Mais de 218 mil pessoas estão com a Covid-19 em todo o Brasil

O Ministério da Saúde registrou até às 19h da sexta-feira (15), o total de 218.223 casos de coronavírus em todo o Brasil. Deste número 84.970 das pessoas se recuperaram depois de contrair a doença, o que representa 38%. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Outros 118.436 casos estão sendo acompanhados para identificar se são casos de coronavírus.

Até o momento, são 14.817 mortes provocadas pela doença. Nas últimas 24 horas, foram 15.305 novos casos registrados, além de 824 novos óbitos. Os estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas continuam como os mais atingidos pela doença no país. Enquanto isso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem como os estados com menor casos de doentes e mortes.

Caruaru: mais 14 casos de Covid-19, incluindo o resultado de três mortes

Secretaria de Saúde de Caruaru informa, nesta sexta-feira (15), mais 14 casos positivos de Covid-19, incluindo o resultado de três óbitos.

Pacientes:
– 30 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 36 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 40 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 40 anos, quadro de saúde moderado e internado em hospital público de Garanhuns;
– 47 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 54 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 56 anos, com comorbidades e internado em hospital público de Caruaru;
– 57 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 67 anos, com comorbidades, mas quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 73 anos, quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar;
– 93 anos, quadro de saúde grave e internado em hospital público de Caruaru.

Óbitos:
– 42 anos, com comorbidades (cardiopata);
– 59 anos, com comorbidades (hipertenso);
– 77 anos, sem comorbidades.

Caruaru conta, agora, com 152 casos confirmados de Covid-19, incluindo 19 óbitos.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, pede demissão

Do G1

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.

Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre:

o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.

o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica
detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.

Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.

Le Fil cria rede de apoio ao marketing do Nordeste

Com o intuito de fortalecer o mercado do marketing do Nordeste, a Le Fil iniciou um programa para enfrentamento da crise da Covid-19 voltado aos profissionais do setor. O projeto busca criar uma rede colaborativa para dar suporte à toda a cadeira do marketing e envolve, entre outras ações, um aplicativo exclusivo, que já conta com mais de 100 profissionais inscritos.

Três pilares baseiam a iniciativa: encontros online semanais com especialistas com o intuito de analisar cenários atuais; lançamento de aplicativo com dicas e ações recomendadas para o momento de crise e a elaboração de estudos de comportamento para subsidiar estratégias e decisões das empresas.

Para participar, o gestor de marketing pode acessar o https://bit.ly/cadastrelefil e se cadastrar para participar dos encontros e baixar o aplicativo. Todos os estudos e materiais desenvolvidos serão disponibilizados gratuitamente.

O programa é aberto aos profissionais de marketing de qualquer empresa. “As ações já impactaram mais de mil pessoas da área de marketing. No aplicativo, já temos mais de 100 profissionais participantes e a ideia é ampliar essa atuação a todos aqueles que sentem necessidade de trocar conhecimento com outros gestores de marketing. Queremos criar uma rede de colaboração num momento em que todas as marcas possuem um único desafio: se adaptar a um novo momento”, explica Rosário de Pompéia, diretora de operações da Le Fil.

“Estamos avaliando a cada semana as necessidades que chegam para atendermos. Somos pautadas pela necessidade do mercado”, define Socorro Macedo, diretora de negócios da Le Fil.

A Le Fil é uma empresa de marketing digital que utiliza estratégia de customer centric marketing. Há 13 anos, atua no mercado de shoppings e já atendeu mais de 400 clientes em segmentos como: educação, varejo, saúde, e-commerce, alimentação, construção civil, energia, comunicação e governamental.

Mais cestas básicas e kits de limpeza são distribuídos pelo Transforma Caruaru

A quarta-feira (13) e a quinta-feira (14) foram dias de mais ações do Transforma Caruaru, quando foram distribuídas 116 cestas básicas, bem como 116 kits de limpeza. Desta vez foram beneficiados garçons, a Associação de Sulanqueiros de Caruaru e a Igreja Evangélica do Bairro São João da Escócia.

Na quarta, foram entregues 50 cestas básicas e 50 kits de limpeza para garçons. A ação aconteceu no Beer Bar, localizado na Avenida Amazonas, no Bairro Universitário.

Já nesta quinta, pela manhã, foram entregues 16 cestas básicas e 16 kits de limpeza para a Associação de Sulanqueiros de Caruaru. No mesmo dia, à tarde, 50 cestas básicas e 50 kits de limpeza foram distribuídos para famílias assistidas pela Igreja Evangélica.

“As ações não podem parar e, por isso, peço a contribuição e a colaboração de todos para esta causa. Quem puder doar, estamos precisando, neste momento, de alimentos e produtos de limpeza”, afirma Christianny Magalhães, coordenadora do Transforma Caruaru.

