Empresas do setor químico acumulam queda no faturamento de 70%, em média

O setor químico de Pernambuco vinha na contramão da produção industrial do País de 2019 para cá, pois, enquanto o dado nacional caía 15,1% no ano passado, o segmento incrementava em 6,1% o seu Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, e assim como boa parte das empresas do País, algumas indústrias do segmento foram duramente atingidas pela crise provocada pela Covid-19 e, atualmente, temem pelo que pode acontecer com os mais de 200 negócios responsáveis por gerar 8.275 postos de trabalho.

De acordo com a presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para fins industriais, resinas sintéticas, tintas e vernizes do Estado de Pernambuco (Siquimpe), Caroline Souto Maior, dentro do escopo do setor químico, existem os negócios que estão numa crescente em razão da pandemia, como os saneantes, e os que dependem de outros setores econômicos para alavancar as suas vendas, como de tintas e vernizes, por exemplo. É para esse nicho que Caroline chama atenção e tem receio pelo o que está por vir.

Segundo ela, as indústrias começaram a sentir o impacto ainda em março, quando o comércio fechou as suas portas. “Provocando, assim, o aumento da inadimplência e gerando grande dificuldade para as indústrias quitarem as suas dívidas com seus fornecedores”, disse, destacando que, outro ponto importante e problemático para o mercado, se deve às fortes oscilações cambiais, que têm impactado diretamente na compra dos insumos importados.

Para driblar o momento, Caroline contou que as empresas precisaram antecipar as férias dos seus colaboradores, usar o seu banco de horas e, até mesmo, se arriscar em outros mercados para não perder capilaridade e sobreviver à pandemia. “A crise pode ser um momento importante para repensar tudo, desde o modelo de negócios até a relação com a tecnologia. Exemplo disso, algumas indústrias químicas fabricantes de tintas e assemelhados, através da portaria SES/SDEC Nº 2, começaram a fabricar álcool 70% como forma de criar oportunidades de crescimento”, disse.

Mas não foi somente na ponta que tudo mudou. Na análise da presidente, a relação com o cliente também foi impactada, bem como a visão das empresas sobre os seus custos operacional e de investimento. “Sabemos que todos precisam fazer a sua parte, mas, para sobrevivermos, é fundamental que tenhamos mais facilidade e flexibilidade no acesso ao crédito, na postergação do prazo de pagamento de encargos e impostos e na injeção de recursos via bancos públicos”.

A gerente administrativa da Óxidos do Nordeste, Rosiane Oliveira, diz sentir na pele o cenário que Caroline descreve. Na empresa em que trabalha, o volume de vendas baixou 75%, os clientes prorrogaram os débitos e houve queda na produção. “Está sendo bem difícil este momento. Tivemos que repensar muitas coisas, como parar os investimentos, manter apenas as compras necessárias para a produção e manter o caixa da empresa com uma reserva dos valores para pagar nossos fornecedores”, adiantou. O impacto está atrelado também ao que vem passando os demais setores econômicos, como construção civil e as indústrias de tintas – principais consumidores de pigmentos da Óxidos do Nordeste.

A proprietária da Spectracolor, Grace Klein, também fala numa queda de 70% no volume de vendas e conta que uma das grandes dificuldades do seu mercado tem a ver com a instabilidade do dólar, já que o segmento depende de matéria-prima importada. “Seria fundamental a união de todos os poderes públicos diante da situação tão difícil que estamos enfrentando. Isto daria uma calma no mercado, tão fundamental neste momento”, afirmou.

Famílias recebem alimentos arrecadados em Gincana de Saúde

Aliar solidariedade, soma de esforços e sensibilidade à causa das outras pessoas. Com esse tripé, a Faculdade UNINASSAU Caruaru realizou a primeira Gincana Virtual de Saúde no mês de abril e os frutos dela estão levando mais esperança e dias melhores para centenas de famílias na cidade.

