Ministério da Defesa cadastra fornecedores para Operação Covid-19

Com o objetivo de reforçar as medidas do Governo Federal no combate à pandemia do coronavírus, o Ministério da Defesa está cadastrando empresas que atuam no setor de Defesa.

A meta na ação “Covid-19, Produtos ao Alcance de Todos” é identificar negócios que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate à doença. Junto a isso, a pasta está disponibilizando as informações sobre as empresas para órgãos públicos.

A lista completa com nomes, locais de atuação e equipamentos que as empresas podem fornecer será enviada às Forças Armadas, ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).

Em casos de dúvidas, basta enviar um e-mail para depord@defesa.gov.br ou ligar para o telefone 61 3312-4252.

Reportagem: Thiago Marcolini (Agência do Rádio Mais)

Quais são as oportunidades no pós-pandemia?

Devemos estar atentos às oportunidades que surgirão nos pós pandemia e usar a inovação como um agente de mudanças. Enquanto uma série de empresas adotam regimes de trabalho remoto, outras dependem de presença física e ajustam suas operações, visando evitar a propagação da covid-19. Algumas, ainda, conseguem conviver com um híbrido dos dois modelos.

Diante deste cenário, acredito que muita coisa vai mudar. O filósofo Leandro Karnal, em diversas lives de que participou, repetiu que guerras, revoluções e epidemias transformam. Karnal tem falado bastante sobre a expressão “Panta Rei”.

A expressão grega Panta Rei surge da noção de que tudo é móvel, transitório, passageiro, partindo do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático. Tudo passa, tudo se transforma. Neste sentido, podemos usar como metáfora o pisar em um rio, onde nunca se consegue pisar na mesma porção de água duas vezes pois o rio mudou, já que sempre é outra água que corre pelo seu leito. Panta Rei demonstra a lei universal onde a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar!

O mundo que conhecíamos até o início de 2020 não existe mais. Estamos vivendo um grande transtorno social, uma pandemia global e generalizada, sem data para acabar. Há quem pense que a vida voltará ao normal nos próximos meses ou nos próximos anos. Felizmente, ou infelizmente para alguns, a vida como a conhecíamos até o início de 2020 pode ter desaparecido para sempre.

A boa notícia é que é mais fácil identificar oportunidades no período pós pandemia e resolver problemas agora do que antes. Já estamos percebendo durante esta pandemia que podemos realizar uma série de atividades de maneira remota, sem a necessidade de estarmos todos presentes no mesmo lugar.

Fica cada vez mais evidente o impacto que a tecnologia tem causado na sociedade e não se trata de um impacto pontual, mas sim de uma evolução contínua. Novas tecnologias como 5G, Inteligência Artificial (IA), impressoras 3D, Internet das Coisas (IoT) vão acelerar mais ainda estas mudanças. Tudo a nossa volta será afetado, das relações humanas às empresas de todos os segmentos.

Oportunidades no período pós-pandemia

Como esta crise atual é principalmente uma crise de saúde, acredito que surgirá uma “economia da saúde”. Durante longo período teremos que fabricar máscaras, álcool em gel, luvas e respiradores, já que a cadeia global de suprimentos e a logística de longa distância deixaram evidentes problemas com suprimentos de produtos de primeira necessidade.

Possivelmente teremos uma reorganização na cadeia de produção (reconversão industrial?). Creio que a maioria dos países deva incluir itens da indústria farmacêutica como questão de segurança nacional. Pelo menos deveriam. A falta de máscaras fomentou o mercado das costureiras, que passou a fabricar máscaras para suportar a alta demanda da sociedade. Isso deve continuar.

Outro aspecto será aumentar a produção nacional para o que for possível: respiradores, testes, vacinas, EPIs (equipamentos de proteção individual). Aumentar o incentivo à ciência e cientistas brasileiros.

As escolas e professores terão uma grande possibilidade de repensar o estudo. O ensino a distância será utilizado com mais frequência.

O comércio vai reabrir, mas não como era antes. Será necessário utilizar máscaras, luvas, utilizar álcool em gel, respeitar o distanciamento seguro entre pessoas.

O e-commerce vem para ficar. O comerciante que ainda não tem, precisa correr rapidamente atrás de uma estratégia digital, seja criar seu próprio site e/ou aplicativo ou estruturar uma parceria junto às empresas existentes de entregas.

