudia Bittencourt, com o objetivo inicial de apoiar as empresas em seus processos e estratégias de crescimento. Hoje consolidada como uma plataforma de produtos e serviços diversos, atua junto à indústria e ao varejo como um dos maiores especialistas em expansão de negócios em diversos segmentos.

Como receber alimentos de forma segura via delivery

Com a suspensão dos atendimentos presenciais nos estabelecimentos de alimentação, o sistema de delivery torna-se a alternativa mais viável para comercialização de alimentos, o que tem demandado uma atenção e cuidados especiais com a segurança tanto pelo estabelecimento, quanto pelo entregador e pelo cliente.

Mas os cuidados devem continuar após o período de isolamento social, como alerta a professora dos cursos de Saúde da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Giani Cavalcante.

“Em tempos do novo coronavírus faz-se necessário ficar atento as orientações acerca dos cuidados com a higienização. Embora não haja evidências que a Covid-19 possa infectar as pessoas por meio da alimentação, todos os cuidados são totalmente válidos e devem ser seguidos”, ressalta a professora e doutora.

Confira abaixo as orientações dadas pela doutora e docente:

Avaliar se o estabelecimento segue as boas práticas de fabricação;
Priorizar o pagamento online no momento do pedido;
Priorizar a entrega sem contato (quando disponível no aplicativo);
Ao receber o alimento, verificar se está bem embalado e vedado;
Higienizar as embalagens e sacolas com água e sabão (usando borrifador);
Higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabão antes e após a entrega do pedido;
Descartar todas as embalagens e sacolas.

Ser Educacional abre processo seletivo para contratação de docentes

A partir desta quarta-feira (10), o grupo Ser Educacional mantenedor das marcas UNINASSAU, UNINABUCO, UNAMA, UNG, UNIVERITAS e UniNorte está com processo seletivo para a contratação de docentes para 90 disciplinas distribuídas pelas sedes de Recife, São Paulo e Belém do Pará.

O processo seletivo é para professores de graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD). Os docentes devem ter mestrado ou doutorado e disponibilidade para atividades presenciais no período diurno e/ou vespertino nos horários estabelecidos pela coordenação de cada curso.

Os interessados devem enviar o curriculum lattes atualizado e comprovado, contendo a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério superior e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas.

Na avaliação didático-pedagógica constará em uma web-conferência com duração de 20 minutos. Para a avaliação o candidato terá prévio conhecimento dos temas específicos da disciplina, sorteados dentre os elencados no ementário para realização da avaliação. A prova didático-pedagógica e a entrevista serão classificatórias. Apenas participarão desta fase, aqueles que preencherem os requisitos mínimos exigidos na avaliação do Curriculum lattes, após entrevista.

Dia dos Namorados: 70% dos empresários esperam por queda nas vendas

Uma pesquisa realizada com empresários para o Dia dos Namorados demonstra que o clima de pessimismo em razão da crise econômica ainda permanece. O levantamento feito pela Boa Vista constatou que 70% dos entrevistados, dos setores de comércio e serviços, esperam quedas nas vendas em relação ao ano passado. Para efeito de comparação, no último Dia das Mães, eram 55% os que esperavam vendas menores do que as de 2019. Ainda sobre o Dia dos Namorados, 86% acreditam na retração dos gastos pelos consumidores, ante 93% na data comemorativa anterior. A pesquisa ouviu 564 micro, pequenos e médios empresários dos setores indústria, comércio e serviços.

Mesmo com perspectiva de queda nas vendas, 65% afirmam garantir quantidade suficiente de mercadorias para o Dia dos Namorados e apenas 17% enfrentam problemas com matéria prima importada.

Assim como no Dia das Mães, os empresários acreditam que, mesmo com ações de incentivo, os consumidores irão priorizar outros produtos ao invés do tradicional presente, e preferencialmente por meio de compras on-line.

