Procon Caruaru orienta consumidores a respeito das compras para o Dia das Mães

O Dia das Mães será comemorado neste ano no próximo dia 11 de maio, segundo domingo do mês. Reconhecida como uma das datas que mais movimentam o comércio local, a ocasião exige atenção por parte dos consumidores. Por isso, a Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, orienta os consumidores a adotarem alguns cuidados na hora das compras.

De acordo com o Procon, entre os problemas mais frequentes enfrentados pelos consumidores estão defeitos em eletroeletrônicos, dificuldades na troca de produtos, ofertas não cumpridas por fornecedores e propagandas enganosas. Para se prevenir, o Procon recomenda atenção redobrada às dicas de consumo.

Nas compras realizadas fora do ambiente físico da loja, como pela internet, o consumidor tem direito ao cancelamento da compra ou devolução do produto sem necessidade de justificativa. Esse direito, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), é conhecido como “Direito de Arrependimento” e protege o cliente que adquire um item sem ter contato direto com ele, ao contrário do que ocorre nas lojas físicas.

Já nas compras presenciais, a troca do produto só é obrigatória se o fornecedor oferecer essa possibilidade. “É essencial que o consumidor pergunte previamente se a loja permite trocas em caso de insatisfação ou se o item não agradar a pessoa presenteada. Se a loja se comprometer com a troca, recomenda-se que o consumidor solicite essa condição por escrito, para evitar problemas posteriores. Vale destacar que, sendo uma cortesia do estabelecimento, a troca segue a política interna da loja, incluindo prazos, exigência de nota fiscal, embalagem original e etiqueta”, explicou a gerente geral do Procon Caruaru, Cynthia Nunes.

Confira 10 direitos do consumidor na hora de comprar o presente do Dia das Mães:

Produtos em promoção ou liquidação possuem as mesmas garantias previstas no CDC;
Ao adquirir eletroeletrônicos, teste o funcionamento ainda dentro da loja;
Em compras online, verifique o histórico da loja, confira CNPJ, endereço, e-mail e telefone. Atente-se também ao prazo de entrega;
Compras feitas pela internet, telefone ou catálogo dão direito ao arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto, com devolução gratuita;
Pagamentos via cartão de crédito ou débito podem ter preços diferentes dos pagos em dinheiro;
A loja não é obrigada a trocar produtos sem defeito, salvo se prometer fazê-lo — nesse caso, exija comprovação por escrito;
A garantia legal para produtos ou serviços não duráveis é de 30 dias; para duráveis, 90 dias, conforme o CDC;
A garantia legal é adicional à contratual. Exemplo: um produto com garantia contratual de nove meses tem, na prática, 12 meses de cobertura (somando os 90 dias da garantia legal);
Em caso de divergência entre o preço anunciado e o registrado no caixa, prevalece o valor mais baixo;
Exija a nota fiscal com a descrição completa do produto ou serviço adquirido.

Os consumidores que precisarem de atendimento podem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais de atendimento: Plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), pelo telefone (81) 3101-0088, pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909, ou, presencialmente, na Rua Silvino Macedo, 71, Centro.

AGU pede bloqueio de R$ 2,5 bi de 12 associações por fraudes no INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou ter pedido nesta quinta-feira (8) à Justiça Federal o bloqueio urgente de R$ 2,56 bilhões em bens de 12 entidades associativas investigadas por possíveis fraudes em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).ebc AGU pede bloqueio de R$ 2,5 bi de 12 associações por fraudes no INSSebc AGU pede bloqueio de R$ 2,5 bi de 12 associações por fraudes no INSS

De acordo com o ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, as associações primeiro processadas constituem o “núcleo da fraude”, sendo alvo do maior número de reclamações de fraude por parte de segurados do INSS.

O valor buscado pelo governo corresponde a tudo que foi anunciado arrecadado por essas entidades ao longo dos anos, que é o dano estimado inicial.

“Estamos atribuindo aos descontos efetivados por essas entidades um risco pleno de 100%”, explicou Messias.

“Essa medida é de suma importância para que possamos obter êxito no rastreio do recurso. Agora vamos iniciar uma fase de judicialização, que é uma fase complexa que exige rigor”, disse Messias. Segundo ele, o ressarcimento das fraudes deve ser feito pelo governo primeiro com os recursos recuperados das entidades e pessoas responsáveis.

São alvo das ações cautelares urgentes ainda seis pessoas jurídicas suspeitas de intermediarem o desvio de recursos públicos, como laranjas. Segundo a AGU, o inquérito da Polícia Federal (PF) apresenta fortes indícios de que se tratam de empresas de fachada, criadas com o objetivo de cometer as fraudes ou para pagarem propinas a agentes públicos.