A Instituição de Ensino Superior (IES) realizou, nos últimos dias, doação de centenas de cestas básicas, beneficiando muitas famílias e diversas associações de bairro. No bairro Jardim Panorama, muitas famílias perderam suas casas devido às recentes chuvas, que em apenas um fim de semana representaram mais de 98% do esperado para todo o mês de abril. Nessa localidade, a Faculdade realizou doações de cestas. Ainda na última semana, a IES realizou a doação de centenas de alimentos e donativos à Associação dos Moradores do bairro Severino Afonso. A doação e campanha solidária da Faculdade vai ajudar cerca de 140 famílias do bairro, através da organização da Associação.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo, destaca a importância desses atos. “A UNINASSAU fica muito feliz em poder levar solidariedade e um pouco mais de esperança a tantas famílias de bairros carentes de nossa cidade. A nossa instituição, mais uma vez, exerce o importante papel de responsabilidade social ao realizar essa ação que é resultado de atos de solidariedade dos nossos alunos em meio a essa grande pandemia”, destacou.

Linha de frente

A Gincana Virtual foi mais além da solidariedade por meio de arrecadação de alimentos e donativos e homenageou os profissionais de saúde, a partir de vídeos e paródias feitos pelas turmas participantes da atividade.

Movimento Aladas nasce para promover e inspirar o empreendedorismo feminino

Tudo começou com uma promessa pessoal: “quando eu completar 20 anos de empreendedorismo, faço questão de ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo”, conta a empresária Daniela Graicar, fundadora do Movimento Aladas.

E foi assim que nasceu a ideia do projeto, uma plataforma digital que oferece cursos gratuitos, conteúdo e muitos vídeos-depoimento de mulheres inspiradoras. “Aladas nasce para unir, encorajar, apoiar e capacitar mulheres que querem abrir seus negócios ou melhorar sua capacidade de gestão”, conta Daniela. “Queremos quebrar vieses inconscientes que vêm impedindo as mulheres de performar no mundo do empreendedorismo e mudar estatísticas como a de que no mundo das startups, 84,3% dos empreendedores são do sexo masculino, contra 15,7% do sexo feminino, segundo ABStartups.

O Movimento foi lançado em 4 de maio e trará cursos gratuitos de hard skills (teoria e ferramentas práticas para quem quer empreender) como “Sua mente é empreendedora?”, “Saiba a diferença entre start-ups e empresas tradicionais”, “Como validar sua ideia de negócio”, “Monte um time vencedor” e também cursos de aprimoramento de soft skills voltados a desenvolver comportamentos e habilidades, entre os quais estão: “Autoconhecimento é a base de tudo”, “Seja definitivamente produtiva”, “Networking de Valor”, “Comunicação eficaz”. Os cursos têm duração de cerca de 30 minutos.

QUEM ESTÁ POR TRÁS DO PROJETO?

Daniela Graicar é jornalista de formação (PUC/SP) e empreendedora por vocação. Aos 19 anos abriu sua primeira agência de Relações Públicas, seguida de outras cinco, nas áreas de Conteúdo, Eventos, Endomarketing, Mobile Education e Social Media. Lidera, hoje, um time de 90 profissionais da agência PROS e da startup digital Zeit. Fez cursos de especialização e de extensão em Relações Públicas, Inovação, Governança Corporativa, Futuro e Gestão, realizados no Insper, Perestroika e London School of Economics. Com pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Business School (2019), é conselheira da Razac Trading e membro do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), diretora do selo WOB – Women on Board, além de embaixadora da aceleradora Merkaz e da Universidade de Jerusalém.

Ao lado de Daniela, estão outras executivas com vasta experiência no universo feminino e no mundo do empreendedorismo. São elas: Christiane Aché, diretora do Programa de pós MBA de formação para Conselheiras de Administração – ABP-W da Saint Paulo Escola de Negócios. Passou pela direção de diversas multinacionais, como Alston e GE, e foi eleita uma das mulheres mais influentes do Brasil, pela Forbes, em 2016; Andrea Bisker, consultora e empreendedora, que abriu sua primeira empresa aos 23 anos, sempre atuando na área de tendências, trouxe para o Brasil a consultoria Stylus, e é fundadora da Spark Off. Ainda, neste time, Cristiane Camargo, CEO da IAB Brasil, associação que tem como principal missão desenvolver o mercado de publicidade digital no país, e Kika Ricciardi, executiva em instituições financeiras globais, com o Citibank e Deutsche Bank, e atualmente investidora anjo de startups, no Brasil e Israel, conselheira e mentora.