As MPMEs continuam apostando nas redes sociais para alavancar as vendas. No entanto, para o Dia dos Namorados as empresas preveem novas ações com campanhas on-line e descontos em produtos. O gráfico a seguir ilustra as ações apontadas pelos empresários. Cada entrevistado pôde indicar mais de uma ação.

Manutenção do negócio

Se comparado ao Dia das Mães, houve um aumento no número de empresas que já adotaram ou irão implantar ações para manutenção do negócio, 89% ante 85% na data anterior. Além disso, a prioridade para 71% dos entrevistados é cortar despesas extras, e renegociação com fornecedores de 44% para 51%.

No que se refere à sobrevivência do negócio, o grande desafio para a maior parte dos entrevistados é driblar a inadimplência e ter fluxo de caixa (40%). 35% estão buscando realizar vendas nas redes sociais para se manter, e outros 35% procuram ampliar a atuação no mercado.

Ao serem perguntados sobre o que ajudaria a manter o negócio, 50% dizem que estão concentrados na prospecção de novos clientes e 43% na manutenção dos clientes atuais. 42% das empresas estão em busca de obter crédito.

Apoio do e-commerce

De acordo com a pesquisa da Boa Vista, 35% das MPMEs vão realizar alguma ação on-line para alavancar as vendas para o Dia dos Namorados, percentual menor em relação ao Dia das Mães (41%).

O estudo identificou que 51% das MPMEs já atuam com vendas pela internet. Sendo que para este Dia dos Namorados os canais que estão sendo utilizados pelos entrevistados, para atingir os consumidores, são os sites de fornecedores parceiros, clientes e market place (47%), e-mail marketing (28%), site próprio (16%) e anúncio em site de busca (9%).

No total, 49% das MPMEs não irão investir em campanhas on-line neste ano. Destas, 60% não pretendem atuar com e-commerce. O estudo indica que, de modo geral, 34% das MPMEs desconhecem todas as regras e indicadores para atuarem de forma completa e segura no mercado on-line, e tanto o setor de serviços quanto o de comércio sofrem com o desconhecimento de como mensurar resultados ao implantar um e-commerce e prospectar clientes.

Para 74% das empresas que atuam com e-commerce, o faturamento do on-line não ultrapassa 30% da representatividade no faturamento total.

Soluções para os empresários na manutenção do negócio

Garantir o recebimento e ampliar as vendas são os grandes desafios enfrentados pelos empresários neste momento de crise. Para apoiá-los na manutenção dos negócios, a Boa Vista propõe medidas como ações de prospecção de novos clientes; a segmentação e qualificação de clientes para ação de marketing, assim como de recuperação de crédito e de cobrança. As informações do Cadastro Positivo também já enriquecem soluções que estão à disposição dos empresários para tomada de decisões mais assertivas.

Metodologia

Pesquisa sobre perspectivas de vendas para o Dia dos Namorados, realizada pela Boa Vista, entre 18 e 28 de maio, com 564 micros e pequenos empresários, representantes dos setores do Comércio e de Serviços, de todas as regiões do Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p.(pontos percentuais) de margem de erro e 90% de grau de confiança.

Mulher é presa por tráfico em Caruaru

Policiais do 4º BPM prenderam mais uma suspeita de tráfico de drogas em Caruaru. Trata-se de Paula Priscila Araújo da Silva, de idade não informada. Com ela, a PM apreendeu 600 gramas de maconha, que estavam prestes a serem comercializadas, na tarde de ontem (8), na Rua Alfredo Pinto, no Bairro Vassoural. Autuada em flagrante, a suposta traficante foi encaminhada à Delegacia de Plantão.

FUNAI solicita abertura de concurso para 826 vagas

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, a Fundação Nacional do Índio(FUNAI) poderá abrir um novo edital de concursos em 2021, para nível médio e superior, com salários de R$ 5.349,07 até R$6.420,87.