Uma significativa parcela de restaurantes talvez passe a aderir ao conceito dark kitchen, também conhecido como restaurante fantasma, restaurante virtual ou ainda, ghost restaurant, que é quando um estabelecimento de serviço de alimentação oferece apenas comida para viagem.

Nesta nova economia, botões de elevadores, botões em geral que necessitam do contato e leitores biométricos deverão ser substituídos por sensores que eliminem ou diminuam ao máximo o contato. Deve haver um boom de sistemas por aproximação (NFC).

Outras oportunidades se darão na instalação de móveis para home office, cadeiras e móveis adequados, infraestrutura em geral para o trabalho remoto. O aperfeiçoamento da qualidade de acesso à Internet é uma necessidade. Pessoas passarão mais tempo trabalhando remotamente.

Mais idosos poderão demonstrar interesse em utilizar recursos do celular e aprender mais sobre tecnologia, afinal, ela pode mantê-los em contato com familiares e médicos, e até salvar a vida deles.

A inovação como agente de mudança

Oportunidades e inovação andam juntas e como disse Ricardo Cavallini em um vídeo sobre inovação em seu canal no YouTube, “É preciso inovar, é preciso ser protagonista. Mesmo que sua empresa não tenha a cultura da inovação. Você precisa ser a inovação”.

Identificar e semear oportunidades de inovação futura em momentos difíceis fará com que vejamos um horizonte menos turvo e saiamos da pandemia ainda mais fortes, dentro do possível.

Para finalizar, há uma série de oportunidades e possibilidades a explorar. Aliando-as a um bom plano de renda básica para os que não conseguirem voltar ao trabalho tão cedo, junto com acesso de crédito para os micros, pequenos e médios empresários, acredito que poderemos iniciar um processo de recuperação estruturado.

Talvez para nós, brasileiros, o aprendizado desta pandemia seja que a educação, a ciência e a tecnologia somadas, podem ajudar a superar muitos problemas da atualidade, das últimas décadas e ajudar a criar um futuro ou um “novo normal” melhor.

Fique atento às oportunidades no pós pandemia. Use a inovação como agente de mudança.

Panta Rei. Tudo muda, tudo se transforma.

Sobre a Luft Logistics – A Luft Logistics é um dos maiores operadores logísticos do Brasil. Desde que foi fundada, em 1975, a empresa especializou-se na implementação de soluções customizadas e exclusivas para seus clientes, nos segmentos de saúde, agronegócio, varejo e e-commerce. A companhia desenvolve soluções inovadoras na área de armazenagem e transporte de itens e suprimentos. Ao longo de quatro décadas, a Luft cresceu, especializou-se e investiu expressivamente em todos os quesitos necessários a uma empresa líder na integração da cadeia logística de um país com dimensões continentais como o Brasil. Desde sistemas de qualidade, gerenciamento da informação, integração com o cliente e gestão de riscos, até automação dos processos, rastreabilidade, armazenagem e validação, a Luft posiciona-se como a parceira por excelência na expansão dos negócios por meio de operações logísticas de alto padrão.

Por Gustavo Saraiva, CIO da Luft Logistics

Grupo BITTENCOURT oferece cursos online sobre gestão de franquias e redes de negócios

O cenário adverso e incerto causado pela Covid-19 evidenciou a necessidade de uma boa gestão das empresas para minimizar os efeitos da pandemia. Com o objetivo de ajudar empreendedores a organizar os negócios, o Grupo BITTENCOURT – consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de negócios – oferecerá nos meses de junho e julho cinco cursos sobre gestão e liderança em franquias e redes de negócios.

Os cursos do Grupo BITTENCOURT são tradicionais no mercado de franquias e expansão de negócios e seguem o propósito da companhia de apoiar no desenvolvimento das empresas e de seus profissionais. Pela primeira vez as aulas acontecerão em formato totalmente online e ao vivo. Centenas de profissionais e líderes já foram capacitados pelos cursos anteriores e, para as próximas edições o Grupo vai selecionar cinco profissionais a cada turma para participarem gratuitamente das aulas como forma de apoiar as empresas nesse momento delicado da economia. Os interessados devem preencher um questionário online em https://bit.ly/socialcursos e serão selecionados conforme critérios definidos pela consultoria.

“Queremos impactar e inspirar o desenvolvimento de negócios e a realização de sonhos. Nesse momento delicado, por que não olhar para dentro e aprimorar a gestão? É preciso ter coragem para focar na essência do negócio e seguir em frente. Essa fase vai passar e quem tiver se preparado sairá na frente no pós-crise”, explica Claudia Bittencourt, sócia-fundadora e diretora geral do Grupo BITTENCOURT.