E para tornar o conteúdo mais dinâmico e inspirador, dezenas de mulheres empreendedoras das mais diversas áreas estão dando seus depoimentos com suas histórias de vida e conselhos de quem já realizou. Além dos vídeos e do blog, discussões bem contemporâneas serão tocadas semanalmente no podcast Aladas, a partir de agosto deste ano.
O Movimento Aladas já nasce com o patrocínio da Dell Technologies e da 99. Também conta com o apoio do Cubo, IAB Digital e da agência PROS.

Vivo lança banda larga e TV com Vivo Fibra em Caruaru

A Vivo anuncia a chegada de sua rede de fibra (FTTH) de última geração à cidade de Caruaru. Com planos de banda larga de até 300 Mega de velocidade de download, a oferta da empresa contempla tanto clientes residenciais quanto empresas de todos os portes nos bairros que serão atendidos. Caruaru faz parte do cronograma de municípios selecionados pela Vivo para receber a rede de fibra em 2020.

A Vivo também fornece serviço de TV por assinatura pela mesma rede de fibra, o IPTV, com melhor qualidade de imagem, som e conectividade. A TV por assinatura da Vivo possui mais de 110 canais em HD e todos os pacotes contam com o Vivo Play, uma plataforma de vídeo sob demanda com mais de 20 mil títulos (gratuitos e pagos), incluindo filmes, séries de sucesso e programas de TV para assistir quando e onde quiser. Além disso, o cliente conta com 60 canais ao vivo, que podem ser acessados também pelo computador, celular ou tablet.

Serviços residenciais – Os clientes podem usufruir da conexão da Vivo de forma completa: banda larga residencial (com planos de até 300 Mega de download e serviços digitais), HomeAssist, TV por assinatura e telefone fixo. Para novas aquisições, o cliente que adquirir a banda larga de 100 Mega levará para casa duas vezes mais velocidade, ou seja, 200 Mega, por 12 meses. O combo com banda larga (100 Mega), HomeAssist, TV por assinatura (dois pontos do pacote Ultimate HD) e telefone fixo (Ilimitado pra todo o Brasil) sai por R$ 279,97/mês.

Com os serviços digitais, dependendo do plano contratado de banda larga, o cliente tem acesso a conteúdo exclusivos, como Bancah Jornais, com os principais jornais do país; Clube de Revistas; Discovery Kids On!, com jogos, atividades interativas e séries; FOX Premium, com séries exclusivas; Esporte Interativo Plus, com conteúdo esportivo 24 horas, e WatchESPN Básico, com jogos ao vivo, vídeos sob demanda e a melhor programação do ESPN Extra.

Com o HomeAssist, o cliente tem 30 dias de assistência especializada e conta com suporte técnico para instalação, configuração, orientação e resolução de problemas com equipamentos eletrônicos, além de prestação de serviços para a residência.

A Vivo ainda conta com a integração do serviço de streaming da Netflix à plataforma da Vivo TV. Com essa experiência integrada, os assinantes do serviço de streaming que adquirirem Vivo TV podem acessar seus conteúdos favoritos por meio do menu principal ou acessando o canal 710. O acesso requer assinatura do serviço e quem ainda não tem assinatura Netflix poderá fazê-la diretamente pela TV.

Clientes Vivo Fibra ainda receberão um bônus de até 50 GB, válidos por até seis meses, todo mês, nos planos de celular Vivo.

Serviços corporativos – Os clientes corporativos também poderão aproveitar uma oferta especial. Os clientes que optarem por adquirir a oferta Vivo Total (fixo + móvel), podem usufruir de Vivo Fibra 300 Mega por apenas R$99,99 e ainda levam o dobro de franquia de dados nos planos de celular Vivo.