Para quem pretende ajudar, as doações podem ser deixadas em dois pontos de arrecadação: Prefeitura de Caruaru, na Praça Teotônio Vilela, s/nº, Bairro Nossa Senhora das Dores; e no Lions Internacional, localizado na Rua Suíça, n⁰ 100, Bairro Universitário.

Quem preferir também pode realizar depósito, de qualquer valor, na conta do Lions Caruaru, um dos apoiadores da ação: Banco do Brasil, Agência n⁰ 1421-4, Conta Corrente n⁰ 16355-4, CNPJ 10022291/0001-72.

“É todo mundo junto pelo bem de todo mundo”, concluiu Christianny Magalhães

Léa Renata e Risoní Santos
Jornalistas voluntárias do Transforma Caruaru

Prefeitura de Caruaru faz ação solidária no dia do aniversário do município

A Prefeitura de Caruaru informa que, devido à pandemia da Covid-19, não será possível realizar as atividades festivas tradicionais no aniversário do município, na próxima segunda-feira (18). Para este ano, será realizado o Aniversário Solidário, ação que tem como objetivo incentivar a população a fazer doações para as pessoas que estão passando necessidade devido à pandemia da Covid-19, através do Transforma Caruaru.

A prefeitura ainda reforça a necessidade de todos permanecerem em casa para que em breve o município volte à sua normalidade e lembra que ao longo desses 163 de emancipação política, muitos desafios já foram superados, graças à força e compromisso da população pelo bem comum e tem certeza que o período de agora será mais um logo superado.

Brasileiros procuram se capacitar durante quarentena

Parece que o isolamento social promovido pela pandemia da COVID-19 se transformou em um momento de reflexão e aprendizado para uma parte dos brasileiros. Segundo dados do GoKursos Educação Continuada, plataforma de cursos on-line, o site atingiu a marca de 1 milhão de acessos desde o inicio da quarentena.

“Trabalho com comunicação social há dez anos e estava querendo aproveitar essa fase para me atualizar em algumas áreas”, contou a jornalista Isabelle Monteiro, de 34 anos. Segundo a profissional, que trabalha com assessoria de comunicação, nos dias atuais, é muito importante se reciclar profissionalmente. “Vivemos em um mundo em constante movimento e, para nos mantermos competitivos, não podemos nos acomodar, devemos sempre buscar novas qualificações”, afirmou a jornalista.

Durante o confinamento, o GoKursos ofereceu, em parceria com a UNINASSAU, UNINABUCO, UNAMA, UNG, UNIVERITAS E UNINORTE, Instituições do grupo Ser Educacional, cursos gratuitos em diversas áreas com o objetivo de contribuir para a capacitação dos usuários durante o período de quarentena.

“Estamos muito satisfeitos com a procura pelos cursos. Entendemos como um indicativo que os usuários desejam se capacitar durante o isolamento social e, nosso compromisso como instituição de ensino é oferecer as ferramentas necessárias para essa qualificação. Este é um momento que todos precisam ajudar”, afirma o Diretor Executivo de Inovação e Serviços do Ser Educacional, Joaldo Diniz.

O GoKursos oferece capacitações em diversas áreas como Marketing Digital; Língua Inglesa; Libras; Comunicação e Expressão; Psicologia Positiva; Oratória; Bases da Nutrição; Empreendedorismo; Microbiologia e Parasitologia, Análise de Mercado, entre outros. Há opções de capacitação com duração mínima de 5h e máxima de 80h e a duração de acesso às aulas dependem do curso. Para se inscrever, é preciso acessar o site https://gokursos.com.

Boa Vista: 29% dos consumidores passam a fazer mais compras on-line após início da pandemia

Com o início da pandemia, 29% dos consumidores têm feito mais compras on-line, devido às medidas de restrição em combate ao novo coronavírus. A informação foi constatada por uma pesquisa especial da Boa Vista, feita com cerca de 600 consumidores para identificar mudanças no comportamento do brasileiro com a pandemia.

Ao serem questionados sobre o meio de pagamento utilizado para o pagamento das compras on-line, o cartão de crédito foi citado por 71% dos consumidores, seguido do débito em conta (13%). O boleto foi citado por 12%, e 4% indicaram a transferência bancária. Os gráficos abaixam ilustram os números.

Renda impactada

78% dos consumidores terão impactos na renda mensal por conta das medidas de isolamento contra o novo coronavírus.

Ainda assim, do total de entrevistados, 75% afirmaram estar de acordo com as medidas protetivas adotadas no combate ao novo coronavírus, considerando-as adequadas.

41% já fazem algum trabalho extra para complementar a renda familiar, mesmo antes do atual cenário de crise ocasionada pela pandemia.

Estoque de produtos

14% dos consumidores passaram a estocar produtos comprados em supermercados, como alimentos e itens de higiene e limpeza, após o início da pandemia. Outros 86% estão mantendo o consumo normal, sem comprar em quantidade para estocar alimentos ou os demais itens.