De acordo com a FUNAI, o edital do concurso foi solicitado juntamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A liberação fica à critério da pasta da economia, que é responsável pela liberação dos exames de concursos federais. O órgão possui menos servidores do que o necessário e, atualmente, trabalha com menos da metade do quadro efetivo.

As vagas são para preencher as unidades da sede da FUNAI, Frentes de Proteção Etnoambiental e o Museu do Índio. Confira abaixo os cargos solicitados, em nível superior:

Nível Superior

Administrador

Antropólogo

Arquiteto

Arquivista

Assistente Social

Bibliotecário

Contador

Economista

Engenheiro

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Florestal

Estatístico

Geógrafo

Médico Veterinário

Indigenista Especializado

Pesquisador

Psicólogo

Sociólogo

Técnico em Comunicação Social

Técnico em Assuntos Educacionais,

Zootecnista

Para o nível médio, o cargo é de Agente em Indigenismo, que trabalha com planejamento, organização, execução, avaliação, estruturação e apoio qualificado e administrativo especializado a atividades voltadas ao indigenismo. Além disso, também é responsável por outras atividades. Confira:

Atividades – Agente em Indigenismo

I- Realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras;

II- Formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades;

III – Regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas;

IV – Acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas; bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação.

A FUNAI foi criada através da Lei nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967, para proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. E também faz ações que proporcionam a proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil.

Sobre o Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.

Morre aos 89 anos Dona Creuza, funcionária mais antiga em atividade da Asces-Unita

É com muito pesar que a Asces-Unita comunica o falecimento de Maria Creuza da Silva, aos 89 anos. Dona Creuza foi internada na quarta (03/06), em Caruaru, com problemas respiratórios e fora transferida para o Recife na última sexta-feira (05/06) para um dos hospitais de campanha na Capital do Estado para tratamento da Covid-19. Apesar do estado de saúde considerado estável, ela não resistiu e veio a óbito na madrugada desta terça (09/06).

Funcionária mais antiga em atividade na Asces-Unita, há 61 anos, Dona Creuza era um forte exemplo de dedicação e amor ao trabalho. Era no setor de Odontologia que todos a encontravam, diariamente, cumprindo horário e focada na missão de preservar a memória da Instituição.

De personalidade forte, Dona Creuza fez história na Asces-Unita. Ela deixa dois filhos e quatro netos, além de uma centena de amigos de trabalho e ex-alunos que tiveram a oportunidade de conviver com ela.

Em nome da Asces-Unita ficam as homenagens de respeito e admiração por tamanha dedicação.

Dia dos Namorados: 70% dos empresários de comércio e serviços esperam por queda nas vendas

Uma pesquisa realizada com empresários para o Dia dos Namorados demonstra que o clima de pessimismo em razão da crise econômica ainda permanece. O levantamento feito pela Boa Vista constatou que 70% dos entrevistados, dos setores de comércio e serviços, esperam quedas nas vendas em relação ao ano passado. Para efeito de comparação, no último Dia das Mães, eram 55% os que esperavam vendas menores do que as de 2019. Ainda sobre o Dia dos Namorados, 86% acreditam na retração dos gastos pelos consumidores, ante 93% na data comemorativa anterior. A pesquisa ouviu 564 micro, pequenos e médios empresários dos setores indústria, comércio e serviços.

Mesmo com perspectiva de queda nas vendas, 65% afirmam garantir quantidade suficiente de mercadorias para o Dia dos Namorados e apenas 17% enfrentam problemas com matéria prima importada.

Assim como no Dia das Mães, os empresários acreditam que, mesmo com ações de incentivo, os consumidores irão priorizar outros produtos ao invés do tradicional presente, e preferencialmente por meio de compras on-line.

As MPMEs continuam apostando nas redes sociais para alavancar as vendas. No entanto, para o Dia dos Namorados as empresas preveem novas ações com campanhas on-line e descontos em produtos. O gráfico a seguir ilustra as ações apontadas pelos empresários. Cada entrevistado pôde indicar mais de uma ação.