Para fornecer aos participantes uma visão geral, os palestrantes vão abordar temas como liderança e gestão de pessoas em franquias e redes de negócios (como desenvolver lideranças que conduzam a resultados alinhados à cultura e propósito e implementar uma comunicação assertiva); gestão da performance (da análise financeira à gestão de vendas); consultoria de campo de alta performance e como alavancar os resultados da rede (quais ferramentas de consultoria são essenciais, como capacitar, engajar e conduzir o franqueado em busca dos resultados); como gerenciar uma rede de franquias (comportamento e tendências do franchising, relacionamento franqueado-franqueadora), e atendimento para vendas.

Os empresários que tiverem interesse em participar dos programas podem se inscrever pelo e-mail: contato@bcef.com.br.

Conheça a agenda para junho e julho:

– Consultoria de Campo e Negócios (15 a 18 de junho)

– Atendimento e Vendas (23 a 25 de junho)- Liderança e Gestão de Pessoas nas Redes de Franquias (6 a 8 de julho)

– Gestão de Performance (20 a 23 de julho)

Sobre o Grupo BITTENCOURT

Consultoria com mais de 3 décadas de mercado especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias. O grupo foi fundado por Claudia Bittencourt, com o objetivo inicial de apoiar as empresas em seus processos e estratégias de crescimento. Hoje consolidada como uma plataforma de produtos e serviços diversos, atua junto à indústria e ao varejo como um dos maiores especialistas em expansão de negócios em diversos segmentos.

Aeroporto do Recife é destaque na região mesmo durante o isolamento

Recife, 2 de junho de 2020 – O Aeroporto Internacional do Recife segue como o principal terminal da região Nordeste mesmo em período de isolamento. De acordo com dados da Infraero registrados pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur, o Aeroporto dos Guararapes recebeu uma movimentação de 77 mil passageiros no último mês de abril, superando os terminais de Salvador (33 mil) e Fortaleza (21 mil) no mesmo período.

No acumulado de janeiro a abril, o aeródromo também lidera, tendo atendido mais de 2,2 milhões de pessoas, novamente à frente dos principais terminais nordestinos – Salvador (2 milhões) e Fortaleza (1,6 milhão).

“O momento é de unir esforços para que, após o período de isolamento, o Aeroporto dos Guararapes se mantenha como referência no Nordeste e no Brasil. Os indicadores mostram a liderança na região e nosso papel é dar subsídios para que essa realidade continue”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Atento às demandas do setor para o período de retomada, Novaes participa, semanalmente, com a equipe da Empetur, de encontro online com Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil, empresa responsável pela administração do terminal pernambucano.

Grau Técnico transmite lives e webinars com conteúdos inéditos nessa quarentena

Depois de ampliar as opções de Ensino a Distância para os seus alunos como medida de incentivo ao isolamento social e para que eles possam adiantar todas as matérias possíveis sem ter que sair de casa, o Grupo Grau Técnico está realizando em paralelo ao EAD Lives no Instagram (@grau_tecnico) e Webinars no Youtube do Grau Técnico. 

Os temas são inéditos, variados e abordam, por exemplo, como ganhar dinheiro com tecnologia, EPI´s, mercado de trabalho pós pandemia, empreendedorismo em tempos de pandemia, saúde mental da criança e do adolescente. Aulas de algumas disciplinas dos cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho também estão sendo transmitidas ao vivo.

“Além da Plataforma EAD, das lives e webinars, o Grau Técnico em breve trará mais uma novidade para os seus alunos durante essa quarentena. Uma novidade que estará coladinha no seu ouvido”, disse o diretor de Operações do Grau Técnico, Carlos Gomes.

Grau Técnico

Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais de 60 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria. Os cursos duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana. O alunos recebem gratuitamente apostilas técnicas e contam com salas de aula integradas aos laboratórios.