Em relação a outras entidades associativas que atuam junto ao INSS, Messias disse que será necessário aguardar o nível de resposta aos indícios de fraude. Ele lembrou que há associações legítimas, que possuem atuação histórica junto a aposentados e pensionistas.

“[É preciso] separar o que é irregularidade de perspectiva criminosa do que é irregularidade que pode ser sanada pela via administrativa”, disse.

Messias disse ainda ter orientado a equipe de procuradores do governo a ingressarem como auxiliares em processos criminais que busquem punir os responsáveis pelas fraudes.

“Não mediremos esforços para responsabilizar essas pessoas, não admitiremos nenhum tipo de impunidade”, afirmou AGU.

Além do bloqueio de bens, a União busca também outras medidas cautelares contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas fraudes do INSS, incluindo a busca por cripto-ativos eventualmente utilizados para ocultar os recursos desviados. As medidas incluem:

Quebra dos sigilos bancário e fiscal;

Bloqueio de atividades financeiras, inclusive as operações com cartões de crédito;

Suspensão temporária das atividades das entidades associativas requeridas;

Apreensão dos passaportes dos envolvidos;

Expedição de ofício às corretoras de criptomoedas, com o objetivo de localizar e penhorar valores eventualmente existentes

Entenda
A Polícia Federal (PF) deflagrou no mês passado a Operação Sem Desconto, que apura o desconto irregular de mensalidades por entidades associativas de aposentados e pensionistas do INSS. As fraudes são alvo de reclamações há anos por parte de segurados, que alegam sobretudo não terem autorizado os descontos, conforme exige a lei.

Cifras iniciais apresentadas pela PF dão conta de que R$ 6,3 bilhões de descontos associativos realizados entre 2019 e 2024 são suspeitos de fraude.

Após o escândalo vir à tona, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Na última sexta (2), o antigo ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo.

FacebookMastodonEmailCompartilhar

Cardeal americano Robert Francis Prevost é o novo papa; nome escolhido é Leão XIV

A Igreja Católica tem um novo papa. No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal americano Robert Francis Prevos será o 267º pontífice. O nome escolhido por ele é Leão XIV.

A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo direto da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.

Enquanto aguardavam o anúncio, vários dos fiéis levantavam bandeiras de vários países, como Espanha, Argentina, México e Brasil, além de gritar em coro ‘olê, olê, olê, olê’.

Como é o processo de votação
O processo de votação, que é o mesmo em todas as sessões, foi presidido pelo cardeal Pietro Parolin, na ausência do decano, Cardeal Re, de 91 anos. Cada cardeal eleitor, em ordem de precedência, depois de ter escrito e dobrado a cédula, irá levá-la para o altar, onde ficam os escrutinadores. Lá, eles dizem em voz alta:

“Chamo como minha testemunha Cristo Senhor, que me julgará, que meu voto é dado àquele que, segundo Deus, considero que deva ser eleito.”

Em seguida, a cédula é colocada em um prato e depois colocada no recipiente. Ao término, ele se curva diante do altar e retorna ao seu assento. Após todos votarem, a sessão passa para o escrutínio.

O primeiro escrutinador sacode a urna várias vezes, para que as cédulas se embaralhem, e depois, o último escrutinador inicia a contagem. Elas são retiradas, uma a uma, da urna e colocadas em outro recipiente. Os escrutinadores se sentam de frente ao altar, abrem as cédulas e o terceiro lê em voz alta (para que todos os eleitores presentes possam acompanhar o processo de votação) e anota o nome lido.

Quando a contagem das cédulas termina, os escrutinadores somam todos votos e os anotam em uma folha de papel separada. O último dos escrutinadores, na medida em que lê as cédulas, as fura com uma agulha no ponto em que a palavra Eligo está localizada e as insere em uma linha, para que possam ser preservadas com mais segurança.

Quando a leitura dos nomes é concluída, as pontas da linha são amarradas com um nó e as cédulas são colocadas em um recipiente ou em um dos lados da mesa. Neste ponto, os votos são contados mais uma vez e, depois de conferidos, as cédulas são queimadas em um fogão de ferro fundido usado pela primeira vez durante o conclave de 1939. Um segundo fogão, de 2005, conectado, é usado para os produtos químicos que devem dar a cor preta no caso de não eleição e branca no caso de eleição.

“Essa foi uma forma encontrada porque, em anos anteriores, a fumaça causava uma certa confusão. Não dava pra entender muito bem se a fumaça era cinza ou se a fumaça era branca. Hoje em dia, geralmente se utiliza alguns produtos químicos. […] No último conclave, por exemplo, ficou muito clara a diferença da fumaça preta e da fumaça branca”, explica o padre Dayvid da Silva, professor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, em entrevista ao Terra.