Essas informações da pesquisa da Boa Vista estão resumidas em infográfico.

Metodologia

A pesquisa sobre hábitos dos consumidores em meio à pandemia do novo coronavírus foi feita pela Boa Vista durante parte de abril de 2020, com cerca de 600 consumidores, em todo o Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 4 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Sem previsibilidade, quase 50% das indústrias de PE pretendem demitir em breve

Prestes a completar dois meses de isolamento social em razão da Covid-19, as indústrias de Pernambuco vêm acumulando perdas no faturamento, deterioração dos postos de trabalho e redução do seu fluxo de caixa. Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) aponta que 85,54% das indústrias locais registraram queda em seu faturamento, enquanto que quase 50% pretendem demitir em breve. O cenário pode ficar ainda mais drástico nas próximas semanas com o reflexo do isolamento mais rígido, quando as empresas estarão com a produtividade em baixa e sem condições de escoar a sua produção.

Na visão do gerente de Relações Industriais da FIEPE, Maurício Laranjeira, desde que a crise se agravou, as empresas vêm buscando alternativas para sobreviver. “Ou seja, medidas como férias coletivas, redução de carga horária e suspensão de salário já foram tomadas. Já que as soluções estão esgotadas, infelizmente, a alternativa será pela demissão para garantir o mínimo de sustentabilidade possível para os seus negócios”, destacou.

Na análise de Laranjeira, essa tese ganha sustentação quando o estudo da FIEPE é analisado. Do total de empresas entrevistadas, 61,96% optaram por antecipar as férias dos seus colaboradores, sendo o setor da construção civil o que mais tem recorrido à alternativa (28,4%), seguido das indústrias de bebidas (17,4%). Das que não precisaram tomar esta decisão, estão as indústrias de alimentos e as do setor químico – que, neste momento, são bastantes demandadas pelo mercado consumidor. No ranking, elas aparecem no primeiro e no segundo lugar, com 18,8% e 10%.

Quando o quadro de funcionários é reduzido, naturalmente, a produtividade das empresas diminui, freando assim o faturamento das indústrias. “O que vemos, da última pesquisa para esta, é que o faturamento das empresas continuam caindo e isso se deve ao fato de que muitas optaram por segurar os seus colaboradores na expectativa de que o cenário melhorasse no médio prazo, coisa que não aconteceu”, disse.

Segundo a pesquisa, além dos 85,54% dos entrevistados que informaram ter queda no faturamento, 54,05% indicaram que a retração foi acima de 50%. Nesta situação, está a construção civil, que liderou o ranking, com 25,2%, seguido da indústria de bebidas e da indústria têxtil, que marcaram 15% e 11%, respectivamente.

Diante desse cenário, que vem se afunilando dia após dia, os empregos estão cada vez mais ameaçados dentro das empresas pernambucanas. Isso porque, os percentuais das que pretendem demitir e das que desejam manter o seu quadro de funcionário estão cada vez mais próximos, registrando 47,23% e 52,7%, respectivamente.

Dos segmentos que ainda pretendem realizar demissões, construção civil segue na ponta, com 25,2%. Já as indústrias de bebidas e têxtil aparecem com 17,1% e 9,9%, nesta ordem. Observa-se também que 39,6% das empresas que pretendem demitir são de médio porte, frente as de pequeno porte, com 32,4%. As empresas de micro e grande porte também apresentam percentuais significativos das que pretendem realizar desligamentos, com 17,1% e 10,8% (nesta ordem).

Outro ponto abordado no estudo teve a ver com a Medida Provisória 936/20 – que flexibiliza os contratos de trabalho em tempos de pandemia. De acordo com o levantamento, 56,60% das empresas não fizeram negociação de redução de jornada e pouco mais de 60% das indústrias também responderam que não sentiram a necessidade de suspender os contratos de trabalho dos seus funcionários. Com essa decisão, a tentativa de equilibrar a folha de pagamento e as receitas ficou cada vez mais difícil, explicando assim o comprometimento e as reduções desenfreadas nos seus faturamentos.

Dados
Para a pesquisa, a FIEPE coletou o material entre os dias 8 e 13 de maio, que contou com a colaboração de 235 respondentes

ISOLAMENTO MAIS RÍGIDO
Lamentando o momento em que a indústria está vivendo, o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, teme que o cenário fique ainda pior nos próximos dias. Esse sentimento tem a ver com o isolamento mais rígido que começará a vigorar em breve. “Embora importante para não alastrar a doença, o isolamento mais rígido anunciado esta semana impõe um modelo de logística que não estamos preparados para absorver neste momento de crise”. A ponderação de Essinger está associada ao rodízio de veículos das frotas das indústrias, que, embora livre o transporte de bens essenciais, penaliza, por outro lado, atividades que dependam da importação de matérias-primas, por exemplo, impactando, mais uma vez, a recuperação do setor industrial.