Também integra o Grau Educacional a franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A), fundada em 2015. “A escola da sua profissão”, como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e conta com mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, em áreas como corpo de bombeiro civil, cuidados de idosos, eletricidade, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações no site www.grautecnico.com.br

Confira a programação de Lives e Webinars

Live Instagram
Tema: Da atenção primária a UTI, qual o papel do técnico em enfermagem na pandemia da COVID-19
Data: 22/05/2020
Horário:15h
Local: Camaragibe/PE
Instrutora:Maria Carolina(Coordenadora de Saude e convidada)
@grau_tecnico ;

Live Instagram
Tema: Reinvente-se! Como lidar com as mudanças de planejamento em tempos de isolamento social?
Data: 25/05/2020
Horário:15h
Local: Belo Horizonte/Centro
Instrutor: Felipe Bessa( Administração)
@grau_tecnico;

Youtube – Webinar
Tema: Curso de Administração/ Disciplina: Empreendedorismo
Data: 26/05/2020
Horário: 15h
Locais: Uberlândia e Taboão da Serra/SP
Instrutores: Gabriela Samico(administradora); Jhocasta Barbosa: Everton Costa
www.youtube.com/grautecnico;

Live Instagram
Tema: Como me Tornar um Empreendedor de Sucesso?
Data: 27/05/2020
Horário: 15h
Local: Recife/PE – Unidade Boa Vista
Instrutora: Gabriela Samico
@grau_tecnico;

Live Instagram
Tema: Curso Administração/ Disciplina: Administração Financeira
Data: 29/05/2020
Horário: 15h
Local: Maceió/AL/Centro
Instrutora: Cristiane Omena
@grau_tecnico;

Live Instagram
Tema: Administração de Materiais
Data: 01/06/2020
Local: Serra e Vila Velha/ES
Horário: 15h
Instrutora: Bruna Nunes
@grau_tecnico;

Youtube – Webinar
Tema: Curso: Segurança do Trabalho/ Disciplina: a confirmar
Data: 02/06/2020
Horário: 15h
Locais: Anhagabaú/ Sao Paulo Capital; Caruaru/PE; Salvador/BA; São Cristovão/Rio de Janeiro
www.youtube.com/grautecnico;

Live Instagram
Tema: Português Instrumental
Data: 03/06/2020
Horário: 15h
Local: Recife/PE – Unidade Boa Vista
Instrutora: Michele Ádila
@grau_tecnico;

Live Instagram
Tema: Humanização em Saúde
Data: 05/06/2020
Horário: 15h
Local: Salvador/BA
Instrutora: Simone Araújo
@grau_tecnico

UBES lança campanha “Internet para geral”, para garantir inclusão digital aos estudantes, durante a pandemia

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) lança a campanha “Internet pra Geral”, que irá mobilizar para garantir o direito ao acesso digital, para mitigar os efeitos da desigualdade no acesso à educação e à informação, intensificados, no momento, pela pandemia da COVID-19.

O acesso a internet é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um direito humano. Portanto, em pleno século XXI, quem não tem esse acesso é impedido da plena cidadania. “O abismo entre diferentes classes sociais se tornou gigantesco, e ainda mais claro quando recebemos tantas mensagens de estudantes que não tinham como estudar e se preparar para o Enem. E ainda, as aulas à distância não são uma realidade para mais da metade dos estudantes brasileiros ”,observa Rozana Barroso, presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)em 2018, apontou que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet.

E de acordo com o Governo de São Paulo, o ENEM teve 12% a menos de inscrições de estudantes da rede pública.

Conheça a #Internetprageral

A entidade irá mobilizar nas redes sociais e no Congresso Nacional para que a campanha #Internetprageral seja um Projeto de Lei ainda este ano e que forneça a gratuidade na internet e dados móveis para pesquisas, inscrições e aulas e conteúdo de educação à distância como direito permanente aos estudantes.

A UBES, dessa forma, com a campanha objetiva sanar as angústias e anseio de milhões de estudantes que não tem condições de acesso à de acesso à informação.

“Entendemos que essa é uma importante ferramenta para combater a desinformação também, além de garantir a clareza sobre a situação sanitária atual. O acesso digital com informações de qualidade, salva vidas”, acrescenta a presidente.

Esta é a segunda campanha virtual que a entidade encampa. “Assim como a #ADIAENEM a UBES agora une suas forças novamente com a UNE e ANPG para fazer valer o direito de todo estudante brasileiro”, finaliza Rozana.

Em meio à pandemia do Covid-19, HCP alerta para o câncer de pulmão

Tosse e falta de ar, sintomas comuns do Covid-19, não são exclusivos do novo Coronavírus, mas também são o alerta principal para o tipo de câncer que mais mata no mundo desde 1985, o câncer de pulmão. Em terceiro lugar como o tipo de câncer mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres, mais de 30 mil brasileiros devem ser diagnosticados com a doença, em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – deste total, 5.760 casos serão no nordeste e 1.120 em Pernambuco. Com o objetivo de fazer esse alerta, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) busca chamar atenção para o tema através da campanha Junho Branco. Confira nas redes sociais @sigahcp.