Com a melhor tecnologia de conexão, as empresas de todos os portes poderão contar também com ofertas de Internet Dedicada. Opção completa que atende da mais simples à mais sofisticada necessidade da empresa, onde a conectividade se mantém sempre presente, e com serviços exclusivos, como a gestão proativa da rede, balanceamento e priorização de tráfego, segurança contra-ataques cibernéticos, dentre outros.

Na voz, a empresa oferece planos com chamadas ilimitadas para todo território nacional e com fornecimento de PABX. O cliente encontrará ofertas que vão de 6 a 300 chamadas simultâneas ou uma quantidade personalizada de acordo com a necessidade de cada empresa. Com isso a Vivo busca facilitar a vida do cliente tornando-se o provedor único de serviços de telecomunicações.

Apps para ter autonomia – Os benefícios continuam: pensando em ir além de uma conexão excelente e oferecer serviços e soluções para que os clientes façam o melhor uso de sua internet, clientes Vivo Fibra já contam com o aplicativo Smart Wi-Fi, que funciona como um “controle remoto” do roteador e possibilita ao usuário executar tarefas sem ajuda técnica, como trocar a senha do roteador, criar uma rede Wi-fi exclusiva para convidados e turbinar o sinal de Wi-fi. Com o aplicativo Meu Vivo Fixo, o cliente, dentre outras possibilidades, resolve questões técnicas com autonomia e de forma remota diretamente pelo celular ou pelo portal: www.vivo.com.br/meuvivo.

Cobertura – Os bairros contemplados com a rede de fibra da Vivo são: Maurício de Nassau e Universitários. Para adquirir os produtos e serviços da Vivo, o cliente pode ir às lojas da operadora na cidade que ficam no Caruaru Shopping (Av. Adjar da Silva Casé, 800) ou nos bairros Maurício de Nassau (Av. Agamenon Magalhaes, 44, loja 21) e Nossa senhora das Dores (R. Capitão João Velho, 70). Se o cliente quiser pode, também, acessar o site www.vivo.com.br, entrar em contato com a Central de Atendimento no 103 15, ou ainda, é possível adquirir os serviços por meio de um dos consultores externos que atendem à demanda dos clientes presencialmente. Todos devidamente uniformizados e identificados. Para aquisições corporativas, o cliente poderá entrar em contato pelo 0800 700 5025.

Sobre a Vivo – A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 93.7 milhões de acessos (3T19). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. A empresa está presente em 4,5 mil cidades com rede 3G, e aproximadamente de 3,2 mil com 4G – segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4.5G, internet até dez vezes mais rápida que o 4G, em mais de mil municípios brasileiros. No segmento móvel, a Vivo tem 73,8 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (32,3%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T19). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com 352 milhões de acessos, 119 mil colaboradores e receita de 48,7 bilhões de euros em 2018. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração, apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas áreas.

Polícia Federal alerta para novo golpe pelo WhatsApp que promete cestas básicas

Um novo golpe no WhatsApp promete 500 mil cestas básicas para a população mais vulnerável durante a pandemia. O alerta é da Polícia Federal. O link começou a circular no final da semana passado, logo após várias prefeituras brasileiras começarem a distribuir cestas básicas a pessoas de baixa renda cadastradas em seus programas sociais.

Segundo a PF, é comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira, como FGTS, 13º salário, PIS ou até a situação que envolvam calamidades, para criar e aplicar golpes financeiros com temáticas personalizadas para enganar as pessoas.

O golpe avisa que o plano Sem Miséria, do governo federal, em parceria com entidades filantrópicas, estaria oferecendo 500 mil cestas básicas, bastando para isso que a pessoa faça um cadastro simples com informações sobre o estado, cidade e nome completo.

Para dar veracidade à mensagem, os golpistas exibem relatos falsos em redes sociais de supostas pessoas que já ganharam as cestas básicas e atrela a atual logomarca do governo federal para dar mais credibilidade ao golpe. A vítima ainda é incentivada também a compartilhar o link com todos os contatos do WhatsApp.

A PF alerta que, ao clicar em avançar, surge uma barra de preenchimento. Se for finalizada, o celular ou computador são infectados com programas maliciosos que capturam informações pessoais, como fotos, vídeos, mensagens e senhas, e fazem um bloqueio dos aparelhos, criptografando o telefone ou computador. A vítima só se livra do bloqueio se fizer transferência em dinheiro, através de bitcoins (moeda virtual dificilmente rastreada).

