Boa Vista: Recuperação de crédito recua 3,3% em fevereiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 3,3% em fevereiro contra janeiro, já descontados os efeitos sazonais. No acumulado em 12 meses (março de 2019 a fevereiro de 2020), o indicador recuou 2,2%. Já em relação ao mesmo mês do ano passado houve alta de 2,2%.

Em termos regionais, o acumulado 12 meses apresenta alta apenas na região Norte (1%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior redução (-5,9%), seguida do Centro-Oeste (-1,8%), Sudeste (-1,7%) e Nordeste (-1,5%).

Na comparação mensal, contudo, todas as regiões registraram retração em fevereiro. No mesmo sentido, na comparação interanual (fevereiro de 2020 contra fevereiro de 2019), apenas a região Sul apresentou resultado negativo, com variação de -2,4%.

Se, por um lado, o indicador de registros de inadimplência vem apresentando queda em 12 meses, sugerindo que boa parte dos consumidores ainda está conseguindo manter em dia o pagamento de novas dívidas, por outro lado, além da segunda queda mensal consecutiva, o indicador de recuperação também segue negativo nesta base de comparação (-2,2% em fevereiro), mostrando a dificuldade que os consumidores com dívidas em atraso encontraram para reequilibrarem sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes nos últimos meses. Entre os principais fatores por trás desta dificuldade estão os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda.

Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Brasil ocupa 84º posição no ranking do cigarro mais caro do mundo

Cigarro na boca e isqueiro na mão: o vício disfarçado de hábito já está enraizado no dia a dia de muita gente. Sabendo que esse é um fator de crescimento exponencial, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, compilou dados sobre o consumo e o preço do cigarro pelo Brasil e pelo mundo.

Atualmente, o Brasil se posiciona em 84º lugar no ranking do maço de cigarro Malboro mais caro do mundo, em que o cidadãos pagam em média R$10 pelo pacote com vinte cigarros em comércios populares, de acordo com o levantamento feito em mais de 100 países no começo deste ano pela plataforma de dados globais Numbeo.

Conforme informações do relatório The Tobacco Atlas (já divulgadas anteriormente pelo Cuponation) o brasileiro fuma por volta de 333 cigarros por ano. Tendo em mente que um maço possui 20 unidades, esse total seria equivalente a 17 maços ou R$170 gastos anualmente com o hábito – o que significa 16,27% do salário mínimo atual de R$1.045, de acordo com o IBGE.

Dentre os demais países participantes da pesquisa da Numbeo, os lugares que ocupam o primeiro e segundo lugar da lista são a Austrália e a Nova Zelândia, em que cada população desembolsa em torno de R$96,71 e R$86,88, respectivamente, para comprar o maço em loja comercial – os valores são justificados com os altos impostos sobre o produto em questão.

Ao calcular a diferença de valores entre a primeira posição do ranking e o Brasil, o Cuponation constatou que os brasileiros pagam 867,09% a menos que os australianos pelo cigarro Malboro.

Em contrapartida, as nações que ocupam os dois últimos lugares são Nigéria e Cazaquistão, na qual é cobrado R$4.44 e R$4.87, em sequência, pelo pacote Malboro com 20 cigarros. Confira os rankings das pesquisas completas no infográfico interativo do Cuponation.

Apesar da Austrália ser o país que paga mais pelo produto, a realidade de consumo é bem diferente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o país que mais faz o consumo do tabaco é a ilha Kiribati, em que 47,7% dos cidadãos com mais de 15 anos fazem o uso do cigarro.

No Brasil, um terceiro estudo realizado nos últimos anos pelo Ministério da Saúde com os 26 estados e o Distrito Federal registrou que Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é a área do país com o maior índice de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia: cerca de 5,1% da população regional. A capital que apresentou o menor consumo de cigarro do estudo foi São Luís, no Maranhão, com porcentagem de apenas 0,4%.

Náutico e Sport com compromissos pelo Nordestão

Náutico e Sport possuem compromissos, neste fim de semana, pela sétima rodada da Copa do Nordeste. Atualmente na vice-liderança do grupo B com 11 pontos, o Timbu recebe o Fortaleza, neste sábado (14), a partir das 18h, no Estádio dos Aflitos. Um resultado positivo garantirá o time de Rosa e Silva na próxima fase.

Já no domingo (15), o Leão duela com o Ceará, às 15h30, na Arena Castelão. O rubro-negro pernambucano está na quarta posição da chave A com nove pontos. Um triunfo no solo cearense também encaminhará a classificação do time da Praça da Bandeira.