Manutenção do negócio
Se comparado ao Dia das Mães, houve um aumento no número de empresas que já adotaram ou irão implantar ações para manutenção do negócio, 89% ante 85% na data anterior. Além disso, a prioridade para 71% dos entrevistados é cortar despesas extras, e renegociação com fornecedores de 44% para 51%.

No que se refere à sobrevivência do negócio, o grande desafio para a maior parte dos entrevistados é driblar a inadimplência e ter fluxo de caixa (40%). 35% estão buscando realizar vendas nas redes sociais para se manter, e outros 35% procuram ampliar a atuação no mercado.

Ao serem perguntados sobre o que ajudaria a manter o negócio, 50% dizem que estão concentrados na prospecção de novos clientes e 43% na manutenção dos clientes atuais. 42% das empresas estão em busca de obter crédito.

Apoio do e-commerce
De acordo com a pesquisa da Boa Vista, 35% das MPMEs vão realizar alguma ação on-line para alavancar as vendas para o Dia dos Namorados, percentual menor em relação ao Dia das Mães (41%).

O estudo identificou que 51% das MPMEs já atuam com vendas pela internet. Sendo que para este Dia dos Namorados os canais que estão sendo utilizados pelos entrevistados, para atingir os consumidores, são os sites de fornecedores parceiros, clientes e market place (47%), e-mail marketing (28%), site próprio (16%) e anúncio em site de busca (9%).

Conab estima recorde da produção de grãos no país: 250,5 milhões de toneladas

O 9º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado nesta terça-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirma o crescimento recorde da produção de grãos no país, estimada em 250,5 milhões de toneladas, ou seja, ou 8,5 milhões de t (3,5%) a mais do que o colhido em 2018/19. Em relação ao levantamento passado, houve queda de 400 mil toneladas na estimativa de produção. Mas o recorde da safra se mantém, resultado de uma área semeada de 65,6 milhões de hectares, com crescimento de 2,3 milhões de hectares (3,6%) sobre a safra passada.

Com a colheita finalizada praticamente em todas as culturas de primeira safra, e as de segunda em andamento, o que falta agora é a conclusão do plantio das culturas de inverno e os números resultantes da terceira safra. Além disso, será necessário observar o comportamento climático, que pode influenciar na produtividade destas culturas.

A soja apresenta uma produção recorde de 120,4 milhões de t, 4,7% a mais do que a safra 2018/19. Já o milho total, somatório da primeira, segunda e terceira safras chega ao recorde de 101 milhões de t com uma área de 18,5 milhões hectares. A produção nas três safras devem alcançar, respectivamente, 25,4 milhões de t, 74,2 milhões de t e 1,33 milhão de toneladas. A colheita de arroz está próxima do fim e sua produção está estimada em 11,1 milhões de t, 6,5% superior ao volume produzido na safra passada.

A produção de feijão chegará a 3,07 milhões de t, 1,9% superior ao obtido em 2018/19. A primeira safra está totalmente colhida, enquanto as lavouras de segunda safra estão em processo de colheita e as de terceira safra finalizando o plantio. Já o algodão em pluma tem uma produção estimada em 2,89 milhões de t, 3,9% superior à safra passada.

Finalmente, nas culturas de inverno, o trigo têm boas perspectivas, com um crescimento de 6,7% na área a ser cultivada e a produção devendo chegar a 5,7 milhões de t, dependendo do comportamento climático.

Safras de milho – Depois de se firmar como uma opção rentável para os produtores que aproveitam melhor a janela de plantio na segunda safra, começa a surgir a terceira safra de milho na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). A estimativa para este ano é uma colheita de 1,3 milhão de toneladas.

Clique aqui para conferir os números completos do 9º Levantamento – Safra 2019/20, publicado no Portal da Conab.