Os golpistas também podem clonar o WhatsApp das vítimas, abrir contas correntes em bancos virtuais ou físicos, e ter acesso a cartão de crédito, cheque especial, abertura de empresas fantasmas e compras pela internet. Tudo em nome de terceiros. Quando as vítimas se dão conta, são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram. A boa notícia é que a maioria dos links que foi utilizado para aplicação dos golpes já foram bloqueados.

Garanhuns registra óbito de idosa por Covid-19

A cidade de Garanhuns registrou na noite da última quinta-feira o óbito de uma senhora idosa, de 67 anos, por Covid-19. Ela estava internada na rede pública estadual e faleceu na última segunda-feira (4), tendo os exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) atestando positivo para infecção pelo novo coronavírus.

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica da cidade, que destaca ainda que a mulher era portadora de comorbidades, moradora do bairro Severiano Morais Filho.

Segundo o órgão, o sepultamento segui todos os passos do protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, que estabelece critérios para a realização de velórios e funerais de casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

Os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o caso confirmado, serão monitorados e orientados, por meio das equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica do município, para que seja cumprido o período determinado de isolamento domiciliar.

Diario de Pernambuco

Consórcio Nordeste defende o lockdown para estados com mais de 80% de ocupação de leitos

Em boletim divulgado nesta terça-feira pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, governadores são recomendados a aderir o lockdown quando “os números de leitos hospitalares tenham superado 80% de ocupação e, ao mesmo tempo, a curva de casos e de óbitos seja ascendente”. Atualmente, Pernambuco possui 99% dos seus leitos de UTIs estaduais e 88% de suas enfermarias em utilização.

De acordo com o documento, um dos motivos que justifica a adoção desta medida é o crescimento de números de caso no interior do Nordeste. No dia 04 de maio, 874 municípios nordestinos (49%) já tinham casos confirmados de COVID-19, o que corresponde ao dobro de municípios em relação ao dia 24 de abril. “O lockdown é eficaz para reduzir a curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema. É sabido que países que o implementaram, conseguiram sair mais rápido do momento mais crítico”, diz o boletim.

No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta terça-feira, a pasta sinalizou a ocupação média de 93% em leitos totais, sendo 99% nas UTIs e 88% nas enfermarias. Ao todo, 888 leitos são oferecidos para quadros graves da Covid-19 em unidades de saúde pública, sendo divididos em 437 UTIs e 451 enfermarias com suporte de oxigênio. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que há fila de espera por leitos de UTI na rede estadual, que pode chegar a 120 pessoas.

Pernambuco afirma estar ciente sobre os alertas. “Esta é uma recomendação, o que estamos fazendo é avaliar o dia a dia do estado e tomando medidas necessárias para a contenção do vírus. Pernambuco já vem tomando providências severas quanto ao isolamento, mas não descartamos a possibilidade de ampliá-las”, diz a assessoria de comunicação do Estado.

Lockdown

Segundo o Ministério da Saúde, lockdown é o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”. Ele nada mais é do que um agravamento do estado de quarentena, onde todas as entradas, saídas e fronteiras da região que adotou a medida, são restringidas e vigiadas por agentes de segurança. Durante o período, apenas trabalhadores essenciais têm a permissão de entrar ou sair da área isolada.

“Num lockdown todas as entradas do perímetro determinado são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém deve ter permissão de entrar ou sair sem justificativa plausível. Importante considerar, portanto, que a decretação de lockdown deverá ser feita em comum acordo com demais forças políticas e de segurança, sendo necessário, para isso, o envolvimento das forças armadas e polícias estaduais”, diz o Consórcio Nordeste.

Ministro da Saúde se compromete a fazer campanha publicitária pelo isolamento social

Em reunião na terça-feira (5) com os secretários estaduais de Saúde descrita como tensa, o ministro da Saúde, Nelson Teich, comprometeu-se a promover uma campanha publicitária em defesa do isolamento social.