Cachoeira Seca, Xicuru e Malhada de Pedra recebem São João na Roça neste fim de semana

O terceiro fim de semana do São João na Roça está prestes a começar. A partir desta sexta-feira (9), as localidades de Cachoeira Seca, Xicuru e Malhada de Pedra receberão a programação com mais de 100 artistas, entre shows musicais, apresentações de dança e desfiles de batalhões de bacamarteiros.

Além destas atividades culturais, o evento contará com parque de diversão para receber o público infantil e área de alimentação com quiosques de comerciantes das localidades.

Na sexta (9) e no sábado (10), as atividades terão início a partir das 18h, com apresentações itinerantes. No domingo (11), terá continuidade o modelo de matinê, com programação das 16h às 20h.

*Confira a programação completa:*

– *Sexta-feira (9) – Cachoeira Seca*

18h – Batalhão Bacamarteiro 56

18h – Quadrilha Brincantes do Sertão

18h – Trio Os Vitalinos

20h – Pau no Xote

22h – Banda Alternativa

– *Sábado (10) – Xicuru*

18h – Batalhão Bacamarteiro 333

18h – Banda de Pífano Vitoriano Jovem

18h – Trio Vai Hoje

20h – Raphael Moura

22h – Elifas Júnior

– *Domingo (11) – Malhada de Pedra*

16h – Banda de Pífano Alvorada

16h – Cia Olhares

16h – Trio Santa Rosa

17h – Gitana Pimentel

18h45 – Benil

Novo Papa é escolhido: fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina

O novo papa da Igreja Católica foi eleito, há pouco. Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina para indicar que os cardeais chegaram a um consenso no conclave para escolher o sucessor de Francisco.

Isso acontece no segundo dia da votação secreta dos cardeais. Ainda não se sabe qual cardeal foi eleito e nem qual nome de papa ele usará. O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, irá à varanda central da Basílica de São Pedro em breve para anunciar aos fiéis as palavras “habemus papam”.

Depois de alguns minutos do anúncio, o novo pontífice deve aparecer para a multidão na Praça de São Pedro e fazer uma primeira oração. Em cerca de quatro a cinco dias deve ser feita a primeira missa do novo papa.

Prefeitura de Caruaru realiza visita técnica à UPA do Vassoural com presença de vereadores

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), promoveu, nesta quinta-feira (8), uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vassoural. A ação contou com a participação de vereadores do município, além de representantes das secretarias envolvidas na obra.

Estiveram presentes na visita o secretário de Governo, Gilvan Calado; o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo; a secretária de Saúde, Nadja Farias; a secretária executiva da Atenção Especializada, Karla Gomes; o secretário executivo de Planejamento, Administração e Finanças, Matheus Neves; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Lula Torres; o presidente da Comissão de Obras e Urbanismo, vereador Cabo Cardoso, entre outros parlamentares.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Andrews Melo, a empresa anteriormente contratada para a execução da obra teve o contrato rescindido por não cumprir o cronograma estabelecido. “No último mês realizamos o distrato com a empresa responsável pela obra, que não vinha avançando conforme previsto. Estamos agora finalizando a readequação do projeto e o orçamento, e a previsão é de publicação de um novo edital de licitação até o final de maio”, explicou.

A secretária de Saúde, Nadja Farias, destacou que o projeto está sendo aprimorado para oferecer um serviço mais amplo à população. “Estamos readequando a obra com a inclusão de novos serviços que vão qualificar ainda mais o atendimento. A nova estrutura permitirá ações de prevenção, promoção e reabilitação de saúde de forma mais integrada entre a atenção básica e a atenção especializada, representando um avanço significativo para a população do Vassoural”, afirmou.

Para o vereador Lula Torres, a presença dos parlamentares na visita reforça o compromisso da Câmara com a fiscalização e o apoio às ações em benefício da população. “Essa ação conjunta da Prefeitura com os secretários, executivos e vereadores demonstra a transparência da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Ficamos tranquilos em ver os encaminhamentos sendo feitos de forma responsável e com diálogo”, concluiu.

Declaração do Imposto de Renda: entenda como documento pode ajudar na hora de comprar ou financiar um imóvel

Segundo a Receita Federal Brasileira (RFB), os contribuintes brasileiros terão até o dia 30 deste mês para realizar a declaração anual do Imposto de Renda (IR) de 2025. O procedimento é obrigatório para pessoas que tiveram rendimentos anuais acima de R$ 33.888, aproximadamente dois salários mínimos mensais, no ano de 2024. A contribuição, além de ser uma prestação de contas importante entre os cidadãos e a RFB, também é fundamental para a comprovação de renda, beneficiando, inclusive, a aprovação do financiamento ou compra de um imóveil junto a instituições financeiras.