Resultados das franquias fortalecem negócios para 2020

Em um mercado cada vez mais consolidado, o setor de franquias, no Brasil, torna-se um dos investimentos com maior rentabilidade para geração de negócios. Assim confirma o estudo anual a Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado no começo deste ano, que mostrou crescimento de 6,9% das franquias e expansão em unidades e redes, em 2019.

E nesses patamares, as vendas no setor de perfumaria, beleza e cosméticos também não param de crescer. A Yes! Cosmetics apresentou excelentes resultados nos últimos anos, com reconhecimentos de Excelência em Franchising pela ABF. A expectativa da marca é crescer 19% este ano, com mais de 100 lojas pelo Brasil. “Em 2020, comemoramos 20 anos da Yes! e nosso foco é ampliar e diversificar o nosso mix de produtos. Investimos em tecnologia e inovação e vamos trazer o que há de tendência para o nosso público,” projeta o CEO da marca, Cândido Espinheira.

A melhoria de alguns indicadores, especialmente o Índice de Confiança Empresarial e o PIB, a chegada de novas redes e a abertura de unidades com novos modelos de negócio impactaram positivamente o setor de franquias em 2019. Ainda de acordo com os estudos da ABF, em 2020, a probabilidade é que o mercado de franchising tenha um avanço de 8% em faturamento, que pode levar a aumento de até 6%, em unidades, e 5% em geração de empregos. Os dados também informam que o total de unidades em operação no País expande 5,1% e número de redes em 1,4%.

Para os empreendedores, a Yes! Cosmetics é um ótimo investimento, com excelente relação custo-benefício. Entre os modelos de negócio para franquia, a marca oferece duas opções: quiosques ou lojas. O investimento inicial é a partir de R$ 105 mil, com faturamento médio de R$ 60 mil por unidade e rentabilidade média de 15%. Um atrativo importante para quem pretende abrir o próprio negócio. O design é inovador e ultramoderno, as unidades Yes! são coloridas e convidativas, favorecendo a experimentação dos produtos, e, consequentemente, aumentando as vendas.

Outro diferencial pela escolha da franquia é o suporte oferecido pela rede. De baixo custo e fácil operação, o franqueado conta com amplo suporte e orientação, desde a escolha do ponto comercial ao projeto arquitetônico, até a implantação, marketing e operação. O franqueado participa ainda de treinamentos técnicos, operacionais e gerenciais, com assessoria de uma equipe multidisciplinar, com foco no sucesso do negócio.

Quer saber mais sobre a Yes! Cosmetics? Acesse www.yescosmetics.com.br ou ligue para 0800 970 0444. Siga também @yescosmetics no Instagram.

Sobre a Yes! Cosmetics

Moderna, jovem, colorida, alegre e acessível, a Yes! Cosmetics, empresa nacional que atua no segmento de beleza, foi fundada em 2000, fruto do sonho dos sócios Cândido Espinheira, Felipe Espinheira e Ketty de Jesus. No início, o mix de produtos era composto por 12 deo colônias e 15 cores de batons. Hoje, a Yes! Cosmetics já conta com 300 itens! Todos com alta qualidade, inovação constante e preços acessíveis, além de uma linha exclusiva assinada por Sabrina Sato

Deputado Antonio Coelho pleiteia reabertura de agência bancária em Orocó

O deputado estadual Antonio Coelho apresentou à Assembleia Legislativa de Pernambuco, esta semana, a Indicação nº 3484/2020, na qual faz um apelo à superintendente de Governo e Varejo do Banco Brasil em Pernambuco, Shirlei Parise, pela reabertura do banco no município de Orocó, no Sertão do São Francisco. A cidade está sem atendimento bancário desde a explosão da agência, em novembro de 2016. A partir de então, a população sofre com a ausência do serviço, sendo obrigada a se deslocar para outras cidades. A economia local também tem sido penalizada com a inexistência de uma unidade bancária.

A iniciativa do parlamentar atende a um pedido feito pelo ex-prefeito da cidade, Dedi. A reabertura da agência bancária é de suma importância para o município e objetiva atender uma demanda antiga dos comerciantes, produtores rurais, trabalhadores e da população em geral. O setor de serviços é um dos principais representativos da economia municipal, seguido dos setores industrial e da agricultura.

“Nossa iniciativa é no sentido de sensibilizar a Superintendência do Brasil do Brasil, de pedir para que seja reavaliada a decisão de não reabrir as agências que sofreram explosões. Reabrir a agência de Orocó vai propiciar aos cidadãos a reinserção no sistema bancário, além de voltar a contribuir com o progresso da economia local, particularmente o comércio, que vem sofrendo um abalo desde o fechamento da agência”, destaca o deputado. Atualmente, os moradores de Orocó precisam se deslocar até Petrolina ou Salgueiro para ter acesso a serviços bancários.