No encontro, como antecipado pelo jornal Folha de S.Paulo, o ministro foi cobrado a engordar a ajuda financeira, a acelerar a habilitação de leitos de UTI –que, dizem os secretários, estar “muito atrasada”– e a definir de que modo o governo federal ajudará no custeio dos hospitais de campanha.

Os secretários quiseram saber do ministro qual a diretriz de sua gestão para o combate ao coronavírus. Durante esse debate, ele assumiu o compromisso de fazer uma campanha publicitária reforçando a importância do isolamento social.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem relativizado a importância do isolamento social desde o início da pandemia, o que levou a embates com o ministro da Saúde anterior, Luiz Henrique Mandetta, que acabou exonerado.

Folhapress

SESI-PE abre 300 vagas para cursos gratuitos online

O mercado de trabalho vive em constante evolução e tem exigido, cada vez mais, profissionais qualificados que buscam o aperfeiçoamento profissional e intelectual. Pensando em quem quer se atualizar ou adquirir novos conhecimentos nesses tempos de quarentena, o SESI-PE abriu 300 vagas para cursos gratuitos online de Introdução à Pesquisa e Análise de Mercado, Empresário do Terceiro Milênio, Relações de Gênero na Indústria e Entendendo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – NR7. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio, no site da instituição.

Para efetuar a matrícula, é necessário possuir e-mail e ter noções básicas de informática. O interessado deve acessar o site do SESI-PE (www.pe.sesi.org.br), clicar na seção de Educação a Distância, depois em “registro” no canto superior direito e seguir o passo a passo indicado pela plataforma. As cargas horárias variam de cinco a 28 horas, e o aluno tem 30 dias para concluir o curso desejado, no horário e local que preferir.

O conteúdo do curso Empresário do Terceiro Milênio propõe reflexões sobre como criar medidas de responsabilidade social e ambiental que podem ser praticadas por empresários de micro, pequenas e médias empresas, além de abordar cultura de inovação, controle de vendas, gerenciamento financeiro e atendimento ao cliente.

A importância de conhecer o mercado que atua, seus concorrentes e a necessidade do público-alvo, por meio de informações estratégicas, é uma das abordagens do Introdução à Pesquisa e Análise de Mercado. Nessa opção, o aluno aprenderá também sobre globalização, método de coleta de dados, ética e etapas de um projeto de pesquisa.

Em Relações de Gênero na Indústria, o estudante terá informações relevantes sobre equidade de gênero, valorização da diversidade e sustentabilidade social na indústria, ascensão funcional, política equitativa de benefícios e saúde e segurança no trabalho.

Já em Entendendo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – NR 7 é apresentado a importância do programa para empresas e trabalhadores, bem como prontuários médicos, aplicabilidade e quem pode elaborar o PCMSO.

Depois de cumprir a carga horária total do curso, o aluno participará de uma avaliação no ambiente virtual e, se alcançar 70 pontos no exame, obtém a Certificação de Conclusão. Outras informações pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Folhape

Pernambuco tem 99% de ocupação nas UTIs estaduais

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) atualizou, na noite da terça-feira (5), os dados relacionados à Covid-19 no Estado, sinalizando 99% de ocupação nos leitos de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da doença na rede estadual.

Pernambuco tem, atualmente, 888 leitos exclusivos para atender aqueles que apresentam quadros graves da Covid-19, caracterizados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), em unidades de saúde públicas do Estado. Desses, 437 são UTIs e 451 enfermarias com suporte de oxigênio.

A ocupação média dos leitos totais de acordo com o boletim desta terça é de 93%, sendo 99% nas UTIs e 88% nas enfermarias. Desde a última semana, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que há fila de espera por leitos de UTI na rede estadual. Por vezes, essa lista chega a ter até 120 pessoas.

O Estado tem, até o momento, 9.325 casos já confirmados da Covid-19, sendo 5.741 graves e 3.584 leves. Dos casos graves com confirmação laboratorial de infecção pelo novo coronavírus, 2.091 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.589 estão internados, sendo 221 em UTI e 1.368 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.

Folhape