“A tosse seca no Coronavírus vem associada a outros sintomas como a febre, por exemplo, e, além disso, perdura por mais ou menos 15 dias. Já no câncer de pulmão, esse sintoma, quando iniciado, não desaparece sem o início do tratamento oncológico”, destaca o coordenador do Serviço de Oncologia Clínica do HCP, dr. Ilan Pedrosa.

Os sintomas do câncer de pulmão geralmente são mais frequentes no estágio avançado da doença, quando, em alguns casos, já se espalhou para outros órgãos (metástase). Alguns podem estar relacionados com o comprometimento de outros órgãos. Entre os principais estão: tosse, dispneia (falta de ar), dor torácica contínua, inchaço no pescoço ou na face, perda de peso sem motivo, rouquidão por mais de uma semana, pneumonias recorrentes e presença de sangue ao escarrar. Os sintomas também são comuns em diversos problemas de saúde associados ao pulmão, o que dificulta o diagnóstico precoce e diminui consideravelmente as chances de cura.

Apenas 16% dos cânceres são diagnosticados em estágio inicial (câncer localizado), para o qual a taxa de sobrevida de cinco anos é de 56% – dados INCA.

O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pelo crescimento desordenado de células malignas, que podem aparecer desde a traqueia até a periferia do pulmão, tendo como principal fator de risco o tabagismo (dependência de nicotina) e a exposição excessiva ao tabaco. A doença subdivide-se de acordo com o tipo de células afetadas – câncer de células não-pequenas, mais comuns, e câncer de células pequenas, mais raros e com o comportamento mais agressivo.

“Além do tabagismo, outros fatores também podem desencadear a doença, como a inalação de agentes químicos e, até mesmo, a própria poluição”, alerta dr. Ilan. O tabagismo é o principal responsável pelos casos de câncer de pulmão, mas também tem relação com diversos outros males, dentre eles outros tipos de câncer, como colo de útero, estômago, pâncreas, laringe, faringe, fígado e estômago.

O tratamento para o câncer de pulmão está relacionado com o seu estágio e as condições do paciente, podendo ser tratado com quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia, nessa última, onde ocorre a retirada do tumor e dos linfonodos próximos ao pulmão.

Segundo o INCA, cerca de 20% dos casos são passíveis de tratamento cirúrgico. Porém, na grande maioria (80-90% dos casos), a cirurgia não é possível na ocasião do diagnóstico, devido a descoberta tardia e o estágio avançado da doença.

Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Em tempos de pandemia, essa ajuda torna-se ainda mais necessária para a garantia de uma assistência segura aos pacientes oncológicos, que fazem parte do grupo de risco do Covid-19. Para ajudar, basta ligar para (81) 3217-8290 ou acessar www.hcp.org.br/doacoes.

Morte a esclarecer é registrada na Capital do Agreste

Cadáver estava num Siena de placas de Juazeiro do Norte, Ceará. Foto: Blog do Adielson Galvão.

Pedro Augusto

Uma morte a esclarecer foi registrada na noite de ontem (1º), em Caruaru. Durante circulação pela BR-104, já a um quilômetro do Distrito de Cachoeira Seca, na zona rural da cidade, a equipe da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Toritama identificou um cadáver de um homem no banco traseiro de um automóvel em chamas.

A unidade da CTTU acionou a PRF, bem como o Corpo de Bombeiros, sendo este último responsável pela contenção das chamas. Devido ao estado do corpo – totalmente carbonizado -, a equipe do Instituto de Criminalística, que também se deslocou até o local, não teve como identificar a causa morte do homem.

Somente o exame tanatoscópico do IML do Recife é quem irá determinar a causa do óbito. A Polícia Civil não descarta a hipótese de assassinato.

Atividade do comércio cai 32% em abril, a maior queda em 20 anos

As restrições de mobilidade e o isolamento social impuseram ao varejo o pior resultado em duas décadas. Dados do Indicador de Atividade do Comércio apurado pela Serasa Experian mostram que as vendas no varejo apresentaram um recuo expressivo de -31,8% em abril deste ano na comparação com igual período de 2019. Trata-se da queda mais intensa desde janeiro de 2001, início da série histórica. A última vez que o comércio havia sentido um tombo tão expressivo havia sido em janeiro de 2002, quando houve uma queda de -16,5%.