Para quem está planejando realizar o sonho do imóvel próprio, a documentação pode ajudar no cálculo da capacidade de pagamento, no histórico financeiro transparente e na agilidade da análise de crédito. De acordo com o coordenador de vendas do empreendimento Nassau Garden, Lucas Vasconcelos, o financiamento pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, classifica a renda dos compradores como formal, informal e mista. E, no caso dessas duas últimas, o IR representa um peso diferenciado na hora da avaliação.

“Para profissionais autônomos ou informais, que precisam formalizar sua renda e conseguir o crédito habitacional, a declaração é indispensável. Porém, é importante ressaltar que a documentação precisa ser feita de acordo com os ganhos reais do proponente e também seguindo os moldes aceitos pelo banco financiador”, ressalta o coordenador. No Nassau Garden, quem não possui renda formalizada, além de poder realizar o financiamento pela Caixa, que aceita renda informal, também pode buscar o financiamento diretamente com a construtora.

Com entrega prevista para 2026, o empreendimento apresenta um novo conceito de moradia com diferenciais como: paisagismo integrativo, horta comunitária, espaços para pets, mini mercado, lavanderia, piscina, cobertura rooftop, local para lavagem de carro e para banho em pets. O Nassau Garden possui ainda uma localização central, que vai facilitar a rotina dos moradores por estar perto de supermercados, faculdade, escolas e academias. Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo atendimento on-line, através do número (81) 9.9401-5814 ou acessar o site: https://www.nassaugarden.com/.

IEL-PE abre inscrições para curso de Desligamento Humanizado e Transição de Carreira

O Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) está com inscrições abertas para a capacitação: Desligamento Humanizado e Transição de Carreira, que será realizada entre os dias 14 e 15 de maio, em Caruaru. O curso é voltado para profissionais da área de gestão e de recursos humanos e tem como principal objetivo incentivar à condução de processos de desligamento ou mudanças de carreira, por meio de estratégias que priorizem o bem-estar dos colaboradores. A formação será realizada no formato presencial na Unidade Regional da Fiepe, a partir das 8h.

O instrutor do treinamento será o mestre em negócios internacionais, especialista em administração e marketing global, Tibério Praxar, que possui vasta experiência atuando não apenas como professor e palestrante, mas também como gestor em diversas empresas. Entre os principais temas abordados na programação estarão: Aspectos Emocionais do Desligamento; Preparação para o Desligamento; Ofertas de Suporte; Comunicação Transparente; Impacto na Cultura Organizacional; Legislação e Aspectos Éticos.

A capacitação conta com certificado de 12 horas e, além do conteúdo programático previsto, os participantes ainda poderão aproveitar de uma metodologia que prioriza o debate e a troca de experiências com o instrutor. Na quarta-feira (14), o encontro ocorrerá das 8h às 12h e 13h às 17h, já na quinta-feira (15), será realizado das 8h às 12h. O valor da inscrição é de R$ 313, 00 e possui descontos especiais, de até 20%, para estudantes, idosos, sindicatos patronais filiados à Fiepe e indústrias contribuintes do Sistema Fiepe. Interessados devem acessar o site: https://ielpe.org.br/capacitacao/curso-processo-de-desligamento-humanizado-e-transicao-de-carreira/ para realizar a inscrição.

Prefeitura apresenta impacto econômico e turístico do São João de Caruaru ao Rotary Club Maurício de Nassau

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, realizou na tarde desta quarta-feira (07) uma reunião especial com os membros do Rotary Club Maurício de Nassau. O encontro marcou um reencontro simbólico entre o poder público e uma das instituições mais tradicionais da cidade, e teve como foco a apresentação dos resultados econômicos e turísticos do São João de Caruaru.

Durante a reunião, foram compartilhados dados que evidenciam a grandiosidade da festa, considerada o maior e melhor São João do mundo, e seu impacto direto na geração de emprego e renda para a população caruaruense. A exposição também destacou o fortalecimento da economia local, o crescimento do turismo regional e o papel da cultura como vetor de desenvolvimento.

“A troca de experiências e a escuta de instituições como o Rotary são fundamentais para pensarmos uma cidade cada vez mais forte e conectada com suas tradições. O São João é mais do que uma festa: é uma engrenagem que movimenta Caruaru o ano inteiro”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo.

O encontro também reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços de diálogo e participação social, estreitando laços com entidades que atuam ativamente no desenvolvimento de Caruaru.