Campo de futebol do Sesc Pesqueira aberto à comunidade

Domingo é dia de lazer, de praticar um esporte coletivo com os amigos. E no país do futebol, as partidas de várzea são comuns em todas as cidades. Para incentivar os atletas amadores, o Serviço Social do Comércio promove o Sesc Esportivo, projeto que disponibiliza o campo de futebol para a comunidade em Pesqueira. As partidas são disputadas aos domingos, sempre das 14h às 16h, e as inscrições gratuitas podem ser feitas no Ponto de Atendimento da unidade.

A dinâmica do Sesc Esportivo consiste em promover uma competição amistosa em que os atletas se dividem em equipes e disputam entre si. Não há premiação. E neste mês de março, dedicado às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Sesc Esportivo vai promover partidas amistosas de futebol feminino.

“O objetivo do projeto é proporcionar a melhor qualidade de vida, a interação entre as pessoas e o desenvolvimento de valores por meio do esporte, aperfeiçoando a aptidão física através de uma atividade de lazer”, afirma Ticiana Prudêncio, gerente do Sesc Pesqueira.

Sesc – O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Sesc Esportivo

Local: Campo de futebol do Sesc Pesqueira – Av. Luiz de Almeida Maciel, s/n – Baixa Grande

Data e horário: todos os domingos, das 14h às 16h

Inscrições gratuitas no Ponto de Atendimento da unidade

Informações: (87) 3835-1164

Romário Dias debate ações para Palmeirina

Melhorias na infraestrutura e na educação e capacitação profissional são algumas das ações do deputado Romário Dias (PSD) para o município de Palmeirina. O parlamentar recebeu em seu gabinete, nesta quinta (12), Fernando Dias, liderança palmeirinense; e o ex-prefeito do município, Tanta.

“Debatemos com Fernando a situação da PE-187, que está intransitável e necessita ser recuperada o mais breve possível. Além disso, vamos também solicitar ao Governo do Estado que inclua Palmeirina no programa Caminhos de Pernambuco, que requalifica as estradas de todas as regiões pernambucanas”, detalhou o deputado.

Além da infraestrutura, Romário também vem atuando pela melhora na qualidade de vida da população. Atendendo ao pedido do ex-prefeito Tanta e do professor Celso Viana, o deputado solicitou ao governador Paulo Câmara a construção de três salas de aula na Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis, localizada em Palmeirina, e respondendo à demanda do vereador Carlos César, solicitou a inclusão do município no projeto Novos Talentos, que oferece cursos gratuitos de capacitação.

“A Educação é a base de tudo e para uma efetiva melhoria na qualidade de vida da população, devemos dar cada vez mais oportunidades aos jovens”, concluiu o deputado.

Asces compõe Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Asces-Unita passou a compor, nesta quinta-feira (12), o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru. A iniciativa é um órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, de composição paritária entre representantes do Poder Público, da comunidade acadêmica e de entidades de categoria econômica, profissional ou empresarial que promovam ou apoiem a ciência, tecnologia e inovação.

Entre os seus objetivos, estão a promoção, fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica no município, constituída por entidades de ensino, pesquisa e prestação de serviços técnicos especializados e por unidades de produção de bens e serviços de elevado conteúdo tecnológico.

Como uma das Instituições de Ensino Superior componentes do conselho, a Asces-Unita contribuirá com as discussões e iniciativas que busquem fomentar o desenvolvimento científico em Caruaru. De acordo com a prefeita Raquel Lyra, o respaldo da atuação da IES ajuda a fortalecer o órgão. “Vamos construir juntos ações para desenvolver o ecossistema de inovação e tecnologia em nossa cidade. A Asces-Unita tem um papel superimportante no desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde, educação, meio ambiente, assistência social e agora junto conosco no conselho”, afirmou.

A formação do colegiado é importante pois garante que as iniciativas por ele decididas sejam executadas em qualquer gestão que estiver à frente da Prefeitura, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, André Teixeira Filho. “Toda política municipal voltada para a área será decidida por essas cabeças que fazem parte do conselho, então, independente da gestão as ações serão implantadas no município. Para Caruaru é um fato histórico”, disse.

De acordo com o reitor Paulo Muniz, a união entre as forças contribuirá para um salto do desenvolvimento da inovação no Agreste. “Essa instalação aponta na direção de uma comunidade que se irmana e tem a inovação como uma meta. Caruaru sempre se destacou por seu empreendedorismo e também se destacará em sua inovação, porque associou a capacidade de suas universidades, empreendedores e do governo municipal para podermos pensar, juntos, no desenvolvimento da região”, destacou.