A comparação mensal do indicador, isto é, entre março e abril deste ano, também mostra uma piora no volume de vendas, com queda de -19,4%. A retração se sucede a uma outra queda que fora observada na comparação de março com fevereiro (-16,2%), o que demonstra uma intensificação do cenário desfavorável para o comércio. Em 2020, o indicador já acumula resultado negativo de -10,1% frente os quatro primeiros meses do ano passado.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os resultados refletem as medidas de distanciamento social adotadas para combater a crise sanitária. “Com estabelecimentos comerciais de portas fechadas, lojistas viram seus estoques aumentarem e a demanda por produtos diminuir. Esse é um momento em que comerciantes precisam inovar para manter uma operação mais enxuta e ao mesmo tempo funcional. A internet e os serviços de entrega são uma solução criativa, mas ainda insuficientes para reverter prejuízos, pois não funcionam para qualquer tipo de negócio”, explica Rabi.

Rabi ainda completa que há uma crise de confiança que mantém as pessoas distantes do consumo. “Neste momento de instabilidade em que muitos ficam inseguros em seus empregos, o brasileiro se retrai para o consumo não essencial. Até mesmo quem tem um poder de compra mais elevado acaba direcionando seus recursos para uma reserva de emergência”, afirma o economista.

Móveis e eletrodomésticos registram queda de quase 40%

De acordo com o indicador, segmentos mais dependentes do consumo via crédito sofreram os resultados mais negativos em abril. O destaque ficou com o setor de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, que puxaram a queda do indicador com um recuo expressivo de -39,9% na comparação com o ano passado. Estabelecimentos que comercializam tecidos, vestuário, calçados e acessórios aparecem em seguida com uma queda de -39,6%. O ramo de veículos, motos e peças (-33,1%) e o de material de construção (-32,1%), completam o ranking.

Os setores que apresentaram quedas menos intensas são ligados a produtos de primeira necessidade, como supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-24,3%) e combustíveis e lubrificantes (-19,3%).

Lives e capacitações gratuitas da Serasa ajudam empreendedor em apuros

Para ajudar os micro, pequenos e médios empresários a atravessarem a turbulência deste momento, a Serasa Experian tem promovido uma série de ações on-line neste mês de maio. Os empreendedores que estão com dificuldades financeiras podem acompanhar todas as quintas às 18h, uma série de lives no Instagram da Serasa. Sob o comando de especialistas da Serasa e convidados especiais, toda semana o conteúdo é diferente e ajuda as empresas a manterem o fluxo de caixa, potencializarem suas vendas e praticarem uma boa gestão de pessoas à distância. Neste mês, haverá uma programação especial sobre fraudes e abordagem criativa junto a clientes.

Além das lives, a Serasa também vem ajudando os empresários de pequeno porte com uma série de materiais gratuitos voltados para o cuidado da saúde financeira dos negócios e um curso on-line gratuito para micro e pequenos empreendedores individuais (MEIs).

Outra iniciativa é o ‘Estímulo 2020’, um movimento nacional e sem fins lucrativos da qual a Serasa faz parte e que reúne empresas de diversos setores para oferecer capacitação e crédito online barato aos pequenos negócios que estão sofrendo os impactos econômicos do isolamento social. Pequenas empresas que faturam entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões por ano e existem há pelo menos três anos podem participar. A inscrição é feita no site www.estimulo2020.org.

Dicas da Serasa para empreendedores superarem a crise

Como as micro, pequenas e médias empresas dependem mais do capital de giro do que as companhias de porte maior, é importante que os novos empreendedores façam um planejamento financeiro desde o início da operação do negócio. Estar pronto para encarar momentos de incerteza e ter algumas estratégias planejadas podem fazer a diferença na manutenção da receita.
Para isso, os especialistas da Serasa Experian dão algumas dicas:

– Expanda sua carteira de clientes e busque mercados que não haviam sido mapeados ainda;

– Utilize a tecnologia a seu favor, criando canais nas redes sociais e se cadastrando em aplicativos de entrega e outros sites de markeplace, que reúnem pequenos e médios lojistas de setores variados para novas vendas;

– Peça crédito com cautela, buscando sempre as menores taxas e prazos para o seu negócio;

– Busque desde já implementar outras ações que impactarão as vendas e a fidelização de clientes, como oferta de brindes e benefícios para aqueles que compram com periodicidade.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.