Silvio defende novo pacto federativo em encontro com vereadores

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo, participou, nesta quinta-feira (12), do Encontro Nacional de Legislativos Municipais. No evento, promovido pela União de Vereadores do Brasil, o parlamentar destacou a importância da aprovação do Pacto Federativo e as reformas que o Brasil precisa, além de destacar o papel fundamental dos vereadores para o desenvolvimento dos municípios.

Silvio, que foi vereador do Recife, garantiu que é um municipalista convicto e reconheceu o trabalho exercido pelos legisladores municipais. “Fui vereador e respeito muito os vereadores, porque são eles que conhecem, mais do que nunca, as dores e os sorrisos da população”, pontuou.

Durante o encontro, o parlamentar teve seu trabalho reconhecido pelos vereadores. “Silvio tem defendido com compromisso, seriedade e responsabilidade os municípios. Não podemos mais continuar com discursos populistas. Silvio mostra aos políticos que eles podem fazer com seriedade e falando a verdade para as pessoas, sempre com responsabilidade”; destacou a vereadora de Lajedo, Monica Silva.

Madrugadores: idosos apostam em plataformas online na hora de pedir empréstimo

Com o avanço da inclusão digital é cada vez mais comum ver pessoas da terceira idade usando smartphones para se comunicar, pedir carro de aplicativos, delivery de comida e até mesmo realizar pagamentos e fazer compras pela internet. Além disso, estes “Seniores digitais”, como são conhecidos, estão vendo no uso da tecnologia outra vantagem: agora eles podem também solicitar crédito consignado online – com liberdade e na hora que desejarem – sem precisar se locomover até uma agência bancária .

Segundo um levantamento recente realizado pela Prestho (www.prestho.com.br), fintech brasileira 100% digital e especializada em empréstimos consignados para aposentados, no primeiro bimestre deste ano cerca de 83% dos acessos na plataforma foram realizados por idosos por meio de dispositivos mobile e 16,45% foram feitos no computador. A pesquisa aponta ainda que 42% dos usuários da fintech fizeram simulações de crédito fora do horário comercial, sendo muito comum simulações entre 1h e 5h da madrugada e também aos domingos, mostrando o quanto a terceira idade está conectada.

A Prestho é um exemplo de empresa que vem apostando nesse público e para atender com excelência passou por 12 meses de estudo até o lançamento da plataforma, fazendo desde análise de cores, mudança da jornada de contratação, mapeamento do comportamento online dos idosos, além de detalhes técnicos, como o tamanho dos botões de ação e a linguagem ideal. Tudo foi pensado para realizar o atendimento personalizado ao idoso, possibilitando que ele se sinta seguro e confortável na hora de fazer um empréstimo consignado pela internet.

“Sabemos que esse é um público muitas vezes esquecido ou mais vulnerável a golpes e fraudes. Mas eles também estão cada vez mais conectados e independentes, em busca de novas facilidades para suas vidas e as fintechs podem ajudar. Na plataforma, é possível simular um valor de empréstimo com a tecnologia analisando o perfil do usuário, e a partir de algumas informações básicas que ele fornece, é apresentado a melhor proposta de crédito. Depois deste processo, é só seguir para a fase de contratação que é totalmente online, sem restrição de horário, local ou dia, vantagem que o sistema bancário tradicional no Brasil ainda não oferece”, explica a CEO Patrícia Soares.

Além da plataforma, o cliente também tem a possibilidade de usar outros canais para simular um empréstimo consignado como: Instagram, Telegram, Facebook ou chat online. “O nosso propósito é dar aos idosos o acesso facilitado ao crédito consignado. O número de pessoas da terceira idade conectadas às redes sociais só crescem. Por isso, investimos na experiência deles também por meio destes canais. No facebook por exemplo, quando eles acessam o Messenger é possível fazer uma simulação rápida”, completa Diego Andrade, CTO da Prestho.

Sobre a Prestho

A Prestho (www.prestho.com.br) é uma das primeiras fintechs do Brasil a lançar uma tecnologia 100% disruptiva e desenvolvida com foco na experiência do usuário. Liderada por Patricia Soares e Diego Andrade, a empresa oferece empréstimos e cartão consignados para aposentados, pensionistas do INSS ou servidores federais de forma totalmente digital, transparente e rápida. A empresa surgiu para facilitar o acesso ao crédito consignado para um público até então pouco explorado: os seniores digitais. Por meio da tecnologia, a empresa consegue ajudar também a combater fraudes por telefone e as reclamações que ocorrem no setor.